A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci"— Transcrição da apresentação:

1 Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci
(Baseado na obra de Michael J. Gelb – Aprenda apensar com Leonardo Da Vinci, Editora Ática)

2 Curiositá Conessione Dimostrazione Arte/Scienza Sensazione Sfumato

3 Curiosità Conforme o Dicionário Aurélio Curiosidade é:
Qualidade ou caráter daquele ou daquilo que é curioso. Desejo de ver, saber, informa-se desvendar, alcançar, etc. Ou seja, Curiosità é uma insaciável curiosidade em relação à vida e uma busca contínua do conhecimento.

4 Estou fazendo as perguntas certas?
Curiositá UMA INSACIÁVEL CURIOSIDADE EM RELAÇÃO À VIDA E UMA BUSCA CONTÍNUA DO CONHECIMENTO Estou fazendo as perguntas certas?

5 Curiositá Todos nós chegamos ao mundo cheios de curiosidade. A curiositá baseia-se no impulso natural, o desejo de aprender mais. Todos o possuímos; o desafio é usá-lo e desenvolvê-lo para o próprio crescimento.

6 Curiositá As questões que “ocupam nossos pensamentos” diariamente refletem o objetivo de nossas vidas e influenciam nossa qualidade de vida.

7 Leonardo Da Vinci Leonardo Da Vinci é considerado por muitos “o homem mais curioso que já existiu”. Quando criança Leonardo possuía essa intensa curiosidade pelo mundo à sua volta. E ao longo dos anos essa sua insaciável curiosidade e sua disposição de questionar nunca diminuíram.

8 Por que ser curioso? As questões que “ocupam a nossa mente” diariamente refletem o objetivo de nossa vida. Se imitarmos Leonardo Da Vinci nesse sentido, de questionar, de ter curiosidade sobre o mundo a nossa volta e sobre nós mesmos, ampliaremos nosso universo e desenvolveremos nossa capacidade de viajar nele.

9 Curiositá Dicas para desenvolver a Curiositá:
Manter um diário ou caderno de anotações para registrar insights e questões importantes; Reservar um tempo para reflexão e contemplação;

10 Curiositá Estar sempre aprendendo alguma coisa nova;
Quando tiver que tomar uma decisão importante, examinar a situação de vários ângulos aumentar nossa capacidade de fazer perguntas aprofundar o auto-conhecimento

11 Caderno de anotações Uma das maneiras que Da Vinci exercia sua curiosidade era por meio de cadernos de anotações. Seus cadernos continham anedotas (relato de um fato curioso ou particularidade engraçada de figura histórica ou lendária), observações e reflexões de pensadores que ele admirava, cartas, considerações sobre problemas domésticos, etc.

12 Curiositá O Jogo das Cem questões: Em seu caderno faça uma lista com cem questões que são importantes para você. Pode incluir qualquer tipo de questão contanto que seja algo que você julgue importante.

13 Curiositá Faça a lista completa de uma só vez. Quando tiver terminado, leia a lista inteira e sublinhe os temas emergentes. Considere os temas sem julgá-los. Eles se referem principalmente a seus relacionamentos? Negócios? Divertimento? Dinheiro? O sentido da vida?

14 Escolha dez questões e coloque em ordem de prioridade.
Curiositá Escolha dez questões e coloque em ordem de prioridade. Diariamente, procure separar um tempo do seu dia para contemplar e refletir sobre uma das dez questões selecionadas

15 Curiositá Dez questões de peso:
Quando sou eu mesmo, da forma mais espontânea? Que pessoas, lugares e atividades me permitem ser mais plenamente eu mesmo?

16 Qual o meu maior talento?
Curiositá Dez questões de peso: Que coisa eu poderia parar de fazer, começar a fazer ou fazer de forma diferente, a partir de hoje, que se refletisse de forma mais positiva na minha qualidade de vida? Qual o meu maior talento?

17 Curiositá Dez questões de peso:
Como posso conseguir ser pago para fazer o que gosto? Quais são meus modelos mais inspiradores?

18 Curiositá Dez questões de peso:
Que fazer para ajudar melhor os outros? Qual o meu desejo mais profundo? Como me vêem: meu amigo mais íntimo, meu inimigo, meu patrão, meus filhos, meus colegas, etc.?

19

20 Seja um Leonardo Da Vinci
Você pode, como Leonardo, alimentar a própria curiosità mantendo um caderno de anotações ou diário. Leve-o por toda parte e escreva nele regularmente. Recorte e colecione artigos de jornais e revistas, ou copie informações da Internet, sobre qualquer assunto de que goste . Como Leonardo, faça indagações, observações, sonhos, reflexões, etc.

