A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Contraceptivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Contraceptivos"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Contraceptivos
Nem penses que o vou usar… Quero ter o máximo de prazer!!!! Métodos Contraceptivos Mas não chegou a ocorrer penetração … Mas tomei duche logo a seguir …

2 ♀ ♂ ♀ ♂ ♀ Um pouco de História … acho que vão ficar surpreendidos!!!
Parece que foi num papiro egípcio que surgiu, pela primeira vez, uma receita contraceptiva: Uma mistura à base de excrementos de crocodilo que as mulheres deviam colocar no fundo da vagina antes de qualquer relação sexual!!! Não se riam meninos… É que os primeiros preservativos eram feitos de tripas de animais! (intestinos de cabras ou carneiros) Por vezes eram usados vários tipos de produtos que se acreditavam ter a capacidade de destruir os espermatozóides … Tudo colocado no fundo da vagina !!! Pós Ácido cítrico (existente no sumo de frutos como o limão, limas, etc) Vinagre No início do séc. XX a contracepção era um assunto tabu nos Estados Unidos e Europa! Em 1920 foi votada uma lei em França que proibia todo o tipo de publicidade a favor da contracepção… Ufff… finalmente esse tempo passou…

3 Mas afinal o que são os Métodos Contraceptivos ?
…também designados por Métodos Anticoncepcionais… São processos que permitem evitar uma gravidez não desejada (controlam a natalidade) Que métodos existem? Quais os mais eficazes? Que vantagens e inconvenientes apresentam? Servirão apenas como meio de evitar a gravidez ou poderão ter outras funções?

4 Métodos Contraceptivos
Naturais Não Naturais Baseiam-se no cálculo do Período Fértil da mulher e, durante esse período, evitam-se as relações sexuais (Abstinência) Permitem a actividade sexual mas impedem a fecundação ou a nidação do embrião Através da colocação de dispositivos Através da aplicação de produtos químicos Método do Calendário ou Rítmico Método do Muco Cervical ou Billing Métodos Mecânicos Métodos Químicos Método da Temperatura Preservativos (masculinos e femininos) Espermicidas Pílula Diafragma Pílula do dia seguinte Dispositivo Intra-uterino Anel Vaginal

5 Métodos Contraceptivos Naturais
Há que determinar o PERÍODO FÉRTIL da mulher e evitar relações sexuais durante essa altura Se houver relações sexuais poucos dias antes ou depois da ovulação, o ovócito II pode encontrar o espermatozóide durante o seu percurso para as Trompas Dias do ciclo sexual feminino em que é possível ocorrer a Fecundação !!! Assim, para determinar o período fértil, há que ter em conta vários aspectos. Entre eles:  Quando ocorre a ovulação;  O tempo de vida dos espermatozóides dentro do sistema reprodutor feminino (3 dias, aproximadamente)  O período de tempo em que o ovócito II permanece nas trompas de Falópio e é susceptível de ser fecundado É possível determinar o período fértil através do método do calendário, da temperatura ou do muco cervical

6 1 - Método do Calendário ou Rítmico
Baseia-se na contagem dos dias a partir da primeira menstruação (início do ciclo sexual feminino) Parece tão simples…só é necessário ter um calendário “à mão”… 1º dia da menstruação 1º dia da menstruação seguinte 1º dia 28º dia 14º dia  O ciclo sexual raramente é constante!!! (Sistema Nervoso, mudanças de clima e doenças podem desregulá-lo!) OVULAÇÃO (provável) Período fértil  Para se fazer estes cálculos acerca do período fértil é necessário “estudar” o ciclo sexual pelo menos durante 2 anos Exemplo mais concreto Início da menstruação Agora há que evitar ter relações sexuais durante estes dias !!! PERÍODO FÉRTIL Ovulação

7 2 - Método da Temperatura
Baseia-se no estudo da temperatura – o dia da ovulação é determinado por uma descida nos valores de temperatura seguida de uma subida E prevendo o dia da ovulação pode determinar-se o período fértil e, mais uma vez, evitar relações sexuais durante esse período de tempo… Parece tão simples…só é necessário ter um termómetro “à mão”…  É muito moroso e incómodo pois exige a verificação diária da temperatura e seu registo – a temperatura deve ser medida no ânus ou na vagina, de manhã, em repouso, em jejum e sempre à mesma hora e com o mesmo termómetro.  Em caso de gripe ou outra qualquer doença que provoque estados febris, este método torna-se completamente inútil!

