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UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Relatório NAU Novembro de 2006. Coordenação: Sonia Slavutzky Bolsistas: Luiz Abel Junior e Sara Correa

2 Plano de Desenvolvimento
A FOUFRGS no período compreendido entre outubro de 2002 a 10 de junho de 2003 com o objetivo de mudança curricular discutiu amplamente a adequação de seu currículo atual ao perfil de profissional que o Curso de Odontologia da UFRGS pretende formar.

3 PERFIL DO CIURGIÃO-DENTISTA
agente de saúde dotado de espírito crítico face a sua realidade e com sólida formação técnico científica e humanística; profissional que norteie o seu comportamento e decisões pelos princípios da ética/bioética; profissional, que individualmente ou em associação com seus pares e demais profissionais da saúde, tem como atividade primeira, promover, preservar e recuperar a saúde da população, principalmente na sua esfera de atuação.

4 Além disso o Cirurgião-Dentista deve ser capaz:
1. Estabelecer científica e tecnicamente um diagnóstico do estado de saúde bucal de cada indivíduo e da coletividade;  2.   Atender o ser humano, como um todo bio-psico-sócio-cultural, e estabelecer uma relação adequada com ele e além dele – na família, na sociedade e nos órgãos de classe – valorizando-o e compreendendo suas necessidades e conflitos; Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

5 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
3.   Participar da formulação, execução e avaliação de ações, programas e políticas de saúde;   4.   Assumir uma postura crítica à política sanitária da região e do país, oferecendo alternativas que respondam às demandas sociais; Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

6 5. Assumir a responsabilidade de buscar novos conhecimentos e tecnologias com vistas ao permanente aperfeiçoamento da sua prática, através de um processo formativo que privilegie a prática em graus de progressiva complexidade como instrumento de aquisição de habilidades e competências.

7 Política de Ensino

8 Política de Ensino A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização. Incluindo os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

9 Momentos de formação Momento de formação fundamental (básica)
Momento pré-profissional Momento profissional

10 Momento de formação fundamental (básica)
Envolve o processo de ensino aprendizagem dos conhecimentos, competências e habilidades que embasam o exercício profissional, alicerçados nas Ciências Biológicas e Sociais, concebidos como parte ativa e integrada aos outros momentos de formação através de seminários e atividades integradoras e não como uma situação isolada e estagnada. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

11 Momento pré-profissional
Envolve o desenvolvimento de competências e habilidades preparatórias ao exercício profissional no âmbito individual e coletivo. Momento profissional Envolve o desenvolvimento de competências e habilidades específicas ao exercício profissional do cirurgião-dentista tanto no âmbito da atenção ao indivíduo como à coletividade voltado à realidade local e às necessidades do sistema de saúde vigente. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

12 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Ensino A abordagem pedagógica deve migrar do ensino centrado no professor, realizado até então com aulas expositivas para grandes grupos de estudantes em disciplinas estanques, para o ensino centrado no aluno, baseado principalmente na resolução de problemas em que os professores trabalham como tutores de grupos pequenos em ambientes diversificados. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

13 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Também a reorganização das atividades clínicas em níveis de complexidade crescente, com participação dos docentes de diferentes especialidades odontológicas e a discussão em atividades integradoras como seminários permite um redimensionamento da abordagem pedagógica. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

14 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Atenta-se para experiências multiprofissionais e interdisciplinares buscando a integralidade da atenção à saúde. Estágios extra muros terão um papel importante na integração com outras áreas da saúde. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

15 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Pesquisa As atividades de pesquisa, tanto de iniciação científica, bem como o trabalho de conclusão de curso, terão como foco conteúdos pertinentes aos três momentos de formação, buscando, no entanto, respostas às necessidades da atenção básica em saúde, sem prejuízo da investigação pura, e com a perspectiva da aplicação dos resultados das pesquisas nos cuidados de saúde. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

16 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Extensão A integração da comunidade acadêmica com a sociedade será realizada através de atividades que forneçam respostas às suas necessidades individuais e coletivas. Nesse sentido buscar-se-á adequação dos serviços prestados pela comunidade acadêmica da FO/UFRGS às necessidades básicas dos sistemas de saúde vigente. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

17 Graduação Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
O primeiro semestre do curso de odontologia priorizando três abordagens: 1) BIOLÓGICA 2) SOCIAL 3) ÉTICA E BIOÉTICA. O segundo semestre do curso de odontologia priorizando três abordagens: 1) BIOLÓGICA 2) SOCIAL 3) INTEGRALIDADE DOS CONHECIMENTOS O terceiro semestre do curso de odontologia priorizando os conteúdos vinculados ao diagnóstico e ao atendimento clínico de pacientes. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

18 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Graduação O quarto semestre do curso de odontologia as atividades vinculadas a diagnóstico bucal continuar-se-ão e serão introduzidas a formulação da terapia. O quinto semestre dará ênfase às atividades clínicas, com a abordagem de atendimento integral do paciente. O sexto semestre seguirá a abordagem do quinto semestre dando ênfase às atividades clínicas, com a abordagem de atendimento integral do paciente. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

19 Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS
Graduação O sétimo semestre seguirá a abordagem do quinto e sexto semestres dando ênfase às atividades clínicas, com a abordagem de atendimento integral do paciente O oitavo semestre terá objetivos de finalização do aprendizado em clínica para adultos e estará acontecendo a Clínica Infanto-Juvenil; também a inserção do profissional da odontologia no mercado de trabalho . Os dois últimos semestres do curso de odontologia serão destinados aos estágios supervisionados extra-muros. Fonte: Novo Currículo da FOUFRGS

20 AUTO AVALIAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA

21 Imagem pública da instituição nos meios de comunicação social.
Estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa.