21 Dimostrazione O COMPROMISSO DE SUBMETER O CONHECIMENTO AO TESTE DA EXPERIÊNCIA, DE PERSEVERAR E DE SE DISPOR A APRENDER COM OS PRÓPRIOS ERROS.

22 DIMOSTRAZIONE Dinamica de Grupo (3 pessoas)

23 Dimostrazione Como posso aumentar minha capacidade de aprender com os meus erros e experiências? Como posso desenvolver minha independência de pensamento?

24 Dimostrazione O princípio da dimontrazione é a chave para que você aproveite o máximo a sua experiência.

25 Dicas para desenvolver a Dimostrazione
Analise a experiência: o que posso aprender, mudar, melhorar e evitar numa outra experiência? Examine suas opiniões e suas fontes: de onde vieram essas informações e em que elas se baseiam?

26 Dimostrazione Dicas para desenvolver a Dimostrazione
Avalie a sua opinião de pelo menos três pontos de vista diferentes Quais são as mensagens que estão por trás das propagandas Aprenda com os erros e com as dificuldades

27 Dimostrazione Dicas para desenvolver a Dimostrazione
Aprenda com modelos que “devem” e que “não devem” ser seguidos

28 Dimostrazione Aprendendo com os erros: Analise sua atitude para com os erros, refletindo sobre as seguintes questões e anotando suas reflexões no seu caderno: O que você aprendeu na escola sobre os seus erros? O que os seus pais lhe ensinaram sobre cometer erros? Qual foi o maior erro que você já cometeu? Que erros você costuma repetir?

29 Dimostrazione Aprendendo com os erros: Analise sua atitude para com os erros, refletindo sobre as seguintes questões e anotando suas reflexões no seu caderno: Que influência o medo de cometer erros tem em sua vida diária, no trabalho ou em casa? Os erros que você costuma cometer são mais de ação ou omissão? O que eu faria de diferente se não tivesse medo de cometer erros?

30 DIMOSTRAZIONE Somos avaliados em tudo que fazemos;
A experiência é a base da sabedoria; Originalidade e Independência de Pensamento; Aprender com os erros; Persistência; DIMOSTRAZIONE

31 Testar o conhecimento pela experiência e aprender com isso
Testar o conhecimento pela experiência e aprender com isso. "Renascimento" de verdade é questionar as suas próprias idéias antes de questionar a dos outros. Na prática é experimentar o que você planejou, colocar em prática. Colocar em prática vai permitir avaliar suas idéias sob três pontos de vista (a favor, contra e o que os outros pensam) para sedimentar os seus argumentos e por fim, aprender com os seus próprios erros. DIMOSTRAZIONE

32 Analise a Experiência, atitudes
e comportamento. Quais as experiências mais determinantes de minha vida? Como posso aplicar no meu dia-a-dia? Qual foi a experiência mais importante da minha vida? Como essa experiência influenciou minhas atitudes e percepções? Será que posso rever algumas conclusões que tirei naquela época? DIMOSTRAZIONE

33 DIMOSTRAZIONE Examine suas opiniões e suas Fontes.
precisamos ter consciência de onde vem as informações; procure identificar pela reflexão, a fonte mais importante de sua informação e opinião. DIMOSTRAZIONE

34 DIMOSTRAZIONE Três pontos de vista
Avalie por 3 ângulos diferentes suas opiniões e convicções; Será que eu teria outra opinião se morasse em outro País? Se pertencesse a outra religião? Se fosse do sexo oposto? DIMOSTRAZIONE

35 Crie seus próprios Lemas;
Educação dos Filhos; DIMOSTRAZIONE

36 DIMOSTRAZIONE

37 DIMOSTRAZIONE

38 DIMOSTRAZIONE DIMOSTRAZIONE

39 DIMOSTRAZIONE

40 DIMOSTRAZIONE

41 Aprimorando os sentidos com Leonardo da Vinci.
SENSAZIONE Aprimorando os sentidos com Leonardo da Vinci.

42 Sensazione O CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS SENTIDOS, PRINCIPALMENTE DA VISÃO, COMO MEIO DE TORNAR A EXPERIÊNCIA MAIS VÍVIDA.