8 3 - Método do Muco Cervical ou de Billing
Baseia-se na observação do muco segregado pelo colo do útero (substância gelatinosa) e que sai pela vagina. Este muda de aspecto durante o ciclo sexual feminino Após a menstruação há um período de secura (inexistência de muco). Segue-se um período de aparecimento de muco viscoso e, a coincidir com a ovulação, um muco mais fluido semelhante a clara de ovo. Vem depois um novo período de secura  Este método exige muita prática para que ocorra um correcto reconhecimento do aspecto do muco  Inflamações do colo do útero podem alterar o aspecto do muco e provocar interpretações erradas … O muco cervical torna-se fluido na altura da ovulação para facilitar o movimento dos espermatozóides !!!

9 Todos estes métodos são naturais: tentam prever o Período Fértil
Apesar de nenhum deles envolver grandes custos apresentam muitas desvantagens… ● São muito falíveis, especialmente em mulheres jovens pois os seus ciclos menstruais ainda se estão a regularizar logo é difícil prever a ovulação ● Há espermatozóides que podem permanecer viáveis durante 6 dias e ovócitos durante 2 ou 3. ● Implicam abstinência sexual ● Podem ocorrer ovulações espontâneas ● Só são aconselhados em casais fiéis, com uma vida sexual estável, pois NÃO PROTEGEM DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Assim, é importante tentar usar outros métodos contraceptivos que sejam mais seguros e fiáveis… Métodos Não Naturais Mecânicos Químicos

10 Métodos Contraceptivos Não Naturais: Mecânicos
Implicam a colocação de dispositivos que impeçam a fecundação ou implantação do embrião no útero 1 – Preservativos: Masculinos e Femininos 2 – Diafragma 3 – Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

11 Previnem as doenças sexualmente transmissíveis !!!
1 - Preservativos - Masculinos - Invólucros membranosos de borracha natural, descartáveis, que se ajustam ao pénis quando este se encontra no máximo de erecção. O esperma fica retido no seu interior e não na vagina, não havendo contacto com as mucosas da parceira Previnem as doenças sexualmente transmissíveis !!!

12 Para o uso do preservativo ser altamente eficaz devem seguir-se algumas regras …
1 - Guardar os preservativos num local fresco e seco e usá-los dentro do prazo de validade; 2 – Não usar um preservativo que já tenha sido utilizado anteriormente; 3 – Abrir a embalagem com cuidado para não rasgar o preservativo com as unhas ou dentes 4 – Não desenrolar o preservativo antes de o colocar no pénis; 5 – Não empregar nunca vaselina ou outros lubrificantes que não sejam à base de água pois danificam o preservativo. Colocar na glande, antes da penetração, com o pénis em erecção – há que, antes de o desenrolar sobre todo o pénis, premir a ponta do preservativo para retirar o ar Logo depois da ejaculação, segurar a base do preservativo (para que não fique retido na vagina), retirá-lo com o pénis ainda em erecção e dar um nó na parte aberta. Deitar no lixo

13 E os Preservativos Femininos?
São feitos de um material fino resistente e pré-lubrificado – também previnem as doenças sexualmente transmissíveis. São colocados na vagina, antes do coito, e também devem ser seguidas algumas regras … 1 – Abrir a embalagem com cuidado e segurar o anel interno 2 e 3 – Introduzir esse anel na vagina e empurrar, com o dedo, até sentir o colo do útero 4 e 5 – Após o coito retirar com cuidado o preservativo para que o esperma não saia Cada preservativo só deve ser usado uma vez…

14 O uso correcto do preservativo proporciona inúmeras vantagens:
É um método de emprego simples e sem efeitos colaterais; Protege os parceiros sexuais do risco de doenças sexualmente transmissíveis (não há contacto directo entre os parceiros sexuais); Obtêm-se facilmente (venda livre) e o seu preço é acessível; A sua utilização não implica exame médico prévio; O preservativo permite a participação de ambos os parceiros numa contracepção sem riscos para a saúde !!!

