Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta
RÁD O-ESCOLA O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta Produzindo Rádio na Escola
2
Para início de conversa...
Vamos aprender e comunicar com o meu, o seu, o nosso Programa Nas Ondas do Rádio!
3
Curso Aprender e Comunicar
Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP 1º. Encontro: Educomunicação (4h) Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs. Linguagem impressa e digital. 2º. Encontro: Mediação de Comunicação (4h) Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens. Linguagem Digital. 3º. Encontro: Leitura Crítica da Comunicação (4h) Objetivo: promover a cultura da paz. Linguagem Audiovisual. 4º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar. 5º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) 6º. Encontro: Gestão de Processos Comunicacionais (4h) Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo. Sala Virtual ://nasondasdoradio.ning.com/
4
Rádio-escola Como usar o rádio na sala de aula?
Fomentar a audição de programas educativos em sala de aula. Promover a leitura crítica de programas comerciais, culturais e educativos. Usar o rádio como um recurso para a produção e abordagens de conteúdos pedagógicos. Folhei este livro no link abaixo:
5
Elementos da linguagem radiofônica
Voz Silêncio = Efeitos Música Ilustrações: Acervo NCE/USP
6
Características do rádio
Objetividade: falar as coisas de modo direto e coloquial. Clareza: transmitir com a maior nitidez e naturalidade possível. Brevidade: passar a mensagem no menor espaço de tempo. Fonte: Acervo NCE/USP
7
Características do rádio
Dinamismo: notícias com grande repercussão. Diversidade: opiniões variadas em programas de debate. Regionalismo: a valorização das expressões características de cada região. Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem.
8
Características do rádio
Identificação pessoal: o rádio se dirige a cada um de nós num discurso direto como se falasse exclusivamente conosco. Sensorialidade: envolve o ouvinte, estimulando sua imaginação. Adaptabilidade: a atenção à mensagem radiofônica por ser dividida, permitindo exercer outras atividades. Rádio Jacaré (EMEI) Antônio Munhoz Bonilha
9
Características do rádio
Grande potencial de alcance Alcance humano: o rádio atinge a grande parcela da população. Alcance geográfico: o rádio chega a diferentes locais e lugares distantes. Essencialidade: a informação transmitida no rádio assume, quase sempre, a forma de manchetes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Alunos repórteres
10
Características do rádio
Outras características: Utilidade pública prestação de serviços à sociedade Simplicidade de Produção Flexibilizade e rapidez Baixo custo Repetição/ instantaneidade
11
Destaque da semana Repetição?! O propósito básico da repetição no projeto gráfico é unificar e acrescentar interesse visual. No rádio, a repetição favorece o entendimento da informação veiculada, tendo em vista a instantaneidade na transmissão da mensagem.
12
Curiosidades HORA CERTA: tornou-se comum as pessoas se informarem sobre a hora através do rádio. Por isso, é importante que qualquer programa de rádio divulgue a hora certa de forma mais coloquial, em curtos intervalos de tempo. DICA: Evite falar 23h e 15min, mas sim 11 e 15 (não precisa dizer que é da noite, porque o programa está ao vivo!).
13
Linguagem radiofônica
Gêneros e Formatos Cultural e Educativo Radiodramaturgia, musical, documentário Publicitário Spot, vinheta, jingle, anúncio/reclame Jornalístico Notícia, entrevista, reportagem, comentários, debate Entretenimento Programa de variedades, game show (quiz), esportivo
14
Leitura Crítica da Comunicação
Vale a pena ouvir de novo! Exemplos Ponto de Encontro Banco de Áudios
15
Ferramentas e Softwares
16
Vamos produzir? Discutir a pauta
(Protagonismo Infanto-Juvenil) Determinar os quadros e vinhetas dos programas. Pensar no formato e gênero que atraiam os ouvintes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP EMEF Carlos Pasquale
17
Desafios Permitir o resgate da oralidade no ambiente escolar.
Desenvolver a capacidade crítica. Melhorar a auto-estima e a forma de expressão dos alunos. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Imprensa Jovem
18
Referências Livro e artigo Sites
CONSANI, Marciel. Como Usar o Radio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto: 2007 WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. Noções Básicas de Planejamento Visual. 3ª ed, São Paulo : Callis Sites Portal Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Rede Nas Ondas do Rádio Biblioteca digital – Domínio Público
19
Créditos Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessores/as Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Michel Sitnik Patricia Horta Salete Soares Edição Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Marciel Consani Michel Sitnik Patricia Horta Ilustração Susana Narimatsu
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.