A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cérebro Sensação Percepção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cérebro Sensação Percepção."— Transcrição da apresentação:

1 Cérebro Sensação Percepção

2 Cérebro

3 Com cerca de 100 bilhões de neurônios e 1,3 Kg de peso, o cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. A imagem de ressonância magnética funcional (MRI) ou a tomografia por emissão de pósitrons tem aberto novas perspectivas de compreensão do mesmo.

4

5

6 As células glia são, como os neurônios, de vários tipos: Temos as células de Schwam, astrocitos, etc.

7

8

9 Korbinian Brodman (1909): divisão do cérebro em 52 áreas distintas.
Cérebro ou Cérebros? Teoria Modular Korbinian Brodman (1909): divisão do cérebro em 52 áreas distintas.

10

11 A anatomia do cérebro e a representação transversal do hipocampo mostrada na figura, apresenta algumas das regiões envolvidas no sonho.

12 A tarefa do cérebro é representar outras coisas
A tarefa do cérebro é representar outras coisas. Estudos feitos com macacos mostram notável fidelidade entre uma forma vista (a) e a forma do padrão de atividade neural (b) em um dos estratos do córtex visual primário.

13 Estudos com macacos mostram que muitos neurônios nas áreas corticais mais elevadas reagem , apenas, à figura atual “percebida”. Em Mercado de Escravos com Busto de Voltaire Desaparecendo (1940) a cabeça de Voltaire pode ser vista a distância, mas se transforma em figuras de três pessoas se visto de perto.

14

15 Processos cerebrais são localizados?
Experiências de Lashley: Córtex de animais Wilder Penfield Estimulação de neurônios

16 Modelo Holográfico Karl Pribham
Pribham e David Bohm: início integração entre Física e Biologia.

17

18 “Enquanto nosso cérebro for um mistério, o Universo, reflexo da estrutura do cérebro, também será um mistério”. (Santiago Ramón y Cajal)

19 CÉREBRO UNO Gordon Stokes Daniel Whiteside

20 No nascimento nenhum dos dois hemisférios é dominante.
INTEGRAÇÃO No nascimento nenhum dos dois hemisférios é dominante.

21 H.D. H.E. Sincroniza Integra Infância: Sistema Complexo coordenação
harmonia Memórias em duplicata (corpo caloso)

22 ÁREA DE INTEGRAÇÃO COMUM
Quando aprendemos a FALAR, ESCREVER E LER, um hemisfério assume a Dominância. ÁREA DE INTEGRAÇÃO COMUM

23 Consciência comparativa: Devo/Não devo
AIC A se estabelece Bem/Mal Consciência comparativa: Devo/Não devo Recompensa/Castigo

24 Pensamento Consciente Associativo
Linguagem Define/Limita Enfatiza a Experiência sensorial - negando a multidimensional

25 Parte mais moderna do cérebro na escala evolutiva
PCA Parte mais moderna do cérebro na escala evolutiva

26 Parte mais longínqua do sistema nervoso
Ligado à memória de curto prazo É A EXPERIÊNCIA COMO ELA É É O AQUI E AGORA PODER AUTODIREÇÃO OPÇÕES

27 TENSÃO EMOCIONAL + - Impacto Memória da da experiência Emoção
sobrevivência Impacto da experiência Memória da Emoção Sensação da Emoção Intensidade da Emoção AIC

28

29 temporal occipital Analítico Processamento visual parietal
somestésico occipital parietal Analítico Tálamo

30 Um ambiente rico de estímulos gera mais sinapses, mais células glia (hipótese) e mais neurônios (?)

31 Estímulos ambíguos como esse quadro de Salvador Dali, chamado Velhice, Adolescência, Infância (As Três Idades), ajudam cientistas que empregam a percepção visual a estudar o fenômeno da consciência.

