A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Homem e a Consciência Ecológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Homem e a Consciência Ecológica"— Transcrição da apresentação:

1 O Homem e a Consciência Ecológica
Ana Maria de Oliveira e Silva Ester Eloisa Addison Liciane Rossetto Ferreira Roberta Vieira Salomon

2 oikos (casa) + logos (estudo)
Ecologia A palavra ecologia, foi criada pelo biólogo alemão Ernest Haeckel em 1866, e deriva de dois vocábulos gregos: oikos (casa) + logos (estudo) Ecologia significa o estudo da casa, ou seja, do lugar onde se vive, as relações que ocorrem entre os seres vivos e entre estes e o meio ambiente.

3 O que é Gaia? GAIA é o nome poético dado pelos antigos gregos à deusa da Terra; James Lovelock, pesquisador britânico, reintroduziu esse nome nos anos 70 na apresentação de sua Hipótese Gaia:

4 “a Terra é um sistema vivo, dispondo de mecanismos de auto-regulação, ou seja, homeostase: mecanismos gerados e regulados pelos processos vitais, que propiciam a manutenção das condições ambientais necessárias à vida.”

5 oikos (casa) + sophia (saber)
Ecosofia A palavra ecosofia, foi criada por Félix Guattari em seu livro As Três Ecologias, e deriva de dois vocábulos gregos: oikos (casa) + sophia (saber)

6 Ecosofia significa o saber sobre a casa - articulação ético-política
Ecosofia significa o saber sobre a casa - articulação ético-política. A casa não é apenas um espaço vazio, mas um espaço habitado, onde atores individuais e coletivos competem em buscas independentes. (FIALHO, 1998)

7 Três Registros Ecológicos
A Subjetividade Humana As Relações Sociais O Meio Ambiente

8 História: Homem x Universo
Grécia Antiga a.C. 450 a.C. Homem x Natureza Idade Média - séc. V a XV: Fé x Fenômenos Naturais

9 Era da Ciência Mecanicismo “ Penso logo existo”
Investigação Científica Observação do Objeto Pesquisado Algo Concreto - verdadeiro Mecanicismo Séc. XVI-XVII Descartes e Newton (Séc. XVII) - Método Cartesiano “ Penso logo existo”

10 Paradigma Newtoniano No ocidente, a ciência tem se submetido às concepções e idéias em diversos campos do saber, culminando em progressos consideráveis, com muitos benefícios e importância nas descobertas científicas e tecnológicas.

11 VISÃO HOLÍTICA ECOLÓGICA
Paradigma Emergente Séc. XVIII-XIX: Retorno a Aristóteles - Terra como um todo integrado e vivo Kant: auto-organização, novas bases para os conceitos atuais Novo Paradigma Valor Intrínseco Valores ecocêntricos VISÃO HOLÍTICA ECOLÓGICA

12 Cosmovisão Quântica Tudo está cheio de energia em constante fluxo
Tudo é sistema vivo, dinâmico, aberto Estruturas dissipadoras de movimentos flutuantes interligados de causa e ordem Processos adaptativos e flexíveis

13 “O que está em questão é a maneira de viver daqui em diante sobre esse planeta, no contexto da aceleração das mutações técnico-científicas e do considerável crescimento demográfico.” Guattari, 1990

14 O Homem e o Meio Ambiente
FASES DA RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE Fase primitiva (nômade coletor) Fase agrícola inicial (agricultura e pastoreio) Fase urbana primitiva (há anos) Fase industrial moderna (Rev. Industrial) BOYDEN & HADLEY. A mão do homem. In: A história da terra. Ver. O Correio da Unesco. Ano 14 n

15 Estocolmo 1972 Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente
Mobilização da opinião pública nos países desenvolvidos onde eram gerados recursos financeiros para instrumentalizar as ações do movimento ambientalista, organizado em entidades não governamentais Preservacionismo (biocêntrico)

16 Estratégia Mundial para a Conservação
Em 1980 surge o documento que introduz o conceito de conservação; Ponto de partida para em 1987 o “Relatório Brundtland” - Nosso Futuro Comum - apresentar o conceito de desenvolvimento sustentado: Utilização racional e equilibrada dos recursos naturais em benefício do próprio ser humano Conservacionismo (antropocêntrico)

17 Desenvolvimento Sustentável
É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.

18 Desenvolvimento Sustentável
Para que haja um desenvolvimento sustentável é preciso que todos tenham atendidas as suas necessidades básicas e lhes sejam proporcionadas oportunidades de concretizar suas aspirações a uma vida melhor.

19

20 ECOTURISMO

21

22 É um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o Patrimônio Natural e o Patrimônio Cultural, e incentiva sua conservação, buscando a formação e conscientização através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações;

23

24 Uma forma responsável de viajar em áreas naturais, conservando o meio ambiente e proporcionando o bem estar para os moradores das destinações;

25

26 É provocar e satisfazer o desejo que temos de estar em contato com a natureza, é explorar o potencial turístico visando à conservação e ao desenvolvimento, é evitar o impacto negativo sobre a ecologia, a cultura e a estética.

27

28 COMO DESPERTAR A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SER HUMANO

29 ?

30 COMO EVITAR A EXTINÇÃO DO SER HUMANO

31 ?

32 “Vocês morrerão sufocados por seus próprios desperdícios
“Vocês morrerão sufocados por seus próprios desperdícios.” Seatlle, chefe índio Tudo está conectado O que acontece à Terra, acontece ao filhos da Terra.

33 Poluição Desmatamento

34 Inundações Devastações Doenças Diminuição da terra

35 Internacionalização da floresta amazônica
Cúpula de Kyoto

36 Afinal, o que é Educação ambiental?

37 É desenvolvimento de projetos ambientais
É mudança de hábitos; É desenvolvimento de projetos ambientais

38 Começando em casa ... fossas corretas separação do lixo
composteira doméstica não jogar pilhas e lâmpadas fluorescentes em lixo comum

39 E o poder público? reflorestamento e fiscalização
coleta seletiva e reciclagem de lixo reflorestamento e fiscalização redução de emissão de poluentes

40 SOMENTE DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, EVITAREMOS A EXTINÇÃO DO SER HUMANO

41 O Semeador Eis que o semeador saiu a semear.
E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. O Semeador


Carregar ppt "O Homem e a Consciência Ecológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google