A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre."— Transcrição da apresentação:

1 O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.

2 Sim. É possível prever um sismo? Não.
É possível impedir que um sismo ocorra? É possível minimizar os seus efeitos? Sim. Como?

3 Antes Liberta as saídas e os corredores de móveis e outros objectos.

4 Antes Fixa as estantes ou móveis pesados, as garrafas de gás, os vasos e floreiras às paredes da casa. Coloca os objectos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes.

5 Antes Aprende a desligar o gás, a água e a electricidade.
Não te esqueças do nº de telefone de emergência 112.

6 Durante Em casa ou num edifício
Não te precipites para as escadas, pois podem ficar congestionadas. Nunca uses o elevador.

7 Durante debaixo de uma mesa ou cama que seja resistente.
Abriga-te no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama que seja resistente. ATENÇÃO: Nunca te abrigues debaixo de uma mesa de vidro!

8 Durante Mantém-te afastado de janelas e espelhos.
Tem cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objectos.

9 Durante Na rua Dirige-te para um local aberto com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água. Mantém-te afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados), dos postes de electricidade e outros objectos que te possam cair em cima. Afasta-te de muros, chaminés ou varandas que possam desabar.

10 Se estiveres num local com grande concentração de pessoas
Espera até o sismo cessar. Não entres em pânico! Não te precipites para as saídas. As escadas e portas são pontos que facilmente se enchem de escombros e podem ficar obstruídos por pessoas que tentam deixar o edifício.

11 Se fores numa viatura Pede ao condutor para parar a viatura longe de edifícios, muros, postes e cabos de alta tensão e permaneçam dentro dela.

12 O QUE FAZER DEPOIS DE OCORRER UM SISMO?
Mantém a calma. Não deixes ninguém fumar, não acendas fósforos ou isqueiros – pode haver fugas de gás. Corta a água e o gás e desliga a electricidade. Utiliza lanternas a pilhas.

13 O QUE FAZER DEPOIS DE OCORRER UM SISMO?
Liga o rádio e cumpre as recomendações que forem difundidas. Limpa os produtos inflamáveis que tenham sido derramados (álcool ou tintas, por exemplo). Evita passar por locais onde existam fios eléctricos soltos. Não utilizes o telefone, excepto em caso de extrema urgência (feridos graves, fugas de gás ou incêndios). Não circules pelas ruas para observar o que aconteceu. Liberta-as para as viaturas de socorro.


Carregar ppt "O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google