32 STRESS ?

33

34 O cérebro e o Sistema Imunológico podem tanto estimular (setas vermelhas) como inibir (setas azuis) um ao outro. A relação hipotálamo, hipófise e supra-renais (eixo HPA, é uma componente central na resposta neuroendócrina do cérebro ao estresse. O hipotálamo, quando estimulado, segrega o hormônio liberador da corticotropina (CRH)

35

36 CÉREBRO DIVIDIDO

37 Sperry: funções diferenciadas dos hemisférios cerebrais, o que lhe valeu o Prêmio Nobel.

38 Roger Sperry - Gazzaniga - Jerre Levy
Estudos - desconectando o canal de comunicação - corpo caloso Descobriram que os pacientes se comportavam como se tivessem dois cérebros separados cada um isolado do outro e capaz de aprender e reter lembranças

39 H.D. H.E. DUALIDADE CEREBRAL Conceitual Intuitivo/Criativo Lógico
Analítico Formal Enfoque Especifico Linear Ling. Verbal Conceitual Intuitivo/Criativo Informal Enfoque Global Espacial Ling: Imagem/Cor/Símbolos Musical/Ritmo Sensitivo DUALIDADE CEREBRAL

40 COMPORTAMENTO DO CÉREBRO
L.D. do cérebro L.E. do corpo L.E. do cérebro L.D. do corpo controla

41 O controle para: os músculos
visão audição olfato tato (estereognose) é cruzado

42 E essa questão da lateralidade?

43

44

45 A CAPACIDADE DE SINTETIZAR informações entre hemisférios é perdida após a cirurgia de secção do cérebro. Apresentamos ao hemisfério de um paciente um cartão com a palavra "arco" e ao outro, a palavra "flecha". Como o paciente desenhou um arco e flecha, assumimos que os dois hemisférios ainda fossem capazes de se comunicar entre si e que tivessem integrado as palavras em uma composição que fazia sentido.

46 Um hemisfério desenhou o que havia visto, e o outro desenhou a palavra
Um hemisfério desenhou o que havia visto, e o outro desenhou a palavra. No caso do arco e da flecha, a superposição das duas imagens nos levou a conclusões errôneas, pois a imagem parecia integrada.

47

48 O teste seguinte provou que estávamos enganados
O teste seguinte provou que estávamos enganados. Apresentamos a palavra "céu" para um dos hemisférios e a palavra "arranha" (scraper, em inglês, também significa raspadeira) para o outro.

49 A imagem resultante revelou que o paciente não sintetizava as informações: desenhou um céu em cima de uma raspadeira dentada, em vez de um arranha-céu (skyscraper).

50 Finalmente, realizamos testes para descobrir se cada hemisfério seria capaz de, sozinho, integrar palavras. Apresentamos a palavra "fogo" (fire) e depois a palavra "arma" (arm = braço) ao hemisfério direito.

51

52 A mão esquerda desenhou um rifle (arma de fogo = firearm ) e não um braço em chamas, deixando claro que cada hemisfério é capaz de realizar sínteses. -M.S.G.

53 No entanto ...

54

55 Muitos Cérebros

56 Tipologia da dominância cerebral - Hermann
B C Esquerdo Superior Direito Superior Direito Inferior Esquerdo Inferior QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO

57 A D B C Em geral: No processo criativo: No Trabalho:
Lógico, analítico, quantitativo, baseado em fatos, abstrato, técnico No processo criativo: Mais voltados a preparação de dados e informações No Trabalho: Coleta dados, analisa questões, resolve problemas com lógica, argumenta racionalmente, mede com precisão, entende elementos técnicos, calcula. D Holístico, sintetizador, integrador, tomador de risco, visão de futuro, experimental Mais voltados à incubação de idéias Antecipa mudanças futuras, reconhece possibilidades, tolera ambigüidades, integra conceitos e idéias, modifica ou desafia políticas estabelecidas, sintetiza elementos díspares em um todo, resolve problemas de modo intuitivo B Planejado, organizado, detalhado, seqüencial, conservador, tradicional Mais voltados a verificação de idéias Percebe defeitos desapercebidos, aborda problemas de forma prática, mantém-se firme em suas questões, padrão de consistência, liderança e supervisão estáveis, implementa seus projetos nos prazos, mantém registros financeiros C Emocional, interpessoal, baseado em sentimentos, cinestésico, intuitivo, humanista Mais voltados a iluminação Reconhece dificuldades interpessoais, antecipa como os outros irão de sentir, relaciona-se de forma empática, gerador de entusiasmo, persuasivo, ensina, concilia, entende elementos emocionais, considera valores