15 Usar sempre preservativos de boa qualidade !!!
ATENÇÃO Usar sempre preservativos de boa qualidade !!! As moléculas de água são mais pequenas que alguns microorganismos … Os preservativos de boa qualidade são impermeáveis à água … … logo são também impermeáveis aos microorganismos que provocam as doenças sexualmente transmissíveis e ao esperma ! O pénis deve ser retirado da vagina imediatamente após o acto sexual pois, de outra forma, o preservativo pode aderir às paredes daquele órgão feminino e possibilitar o contacto com o esperma !!!!

16 Preconceitos!!!! que retira parte do PRAZER do momento !!!
Há quem pense que a utilização do preservativo é pouco romântica, aborrecida, Incómoda … e … que retira parte do PRAZER do momento !!! Preconceitos!!!! Os fabricantes têm à disposição do consumidor, “camisinhas” para todos os gostos … De vários tamanhos E até de vários sabores e feitios!!! De várias cores Com sabor a laranja, morango ou chocolate; azuis, vermelhos, pretos ou fluorescentes; até com relevos para aumentar o prazer sexual …

17 Os preservativos funcionam como uma barreira – impedem que os espermatozóides entrem na vagina …
Há outros métodos não naturais mecânicos que impedem que os espermatozóides atinjam o ovócito II, mesmo após aqueles já estarem no interior da vagina !!!

18 2 - Diafragma O Diafragma é um dispositivo de borracha flexível, em forma de taça, que se coloca sobre o colo uterino, no fundo da vagina Desta foram os espermatozóides não conseguem passar para o útero e, assim, não atingem o ovócito II Muitas vezes são ainda aplicados espermicidas no diafragma (matam os espermatozóides), de modo a garantir uma maior segurança

19 O diafragma pode ter diâmetros que vão desde os 7 até aos 10,5 cm
A eficácia do diafragma depende da sua colocação correcta e da sua dimensão - dependendo da mulher em causa, as dimensões do diafragma têm de ser ajustadas O diafragma pode ter diâmetros que vão desde os 7 até aos 10,5 cm Cuidados a ter: ● O diafragma pode ser usado várias vezes – não deve é permanecer na vagina mais de 24 horas pois aumenta o risco de infecções. ● Deve ser retirado cerca de 8 horas após a relação, lavado e seco. Mas … A utilização do diafragma implica uma consulta médica para que seja determinada a sua dimensão, bem como o ensino da sua correcta colocação NÃO PROTEGE CONTRAS AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ! (há contacto directo entre os parceiros sexuais)

20 3 - Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
Pequeno objecto de plástico, com 3 a 4 cm e 200 a 300 g de peso, que é colocado, por um médico especialista, no útero, do qual sai apenas um fio com poucos centímetros O preservativo … Impede que os espermatozóides se depositem na vagina O diafragma … Impede a fecundação … O DIU constitui uma barreira que IMPEDE A NIDAÇÃO (fixação do embrião ao útero) Depois de colocado, o diafragma pode ficar no corpo da mulher durante 2 a 4 anos mas… Algumas mulheres não o toleram: dores abdominais, hemorragias, infecções graves (algumas conduzem até à esterilidade) – não aconselhável a jovens Continua a não proteger das doenças sexualmente transmissíveis

21 Métodos Contraceptivos Não Naturais Método Contraceptivo Natural
Químicos Impedem a fecundação ou nidação do embrião através do uso de produtos químicos Espermicidas Pílulas Anel Vaginal Métodos Contraceptivos Não Naturais Mecânicos

22 1 - Espermicidas Substâncias químicas (cremes, geleias ou espumas) que imobilizam ou destroem os espermatozóides São introduzidos, com um aplicador, nas vias genitais femininas antes do acto sexual mas, usados isoladamente, são pouco eficazes … Assim, os espermicidas são, muitas vezes, usados em combinação com outros contraceptivos: preservativos e diafragma Os espermicidas podem prevenir algumas doenças sexualmente transmissíveis pois contém agentes bactericidas Mas não previnem todas …

