A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 6 O SUBSTANTIVO E O ADJETIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 6 O SUBSTANTIVO E O ADJETIVO"— Transcrição da apresentação:

1 PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 6 O SUBSTANTIVO E O ADJETIVO
PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

2 IMAGEM DO SATÉLITE GEOEYE (OLHOS PARA TERRA)
“NUNCA FOI TÃO FÁCIL VER O CIMITÉRIO DE ALEGE, INCLUSIVE A CAPELA MOUTUÁRIA E O TÚMULO DO VOVÔ E FAMÍLIA” Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos Capela Mortuária de Alegre Caminhão de leite do Quelinho Capela Mortuária de Alegre Caminhão de leite do Quelinho COMPOSIÇÃO NORMAL (BANDAS ESPECTRAIS AZUL, VERDE E VERMELHO) COMPOSIÇÃO EM FALSA-COR (BANDAS ESPECTRAIS VERDE, VERMELHO E INFRA-VERMELHO PRÓXIMO)

3 CLASSIFICAÇAO DO SUBSTANTIVO
CONCEITUAÇÃO O SUBSTANTIVO Substantivos são palavras que designam seres – visíveis ou não, animados ou não –, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. CLASSIFICAÇAO DO SUBSTANTIVO Comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo: açúcar, bolo. Próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentre da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula: Japão, Campinas. Concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir: lápis, gato. Abstratos: nomeiam ações, qualidades, estados, sentimentos, isto é, seres que só existem em outros ou a partir de existência de outros seres: ensino, bravura, pobreza. Coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma espécie: multidão, antologia.

4 CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO QUANTO À FORMAÇÃO
Quanto à formação, os substantivos classificam-se em: primitivos: são aqueles que dão origem a outras palavras: livro, pedra; derivados: são aqueles que se originam de outras palavras: livraria, pedregulho; simples: são formados por apenas uma palavra: terra, homem; composto: são os formados por mais de uma palavra: beija-flor, lobisomem. SEXO E GÊNERO Não se deve confundir sexo com gênero, pelas seguintes razões: O gênero diz a todos os substantivos de nossa língua, quer se refiram a seres animais providos de sexo, quer designem apenas “coisas”: o gato/ a gata; o banco, a casa. Mesmo substantivos referentes a animais ou pessoas apresentam, muitas vezes, discrepância entre gênero e sexo: cobra é sempre feminino; cônjuge é sempre masculino.

5 NÚMERO DO SUBSTANTIVO SIMPLES
GÊNERO DO SUBSTANTIVO A flexão de gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou pelo acréscimo da desinência -a: lobo – loba mestre – mestra autor – autora Exceções: avô – avó; órfão – órfã; leão – leoa; valentão – valentona. NÚMERO DO SUBSTANTIVO SIMPLES O plural dos substantivos simples se faz pelo acréscimo da desinência -s: peixe – peixes Há, entretanto, alguns substantivos simples que fazem o plural de outras maneiras, dependendo de suas terminações. Por exemplo: os substantivos terminados em -r, -s ou -z fazem o plural acrescentando-se -es: açúcar – açucares mês – meses vez – vezes os substantivos terminados em -l fazem geralmente o plural substituindo-se o -l por -is: canal – canais lençol – lençóis

6 PLURAL DOS SUSBSTANTIVOS COMPOSTOS
Pluralizam-se as palavras variáveis (substantivo e adjetivo) e não se pluralizam as invariáveis (verbos, advérbios e interjeições) que compõem o substantivo composto: tenentes-coronéis pequenos-burgueses subst subst adj subst. Pode-se pluralizar apenas o primeiro substantivo se o segundo funcionar como especificador, com ou sem o auxilio de preposição: pés-de-cabra pombos-correio Nos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopéias, pluraliza-se o segundo elemento: corre-corres tico-ticos Não se pluraliza o adjetivo contraído grã (o): grão-duques grã-cruzes Nos nomes dos dias da semana pluralizam-se os dois elementos: terças-feiras quartas-feiras

7 GRAU DO SUBSTANTIVO Nos substantivos, a idéia de aumento ou diminuição das proporções se expressa por meio de adjetivos ou de sufixos: homem grande (enorme, imenso); homenzarrão homem pequeno (miúdo); homenzinho As idéias de grandeza e pequenez emprestam às vezes aos substantivos um valor pejorativo ou depreciativo: cabeçorra, politicão, livreco; outras vezes, simpatia, afeição: filhinha, benzinho.

8 O ADJETIVO COMPOSIÇÃO EM FALSA-COR COMPOSIÇÃO NORMAL
(BANDAS ESPECTRAIS AZUL, VERDE E VERMELHO) COMPOSIÇÃO EM FALSA-COR (BANDAS ESPECTRAIS VERDE, VERMELHO E INFRA-VERMELHO PRÓXIMO) Quais as cores que compõem a COMPOSIÇÃO NORMAL da imagem GEOEYE? 2) Quais as cores que compõem a COMPOSIÇÃO EM FALSA-COR da imagem GEOEYE? Adjetivo é a palavra que caracteriza os seres. Refere-se sempre a um substantivo explicito ou subentendido na frase, com o qual concorda em gênero e número.

