A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

2 Cronograma Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação

3 A escola como ecossistema comunicativo
Fechada ou aberta? Unidirecional ou bidirecional? COMUNICAÇÃO Monológica ou dialógica? Centralizada ou participativa?

4 Retomando...

5 Identificando necessidades e desejos de mudança
TAREFA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: Modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso? O uso das ferramentas: Enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?  Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? 

6 Identificando necessidades e desejos de mudança
TAREFA 3. Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? 4. Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? 5. A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

7 A partir das observações feitas, refletir:
Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

8 Educomunicação A Educomunicação define-se como “um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos.” (SOARES, 2010) O QUE ISSO QUER DIZER?

9 A escola como ecossistema Locus da ação educomunicativa
ECOSSISTEMA COMUNICATIVO A escola como ecossistema Locus da ação educomunicativa Educomunicação: opção pelo diálogo aberto e franco como metodologia de ensino, aprendizagem e convivência Espaço de convivência e de ações comunicativas. Pode ser mais ou menos fechado, mais ou menos flexível. Pode promover ou não a gestão participativa A relação dialógica vai além da tecnologia adotada. Surge da escolha por uma forma de convívio humano

10 Nesse contexto, a ESCOLA passa a ser:
Espaço de troca (e não de transmissão de um para muitos) de saberes, experiências, informações, percepções e sentimentos; Lugar de interação de elementos humanos e técnicos como lousa, giz, livro, computador etc. (e não de submissão de seres humanos à técnica).

11 A EDUCOMUNICAÇÃO é entendida como:
Conjunto de AÇÕES sustentadas por PRESSUPOSTOS TEÓRICOS com o objetivo de MELHORAR A COMUNICAÇÃO HUMANA e, portanto, as relações sociais. Essas ações visam: DEMOCRATIZAR O ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, promovendo a compreensão de suas linguagens e de seus processos de produção; ESTIMULAR INTERAÇÕES presenciais e à distância por meios analógicos e/ou digitais; Propiciar à Educação um ESTUDO AMPLO E CONTÍNUO DOS MEIOS E DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS que influenciam o ambiente escolar.

12 GESTOR de projetos educomunicativos
Sujeito capaz de: Identificar conflitos em um ecossistema comunicativo; Refletir sobre suas origens; Propor intervenções com o objetivo de superá-los, valendo-se de conhecimentos sobre as tecnologias da comunicação e dos processos de produção e de recepção de mensagens.

13 Reflexão sobre a Educomunicação
No momento em que as potencialidades das tecnologias interativas acenam para a quebra da unidirecionalidade e da centralização das comunicações, o conceito de comunicação dialógica, relacional e transformadora de Freire oferece uma referência normativa revitalizada, criativa e desafiadora para todos aqueles que acreditavam na prevalência de um modelo social comunicativo humano e libertador. (LIMA, op.cit., 2001, p.69) Parte1 Parte 2 PAULO FREIRE ( ) A matriz de sua teoria está presente no pensamento de vários outros teóricos da comunicação que subsidiam a reflexão sobre a Educomunicação.

14 Voltando... Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

15 Atividade Representar, por meio de um fluxograma, o ecossistema comunicativo da escola, identificando os canais, os atores e as direções dos fluxos de comunicação que exercem influência sobre o ambiente escolar. Apontar os “lugares” onde ocorrem “ruídos” na comunicação. Discutir com o grupo a possibilidade de uma intervenção educomunicativa com o objetivo de reduzir os “ruídos” na escola.

16 Fontes O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO Teresa Melo
CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Ademilde Silveira Sartori Maria Salete Prado Soares ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares

17 Quem somos? FORMADORES COORDENAÇÃO • Alda Ribeiro
• Anderson Zotesso • Isabel Santos • Izabel Leão • Márcia Coutinho • Marciel Consani • Paola Prandini • Paula Carolei • Paulo Teles • Richard Romancini • Salete Soares • Silene Lourenço COORDENAÇÃO  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)  Leonardo Moncorvo (apoio)  Isabela Rosa da Silva (apoio)  Diego Balbino (apoio)


Carregar ppt "GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google