22 ● desfragmentação do ensino ● ênfase ao papel dos professores e alunos
Estratégias - Reforma curricular: ● desfragmentação do ensino ● ênfase ao papel dos professores e alunos ● novos conceitos de integralidade e resolutividade ● novo olhar sobre o paciente (paciente-objeto paciente- sujeito) * Reforma Sanitária Brasileira

23 “ Em função de tal mudança curricular, com tal amplitude e profundidade a faculdade necessita constituir-se como unidade prestadora de serviços e como centro de educação permanente cujo eixo é a integralidade da atenção, a resolutividade das necessidades sentidas na população com garantia de acessibilidade universal aos serviços oferecidos.”

24 - Integração da FOUFRGS ao SUS
Objetivo Geral: - Integração da FOUFRGS ao SUS - Medidas na dimensão educacional a) cursos de graduação em odontologia b) cursos técnicos em odontologia c) cursos de pós-graduação em odontologia

25 Módulo de serviço: - instalado ao final do mês de abril de 1982, no bairro agronomia. - ligado ao centro de pesquisas de odontologia social - objetivo: colocar em prática princípios de simplificação e racionalização do trabalho odontológico; prestação de serviços à docência, dentro de um trabalho educativo e preventivo.

26 Revista da faculdade: - lançada em 1956, ocorrendo interrupção até 1960. Objetivo: proporcionar um veículo de publicação permanente da produção científica do corpo da faculdade.

27 Participação na vida associativa:
- caracterizou-se sempre por intensa e continuada participação integrada com as atividades da classe odontológica, principalmente com: ABO - CRO - SOERGS - há o apoio da faculdade aos órgãos governamentais em todos os níveis nos programas de saúde bucal que patrocinam; - essas participações envolvem a interação de espaço, instalações e equipamentos; mas substancialmente a colaboração do corpo docente e discente nos mais variados eventos.

28 As políticas de pessoal, de carreira, do corpo docente e do corpo técnico- científico – administrativo, de aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e condições de trabalho.

29 CORPO DOCENTE: Atualmente o Corpo docente da Faculdade de Odontologia é composto por 76 professores distribuídos em três Departamentos: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CONSERVADORA (DOC) DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ORTOPEDIA (DCO) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PREVENTIVA E SOCIAL (DOPS)

30 O que vem sendo feito na FOUFRGS em 2006?

31 Início da atividades do Doutorado em Clínica Odontológica com 17 alunos- 4 de abril
Capacitação para o desenvolvimento de Diretrizes Clínicas- 9,10 e 11 de maio Ufrgs Portas Abertas, faculdade visitada por estudantes secundaristas de todo estado

32 Núcleo de Educação Permanente em Saúde: evento realizado na FACODONTO- 20 de junho
Biblioteca da faculdade de Odontologia comemora 45 anos, integra o sistema de bibliotecas da Ufrgs desde 1972 Sistema de avaliação do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Odontologia, Mudança da Sub Estação de Energia Elétrica da Faculdade de Odontologia :

33 Curso de Fonoaudiologia
Proibição de fumo na faculdade, Constituição do corpo docente da disciplina de Clínica Odontológica 15 anos do Programa de Pós-Graduação Estudo arquitetônico do Hospital Odontológico

34 Aniversário de 108 anos da faculdade
Inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas no dia objetivando “Instituição como centro formador de recursos humanos, cuja contribuição para melhoria da qualidade do atendimento não deverá ser apenas o âmbito dos serviços, mas principalmente na formação dos recursos humanos”.

35 O que é o CEO?

36 São unidades de saúde, participantes do Cadastro nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo , os seguintes serviços: • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca. •  Periodontia especializada •  Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros •  Endodontia •  Atendimento a portadores de necessidades especiais

37 O CEO não é atenção básica, e sim atenção especializada.
Registro no sistema de informação da atenção básica (SIAB). O CEO não é atenção básica, e sim atenção especializada.

38 O que prevê um CEO?

39 A existência de um programa de saúde bucal que ofereça a população um excelente atendimento, através de profissionais qualificados e infra-estrutura que apresente recursos às especialidades odontológicas oferecidas e espaço físico adequado para uma prática odontológica satisfatória e de acordo com os preceitos do SUS - Universalidade, Equidade, Integralidade.


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