A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL"— Transcrição da apresentação:

1 PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

2 O ARTIGO E O SUBSTANTIVO
CONCEITUAÇÃO O ARTIGO E O SUBSTANTIVO Artigo é a palavra que antecede o substantivo, definindo-o ou indefinindo-o. Numeral é a palavra que expressa quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa determinada sequência. CLASSIFICAÇAO DOS ARTIGOS Definidos: o, a, os, as, quando definem o substantivo, indicando que se trata de um ser conhecido ou que já foi mencionado antes, ou que é objeto de um conhecimento ou experiência: EX: A cidade amanheceu em festa. Indefinidos: um, uma, uns, umas, quando indefinem o substantivo, indicando um ser qualquer entre vários de mesma espécie e ao qual ainda não se fez menção: Há um homem na sala de espera querendo falar com você.

3 CLASSIFICAÇÃO DOS NUMERAIS
Cardinais: designam uma quantidade de seres: Ex: Nessa carteira só há duas notas de cinco reais. Ordinais: indicam série, ordem, posição: A primeira proposta foi aceita pela maioria dos alunos. Multiplicativos: expressam aumento proporcional a um múltiplo da unidade: Comprou na feira o dobro de livros que pretendia. Fracionários: denotam diminuição proporcional a divisões (frações) da unidade: Coube a ela um terço da herança dos avós.

4 FUNÇÃO SINTÁTICA DO ARTIGO E DO NUMERAL
O artigo, definido ou indefinido, exerce na oração a função sintática de adjunto adnominal: Ex: O Amazonas é um grande rio. O numeral, por sua vez, tem mais de uma função sintática. Para saber qual é ela, precisamos observar se, na oração, seu papel é de adjetivo ou substantivo. No primeiro caso, o numeral assume a função sintática de adjunto adnominal; no segundo caso, ele desempenha a função sintática própria do substantivo, ou seja, de núcleo de um sujeito, de um objeto direto, de um objeto indireto, etc. Observe: Alugamos cinco fitas de vídeo (obj. direto / adj. adn.), mas só assistimos a duas (obj. indireto / núcleo).

5 LEITURA OU ESCRITA DOS NUMERAIS
ALGARISMO OU NUMERAL? Em textos, sempre que possível, devem ser empregados os numerais. Entretanto, números de telefone, data, dados estatísticos e outros costumam ser escritos em algarismos. LEITURA OU ESCRITA DOS NUMERAIS cardinais: coloca-se a conjunção e após as centenas a após as dezenas: Ex: Paguei mil trezentos e trinta e quatro reais pelo computador. ordinais:os inferiores a 2000 são lidos ou escritos como ordinais: Ela é a milésima octingentésima qüinquagésima sexta classificada. os superiores a 2000 são lidos de forma mista, o primeiro algarismo como cardinal e os demais como ordinais: Sou o dois milésimo centésimo primeiro classificado.

6 PARA QUE SERVEM OS ARTIGOS?
Os artigos não são apenas meros acompanhantes dos substantivos. Quase sempre, a presença ou a ausência de artigo assume um papel decisivo na precisão do sentido que se pretende dar a um texto. O artigo pode, por exemplo, particularizar ou generalizar, como: Ex: Gostaria de ter um filho novamente / Gostaria de ter o filho novamente Pode se referir à parte ou ao todo, como: A comissão foi formada por moradores de rua (alguns) / A comissão foi formada pelos moradores da rua (todo).

7 FIM! “Eu concordo plenamento com você professor”
Graduandos (as) amigos (as)? ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA AULA DE HOJE! “Eu concordo plenamento com você professor” FIM!


Carregar ppt "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google