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PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade

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Apresentação em tema: "PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade 9602-8459

2 Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing:
É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. prof. Wagner Andrade

3 Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler) prof. Wagner Andrade

4 Pesquisa de Mercado “Investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e idéias, e ao marketing como área de conhecimento de administração ” (Fauze Mattar) prof. Wagner Andrade

5 no contexto do Marketing :
A Pesquisa no contexto do Marketing : A Pesquisa é uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras: prof. Wagner Andrade

6 Algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing...
Qual é a participação de mercado da marca “X” na categoria de produto ? Qual é o perfil demográfico, socieconômico e psicológico do consumidor do produto ? Qual é o grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário? Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

7 Dúvida Decisão Informação Os executivos em geral
se deparam diariamente com muitas dúvidas que envolvem, de alguma maneira, riscos para a organização. Há, então, a necessidade de informações sistematizadas e obtidas por correta metodologia que venham a indicar respostas para as dúvidas, suposições ou hipóteses. A Pesquisa de Marketing irá colaborar para tornar as decisões do executivo de marketing mais seguras, fornecendo a informação objetiva, precisa e que atenda às suas necessidades. prof. Wagner Andrade

8 Mercado Alvo A Pesquisa poderá ser desenvolvida para
qualquer necessidade de informação relacionada ao Mix de Marketing das organizações Comunicação Produto Preço Distribuição Mercado Alvo prof. Wagner Andrade

9 Alguns tipos de pesquisas :
Satisfação e expectativas Teste de conceito e de produto Hábitos e atitudes Imagem de produto e de marca Produto Preço Avaliação de preço para produtos/ serviços Teste de sensibilidade a preços Avaliação de custo x benefícios Comunicação Pré-teste de propaganda Pós-teste de propaganda Avaliação de conceitos para campanhas Distribuição Satisfação e expectativas dos canais Avaliação/ aceitação para novos canais Segmentação psicográfica Potencial para produtos/ serviços Mercado Alvo prof. Wagner Andrade

10 Processo de Pesquisa de Mercado
Problema/Objetivos Da Pesquisa Plano De Pesquisa Coleta Da Informação Análise Das Informações Apresentação Dos Resultados

11 Definição do Problema da Empresa
Primeiro e mais importante passo do projeto de pesquisa Todo projeto de pesquisa deve partir de uma real necessidade de informação, ou seja, uma situação onde há questões a serem respondidas. prof. Wagner Andrade

12 Indagações Básicas Por que realizar a pesquisa ?
Quais decisões deverão ser tomadas à partir dos resultados da pesquisa ? Quais as possíveis respostas para os problemas definidos ? prof. Wagner Andrade

13 Indagações Básicas Para este momento sugere-se estudos exploratórios, utilizando fontes de dados secundários , contatos com pequenos grupos de consumidores ou estudos de casos. Estudos Exploratórios: meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou nova idéias Dados Secundários: dados que foram coletados para outra finalidade e podem ser encontrados em algum outro lugar. prof. Wagner Andrade

14 Determinação Objetivos Pesquisa
Quais são as informações necessárias para resolver o problema de pesquisa Formulação de hipóteses que serão ou não confirmadas pela pesquisa. prof. Wagner Andrade

15 Derrubou-se mais de 100 anos de história e um símbolo Norte americano.
NEW COKE Em 1980 a Coca-Cola preocupada com o avanço da Pepsi, realizou uma pesquisa para saber se os consumidores preferiam o sabor mais adocicado. Baseado nos 70% dos jovens que aprovaram o lançamento do produto, a coca substituir o refrigerante Coca-cola e introduziu o New Coke. O problema é a pergunta da pesquisa não dizia que seria feita uma substituição, mas simplesmente o consumidor era questionado se gostava do novo sabor. Derrubou-se mais de 100 anos de história e um símbolo Norte americano.


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