A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINAS: TURISMO RURAL I e TURISMO RURAL II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINAS: TURISMO RURAL I e TURISMO RURAL II"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINAS: TURISMO RURAL I e TURISMO RURAL II
PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ

2 Informações gerais Formação Acadêmica – Licenciatura e bacharelado em geografia (UNESP), mestrado e doutorado em arqueologia (USP); 2004/05 – Pós-doutorado na USC – Espanha (A revalorização e o uso do patrimônio arqueológico como desenvolvimento do turismo rural e cultural na Galícia); 2006 – ingresso e aprovação de projeto de pesquisa junto ao CNPq e FAPESP(O turismo no meio rural como alternativa de desenvolvimento local no Pontal do Paranapanema); 2007 – Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo no Espaço Rural (GEPTER) – cadastrado no CNPq; - coordenação Executiva – indicação; 2008 – coordenação executiva eleita; 2009 – Aprovada no regime RDIDP; Organização e Realização do VII CBTR – Congresso Brasileiro de Turismo Rural; 2011 – Orientadora de Turma – Pedagogia, - Criação do Laboratório de Turismo e Arqueologia; - Ingresso como docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente (Geografia do Turismo); 2012 – Projeto PET Turismo (Programa de Educação Tutorial); término da gestão da coordenação executiva (2009/2013), em 12/03/13; -aulas na graduação e na pós-graduação, - pesquisa (O turismo, políticas e dinâmicas no meio rural: uma contribuição ao desenvolvimento local do Assentamento Porto Maria/Rosana/SP), - extensão, PET, Pedagogia; - Organização e Realização do VIII CBTR – Congresso Brasileiro de Turismo Rural e I Colóquio Internacional de Pesquisa e Práticas em Turismo no Espaço Rural;

3 PLANOS DE ENSINO 1º SEM. – 2013

4 Atividades Práticas: Assentamentos rurais do Município de Rosana (08/05/13); Viagem ao Hotel Fazenda Campo Belo (Município de Alvarez Machado e ao Terra Parque Hotel Fazenda (Município de Pirapózinho) região de Presidente Prudente (29/05/13); Viagem a São Paulo/Itu - fazendas Históricas Paulistas (junho???),.

5 ATIVIDADE PRÁTICA Em uma lauda, identificada com o nome, com base nos seus conhecimentos, responda: 1 – O que é Turismo Rural? 2 – O que é Turismo no Espaço Rural? 3 – Podemos diferenciá-los de que maneira?

6 Turismo Rural (TR)/Turismo no Espaço Rural (TER)
Atividade de turismo no espaço rural relacionadas ou não a tradição rural TER TR Atividade relacionada a tradição rural

7 PANORAMA DO TURISMO RURAL BRASILEIRO (IDESTUR – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural)
A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que: O turismo rural seja um segmento com grande potencial; Calcula-se que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para esse segmento; . A mesma fonte indica que o turismo rural apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%, o que denota uma nova tendência global, uma vez que o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim o protagonista que efetivamente vivencia experiências únicas;

8 De maneira geral, Desde os anos 50 as atividades turísticas rurais são consideradas estratégias de desenvolvimento local em muitos países ao norte e centro da Europa; Isso ocorreu a partir dos anos 70, nos Estados Unidos e em países do sul da Europa, na década de 80 na América Latina e dos anos 90 até hoje no Japão e em alguns países do continente africano e da Oceania; No Brasil, esse é o segmento que mais cresce, cerca de 30% ao ano; Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, só a atividade eqüestre movimenta 21 milhões de turistas ao ano e esta, segundo os indicadores paulistas de turismo rural, representa somente 4,9% dos do turismo rural.

9 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Mas, o que exatamente é o turismo rural? O que significa essa atividade para um turista que quer fugir da velocidade urbana? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

10 Segundo a conceituação do Ministério do Turismo do Brasil,
"turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade."

11 O Brasil, mundialmente, encontra-se na quarta posição quanto ao desenvolvimento da atividade do turismo rural, superado apenas pela Espanha, Portugal e Argentina, respectivamente. São Paulo é o maior destino de turismo rural no Brasil, com aproximadamente 122 municípios que possuem produtos rurais em crescimento nos últimos anos, porém novos destinos apresentam-se com destaque pelo empreendedorismo, como é o caso do Rio Grande do Norte e do Piauí.

12 No Brasil, a atividade começou a ser desenvolvida há aproximadamente 20 anos;
O turismo rural nacional encontra-se em fase de amadurecimento, pois muitos empreendimentos que surgiram na fase de motivação e desenvolvimento setorial não se mantiveram no mercado; A atividade encontra-se em um novo estágio de existência, que pode ser denominado como a fase de consolidação empresarial da atividade, pois a grande maioria dos empreendimentos já ultrapassou a fase de maior risco de mortalidade dos negócios, ou seja, os cinco primeiros anos de atividade; A atividade empresarial está de acordo com as diretrizes brasileiras de turismo rural que reconhecem a atividade como “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.”

13 Aspectos positivos da atividade

14 Aspectos negativos da atividade

15 Experiências ofertadas pelos empreendimentos

16 Considerações: A ampla extensão territorial das áreas rurais brasileiras com riqueza de recursos naturais, somadas à enorme diversidade cultural do povo brasileiro, possibilita o desenvolvimento de inúmeros atrativos rurais; Aliando-se essas características à crescente demanda dos turistas em busca do maior contato com a natureza, de vivenciar novas experiências ou reencontrar suas raízes na vida do campo e nas lembranças escondidas do passado, pode-se confirmar as boas perspectivas e o potencial de crescimento do turismo rural no País.

17 O Turismo Rural é uma ótima oportunidade a atividade turística para as pequenas propriedades rurais, que poderão agregar valores sócio- econômico-culturais, visto que essa atividade não exige uma economia de escala, devendo-se considerar também que a visão empreendedora, a criatividade, o empenho familiar e o desejo de sobrevivência com dignidade no campo superam as dificuldades iniciais de qualquer novo negócio; No desenvolvimento sustentável dessa atividade relativamente nova, nota-se a necessidade de planejamento sistemático e coordenação de ações integradas, envolvendo entidades e instituições que possam contribuir para a profissionalização do turismo rural brasileiro.

18 De maneira geral, desde os anos 50 as atividades turísticas rurais são consideradas estratégias de desenvolvimento local em muitos países ao redor do mundo. Atualmente, o Brasil encontra-se no quarto lugar do ranking mundial de oferta de destinos turísticos rurais, tendo a sua frente os precursores da atividade que são Espanha, Portugal e Argentina; Como é sabido, reconhecem-se algumas modalidades de turismo específicas de alguns países, como a Nova Zelândia – para grandes aventuras, o Peru – passeios de selva e base comunitária, o Caribe – boas praias, havendo diversos ícones para outros passeios, como de montanha, esqui, pesca, eventos. No entanto, não existe no imaginário coletivo nenhum país em especial reconhecido como destino de turismo rural, possibilitando uma oportunidade de negócio e marketing que o Brasil pode preencher.

19 Atividade individual para debater e entregar na próxima aula (20/03/2013)
Texto: Diagnóstico de Turismo Rural no Brasil: Um conceito em construção – IICA, 2009

20 Obrigada!


Carregar ppt "DISCIPLINAS: TURISMO RURAL I e TURISMO RURAL II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google