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Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável

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Apresentação em tema: "Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Tendências globais Contexto histórico - WSSD Responsabilidade corporativa Responsabilidade ambiental corporativa Responsabilidade social corporativa Diálogo de múltiplas partes Risco corporativo Conclusão

2 Definição de RSC «Responsabilidade Social Corporativa é o compromisso das empresas em contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando com seus funcionários e suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida.» RSC inclui: direitos humanos, direitos trabalhistas, proteção ambiental, relações com os fornecedores e o monitoramento dos direitos dos stakeholders.

3 Limites da RSC Para muitas empresas, definir os limites da RSC ainda é o problema mais difícil a ser resolvido. É esta questão que geralmente ocupa o cerne de qualquer debate sobre responsabilidade social corporativa.

4 A cadeia de valores de RSC
Uma segunda abordagem para auxiliar uma empresa a delinear sua atuação com RSC consiste em ‘mapear’ os problemas e os dilemas através de uma cadeia de valores ou do ciclo de vida de um produto. O gráfico abaixo toma por exemplo uma indústria manufatureira típica para ilustrar alguns dos principais desafios. Processamento das matérias primas Transporte Produção Distribuição Usuário final Trabalho infantil Discriminação Abuso de populações indígenas Envolvimento da comunidade Uso de fornecedores não habilitados Jornada de trabalho longa Abuso dos direitos sindicais Condições de trabalho: periculosidade Trabalho forçado Riscos/ documentos de identificação Corrupção Sem liberdade de expressão Preocupações com saúde e segurança Uso de ”disciplina” Propinas Contratação Sem liberdade de associação/acordo coletivo Remuneração injusta Concorrência desleal Exclusão social Questões sociais potencialmente críticas (direitos humanos, abusos contra a mão de obra, corrupção) mapeados versus atividades típicas no ciclo de vida do produto ou na cadeia de valores das atividades.

5 RSC: as empresas e a cadeia de valores
Imagem da marca & reputação Por exemplo: marcas/empresas com boa reputação atraem clientes, capital e parceiros de negócios. Melhor desempenho financeiro Por exemplo: 300 grandes empresas publicamente comprometidas com RSC saíram-se 2 ou 3 vezes melhor do que as não comprometidas, segundo avaliação de valor de mercado agregado. (1) Empresas que praticam RSC têm melhores resultados financeiros (em vendas ou rendimentos). (2) Por outro lado, a publicidade sobre um comportamento não ético diminui o valor das ações de uma empresa durante no mínimo seis meses. Maior produtividade e qualidade Por exemplo: empresas que oferecem melhores condições de trabalho ou participação dos funcionários aumentam sua produtividade e reduzem a margem de erros.

6 RSC: as empresas e a cadeia de valores
Atrair & manter funcionários Por exemplo: empresas altamente comprometidas com RSC recrutam novos funcionários mais facilmente e têm maior taxa de retenção de funcionários – reduzindo custos com recrutamento e treinamento. Melhor gestão regulamentar Por exemplo: empresas cujas práticas atendem ou vão além das exigências de regulamentação estão sujeitas a menos fiscalização. Maior nível de “confiabilidade” RSC representa bom senso em negócios

7 WBCSD/CEBDS Síntese da pesquisa + boas práticas
Lições aprendidas e mensagens ouvidas Relatórios e indicadores Sintetizar iniciativas atuais Desenvolver guia de avaliação Desenvolver guia para publicação Desenvolvido em setembro/1998

8 De Acionistas a Stakeholders
Decisões Não São Mais Tomadas Exclusivamente nas Salas da Diretoria Today, business has to make decisions in a more demanding and informed global society. Increasing competition, more domestic and international pressure to be transparent and changing societal expectations make it impossible for companies to operate without being in close contact with those around them. There has been a sharp increase in community engagement activities as they have come to realize that people or groups outside the core areas of influence can also be stakeholders. The traditional circle of stakeholders has expanded. Previously, the principal groups recognized were shareholders, employees, suppliers, customers, contractors, authorities, media, the financial and the direct community. This group has now grown to embrace a wider range of actors such as youth and religious groups, envrironmental groups, the UN and many more. Sustainable development requires more integrative understanding by business, government and citizens as we face complex new and old crisis such as global warming, population growth and the increasing gap between the rich and the poor we learn the old « solutions » do not work.