43 “Visão, audição, tato, paladar e olfato
“Visão, audição, tato, paladar e olfato. Para muitos somente os 5 sentidos, mas para Leonardo da Vinci a chave que abre a porta da experiência”

44 Sensazione Quais são meus planos para apurar os meus sentidos à medida que envelheço?

45 Sensazione Dicas para desenvolver a Sensazione através da Visão:
-Aprenda a focalizar perto e longe; Estude a vida e a obra de seus artistas favoritos

46 Dicas para desenvolver a Sensazione através da Visão:
Aproveite as exposições de arte e perceba o que o impressiona em cada obra

47 “A visão abarca a beleza do mundo inteiro” Leonardo da Vinci

48 “A visualização é o maravilhoso instrumento para melhorar
todos os sentidos, melhorar a memória e preparar para a realização de objetivos na vida”

49 Dicas para desenvolver a Sensazione através da Visão:
Pratique a “especulação sutil”: a capacidade de visualizar um resultado desejado Aprenda a desenhar

50 Sensazione Dicas para desenvolver a Sensazione: Audição:
-Aprenda a ouvir em vários níveis; ouça o silêncio; estude a vida e a obra de seus compositores prediletos

51 Dicas para desenvolver a Sensazione:
Audição: Conheça os principais movimentos da música ocidental, ou do seu país, região, estado, município, etc... Orquestre sua vida

52 “O som é a modelagem do invisível”
AUDIÇÃO “O som é a modelagem do invisível”

53 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Olfato:
Amplie seu vocabulário para descrever a experiência aromática: florais, mentolados, almiscarados, delicados, resina, pútridos e acres. -Observe como os diferentes cheiros influenciam ou interferem nas suas emoções ou nas suas lembranças.

54 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Olfato:
Estude aromaterapia Faça dos “cheiros” o tema do dia;

55 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Tato:
Estude aromaterapia Faça dos “cheiros” o tema do dia;

56 OLFATO “Possuímos 5 milhões de células olfativas e aspiramos 23 mil
vezes ao dia. Mesmo assim, possuímos um vocabulário olfativo bastante limitado.”

57 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Paladar:
Procure saborear os alimentos durante as refeições; Desenvolva o paladar comparativo;

58 PALADAR Tão importante quanto comer, é saborear, sentindo cada
ingrediente da refeição.

59 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Paladar:
Aprenda a fazer novas receitas; Experimente novas receitas quando tiver oportunidade.

60 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Tato:
Toque a natureza e perceba as diferentes texturas; Experimente diferentes tipos toques e perceba como influenciam ou interferem nas suas emoções ou nas suas lembranças;

61 Dicas para desenvolver a Sensazione através do Tato:
Aprenda a tocar com os olhos fechados; Aprenda novas habilidades com o tato, como aprender massagem, tocar um instrumento, etc.

62 TATO “O segredo de um toque sensível e profundo
é uma atitude receptiva. É aprender a “ouvir” em profundidade com as mãos e com todo o corpo”

63 Dicas para desenvolver a Sensazione através da Sinestesia:
- Desenvolva a habilidade de desenhar a música e as emoções; -Aprenda a usar o som para representar cortes e emoções; ]

64 SINESTESIA A mescla das percepções, é uma característica dos grandes gênios da arte e da ciência, como Leonardo da Vinci. Ele refletia com tristeza que a maioria das pessoas “olha sem ver, ouve sem escutar, toca sem sentir, come sem sentir o gosto, move-se sem consciência dos próprios movimentos, inspira sem atentar para odores ou fragrâncias e fala sem pensar”. Essa avaliação nos soa, séculos depois, como um convite para que aperfeiçoemos nossos sentidos e, com isso, também nossas mentes e experiências.

65 Dicas para desenvolver a Sensazione através da Sinestesia:
-Procure resolver problemas de forma sinestésica; Crie para você um ambiente que promova a criatividade, aconchego, paz, etc.

66 A DINÂMICA DOS CINCO SENTIDOS

67 Leonardo da Vinci SFUMATO

68 O que é “Sfumato”? Para que serve?
Disponibilidade para aceitar a ambigüidade, o paradoxo e a incerteza. Para que serve? Ajuda a manter uma “abertura mental”.

69 Por que o Sfumato é importante?
Manter sua mente aberta em face da incerteza é o único segredo para libertar seu potencial criativo.

70 Da Vinci e o Sfumato Quanto mais aprofundava seus conhecimentos sobre tudo, mais profundamente mergulhava na ambigüidade, mais profundas se tornavam suas expressões do paradoxo.

71 Da Vinci e o Sfumato Obra: São João Batista “Ele tem o sorriso de uma esfinge e a força de uma imagem obsessiva.” Kenneth Clark

72 Da Vinci e o Sfumato Obra: Mona Lisa “O sorriso de Mona situa-se no limite entre o bem e o mal, a compaixão e a crueldade, a sedução e inocência, o efêmero e o eterno.”

