A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Verde na Escolinha 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Verde na Escolinha 1."— Transcrição da apresentação:

1 O Verde na Escolinha 1

2 TRABALHOS APRESENTADOS AOS ALUNOS DAS EB1/JI
7ºF 2007/2008

3 Reciclar

4 Como se recicla? Reciclar é muito fácil, basta que em casa ou na tua escola depois de utilizares um material, o coloques num contentor separado de todos os outros objectos que não são feitos do mesmo material. Por exemplo:

5 Como separar? Limpar todas as embalagens.
Para evitar maus cheiros pode-se passar por água algumas embalagens. Esmagá-las para ocuparem menos espaço em casa, assim é mais fácil transportá-las e diminui-se o número de deslocações ao ecoponto. O saco que se usou para transportar as embalagens usadas também pode ser posto no seu ecoponto adequado!

6 O que fazer depois de os separar em casa/escola?
Depois dos teus objectos estarem separados basta ires a um ecoponto (4 recipientes, onde se coloca o lixo reciclável) e separá-lo.

7 Em que ecoponto colocar os objectos?
No ecoponto amarelo pões os objectos feitos de metal e plástico! No verde os objectos feitos de vidro. No azul os de cartão e papel. E no vermelho pões as pilhas. É fácil!

8 Imagina… Quanto tempo demorará a desaparecer… ???

9 Porque todos vocês são o futuro de amanhã;
Porque todos podemos melhorar este nosso mundo; E porque sozinhos não o conseguimos fazer… Ajuda-nos a RECICLAR!!! Protege o ambiente!!!!

10 Agora que aprendeste a reciclar só tens que praticar!

11 RECICLAGEM

12 Como se recicla? Reciclar é utilizar o material para um outro fim, como por exemplo para ajudar o ambiente. Reciclar é muito fácil e divertido mas, o melhor é que podes faze-lo na tua escola e em tua casa, basta pores esses materiais nos devidos ecopontos. Reciclar tem como base a regra dos 3rrr: Reciclar, reaproveitar e reutilizar. Por exemplo:

13 Como separar? Limpar todas as embalagens.
Para afastar maus cheiros passar por água algumas embalagens. Esmagar os materiais para ocuparem menos espaço e para mais fácil transporte. O saco que utilizou para transportar os materiais também pode ser colocado no ecoponto adequado.

14 Ecoponto Amarelo O contentor amarelo serve para os objectos de plástico e metal como: Latas de bebidas; Latas de salsichas (e outras); Garrafas de água Sacos de plástico; Esferovite; Etc.

15 Ecoponto Azul O contentor azul serve para papel e cartão como:
Folhas de papel; Caixas de cartão; Cartolina; Jornais; Envelopes; Selos; Revistas; Etc.

16 Ecoponto Verde O contentor verde serve para colocar objectos de vidro como: Garrafas; Frascos de vidro; Boiões de vidro; Etc.

17 Pilhão No pilhão pões: As pilhas.

18 Vamos lá ajudar o AMBIENTE!
Reciclar é divertido E ajuda o planeta, Assim sem mais demoras, Vamos lá ajudar o AMBIENTE!

19 Reciclagem

20 Reciclar é muito fácil! Basta que tenhas um conjunto de contentores denominado “ecoponto” na zona onde vives e depois de teres previamente separado os diferentes tipos de material, coloca-los nos recipientes que vais ver já a seguir. Existem quatro contentores diferentes, cada um com uma cor para serem associados ao material que lá deves colocar.

21 Plástico e Metal Papel e Cartão Vidro Pilhas

22 Porquê reciclar? Como as matérias primas não duram para sempre (petróleo, minérios, etc.), tens de começar a reciclar. A reciclagem é um ciclo infinito, porque nunca acaba e, além disso, deixarás o ambiente mais limpo do que o que conheceste. No final, ainda poupas mais água e energia. Se para menos lixeiras quiseres olhar, no ecoponto as embalagens usadas terás de colocar. Para viveres harmoniosamente com a Terra, ajudarás a reciclar.

23 Porquê espalmar as embalagens?
Espalmando as embalagens que levas para o ecoponto ajuda-te muito. Como verás, isso reduz o espaço ocupado na tua casa, facilitando o seu transporte até aos contentores. Deste modo, existirá mais espaço no Ecoponto para aí serem colocadas outras embalagens, reduzindo as viagens no transporte para os centros de reciclagem. Esta acção só é possível nas embalagens de plástico/ metal e papel/ cartão. Quanto às de vidro elas quebram-se quando caem no ecoponto.

