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Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,

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1 Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,
Sala 1.2 do Edifício VII Turno P2: Segunda, dia 13, das 9:00 às 11:00 Sala 1.16 do Edifício VII Turno P3: À escolha

2 Avaliação de casos reais: Experiências pessoais
Método Científico Avaliação de casos reais: Artigos científicos Relatos de imprensa Experiências pessoais Relatos históricos

3 Método Científico Diagnóstico

4 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

5 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

6 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

7 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

8 Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação
Raciocínio Concorda? Dados Previsão

9 Modelo. Hipótese. E Teoria?
Método Científico Modelo. Hipótese. E Teoria? Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

10 Método Científico Como avaliar?

11 Método Científico Como avaliar? 1 Realidade

12 Método Científico Como avaliar? 1 2 Realidade Modelo Hipótese

13 Método Científico 1 2 3 Como avaliar? Realidade Modelo Previsão
Hipótese Raciocínio 3 Previsão

14 Método Científico 1 2 4 3 1º Fase Como avaliar? Realidade Modelo Dados
Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão 1º Fase

15 Método Científico 1 2 5 3 4 5 Como avaliar? Realidade Modelo Dados
Hipótese Observação Raciocínio 5 3 4 Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? Modelo não corresponde à realidade. Não

16 Método Científico 1 2 5 3 4 5 6 Como avaliar? Realidade Modelo Dados
Hipótese Observação Raciocínio 5 3 4 Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? Modelo não corresponde à realidade. Não 6 Sim

17 Método Científico 1 2 5 6 3 4 6 Como avaliar? Realidade Modelo Dados
Hipótese Observação Raciocínio 5 6 3 4 Concorda? Dados Previsão 6 Previsão acertava com modelo errado? Modelo corresponde à realidade. Não Sim Não é conclusivo

18 Estrutura do DNA

19 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 1 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

20 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

21 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

22 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 3 4 Dados Previsão

23 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias DNA 1 3 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão Muita água 10% água

24 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 3 Muita água 4 10% água Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados?

25 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias
Estrutura do DNA 1º Exemplo: Modelo de 3 Cadeias 3 Muita água 4 10% água Concorda? Dados Previsão Modelo não corresponde à realidade. 5 A previsão está de acordo com os dados? Não

26 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias DNA 1 2 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão

27 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias

28 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias

29 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias DNA 1 2 Cadeias 2 Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio 4 3 Dados Previsão C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal

30 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados?

31 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim

32 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim 6 Previsão acertava com modelo errado?

33 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias
Estrutura do DNA 2º Exemplo: Modelo de 2 Cadeias C=G, T=A Imagem Raios X C=G, T=A Helicoidal Concorda? Dados Previsão 5 A previsão está de acordo com os dados? 6 Sim 6 Previsão acertava com modelo errado? Modelo corresponde à realidade. Não

34 Tartaruga Verde do Atlântico

35 Tartaruga Verde do Atlântico
Migram ~2000 Km até à Ilha da Ascensão

36 Tartaruga Verde do Atlântico
Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito

37 Tartaruga Verde do Atlântico
Archie Carr, Patrick Coleman: 40 M. Anos, Atlântico mais estreito Evidência genética: Havaí Florida Venezuela ~ anos

38 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real?

39 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande.

40 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo

41 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos

42 Tartaruga Verde do Atlântico
1) Qual o problema no mundo real? Porque é que as tartarugas fazem esta viagem tão grande. 2) Modelo Começaram quando o Atlântico era estreito, há 40 M anos 3) Previsão Tartarugas divergiram de outras populações há 40 M anos

43 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados:

44 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos.

45 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos. 5) Evidência negativa?

46 Tartaruga Verde do Atlântico
4) Dados: DNA indica que se separaram há anos. 5) Evidência negativa? Sim

47 Leitura Inconsciente Anthony Marcel, Cambridge
Uma palavra (e.g. blood) mostrada rapidamente, e ocultada no meio de várias palavras sem sentido (e.g. esnesnon) Apesar de incapazes de identificar a palavra, 90% identificava correctamente qual a palavra mais parecida (e.g. flood, week)

48 1) Qual o problema no mundo real?
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?

49 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana

50 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo
Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real? Percepção humana 2) Modelo

51 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente

52 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão

53 Leitura Inconsciente 1) Qual o problema no mundo real?
Percepção humana 2) Modelo Memória inconsciente 3) Previsão Mesmo sem conseguir identificar as palavras conscientemente, facilita a escolha de palavras semelhantes

54 Leitura Inconsciente 4) Dados

55 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida
Leitura Inconsciente 4) Dados 90% conseguem identificar a palavra mais parecida

56 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa?

57 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não

58 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva?

59 Leitura Inconsciente 4) Dados
90% conseguem identificar a palavra mais parecida 5) Evidência negativa? Não 6) Evidência positiva? Sim. Difícil de acertar 90% das vezes escolhendo ao acaso.

60 Aplicar o método ao problema da vida em Marte.
Exercício 1: Viking Aplicar o método ao problema da vida em Marte.

61 1) Qual o problema no mundo real?
Viking 1) Qual o problema no mundo real?

62 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte
Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte

63 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo

64 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica

65 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica 3) Previsão

66 Viking 1) Qual o problema no mundo real? Vida em Marte 2) Modelo
Actividade metabólica 3) Previsão Emissão de gás, incorporação de Carbono no solo não esterilizado, nada no solo esterilizado

67 Viking 4) Dados

68 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada

69 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa?

70 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não.

71 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva?

72 Viking 4) Dados Incorporação de Carbono e emissão de O2 em ambos, emissão de gás marcado apenas na amostra não esterilizada 5) Evidência negativa? Não. 6) Evidência positiva? Não. Os dados podem ser explicados por processos não biológicos.

73 Viking (alternativa) 2) Modelo
Os microorganismos em marte morrem com a esterilização. O solo não reage com os nutrientes usados. 5) Evidência negativa? Sim.

74 Exercício 2 O pâncreas segrega sucos digestivos quando a comida entra no duodeno. Será estimulado por impulsos nervosos ou por substâncias no sangue? W. M. Bayliss e E. H. Sterling, cortaram todos os nervos ligados ao duodeno de um animal. Todos os vasos sanguíneos permaneceram intactos, e inseriram tubos para detectar a passagem de fluidos do pâncreas para o duodeno. Observaram que o pâncreas segregava fluido quando chegavam alimentos ao duodeno.

75 Exercícios 2.6 a 2.9

76 Epistemologia O problema do conhecimento.
Watson e Crick: que factores influenciaram a descoberta?

77 Que factores influenciaram a descoberta?
Epistemologia Que factores influenciaram a descoberta?


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