A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mas onde entram serviços ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mas onde entram serviços ?"— Transcrição da apresentação:

1 Mas onde entram serviços ?
UM MODELO DE REFERÊNCIA 1 – Infra-estrutura e equipamentos terminais 2 – Abstraindo detalhes Longa Distância Comunicação a Longa Distância Local Acesso Local Acesso Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Equipamentos Terminais Computador Telefone/FAX PDA Aparelho TV Robôs Sensores Serviços Satélite Serviços Microndas Central Telefônica e Dados - Roteador Aplicando, por exemplo, à Coréia... Equipamentos terminais Equipamentos terminais Mas onde entram serviços ? Equipamentos terminais Equipamentos terminais Central telefônica Transmissor TV/Rádios Torre de Celular Infra - estrutura

2 U-KOREA E A ESTRATÉGIA IT
8 3 9 Comunicação a Longa Distância 8 Demanda é que puxa o plano Distribuição e Acesso Local Distribuição e Acesso Local 8 9 9 Serviços Serviços Catalisadores WiBro Wireless Broadband Service 2.DMB Digital Multimedia Broadcasting Service 3.Home NW Home Network Service 4.Telematics Telematics Service 5.RFID RFID Based Service 6.W-CDMA High-speed Mobile Service 7.DTU Terrestrial Digital TV Service 8.VoIP Internet Telephony WiBro Wireless Broadband Service 2.DMB Digital Multimedia Broadcasting Service 3.Home NW Home Network Service 4.Telematics Telematics Service 5.RFID RFID Based Service 6.W-CDMA High-speed Mobile Service 7.DTU Terrestrial Digital TV Service 8.VoIP Internet Telephony Catalisadores Mobile Communication Devices DTV/Broadcasting Devices Home Network Devices IT System on a Chip Next Generation PC Embedded Software Digital Contents & Software Solutions Telematics Devices Intelligence Service Robot Mobile Communication Devices DTV/Broadcasting Devices Home Network Devices IT System on a Chip Next Generation PC Embedded Software Digital Contents & Software Solutions Telematics Devices Intelligence Service Robot Equipamentos e Insumos Equipamentos e Insumos 3 Espinhas Dorsais BcN Broadband Convergence Network USN Ubiquitons Sensor Network IPv6 Next generation Internet Protocol Equipamentos e Insumos Equipamentos e Insumos

3 INICIATIVAS NACIONAIS: COMO ACONTECEM ?
VISÃO MARCO REGULATÓRIO/ INSTITUCIONAL FINANCIAMENTO/ SUSTENTAÇÃO IMPLANTAÇÃO EM ESCALA NACIONAL IMPLANTAÇÃO LOCAL, PILOTOS, EXPERIMENTOS

4 INICIATIVAS NACIONAIS Aspectos Críticos
Cobertura de Todos os Níveis Iniciativa do Governo Efeito Catalisador no Setor Privado Envolvimento Ativo da Sociedade

5 VISÕES E PROPOSTAS Brasil em 3 Tempos: 2007 / 2015 / 2022 (NAE)
Cenários TICs: 2015 / (CCT, CGEE) Cenários em Telecomunicações (FUNTTEL) Prioridades em TICs (CGEE, ABDI, FINEP) Grandes Desafios de Pesquisa (SBC) Mapa da Indústria (CNI) Inova Engenharia (SENAI, IEL) Capital Humano em Software (MCT)

6 INICIATIVAS EM CURSO NO GOVERNO FEDERAL
Telecentros para Inclusão Digital (MPOG) Telecentros para Negócios (MDIC) Subsídios a Venda de PCs (MPOG, BNDES) Conteúdos em Domínio Público (MEC) Governo Eletrônico (MPOG) Software na PITCE (MDIC) Semi-condutores na PITCE (MDIC) Software Aberto / Livre (ITI) Universidade Aberta (MEC) TV Digital Terrestre (MC)