23 2 - Pílula Óptimo, não é ? A - O que é a pílula?
A pílula é um contraceptivo oral, em comprimidos, composto por hormonas sintéticas semelhantes às ováricas. B – De que forma actua? A pílula modifica o equilíbrio hormonal normal que regula o ciclo ovárico e uterino; concretamente pode actuar a três níveis…  Impede a ovulação (pois inibe a produção de hormonas hipofisárias)  Impossibilita a preparação do útero para a implantação do embrião  Modifica a secreção vaginal tornado-a imprópria aos espermatozóides C– É realmente eficaz? A pílula, se tomada correctamente, tem uma eficácia contra a gravidez indesejada de quase 100 % … é até o contraceptivo mais usado pelas mulheres em todo o MUNDO!!! Óptimo, não é ?

24 Doenças Sexualmente Transmissíveis
Umhh… vai ser uma longa noite … Não te preocupes amor, estou a tomar a pílula … O tomar a pílula, muitas vezes, desresponsabiliza o casal pois é um método seguro contra uma gravidez indesejada… Mas há algo, tão ou mais importante que uma gravidez, que a pílula NÃO pode prevenir … Irá ocorrer contacto directo no acto sexual … Doenças Sexualmente Transmissíveis

25 A PÍLULA previne uma gravidez indesejada - É UM EXCELENTE CONTRACEPTIVO - mas acarreta alguns inconvenientes: Não protege os intervenientes do acto sexual das doenças sexualmente transmissíveis Talvez seja melhor usar também o PRESERVATIVO! Não quero ficar infectado! A associação pílula – tabaco aumenta o risco de doenças cardio-vasculares Tem de ser tomada regularmente e, como tal, pode provocar alguns efeitos secundários (aumento ou perda de peso, náuseas, dores de cabeça, nervosismo, pequenas hemorragias menstruais, cãibras, etc) Pode sofrer redução de eficácia por acção de outros medicamentos aumentando o risco de gravidez indesejada A mulher deve ser observada pelo médico antes de iniciar o uso da pílula porque ela pode ser-lhe prejudicial

26 Contracepção de Emergência
E se ocorrer uma relação sexual não protegida…? Haverá ainda algo a fazer que impeça uma gravidez? Contracepção de Emergência A contracepção de emergência é um conjunto de métodos contraceptivos que podem ser usados depois de uma relação sexual não protegida para prevenir uma possível gravidez Método Contraceptivo Não natural químico O método mais conhecido e utilizado é o hormonal: a pílula contraceptiva de emergência, também conhecida por Pílula do Dia Seguinte (“comprimidos”) E haverá algo a fazer que impeça a transmissão de doenças ? Não ... Já ocorreu contacto sexual !

27 3 - Pílula do Dia Seguinte
A – Quando deve ser usada? Quando não se usou qualquer método contraceptivo; Quando houve falha ou erro na utilização de um método contraceptivo (preservativo rompeu-se ou ficou retido na vagina; erro no cálculo do período fértil, esquecimento da toma da pílula, etc) Em casos de relações sexuais forçadas (Ex: violação) B – De que forma actua? Os espermatozóides já estão no interior do Sistema Reprodutor Feminino logo esta pílula terá de: se esta já tiver ocorrido Impedir a ovulação e assim evitar a fecundação Impedir a implantação do embrião ao útero (nidação) A pílula do dia seguinte deve ser tomada quanto antes (no máximo 72 horas após a relação sexual); nestas condições é bastante eficaz! se esta já tiver ocorrido a Contracepção de Emergência é TOTALMENTE ineficaz !!!

28     A pílula do dia seguinte poderá ser uma boa “solução”:
Não tem de ser tomada regularmente como a outra pílula Pode ser adquirida sem receita médica A dose hormonal destas pílulas é muito maior que a de uma pílula normal …  pode provocar náuseas e vómitos  se tomada frequentemente pode provocar alterações graves no ciclo sexual feminino !!! Nunca deve ser usada mais que uma vez no mesmo ciclo menstrual. Não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis Este método contraceptivo deve ser usado apenas em último recurso !!!

