A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia no Séc. XX Aula 25.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia no Séc. XX Aula 25."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia no Séc. XX Aula 25

2 Períodos do séc. XX 1900-1935 - Grandes sistemas 1935-1955
Estruturalismos – Wundt, Titchener Funcionalismos – James, Thorndike, Dewey Behaviorismos – Pavlov, Watson Gestalt – Wertheimer, Kofka, Köhler Psicanálise – Freud, seguidores e dissidentes Método e operacionalismo lógico 1955-presente Redescoberta da consciência e retorno ao cognitivismo

3 Matrizes no séc. XX Nomotética – quantificadora Atomista – mecanicista
Funcionalista e organicista Ambientalismo vs. nativismo Idiográfica – qualitativa (compreensão) Estruturalismo, fenomenologia, existencialismo

4 Trilogias em Psicologia
Trilogia Geral Afeto Cognição Conação Trilogia Funcionalista Ambiente Organismo Interação Trilogia Compreensiva Sentido Linguagem

5 Reducionismo em Psicologia
Percepção Expressão Sentido Organismo Linguagem Experiência Consciência Comportamento Ambiente Adaptação Interação Estímulo Resposta

6 Kant Impossível estabelecer uma ciência própria dos sentidos internos
Quantificação é a marca da verdadeira ciência Sentidos internos não podem ser quantificados nem submetidos à análise experimental  a introspecção está confinada ao senso interno, alterando o que está sendo observado. Assim, a psicologia não poderia ser mais que uma ciência histórica e descritiva, e não uma ciência em seu verdadeiro sentido.

7 Intuições (senso) e Conceito (pensamento)
Kant Intuições (senso) e Conceito (pensamento) “pensamentos sem conteúdos são vazios, e intuições sem conceitos são cegos” Empiristas – conhecimento deriva dos elementos sensoriais Racionalistas – conhecimento deriva da razão presos a um so lado = equívoco: “Leibniz intelectualizou os fenômenos do mesmo modo que Locke sensualizou os conceitos do entendimento. Toda a experiência, isto é, o mundo fenomenal que constitui nossa consciência, é uma construção sintética. O conhecimento humano está confinado em um mundo fenomental – o mundo sinteticamente construído que experenciamos.

8 A mente tem implicações sobre o que é conhecível a respeito da matéria
A matéria tem implicações sobre o que é conhecível pela mente Composição fenomenal do mundo da experiência e uma realidade noumenal desconhecida. Há um elemento subjetivo inevitável no conhecimento do mundo externo. Igualmente é impossível estudar a consciência per se sem considerar sua relação com o mundo externo.

9 Revolta histórico-romântica
Ênfase na história Natureza humana como produto nem natural nem racional, mas de forças históricas Escola Romântica Ênfase na imaginação livre e criativa do homem e sua espontaneidade de sentimentos em oposição aos cânones e regras rígidos do clacissismo. Tempo, processo, criatividade e espontaneidade.

10 Psicologia no final do século XIX e início do século XX
Iluminismo Romantismo Período circunscrito ao séc. XVIII “...otimismo quanto ao poder da razão e à possibilidade de reorganizar a fundo a sociedade com base em princípios racionais” (Ferrater Mora, 1994) Emancipação do homem liberto das superstições e das autoridades Livre para pensar com a própria cabeça Agir segundo os ditames da razão Senhor de si e da natureza Reação ao Iluminismo nos séc. XVIII e XIX, na Alemanha “...recusa das noções de proporção e de medida e a acentuação do incomensurável e, às vezes, do infinito (...) aspiração à identificação de contrários, à fusão, ao rompimento de barreiras e limites” (Ferrater Mora, 1994) Matriz Vitalista e Naturista René Descartes Henri Bergson

11 Filosofia moderna – defesa da racionalidade
Reação: defesa da irracionalidade Lógica humana irracional: Contexto histórico e do Direito. Primeira voz: Vico Pensamento humano é uma poesia Expressão e organização em linguagem O homem é mais sentimentos que pensamentos Retrospecto histórico em oposição ao classicismo Objeto: mundo subjetivo ao qual só o sujeito tem acesso. Classifica os objetos percebidos pelos dados imediatos da consciência

12 Historicismo Estruturalismos
Matrizes Românticas e Pós-Românticas Matriz Matrizes Matriz Vitalista Compreensivas Fenomenológica e e Naturista Existencialista Bergson Husserl Historicismo Estruturalismos Idiográfico Dilthey Gestalt Antropologia Linguística Matrizes Cientificistas Matriz Matriz Matriz Nomotética Atomicista Funcionalista e e e Quantificadora Mecanicista Organicista

13 Matriz Vitalista e Naturista
Henri Bergson ( ) Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889) estados de consciência como continuidade qualitativa “eu profundo” romântico x “eu exterior” positivista duração x espaço inteligência x instinto (intuição) “...orientações intelectuais e afetivas presentes no pensamento psicológico atual e em formulações ecléticas e de senso comum...” (Figueiredo, 1994)

14 Dados Imediatos da Consciência
“Não se trata de elementos quantitativos que possamos separar e enumerar e, sim, de uma continuidade cuja aparente multiplicidade é toda qualitativa”.

15 Como ter acesso aos dados imediatos?
Método intuitivo Inteligência Compreende X esquematiza, classificatória Tempo concreto Duração Justaposição Irredutível Qualidade Quantidade Criação perpétua Liberdade Determinismo

16 Qual o objetivo do método intuitivo de Bergson?
Dirigir-se ao real em movimento em contraposição à ciência natural que ao espacializar paralisa o dado. Inversão do pensamento habitual.

17 Críticas Ressaltou a importância dos dados imediatos da consciência
Estudo destes dados em tempo real Método não consegue dar conta Referência ilustrativa Preocupações abordadas em seguimentos marginais da psicologia

18 Raízes da teoria psicológica contemporânea (Wolman, cap. X e XI)
Kant *sujeito que percebe / objeto percebido *conhecimento = percepção sensorial + formas a priori da mente *ciência empírica (psicologia) X ciência da verdade absoluta (matemática) Brentano *ato / conteúdo * intencionalidade Escola de Marburg Escola de Baden ( relação com o objeto) Wundt Cohen / Cassirer Windelband e Rickert Psicologia a ciência constrói ciências culturais científica a verdade ou históricas X Dilthey ciências naturais * mente que percebe = mente percebida * atos / conteúdos Husserl * psicologia da compreensão * ato (experiência mental) / conteúdo * intencionalidade * fenomenologia X psicologia Spranger Stern * compreensão e significado * gestalt * undiades múltiplas * psicologia: compreensão e explicação

19 Brentano Idéias inextensas: pertencem à pessoa e não podem ser medidas
Consciência constitúída por idéias inextensas As idéias estão sempre relacionadas a objetos (próprio conteúdo): Intencionalidade - Psicologia descritiva


Carregar ppt "Psicologia no Séc. XX Aula 25."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google