58 Quadralidade cerebral
Ned Herrmann - The creative brain Analisa quantifica é lógico crítico Brinca é curioso especula arrisca-se é impetuoso gosta de surpresas quebra regras RACIONAL EXPERIMENTAL realista imagina sabe como as coisas funcionam gosta de números adota ação preventiva estabelece procedimentos faz as coisas confiável organiza esmerado pontual é sensível com os outros fala bastante/expressivo é emocional gosta de ensinar toca as pessoas sente SALVAGUARDADOR planeja SENSITIVO

59 Tente girar o pé direito no sentido horário e escrever um 6 no ar com a mão direita

60 Neurônios

61 Neuro-transmissores;
Neuro-hormônios que, transportados pelo sangue ou pelo líquido extra celular podem afetar uma outra célula próxima ou afastada; Neuro-moduladores que são substâncias neuro ativas que não agem por via sináptica.

62 Mente “ Ao fazer uma autópsia, quantas memórias, sentimentos e emoções um médico descobre?” Bacon & O’Donnell (1999)

63 “A mente é um sistema de órgãos de computação, desenhado, por seleção natural, para resolver os tipos de problemas que nossos ancestrais encaravam nas suas maneiras de viver.” Pinker (1998)

64

65 COMO O CÉREBRO CRIA A MENTE
(Por Antônio R. Damasio)

66 Quais são os principais problemas para fundamentar através de bases biológicas a MENTE?

67 (público, externo, objetivo) (privada, interna e subjetiva)
Corpo e Cérebro (público, externo, objetivo) X Mente (privada, interna e subjetiva)

68 Correlatos de estados mentais. O estado mental efetivo.
Exames sofisticados sobre a atividades neurais (“matéria-viva”) revelam: Correlatos de estados mentais. Mas não revelam : O estado mental efetivo.

69 Primeira dificuldade:
A atual descrição dos fenômenos neurobiológicos é bastante incompleta. A contribuição da física quântica é pouco explorada.

70 Ciência Cognitiva X Ciência Neural
Segunda dificuldade: Abismo existente entre: Ciência Cognitiva X Ciência Neural A neurobiologia poderia tranpor esse abismo?

71 Observador X Observado
Terceira dificuldade: Conflito entre: Observador X Observado Ou seja, ambos são a mente, e portanto, o intelecto humano seria incapaz de estudar a si mesmo.

72 Para Damasio, cérebro e mente não são uma coisa só, portanto o cérebro poderia criar instrumentos para o estudo da mente.

73 Para solucionar o enigma da mente, é preciso dividi-lo em duas partes:
“Filme do Cérebro” X “EU ou Self”

74 Senso de posse e seleção do “Filme do Cérebro”
Composição unificada de todas as imagens sensoriais (visuais, auditivas, tácteis, olfativas e outras) “Eu ou Self”: Senso de posse e seleção do “Filme do Cérebro”

75 Razões para Otimismo

76 Exames atuais (PET e o fMRI) conseguem comprovar o “filme do cérebro”.

77 Como? Através da análise de um estado mental pela atividade de um ou um grupo de neurônios. Exemplo: percepção de cor, curva...

78 Cada tipo de aprendizado tem um sistema específico:
Exemplos: Cada tipo de aprendizado tem um sistema específico: Parte do Cérebro Aprendizado Gânglios Basais Habilidades Hipocampo Caract. pessoas, lugares, fatos, etc.

