A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Peste Negra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Peste Negra."— Transcrição da apresentação:

1 A Peste Negra

2 Índice O que foi a peste negra? Quais são os sintomas?
Porque e onde surgiu o nome? Como os humanos foram infetados? Zonas afetadas. Quais foram as consequências no mundo? Quais foram as consequências em Portugal? Webgrafia .

3 O que foi a peste negra? A peste negra foi uma doença que afetou a Europa, a China, o Médio Oriente e outras regiões do mundo, no século XIV( ). Na Europa, um terço da população morreu assim como nas outras regiões afetadas.

4 Quais são os sintomas? Primeiro, apareciam nas axilas, virilhas e no pescoço vários bobos(bolhas)de pus ou sangue Depois vinham os vómitos e a febre alta Era uma questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida.

5 Porque e onde surgiu o nome?
O nome surgiu na Inglaterra, devido às manchas escuras que se formaram na pele.

6 Como os humanos foram infetados?
A peste negra, foi criada com as más condições de higiene que levaram ao aparecimento de bactérias. Essas bactérias apareceram nos roedores, que, por sua vez foram transmitidas ao homem pela picadela de pulga, que eles possuíam. Depois, por via marítima e terrestre, a peste negra foi-se propagando.

7 Zonas afetadas

8 Quais as consequências no mundo?
As cidades e os campos ficaram despovoados; Famílias inteiras extinguiram-se; Casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas; A produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; Houve pouco alimento e bens de consumo; A nobreza empobreceu; A burguesia ganhou poder.

9 Quais foram as consequências em Portugal?
Em Portugal, a peste negra apareceu no tempo de S.Miguel, em 1348, no fim de Setembro e só desapareceu no fim de Dezembro de 1350. Quem reinava Portugal era D.Fernando, cujo cognome era o “formoso”. A grande mortandade provocou uma crise política, que, por pouco não levou Portugal à perda da independência (crise de 1383/85).

10 Webgrafia Internet Manual histgeo de história
Trabalho realizado por: Catarina Simões 5ºJ Nº10


Carregar ppt "A Peste Negra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google