73 Da Vinci e o Sfumato Obra: São João Batista, a Virgem e as Crianças. “Ingenuidade ou malicia? As expressões da Virgem e de São João não deixam claro qual seus planos para com as crianças.”

74 Da Vinci e o Sfumato Obra: Leda “O relacionamento do homem com a natureza nunca foi retratado de modo tão doce, e ao mesmo tempo, tão perverso.”

75 Sfumato Como posso aumentar minha capacidade de suportar a tensão criativa e de aceitar os grandes paradoxos da vida?

76 Sfumato Quando despertamos a capacidade de curiositá, sondamos as profundezas da experiência e apuramos nossos sentidos, e então vemo-nos diante do desconhecido. Mantermos a mente aberta em face da incerteza é um caminho para libertar o nosso potencial criativo.

77 Sfumato O princípio do sfumato é a chave para manter essa abertura mental. A palavra sfumato significa “esfumado”, “desfeito em fumaça” ou simplesmente “esfumaçado”.

78 Sfumato Os críticos de arte usam esse termo para descrever o efeito produzido, por Da Vinci em suas pinturas, através da laboriosa aplicação de muitas camadas leves e finas de tinta.

79 Dicas para desenvolver o Sfumato:
Observe as situações em que apresentam incertezas e veja quais são as emoções presentes; Identifique momentos em que tem que lidar com a ambigüidade: alegria e tristeza, força e fraqueza, bem e mal, feio e bonito, vida e morte, etc. Observe como você costuma reagir a esses momentos;

80 Dicas para desenvolver o Sfumato:
Aprenda a fazer pausas durante o trabalho para relaxar; -    Aprenda a dar mais atenção aos pressentimentos e intuições do seu cotidiano.

81 Arte/Scienza O DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO ENTRE CIÊNCIA E ARTE, LÓGICA E IMAGINAÇÃO. PENSAR COM O “CÉREBRO TODO”.

82 Arte/Scienza Estou conseguindo um equilíbrio entre arte e scienza em casa e no trabalho?

83 Arte/Scienza Este princípio baseia-se em se desenvolver os dois hemisférios cerebrais, o direito está relacionado ao pensamento imaginativo, atividades artísticas e intuição o esquerdo está relacionado ao pensamento lógico e analítico.

84 Arte/Scienza Segundo Roger Sperry, “nosso sistema educacional, assim como a ciência em geral, tende a negligenciar o intelecto de natureza não verbal. O que acontece é que a sociedade moderna tem preconceito contra o hemisfério direito”.

85 Arte/Scienza O resultado é que indivíduos nos quais o hemisfério esquerdo é predominante tendem a ir bem na escola mas em geral não conseguem desenvolver sua capacidade criativa, enquanto os indivíduos com o hemisfério direito predominante em geral sentem-se culpados pela foram como pensam e muitas vezes são taxados erroneamente de “incapazes de aprender”.

86 Dicas para desenvolver a Arte / Scienza
Desenvolver atividades que desenvolvam os dois hemisférios cerebrais; -    Estimule o seu espírito inventivo; Aprenda a construir mapas mentais (ilustrações para representação do conhecimento).

87 O CULTIVO DA GRAÇA, DA AMBIDESTRIA, DA BOA FORMA E DO EQUILÍBRIO.
Corporalità O CULTIVO DA GRAÇA, DA AMBIDESTRIA, DA BOA FORMA E DO EQUILÍBRIO.

88 Como posso manter o equilíbrio entre corpo e mente?
Corporalità Como posso manter o equilíbrio entre corpo e mente?

89 Dicas para desenvolver a Corporalità:
Desenvolva um programa para manter a forma; Desenvolva sua consciência corporal através de observação e estudo da anatomia; Reaprenda a boa postura; Aprenda a se olhar no espelho e gostar de você.

90 PENSAR EM TERMOS DE SISTEMAS.
Connessione RECONHECIMENTO E APRECIAÇÃO DA INTER-RELAÇÃO DE TODAS AS COISAS E FENÔMENOS. PENSAR EM TERMOS DE SISTEMAS.

91 Connessione Como todos os elementos acima se harmonizam? Como tudo se relaciona com tudo?

92 Dicas para desenvolver a Conessione:
Aprenda a refletir sobre a totalidade;

93 Dicas para desenvolver a Conessione:
    Busque observar a dinâmica dos sistemas a partir da observação: do corpo humano, da família, do sistema educacional, da cidade, etc.;

94 Dicas para desenvolver a Conessione:
Reflita sobre a origem das coisas e como os elementos estão relacionados para a sua criação.

95


Carregar ppt "Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google