79 Depois do aprendizado, a memória de longo prazo armazena as fatos nos córtices (vastos espaços cerebrais) Para que haja a gravação dos fatos, depende do comportamento das sinapses (contatos entre neurônios)

80 Portanto, as novas técnicas permitem uma relação mais complexa e precisa entre:
Estado Mental X Estado Cerebral

81 Função do Cérebro: “Cartógrafo da geografia de um organismo”

82 Ou seja, Possui meios naturais de representar a estrutura e o estado de todo o organismo.

83 Para Damasio, O cérebro utiliza estruturas planejadas para mapear tanto o organismo como os objetos exteriores, afim de criar uma nova representação, de segunda ordem.

84 A representação de segunda ordem não é uma abstração.
Ela ocorre nas estruturas neurais.

85 Com isso, O cérebro apresenta a informação de que o organismo é o dono do processo mental.... ... O senso de “eu” é criado!

86 Na perspectiva evolucionista,
A evolução do “eu” recompensa a percepção: vantagem de sobrevivência. Exemplo: dor causada pelo objeto  o “eu” evita o objeto no futuro.

87 Processos cerebrais objetivos costuram subjetividades.
Para Damasio, o senso do “eu” é considerado mais um estado físico, um sentimento.

88 Previsão de Damasio: Até 2050, a biologia terá eliminado as separações tradicionais entre: Corpo / cérebro Corpo / mente Cérebro / mente

89 Segundo Antonio Damasio espetáculos mentais multimídia ocorrem constantemente enquanto o cérebro processa acontecimentos sensoriais externos e internos. A resposta à pergunta sobre quem vivencia o espetáculo mental leva ao senso de “eu”.

90 Sensação

91 O organismo humano dispõe de cerca de um bilhão de receptores
O organismo humano dispõe de cerca de um bilhão de receptores. De cada órgão dos sentidos se originam seqüências de impulsos que passam por vários milhões de condutos nervosos em direção ao sistema nervoso central.

92 A idéia de que temos apenas 5 formas de perceber o mundo foi formulada no século 4 a.C. por Aristóteles

93 OS SENTIDOS

94 A ciência, hoje, já percebeu que temos mais de 20 sentidos e que estes são bastante maleávbeis, complexos e interessantes.

95 Platão falava em um Mundo das Idéias e um Mundo dos Fenômenos
Segundo Popper, teríamos 3 mundos Temos o Mundo Exterior e Mundo Interno de nossos sonhos Quando falamos em sentidos, nos referimos a que mundos?

96 (Georges Poulet - La Dialetique d´Être)
Sensação ou Percepção? “Reconhecer-se em um lugar, uma música, uma sensação é mais do que reencontrar essa sensação: é reencontrar nela o nosso próprio ser” (Georges Poulet - La Dialetique d´Être)

97 O sentido encarregado de informar o que faz parte de nosso corpo é a propriocepção.

98 O Homem que confundiu sua mulher com um Chapéu (Oliver Sacks)
Christina, aos 27 anos, perdeu a propriocepção depois de receber antibióticos. Precisava ver as pernas e as mãos para andar ou pegar um objeto. Falar se tornou muito difícil. O Homem que confundiu sua mulher com um Chapéu (Oliver Sacks)

99 SENTIDOS 1 2 3 VISÃO X Luz Cor Vermelho Verde Azul AUDIÇÃO OLFATO Mais de 2 mil tipos de receptores

100 SENTIDOS 1 2 3 PALADAR X Doce Salgado Amargo Azedo Unami (sabor de carne) TATO Toque leve Pressão

101 SENTIDOS 1 2 3 DOR X Cutânea Somática Visceral PERCEPÇÃO MECÂNICA Equilíbrio Aceleração em rotação Aceleração linear Propriocepção Cinestesia (movimento das articulações) Alongamento muscular (tendões de Golgi) Alongamento (fibras musculares)

102 SENTIDOS 1 2 3 PERCEPÇÕES INTERNAS Pressão sanguínea X
Pressão Arterial Pressão Venal Temperatura do sangue na cabeça Oxigenação do sangue Ph do fluido cérebro-espinhal Pressão Osmótica (sede) Diferencial no nível de glicose no sangue arterial (fome) Volume de ar nos pulmões Pressão na Bexiga Estômago cheio