24 Como proteger o Verde? Contra os incêndios Proteger a floresta
Reciclando

25 O que é a reciclagem? Reciclar, ou seja, é transformar uma coisa inútil em algo que seja novamente útil é, sem dúvida, o melhor tratamento para os resíduos sólidos urbanos. Por isso, RECICLAR é a atitude chave e O Planeta Agradece!

26 O que são os Ecopontos? Os ecopontos são conjuntos de vários contentores, destinados a receber, separadamente, diversos materiais, como o papel e o cartão, o vidro e as embalagens de plástico e metal.

27 Atenção não deves colocar: lâmpadas, espelhos, cristais, tampas e rolhas de garrafas.
Garrafas e embalagens de vidro vazias. Pensa bem, pois se não reciclares o vidro ele pode demorar (o tempo de absorção pelo meio ambiente):

28 Não devem ser introduzidos materiais de borracha, couro, seringas, carpetes, pilhas e baterias.
Em mim deves depositar todas as embalagens de metal e de plástico, preferencialmente limpas e espalmadas. Se não reciclares o plástico, o tempo de absorção pelo meio ambiente é:

29 Se não reciclares o papel, o tempo de absorção pelo meio ambiente é:
Mas … não devo introduzir: guardanapos, fotografias, radiografias, papéis com gordura ou restos de comida, autocolantes, papel plastificado e papel vegetal. Deves colocar: jornais, revistas, livros, catálogos, sacos de papel, papel de arquivo, papel de computador e prospectos publicitários. Se não reciclares o papel, o tempo de absorção pelo meio ambiente é:

30 Eu sou o mais pequenino e talvez o mais importante!!
OlÁ!! Eu sou o mais pequenino e talvez o mais importante!! Sabes o que deves colocar em mim? PILHAS!!! E porque será que sou tão importante? Porque … Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. Quando deitas as pilhas para o lixo normal e não em mim o seu revestimento acaba por se degradar, libertando o mercúrio e os restantes compostos para o meio ambiente e contaminando assim os solos, rios, lagos e mares.

31 Mas … Atenção …!!! O lixo que não colocas nos meus amigos Papelão, Vidrão, Pilhão e Plástico, coloca em mim LIXO DIVERSO/LIXO COMUM

32 Reciclagem

33 Escola Básica 2/3 Caldas das Taipas Área de Projecto A Reciclagem
Escola Básica 2/3 Caldas das Taipas Área de Projecto A Reciclagem “Viver o Verde”

34 Trabalho realizado por:
David Vila Nova Nº9 Diogo Silva Antunes Nº10 Eduardo Francisco Nº11 Rui Castro Nº23 7ºF

35 Reciclagem

36 A reciclagem Deves reduzir a quantidade de lixo que deitas fora, porque esse lixo polui o ambiente. Para isso, tens de reciclar os materiais que não vais reutilizar.

37 Reciclar Há muitos objectos que, depois de utilizados, devem ser reciclados: garrafas de vidro ou de plástico alguns metais pacotes de cartão pilhas usadas

38 Onde podes reciclar os objectos usados?
Podes reciclar os objectos usados, colocando-os nos ecopontos. Estes são contentores onde podes colocar todos os materiais que já não usas.

39 A Separação de Materiais
O plástico e o metal são colocados no ecoponto amarelo. O papel e o cartão devem seguir o caminho do ecoponto azul. O vidro deve ir para o ecoponto verde. As pilhas terão de ser enviadas para o ecoponto vermelho.

40 Reciclagem

41

42 O nosso ambiente está em perigo…
Temos que o ajudar!

43 Para isso basta reciclar!
É muito fácil! Nós vamos ajudar-te!

44 Vamos começar… Em casa, separa o lixo no teu ecoponto doméstico. Para isso, vamos ensinar-te a separar os resíduos usados.

45 O que vai para o ecoponto azul?
Embalagens de papel e cartão; Folhas de papel; Jornais; Revistas; Cartolinas;

46 O que vai para o ecoponto verde?
Garrafas e boiões de vidro.

47 E para o ecoponto amarelo?
Garrafas e garrafões de plástico; Sacos de supermercado ou maiores; Pacotes de bebida; Latas de bebida e conserva;

48 Muito importante: As embalagens devem ser espalmadas antes de serem colocadas no ecoponto. As pilhas devem ser colocadas no pilhão, mas o melhor é usar pilhas recarregáveis.

49 Sabias que… Uma única pilha é capaz de poluir uma área igual à de um campo de futebol?

50 Agora basta colocares os materiais no ecoponto!

51 E serás o herói do dia!!! Bom trabalho!!!

52 Trabalho elaborado por:
Grupo: “Amigos do Ambiente” Ana Rita Mª Helena Verónica Patrícia Pedro


Carregar ppt "O Verde na Escolinha 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google