A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Psicologia Apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Psicologia Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Psicologia Apresentação
Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto de Psicologia, UFRGS Atualizada em 09/03/2007

2 Questões Principais Como definir Psicologia?
Quais os interesses da Filosofia Quais as relações da Filosofia com a Psicologia Qual a importância desse tipo de estudo O viés utilizado na disciplina.

3 Como definir psicologia?
Campo Psicológico Como definir psicologia?

4 Como estudar psicologia
Como estudar psicologia? Critério analítico epistemológico das quatro perguntas sobre um campo de conhecimento: O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica?

5 Das respostas às perguntas
O quê refere-se ao objeto. Como refere-se ao sujeito que conhece o objeto. Por quê refere-se a lógica que justifica tal conhecimento. Para quê refere-se as implicações decorrentes do tal conhecimento.

6 Cada pergunta se refere a uma divisão da filosofia:
O que eu sei? Objeto - onto Como eu sei? Conhecimento - epis Por que eu sei? Justificativa - lógica Para que eu sei? Cuidado - ética

7 Assim cada pergunta traz uma questão filosófica.
Ontologia Epistemologia Filosofia Lógica Ética Estética Axiologia (valores)

8 Filósofos e Correntes Filosóficas
O que é a mente? (Faculdade) O que é conhecido? (Objeto) O que é conhecer? (Processo) O que é verdadeiro? (Realidade) O que é válido? (raciocínio correto) O conhecimento genuíno é possível? (ceticismo) O conhecimento é inato, aprendido ou ambos? (natureza da mente) Hunnex, 1986/2003

9 Filosofia: Novas respostas para antigas questões
Quem sou? Que sei? Que devo fazer?

10 As quatro perguntas do critério epistemológico para o estudo da teoria psicológica são as seguintes:
qual o objeto de estudo? como se estuda tal objeto? por que se estuda tal modo? para que serve, o que eu posso fazer com isso?

11 Qual o objeto de estudo da psicologia?
A vida inteligente A autoconsciência A capacidade de pensar O aparecimento de crenças O ato de desejar A formação de hábitos Desacertos morais - a irracionalidade As relações sociais A vida em sociedade Nota: É interessante analisar as perguntas pensando nas três vias: cognição, afeto, conação (ativo); e na relação racional – irracional.

12 Esquema sugestivo da vida mental:
Crenças Desejo Vida Inteligente + = Falta Consciência Imaginação + =

13 Afinal de onde vem a consciência?
As velhas questões: Afinal de onde vem a consciência? Do corpo? De algum outro lugar? As crenças são racionais? É possível um conhecimento objetivo? Como ter sucesso na vida?

14 As questões importantes seguem querendo saber:
O que é a vida? Por que somos capazes de pensar? Pensar é algo nosso ou vem de fora? Se vem de fora seria eterno? Esse “de fora” seria a alma? O que é alma? Qual a relação entre alma e corpo?

15 Alma está em todo o ser vivente:
Nutritiva Paixões Sensitiva Intelectiva Razão CORPO ALMA

16 O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?
O objetivo da disciplina é apresentar e analisar as grandes idéias que serviram de base para a nossa civilização . Exemplo: O conceito de alma remonta às origens das teorias psicológicas Logo importa saber: O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?

17 Proposta A proposta da disciplina é identificar e descrever pontos
e transições que marcaram os movimentos das idéias e dos valores, ressaltando o campo do pensamento psicológico

18 “Vida e Morte Severina”
Chegamos ao programa da disciplina: Apresentar o desenvolvimento dos conceitos psicológicos: origens, consolidação, crítica, transição, esquecimento. “Vida e Morte Severina”

19 Psicologia Pré-Socrática
Do animismo para a racionalidade Mitologias e crenças Da racionalidade para a subjetividade Os sábios pré-socráticos Relação entre alma e cérebro A Medicina e fisiologia de Alcmeão e Hipócrates

20 Psicologia na antiga Grécia
Da subjetividade para a ética a virtude em Sócrates Da ética para a conjunção articulada entre racionalidade e ética as idéias psicológicas de Platão e Aristóteles Retorno à supremacia ética epicuristas, estóicos, cépticos, gnósticos cristãos

21 Psicologia Cristã Medieval
Pensamento Hebraico Pensamento Mulçumano Retorno a Platão e Aristóteles Santo Agostinho e São Tomás A dominação aristotélica A escolástica

22 Psicologia na Filosofia Moderna
O renascimento filosófico o racionalismo o empirismo o idealismo o romantismo self

23 Psicologia na Universidade Moderna (Século XIX)
Avanços nas ciências da vida Origens das psicologias científicas

24 Filosofia,Medicina e Psicologia
Influências da medicina A loucura Psiquiatria orgânica versus psiquiatria funcional Hipnose Psicanálise e psicoterapia

25 Raízes dos conceitos básicos da psicologia contemporânea
Experimentação científica Teoria da evolução Sentimentos, existência e romantismo Mudanças econômicas e sociais As ideologias

26 2° Semestre História da Psicologia

27 Quadro geral dos sistemas e teorias contemporâneos
Teorias atomistas e mecanicistas Teorias funcionalistas americanas e européias Teorias compreensivas e românticas Teorias sócioculturais americanas e européias Teorias socioromânticas brasileiras

28 Teorias atomistas e mecanicistas
Estruturalismo de Wundt e Titchener

29 Teorias funcionalistas e biológicas
Psicanálise integração de funcionalismo com romantismo Behaviorismo Epistemologia genética Psicologias biológicas Cognitivismo Psicossociologia

30 Teorias compreensivas, estruturalistas e românticas
Teorias gestálticas Teorias humanistas Teorias fenomenológicas Teorias existencialistas Teorias psicanalíticas estruturais Teorias sociais

31 Tendências Recentes Tendência para integração em psicoterapia
Centralidade de valores e espiritualidade Comprometimento social, tolerância e minorias Integração mente e cérebro

32 Livros Textos Hunnex – Filósofos e correntes filosóficas
Fearn – Filosofia: Novas respostas para antigas questões Rezende – Curso de filosofia Rubenstein – Herdeiros de Aristóteles Rosenfelt - O pensamento psicológico Gomes - Textos em história da psicologia

33 Organização da Disciplina
Aulas Modelo tradicional: saber do professor. Modelo utilizado: como aprender a aprender. Freqüências Livre Lista de presença para fins estatísticos Avaliações Presença obrigatória Material de estudo Disponível na internet

34 Uso de internet Aulas: presença não é importante
Leituras: fundamentais Avaliações: fundamentais Dúvidas de leituras: trazer para a aula ou enviar para o As respostas serão para todos os alunos.

35 Qual a importância da disciplina?
Depende Do perfil cultural do aluno Da sofisticação da educação familiar Do plano científico profissional É uma disciplina “culta”, “sofisticada”, “erudita”. Indispensável para quem quer ter domínio sobre a ciência psicológica Pouco interessante para quem quer ser um técnico ou um ativista de uma ong

36 Qual a melhor posição desta disciplina no currículo?
No início do curso? No meio do curso? No fim do curso? Obrigatória ou opcional?

37 Uma certeza O campo da psicologia é grande e disperso.
Os acessos são arbitrários Psicólogos sabem coisas diferentes uns dos outros O estudo da história das idéias ajuda a entender que apesar das diferenças de interesses e de linguagens muitas das raízes que sustentam a psicologia são comuns.


Carregar ppt "Filosofia e Psicologia Apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google