29 4 - Anel Vaginal Mais uma vez ... não previne as doenças sexualmente
É um anel suave e flexível, com cerca de 5 cm de comprimento, que se coloca na vagina uma vez em cada mês Como actua o anel vaginal? É libertada de forma regular e controlada uma baixa dose de hormonas que impedem a estimulação dos ovários (essa libertação é activada pela temperatura corporal) Trata-se de um método contraceptivo não natural químico ! • É um método relativamente recente Mais uma vez ... não previne as doenças sexualmente transmissíveis ... • É eficaz (risco de gravidez entre 0,2 a 0,4 %) • Deve ser prescrito por um médico

30    Coito Interrompido
Mas existem ainda outros métodos contraceptivos… Coito Interrompido Consiste em retirar o pénis do interior da vagina antes da ejaculação (método difundido desde meados do século XVII) Não protege contras as doenças sexualmente transmissíveis; Exige um grande controle e experiência por parte do homem; Antes da ejaculação em si, existem já, nas vias genitais masculinas, espermatozóides. Método MUITO pouco eficaz na prevenção de uma gravidez !!! (Taxa de insucesso acima dos 40%)

31 Esponja Não, não é a esponja do banho … Uma esponja, feita de material sintético, é embebida com espermicida e aplicada sobre o colo uterino Actua como uma barreira e, simultaneamente, destrói os espermatozóides E ainda ...

32 ♀ ♂ É um método irreversível Não !!! Vasectomia Laqueação das Trompas
Por mais seguro que seja o Método Contraceptivo, há sempre um risco, por pequeno que seja, de gravidez. A forma de a evitar a 100 % é proceder a uma ESTERILIZAÇÃO Vasectomia Laqueação das Trompas Implica uma intervenção cirúrgica Bloqueio dos canais deferentes impede a passagem dos espermatozóides que, neste caso, não farão parte da constituição do esperma Bloqueio das Trompas de Falópio impede o encontro dos gâmetas É um método irreversível Será aconselhável a jovens casais sem filhos? Não !!! As hormonas continuam a produzir-se logo a função sexual não é alterada … Porquê ??? As gónadas não foram afectadas !!!

33 Quais serão os métodos mais eficazes e aconselhados?
Pílula DIU Quais serão os métodos mais eficazes e aconselhados? Preservativo

34 A eficácia dos Métodos Contraceptivos
FUNDAMENTAL ! Não há método contraceptivo ideal – há que adequar o método às necessidades e à situação de cada casal; Para aumentar a eficácia podem combinar-se vários métodos contraceptivos; Nos Centros de Saúde há consultas médicas de Planeamento Familiar onde são fornecidos conselhos sobre a escolha do melhor método ou, inclusivé, conselhos a casais que estão com dificuldades em ter filhos !

35 BREVEMENTE EM PORTUGAL
Está a ser desenvolvido um novo método contraceptivo que, a ser usado pelos Homens, é 100% eficaz !!! BREVEMENTE EM PORTUGAL Meninos... preparem-se!

36 Não Esquecer !!! De todos os métodos contraceptivos que existem actualmente, o único que, para além da gravidez, previne contra as doenças sexualmente transmissíveis é o Preservativo!!! Impede o contacto sexual directo  Muitos homens julgam que a contracepção e prevenção das DST são questões exclusivas da mulher … Numa relação a dois a RESPONSABILIDADE é também a dois !

37 Prevenir ... para não ter de remediar !
O aborto NUNCA pode ser encarado como um método contraceptivo!!! Estou grávida ! Simples…faz um ABORTO. O aborto é uma experiência traumatizante e dolorosa para a mulher ! O aborto, quando realizado por pessoal não qualificado, expõe a mulher a riscos de infecção e hemorragias graves ! Pode ser mortal … ou causar esterilidade … Prevenir ... para não ter de remediar ! No nosso país a prática do aborto, salvo raras excepções, é ilegal ! 4 milhões de abortos praticados por ano no mundo … 1 milhão entre adolescentes … 20 % morre em consequência do aborto … Há varias formas de provocar um aborto: • O útero materno é “aspirado” – o feto é sugado; • O útero é “raspado” – enorme hemorragia; • Injecção – o feto é expelido já morto …

38 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
… A gravidez não é o único problema que pode decorrer de uma relação sexual desprotegida …


Carregar ppt "Métodos Contraceptivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google