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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
5º PERÍODO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Professor Wagner Andrade

2 O Comportamento do Consumidor -
- uma Visão Genérica EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO DAS EMPRESAS COM O MERCADO Orientação para o produto; Orientação para as vendas; Orientação para o Marketing (orientação para o Consumidor); Orientação para o Serviço (orientação para o Consumidor); Crescimento do Marketing Não Lucrativo (Associações). Conceito de Marketing pressupõe vender um produto que satisfaça melhor os desejos dos consumidores (Traget) do que a concorrência Comportamento do Consumidor Consumer Behavior

3 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE É?
ATIVIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E COMPORTAMENTAIS QUE OS CONSUMIDORES DESENVOLVEM NA PROCURA, SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS E/OU SERVIÇOS, A FIM DE SATISFAZEREM AS SUAS NECESSIDADES.

4 O Comportamento do Consumidor
O Comportamento que os Consumidores manifestam na procura, na utilização, na avaliação de produtos ou serviços, que estes esperam vir a satisfazer as suas necessidades. Visa compreender como os indivíduos gastam os seus recursos(Dinheiro, Tem- po, Esforço) na compra/utilização de Produtos ou Serviços: - O QUE compram? - PORQUE compram? - COMO compram? - ONDE Compram? - Com que FREQUÊNCIA compram Consumer Behavior

5 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE ENVOLVE? LOCAIS DE CONSUMO VENDA
CONSUMIDORES MARKETING

6 O Comportamento do Consumidor -
A pesquisa na área do Comportamento do Consumidor procura ir o mais longe possível na avaliação dos ELEMENTOS QUALITATIVOS que levam o consumidor a comprar e como este efetua a sua avaliação. Consumer Behavior

7 OS ATORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS CONSUMIDORES “MARKETERS”

8 O Comportamento do Consumidor -
AS NOVAS TENDÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos; Proteção do ambiente; Proteção do consumidor; Orientação para o Serviço; Crescimento do Marketing Não Lucrativo (Associações) - Marketing Social; Marketing Internacional (Globalização); Marketing Desportivo Marketing Político Exigências Qualidade de de Vida; Animais de estimação; Idosos; Estilo de Vida Contemporâneo Geração Digital (Comércio eletrônico); .... Consumer Behavior

9 O Comportamento do Consumidor
Num ambiente economicamente tão competitivo como o que vivemos atualmente, desenvolver estratégias de marketing direcionadas para o segmento feminino é a forma mais eficaz de aumentar as vendas e os resultados das empresas. As “mulheres” são o mercado mais lucrativo. 85% das decisões de compra são tomadas pelas mulheres; a grande parte dos cargos comerciais, dos quais dependem as compras das organizações, é ocupada por mulheres; no mercado atual, 70% dos empresários na área de new business são mulheres. Martha Barletta é Presidente do “Trendsight Group” e autora do bestseller “Marketing to Women: How to Understand, Reach and Increase Your Share of the World’s Largest Market Segment”, é uma reconhecida especialista no desenvolvimento de estratégias de marketing visando a captação do segmento feminino.

10 O Comportamento do Consumidor -
- uma Visão Genérica Psicologia Sociologia Psicologia Social COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Antropologia Neuro-psicologia Economia

11 O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica
Estímulos de Marketing e outros Caixa preta do consumidor Reações do consumidor Características do consumidor Produto Preço Praça Promoção $ Escolha do Produto Escolha da Marca Escolha do Distribuidor Momento da Compra Quantidade da Compra Econômico Tecnológico Político Cultural Processo de decisão de compra Modelo de comportamento de compra

12 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor

13 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor
Estilo de Vida Nível interpessoal Classe Social Atitudes Grupos de Referência Nível Individual Motivação Lideres de Opinião Cultura Memória e Aprendizagem Percepção Grupos de Pertença Nível Sóciocultural

14 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor
Social Pessoal Psicológico Idade e estágio do ciclo de vida Cultural Grupos de Referência Ocupação Motivação Situação Económica Percepção Cultura Família Aprendizado Estilo de Vida Crenças e Atitudes Papeis e Status Personalidade e Autoconceito Subcultura Classe Social CONSUMIDOR