7 O QUE FALTA? Efeito Catalisador Abrangente Foco Articulação Velocidade
Recursos Mecanismos Operacionais Escala Entusiasmo Resultado Efeito Catalisador Abrangente

8 Falta um Desafio Mobilizador
DESAFIO CENTRAL Falta um Desafio Mobilizador para a Área de TICs no Brasil

9 UM DESAFIO MOBILIZADOR

10 PIRÂMIDE SOCIAL E PIRÂMIDE DIGITAL NO BRASIL
Penetração Residências (%) PCs Internet 5% 75,7% 66,9% 9% 49% 37,8% Média 18% 21,2% 13,7% Baixa Renda 36% 4,8% 2,4% Muito Baixa Renda 36% 3,4% 0,4% 14,6% 10% Fonte: PNAD 2002

11 CANAIS ALTERNATIVOS PARA INCLUSÃO DIGITAL
% Penetração em Residencias no Brasil 97% 93% 15% 91% 62% Cidades sem Provedores Internet Cidades com Provedores Internet 14% 11% Acesso Internet PC Tel (fixo + móvel) Radio Televisão Energia Elétrica Fonte: PNAD IBGE

12 CENÁRIO DE INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (ITAFE/WEF)
1 technologies (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment , Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 4 technologies (TV set up box, mobile, PC, new device) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 1 technology (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment, Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 3 technologies (TV set up box, mobile, PC) 2 types of use (individual, shared) 3 services (Education, health & employment, Entertainment, Communication) 2 payment modalities (monthly, price per service) % Total Demanda 65 1 technology (TV set up box) 2 types of use (individual, shared) 1 services (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 1 technology (PC) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 61 60 56 55 54 55 52 50 53 1 technologies (TV set up box) 1 type of use (individual) 3 services (Education, health & employment , Entertainment, Communication) 1 payment modality (monthly) 45 4 technologies (TV set up box, mobile, PC) 2 types of use (individual, shared) 1 service (Education, health & employment) 2 payment modalities (monthly, price per service) 44 40 39 36 1 technologies (TV set up box) 1 type of use (shared) 1 service (Education, health & employment) 1 payment modality (monthly) 1 technology (PC) 2 types of use (single/shared) 2 services bundles 1 payment modality (price per service) 35 30 26 25 20 1 technology (PC) 2 types of use (single/shared) 2 services (Education, health & employment, Entertainment) 2 payment modality (monthly, price per service) 20 15 1 technology (PC) 1 type of use (shared) 1 service (Education, health & employment) 1 payment modality (payper service) 14 10 Fonte: Research International Análise: Salvetti&LLombart

13 DESALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS... ... DO USUÁRIO PROSPECTIVO...
Mais Interessante Que vale a pena pagar Que serviços você considera... Emprego 91 70 Saúde 88 64 Educação 87 58 % Indivíduos Atividades Sociais 73 41 Comunicação/Entretenimento 70 42 Outros Serviços 80 47 ... E DO POSSÍVEL PROVEDOR... Mais Interessante Que vale a pena investir Que serviços você considera... Educação 85 Fonte: Research International Field Data Análise: Salvetti & LLombart 32 Atividades Sociais 80 22 Outros Serviços 73 % Organização 23 Saúde 71 27 Emprego 68 26 Comunicação/Entretenimento 65 18 Nenhum 52

14 MOBILIS (ÍNDIA) US$ 100,oo

15 EXPECTATIVA DE PREÇO DO TERMINAL DE ACESSO (TV Digital)

16 A TELEVISÃO DO FUTURO: ASPECTOS CRÍTICOS EM 2012
(cf. IBM Business Consulting Services) Condicionadores de mudanças Consumidores Bimodais Valores em mudança (2005 – 2012)

17 CONDICIONADORES DE MUDANÇAS Consumer media control
(cf. IBM Business Consulting Services) Open Content access Limited Passive Involved Consumer media control Source: IBM Institute for Business Value.