103 SENTIDOS 1 2 3 TEMPERATURA X Calor Frio TOTAL TEORIA CONSERVADORA 10 TEORIA MODERADA 21 TEORIA RADICAL 33

104 Temos outros sentidos Equilíbrio Propriocepção Exterocepção ???

105 SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO Sensação - simplesmente revela ou transporta informação Percepção - é a interpretação da informação “Sensação é a resposta específica a um estímulo sensorial particular, enquanto percepção é o conjunto de mecanismos de codificação e de coordenação das diferentes sensações elementares visando um significado”. ( FIALHO, 2001 p.43 )

106

107 Processo Fluxo de informação em bits/s Percepção dos órgãos dos sentidos Ligações nervosas Percepção Consciente 16 Armazenagem contínua 0,7 (Fonte) Grandjean

108 Percurso Ótico Tálamo Radiações Visuais Área onde são processadas as informações visuais para a percepção Córtex Visual Primário Nervo Ótico Região Ótica

109

110

111

112

113 Conte os pontos pretos ! ! ! He,he... Hermann-Hering

114 + +

115 É um rosto…. E a palavra “Liar”….
O que você vê ? What do É um rosto…. E a palavra “Liar”….

116 Isto é um espiral, certo? Não, são vários círculos independentes...

117 Você pode achar o Dálmata ?

118 Quantas cores você enxerga ?
À somente 3 cores: Branco, verde, e pink. Você pode enxergar duas diferentes tonalidades de pink, mas à somente um tom de pink.

119

120 Você vê uma mulher com um palhaço numa mesa, ou uma CAVEIRA ?

121 Este elefante tem quantas patas ? ? ?

122 Você consegue ver 3 rostos ?

123 Você vê um Saxofonista, ou um rosto de mulher ?

124 Você vê o rosto de um velho homem, ou dois namorados se beijando ?

125

126

127

128 Sistema Auditivo

129 Sistema Olfativo Essa tarde era história brasileira
que balançava as árvores passando e que cheirava a maresia quando do mar soprava e quando crescendo em jasmineiros a jasmim. (Ferreira Gullar - Na Vertigem do Dia)

130 A fisiologia do olfato

131

132 Definição do olfato por Guyton (1991);
O Sentido Olfato Definição do olfato por Guyton (1991); O olfato é o sentido menos entendido, até o momento. Isto se deve ao fato da olfação ser um fenômeno subjetivo e bastante difícil de ser estudado em animais inferiores.

133 Olfato: ser humano x animal inferior
Os animais possuem um sentido de faro superior ao olfato, no ser humano, porém eles se limitam às necessidades instintivas, induzidos pelo inconsciente. Sua fisiologia olfativa é superior à do homem, apesar de serem classificados como inferiores.

134 Entretanto, somente o ser humano desenvolve aprendizado e constrói conhecimento, mediante a sua capacidade de criar.

135 Lembranças suscitadas pelo cheiro

136

137

138 Paladar

139

140 Tato

141 Tato O sentido do tato resulta da estimulação de receptores localizados nas extremidades das fibras nervosas que terminam em nossa pele.

142 Os numerosos receptores espalhados pela pele são especializados para as diversas sensações, tais como dor, frio, quente, toque, toque contínuo e pressão.

143 Percepção

144 “ A percepção é uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas, em função da experiência anterior, das necessidades e das intenções do organismo implicado ativamente numa determinada situação.” M. Reuchlin

145 Nosso conhecimento do mundo, principalmente nosso conhecimento prático, é essencialmente baseado nas nossas percepções.

146 A percepção designa o conjunto de mecanismos e de processos pelos quais o organismo toma conhecimento do mundo e do seu meio ambiente sobre a base das informações elaboradas pelos seus sentidos

147 Um primeiro nível neuro-sensorial, diz respeito aos mecanismos de codificação das dimensões elementares da estimulação visual

148 O segundo nível de processamento é chamado, por comodidade, nível perceptivo. As formas neste nível são definidas por suas propriedades estruturais e não por propriedades semânticas.