15 O Cérebro, o “Objeto” Mais Complexo do Universo
Cerebrus

16 CARDÍACO E METABOLISMO E DEFINIÇÃO DO QUE PRESTAR
Figuração Animada das Funções do Reptiliano SOBREVIVÊNCIA BÁSICA DO INDIVÍDUO OU DA ESPÉCIE BEM-ESTAR DO CORPO CONDUTAS INSTINTIVAS FUNÇÕES SENSÓRIO-MOTORAS CONTROLO DA RESPIRAÇÃO, BATIMENTO CARDÍACO E METABOLISMO HÁBITOS E ROTINAS GESTOS AUTOMÁTICOS E COMPORTAMENTOS ESTÉRIOTIPADOS DEFESA DO TERRITÓRIO OU MANUTENÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO RITUAIS TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DEFINIÇÃO DO QUE PRESTAR ATENÇÃO (ESTRANHO) Cerebrus

17 Figuração Animada das Funções do Sistema Límbico
SENTIMENTOS E EMOÇÕES MEMÓRIA E APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE IMAGENS SOBREVIVÊNCIA DO PRÓPRIO OU DA ESPÉCIE SISTEMA IMUNOLÓGICO FILTRAGEM AFECTIVO-EMOCIONAL RESPOSTAS DE LUTA OU FUGA JULGAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE ACORDO COM A DOR OU O PRAZER TOMADA DE CONSCIÊNCIA (INTERESSE) Cerebrus

18 Diferenças na Operacionalização da Informação
do Hemisfério Esquerdo e Direito DIREITO ESQUERDO 1 +3 ----- 4 Y=aX+b 1º..2º..3º a e i o u RACIOCÍNIO CONVERGENTE LÓGICO DEDUÇÃO ANÁLISE OBJECTIVIDADE NUMEROLOGIA DIGITAL SEQUENCIAL VERBAL DIVERGENTE HOLÍSTICO MÚSICA COR IMAGINAÇÃO IMAGENS FORMAS FANTASIA NÃO-VERBAL CORPO CALOSO Cerebru

19 Atividade Cerebral em Situações de
Desafio e Stress SITUAÇÃO DE STRESS SITUAÇÃO DE DESAFIO Cerebrus

20 - O Nível Individual A Percepção - a Base do Processo A Memória
A Aprendizagem A Atitude A Motivação

21 Processo de duas fases: A Sensação: Limiares e Seletividade
PERCEPÇÃO Processo de duas fases: A Sensação: Limiares e Seletividade Mecanismo fisiológico de como os órgãos sensoriais registam e transmitem os estímulos externos A Interpretação Como é organizado e é atribuído o significado Compreender o Consumidor

22 RECEPTORES SENSORIAIS
PERCEPÇÃO O PROCESSO PERCEPTIVO ESTÍMULOS SENSORIAIS RECEPTORES SENSORIAIS Imagens Olhos Sons Ouvidos Gostos Boca EXPOSIÇÃO ATENÇÃO INTERPRETAÇÃO Cheiros Nariz Sensações tácteis Pele

23 PERCEPÇÃO  VISÃO Os elementos visuais mais utilizados e explorados na publicidade são: a cor, o design, tamanho e a embalagem. COR: é um elemento que desperta importantes conotações sensoriais  CHEIRO Existem conexões entre cheiro, memória e estados de espírito Compreender o Consumidor

24 PERCEPÇÃO  SOM As músicas e sons são bastante exploradas em publicidade para criar associações positivas com as marcas.  TATO Estados de espírito são estimulados ou relaxados na base das sensações na pele.  GOSTO O gosto pode ser uma percepção díficil de reter. O gosto não é um critério objetivo, e está intrinsecamente ligado à imagem de marca que o consumidor tem na sua mente.

25 Processo de duas fases:
PERCEPÇÃO Processo de duas fases: A Sensação: Limiares e Seletividade Mecanismo fisiológico de como os órgãos sensoriais registam e transmitem os estímulos externos A Interpretação Como é organizado e é atribuído o significado

26 PERCEPÇÃO Seletividade A DIMENSÃO A COR A INTENSIDADE O MOVIMENTO
O CONTRASTE O INSÓLITO FIGURAS AMBÍGUAS

27 PERCEPÇÃO Interpretação A CONSTÂNCIA
A diferentes ângulos, distâncias e luminosidade, os objetos tendem a manter a mesma forma, tamanho e cor que recebemos. Compreender o Consumidor

28 PERCEPÇÃO Interpretação
FIGURA-FUNDO Vemos sempre Objetos (ou figuras) contra um fundo (Plano). Compreender o Consumidor

29 PERCEPÇÃO Interpretação
AGRUPAMENTO Modo como agrupamos os elementos da informação visual que recebemos.

30 CARACTERISTICAS DO CONSUMIDOR QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
Duas características são importantes: Habilidade para discriminar entre estímulos; Tendência para generalizar de um estímulo para outro;


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