A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
El Niño & La Niña Prof. Jackson Bitencourt Agosto 2010

2 El Niño – Oscilação Sul Componente Oceânica Componente Atmosférica El Niño ou Oscilação Sul (ENSO) é um fenômeno de interação oceano-atmosfera, associado às alterações dos padrões normais da temperatura da superfície do oceano e dos ventos alísios na região do Pacífico Equatorial, entre a Costa do Peru e a Austrália.

3

4

5 El Niño – Oscilação Sul Aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental. Duração típica de 12 a 18 meses. Reaparece normalmente em intervalos de 2 a 7 anos. Inicia no começo do ano. Atinge a máxima intensidade durante Dezembro do mesmo ano (e Janeiro do ano seguinte). Enfraquece na metade do segundo ano.

6 Como funciona a atmosfera durante uma situação normal?
Imagine um piscina (obviamente com água dentro), num dia ensolarado. Coloque numa das bordas da piscina um grande ventilador, de modo que este seja da largura da piscina e ligue-o. O vento irá gerar turbulência na água da piscina. Com o passar do tempo, você observará um represamento da água no lado da piscina oposto ao ventilador e até um desnível, ou seja, o nível da água próximo ao ventilador será menor que do lado oposto a ele, e isto ocorre pois o vento está "empurrando" as águas quentes superficiais para o outro lado, expondo águas mais frias das partes mais profundas da piscina.

7 E durante uma situação de El Niño?
Desligue o ventilador, ou coloque-o em potência mínima. Agora, o arrasto que o vento estava provocando na água da piscina irá desaparecer ou diminuir. As águas do lado oposto ao ventilador irão então refluir para que o mesmo nível seja observado em toda a piscina. O Sol continuará aquecendo a piscina e as águas deverão, teoricamente, estar aquecidas igualmente em todos os pontos da piscina.

8 Em condições normais... Uma camada de água quente (≈28ºC) com cerca de 100m de espessura é normalmente mantida a Oeste do Pacífico.

9 Sem El Niño , há forte movimento ascendente (de ar úmido e quente) e baixa pressão atmosférica (favorecendo a formação de nuvens e chuva) na região da Indonésia e setores norte/nordeste da Austrália Enquanto que há movimento descendente (de ar seco e frio) e alta pressão atmosférica (inibindo a formação de nuvens e chuva) no Pacífico Leste, principalmente na costa Oeste da América do Sul.

10 Em situação de El Niño... Com o surgimento das águas quentes no Pacífico Central, os ventos alísios perdem intensidade, podendo até inverter de direção em algumas regiões do Pacífico Equatorial.

11 A diferença do nível do oceano entre a parte Leste e Oeste diminui e a camada de água quente, que se encontra no Pacífico oeste, desloca-se para Leste, atingindo a costa do Peru. Com a alteração no regime dos ventos, as nuvens que normalmente produzem chuvas na parte Oeste do oceano Pacífico (Indonésia) deslocam-se para Leste, para o Pacífico Central e, posteriormente para a costa Oeste da América do Sul, trazendo chuvas para esta região.

12

13 Em situação de La Niña... Como o El Niño, a La Niña começa a desenvolver-se no início do ano, atinge a sua intensidade máxima no final desse ano e dissipa-se em meados do ano seguinte. La Niña apresenta uma maior variabilidade de impactos, enquanto que o El Niño apresenta um padrão mais consistente.

14

15 Síntese... Em anos de “El Niño”, os ventos alísios ficam enfraquecidos havendo acúmulo de águas mais quentes no setor centro-leste do Pacífico gerando aumento dos movimentos ascendentes do ar e, conseqüentemente, maior formação de nuvens e chuvas sobre a região Em anos de “La Niña” o fenômeno é inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias

16 e) Nenhuma das afirmações anteriores está correta.
(PUC-RIO) O aumento da temperatura média do oceano Pacífico, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, entre a América do Sul e a Oceania, apresentado como uma mancha na gravura anterior, é um velho fenômeno reconhecido por navegadores europeus e pelo povo inca, desde o século XVI, mas que só passou a ser estudado a partir do final do século XX. Sobre esse fenômeno, é CORRETO afirmar que se trata do(a): a) El Niño, que se forma nos meses de inverno no hemisfério sul do planeta, acarretando chuvas desenfreadas em algumas regiões do planeta e secas em outras; b) La Niña, que ocorre no verão e provoca veranicos na costa ocidental da América do Norte e ressacas violentas na América do Sul; c) El Niño, que provoca chuvas intensas no litoral ocidental da América do Sul, seca no Nordeste e enchentes no Sul brasileiro; d) La Niña, que é um evento frio que promove estiagem no Sul e chuvas no Nordeste do Brasil; e) Nenhuma das afirmações anteriores está correta.


Carregar ppt "SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google