149 Pode-se dizer que elas são egocêntricas, isto é, que sua referência espacial é o sujeito dele mesmo.

150 Marr (1982) fala desse propósito de representação em 2 ½ dimensões para indicar que as informações sobre a terceira dimensão (a profundidade) estão presentes, mas sob forma de distâncias relativas e dizem respeito estritamente às partes visíveis do objeto.

151 O nível cognitivo é o das representações dos objetos, isto é do referente físico do qual as formas não são mais que aparência.

152 A identificação dos objetos necessita agora da elaboração de representações estruturais em três dimensões (3 D) nas quais o quadro não é mais o sujeito dele mesmo, mas o meio ambiente do observador.

153 Necessidades Objetivos Expectativas PERCEPÇÃO Estimulação Valores Emoção Interpretação Ambiente Motivação Fisiologia

154 Diante das diversas sensações possíveis ao homem, observamos que, só nos damos conta de uma mínima parte do mundo em que vivemos, perante a não percepção da totalidade. É como se cada um de nós tivesse o seu próprio mundo particular, edificado a partir de nossa própria realidade.

155 “ Se não fosse a percepção, seríamos como uma pedra que está ligada ao meio apenas fisicamente ” (TELES, 1987 p.148 )

156 “Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade”. ( Charles Chaplin)

157

158 MENSAGEM SUBLIMINAR

159 Origem da palavra : latim
SUB - abaixo LIMEN – limiar Definição: “É todo e qualquer estímulo abaixo do limiar da percepção dos nossos sentidos”

160 Elementos característicos: Mascarada ou camuflada pelo emissor
Produzida com saturação de informações Comunicações indiretas e aceitas de maneira inadvertida Captada a partir de uma atividade de grande excitação emotiva por parte do receptor

161 Formas em que se apresentam:
Intensidade do sinal Sinais mascarados ou camuflados Sinais com velocidade acima do limiar consciente Saturação de sinal Tecnologias avançadas

162 Estudos e Referências:
Demócrito (400 a. C.) Platão Philon Grandes Pintores Leonardo da Vinci, Salvador Dali, Hans Holbein Jim Vicary Wilson Brian Key

163 MENSAGEM SUBLIMINAR Salvador Dali - Mercador de escravos

164 MENSAGEM SUBLIMINAR Salvador Dali - Mercador de escravos

165 MENSAGEM SUBLIMINAR Hans Holbein – Os Embaixadores

166 MENSAGEM SUBLIMINAR

167 MENSAGEM SUBLIMINAR

168 MENSAGEM SUBLIMINAR

169 Funcionamento: Atuam nos nossos cinco sentidos
Relação figura-fundo ( Gestalt )  Subliminar =  Quantidade de Informação  Tempo de Exposição

170 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

171 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

172 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

173 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

174 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

175 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

176 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

177 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

178 MENSAGEM SUBLIMINAR Onde começa o triângulo?

179 MENSAGEM SUBLIMINAR Essas linhas são paralelas?

180 MENSAGEM SUBLIMINAR Efeitos Subliminares Sonoros:
Técnica de Masking (Mascaramento)

181 MENSAGEM SUBLIMINAR Aspecto Legal e Ético: No Brasil – sem restrições
Nos E.U.A. – proibida somente a projeção taquitoscópica.

182 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

183 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

184 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

185 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

186 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

187 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

188 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

189 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

190 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

191 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

192 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

193 MENSAGEM SUBLIMINAR Mais exemplos

194 MENSAGEM SUBLIMINAR Mais exemplos Quadrinhos - Horácio

195 Percepção

196 Percepção O ursinho Pooh olhou para suas duas patas. Ele sabia que uma delas era a direita, e sabia que quando você se decide sobre qual delas é a direita, aí a outra é a esquerda, mas ele nunca conseguia se lembrar de como começar. (Extraído de Pinkert)

197

198 Eu creio na vida mansa!!

199


Carregar ppt "Cérebro Sensação Percepção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google