9 Quem são os Stakeholders?
Stakeholders são indivíduos, pessoas ou instituições que são ou podem vir a ser afetados pelas atividades de determinado grupo. Do mesmo modo, também são stakeholders os indivíduos que podem influenciar as atividades daquele grupo. Qualquer indivíduo ou grupo que está ligado a ou tem algum interesse na organização e em seu desempenho. Ou seja, quem sofre qualquer impacto de uma organização e/ou causa qualquer grau de impacto na organização. = Your representation should mirror the society where you are. Identification is fairly straightforward for groups that you are familiar with. However, your goal should be to have representation from groups and people beyond the ones you know and to include those whom you should know. Our dialogues strive to bring in a wide variety of highly credible persons and groups that represent the interests of their constituencies and that can add to the discussions. We do not attempt to bring in stakeholders from every possible stakeholder constituency. Focus on quality, not on quantity: participants should be invited on the basis of their credibility and ability to be thought provoking However, we do strive to have representation from all major groups that can have a major influence in the debate. The best way to ensure that effective dialogue does not take place is by leaving out some of the critical stakeholders. Definindo o cenário

10 Stakeholders Shareholders Stakeholders (G.I.) ONGs Acionistas Donos
Associação de moradores Igreja Legisladores Empregados Fornecedores Consumidores

11 Essência da RSC Reconhecer a importância do diálogo com as partes interessadas Questões cruciais Com quem ? Por que? Diálogo não é fácil como pode parecer Identificação das G.I. é função de: legitimidade; contribuição / influência e resultados.

12 Rumo à RSC

13 Na Tela do Radar - Tendências/Desafios Futuros
Melhor atendimento a fornecedores/clientes Direitos humanos continuarão a receber mais atenção e visibilidade Questões éticas Reconhecimento da Diretoria/CEO Governança Corporativa Religião no ambiente de trabalho Menor controle superior

14 Na Tela do Radar - Tendências/Desafios Futuros
8. Maior transparência e maior número de informações disponibilizadas 9. Códigos & padrões externos: global compact, GRI, Sullivan, SA8000 10. Rótulos nos produtos: “sem mão-de-obra infantil” 11. Interesse da mídia e publicidade: boa imagem na imprensa 12. Mais pressões dos grandes investidores 13. Diferentes expectativas dos stakeholders

15 Pesquisa Empresarial do Banco Mundial: a prática da Responsabilidade Social Corporativa - RSC
Políticas de RSC aprovadas pelo Conselho das empresas Gestão Ambiental Direitos Trabalhistas Corrupção Direitos Humanos Saúde da Comunidade Direitos de Propriedade/Terra Pesquisa realizada em Outubro / 2003 Porcentagem de entrevistados

16 Pesquisa Empresarial do Banco Mundial Porcentagem de entrevistados
Atuação das multinacionais em questões comunitárias específicas Educação e treinamento Saúde comunidade Meio Ambiente Reg. Erradicação Pobreza Padrões trabalhistas /locais/nacionais Dir. humanos e civis Pop. Nativas e dir.propriedade/terra Desenvolvimento Regional Outros Porcentagem de entrevistados Pesquisa realizada em out./2003

17 Responsabilidade Social Corporativa
Ações associados CEBDS na Comunidade Projetos de capacitação e reciclagem profissional – comunidades carentes. Patrocínio - programas educativos, rede de TV nacional. Patrocínio a projetos culturais – literatura, artes plásticas, música – e educativos. Atividades educativas junto à rede de ensino formal. Criação e manutenção de Unidades de Conservação Ambiental. Projetos agrícolas comunitários (práticas de preservação ambiental/geração de excedente) Recuperação de áreas degradadas, saneamento básico. (parceria com entidades governamentais)

18 Responsabilidade Social Corporativa
Nestlé Programa de educação alimentar NUTRIR – crianças entre 5 e 14 anos e suas famílias; 710 funcionários voluntários, abono de 8h mensais; 6.500 funcionários doam parte do salário / empresa quantia idêntica. Programa de Saúde Comunitária – Hospital Albert Einstein, SP – habitantes; tratamento de má nutrição na infância, deficiência de vitamina A e parasitas intestinais. Assistência técnica e social / Universidade de Viçosa, MG até 1998, pequenos fazendeiros e suas famílias; aumento de 250% na produtividade de seus plantios.

19 Holcim Indicadores Sociais

20 Indicadores Sociais Usiminas


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