18 CONSUMIDORES BI-MODAIS Consumer media control
(cf. IBM Business Consulting Services) Open Content access Limited Passive Involved Consumer media control Source: IBM Institute for Business Value.

19 VALORES EM MUDANÇA (2005 – 2012) Why? 2012 Premier value position
•Negotiating power •Expanded channels •Ad-skipping •MSO/DBS/ Telecom direct-to-advertiser competition •Niche content aggregation •Always “on” content •Interactive advertising services •Video on demand •Price and share competition •Continued commoditization •Product stratifi cation •Continued commoditization •Product stratification Why? Premier value position Moderate value position Non-differentiated profi tability Premier value position Moderate value position Non-differentiated profitability Note: Arrows indicate change in value position from Dashes indicate no significant change expected. Source: IBM Institute for Business Value analysis

20 PROPOSTA DE AÇÃO FOCO EDUCAÇÃO
Criação de Demanda na Ponta (Equipamentos e Serviços), Enfocando EDUCAÇÃO como forma de alavancar demanda de infra-estrutura TICs

21 TEMAS PROPOSTA DE AÇÃO (cont.) SET-TOP BOXES PARA TV DIGITAL
COMPUTADORES PARA EDUCAÇÃO EQUIPAMENTOS DE REDES PARA PMEs EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS SOFTWARE PARA APLICAÇÕES/SERVIÇO EM REDES CONTEÚDOS DIGITAIS PLATAFORMA PARA APLICAÇÕES EM REDES (EM TERMINAIS) SERVIÇOS VIA REDES (GOVERNO ELETRÔNICO, EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ENTRETENIMENTO INFORMAÇÕES PÚBLICAS

22 INICIATIVA MOBILIZADORA
PROPOSTA DE AÇÃO (cont.) INICIATIVA MOBILIZADORA Projeto Nacional em Educação nas Escolas Públicas com base em TICs, envolvendo: Implementação de Laboratórios de TICs; Implementação de Aplicações de EAD; Geração de conteúdos digitais interativos; Capacitação de professores e instrutores; Difusão de equipamentos terminais entre professores e alunos; Informatização da administração Escolar. Por quê educação? Necessidade básica do Brasil Ponte entre entretenimento e informações públicas Múltiplas atividades em curso

23 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROJETO BRASIL 3 TEMPOS
PESQUISA DELPHI PESQUISA ABERTA VIA PESQUISA SEGMENTADA INTERNET (Comunidade Acadêmica) Qualidade do Ensino Melhorar a Qualidade Melhorar a Qualidade do do Ensino Ensino Educação Basica Reduzir a Desigualdade Fomentar C, T & Inovação Social Desigualdade Social Reduzir Carga Reduzir a Desigualdade Tributaria Social Nível de Emprego Reduzir Criminalidade Universalizar a Educação e Violência Basica Sistema Único de Universalizar e Universalizar e Melhorar Saúde (SUS) Melhorar o SUS o SUS

24 O Círculo Virtuoso do Investimento do Consumo de Massa
Aumento de Rendimentos das Famílias Trabalhadoras Ampliação do Consumo Popular Aumento da Demanda de M.O. e de Produtividade Investimentos Produtivos Fonte: cortesia de Ricardo Bielschowsky

25 CONCLUSÕES O FOCO EM EDUCAÇÃO COMO TEMA MOBILIZADOR PODE AJUDAR A CRIAR UM CÍRCULO VIRTUOSO NA ÁREA DE TICs NO BRASIL. INVESTIMENTO PÚBLICO EM TICs PODE DAR IMPULSO DECISIVO A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

26 DA INQUIETA ESPERANÇA Bem sabes Tu, Senhor, que o bem melhor é aquele
Que não passa, talvez, de um desejo ilusório. Nunca me dê o Céu...quero é sonhar com ele Na inquietação feliz do Purgatório. Mário Quintana

27 FIM TADAO TAKAHASHI tadao.takahashi@uol.com.br Tel (21) 2540-6915
© ISI BRASIL


Carregar ppt "Mas onde entram serviços ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google