9 O ADJETIVO GÊNERO DO ADJETIVO
QUANTO À FORMAÇÃO, os adjetivos podem ser primitivos (estreito, liso), derivados (brasileiro, louvável), simples (querido, perigoso) e compostos (científico-literário, azul-marinho). GÊNERO DO ADJETIVO Os adjetivos formam o feminino quase sempre do mesmo modo que os substantivos, isto é, por meio da troca da vogal o por a ou do acréscimo de a no final da palavra: homem magro – mulher magra Alguns adjetivos, porém, tem uma só forma para masculino e para o feminino: exercício fácil – questão fácil Os adjetivos compostos formam o feminino variando apenas o segundo elemento: quadro político-econômico integração político-econômica

10 NÚMERO DO ADJETIVO Os adjetivos simples formam o plural do mesmo modo que os substantivos: alimento saudável – alimentos saudáveis Os adjetivos compostos formam o plural variando apenas o segundo elemento: amizade luso-brasileira – amizades luso- brasileiras Há, entretanto, exceções: surdo-mudo: alem da flexão normal surdo-mudos, é aceitável também surdos-mudos; azul-marinho e azul-celeste são invariáveis: ternos azul-marinho, calças azul-celeste; amarelo-canário, verde-oliva, verde-mar e outros adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis: fardas verde-oliva, saias amarelo-canário.

11 GRAU DO ADJETIVO Grau é uma categoria gramatical que nos adjetivos exprime quantidade e intensidade. Os graus do adjetivo são o COMPARATIVO (quando se comparam dois elementos) e o SUPERLATIVO (quando se destaca determinada característica em relação a uma pessoa ou a um grupo). Veja o esquema relativo aos graus do adjetivo: COMPARATIVO: de igualdade: tão fácil quanto (como)... de superioridade: mais facil (do) que... de inferioridade: menos fácil (do) que... SUPERIORIDADE: relativo: de superioridade: o mais fácil de... de inferioridade: o menos fácil de... absoluto: analítico: muito (bastante, extremamente) fácil sintético: facílimo, paupérrimo, altíssimo

12 PARA QUE SERVEM OS ADJETIVOS?
GRAU DO ADJETIVO Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno formam o comparativo e o superlativo de modo especial. Observe: ADJETIVO COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE SUPERLATIVO Absoluto Relativo bom melhor ótimo o melhor mau pior péssimo o pior grande maior máximo o maior pequeno menor mínimo o menor PARA QUE SERVEM OS ADJETIVOS? Assim como os substantivos designam, organizam, distinguem e hierarquizam os seres que estão à nossa volta, ou nossos sentimentos e desejos, os adjetivos também participam dessa tarefa, modificando os substantivos, atribuindo-lhes características especificas. Desse modo, no plano da linguagem, é por meio de adjetivos que distinguimos realidades distintas como mar limpo de mar poluído; direito preservado de direito ultrajado; criança protegida de criança abandonada, etc.

13 PARA FAZER A AQUISIÇÃO DO LIVRO DO ARCGIS 9.1, CLIQUE NO LINK ABAIXO
PROFESSOR! COMO DIZ O BIAU, EU QUERO DAR UMA ESPIADINHA NA CIDADE DE ALEGRE, ES, UTILIZANDO RECURSOS DE MULTIMÍDIA TRIDIMENSIONAL. LOGO VOCÊ NÃO PODERIA ME ENSINAR A TRABALHAR COM IMAGENS 3D? PRÁTICA DE HOJE COMPOSIÇÃO COLORIDA DE IMAGENS DE SATÉLITE; VIZUALIZAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA RESOLUÇÃO DA CIDADE DE ALEGRE; ELABORAÇÃO DE UM VÍDEO (VOÔ SOBRE A CIDADE DE ALEGRE); VISUALIZAÇÃO DE OUTROS VÍDEOS REALIZADOS SOBRE O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Professor! GRADUANDO AMIGO! Com toda certeza. Então vamos iniciar a prática utilizando conceitos mostrados no meu livro intitulado ArcGIS 9.1 Total: Aplicações para Dados Espaciais Professor! Tem como você sortear um dos seus livros para nós? PARA FAZER A AQUISIÇÃO DO LIVRO DO ARCGIS 9.1, CLIQUE NO LINK ABAIXO FIM! (MUNDO DA GEOMÁTICA)

14 FIM! QUAIS SÃO AS ETAPAS? Professor! GRADUANDO AMIGO! AS ETAPAS SÃO:
CRIAR A PASTA COM O NOME DE SUA HOME-PAGE NO WINDOWS EXPLORER; DENTRO DESTA PÁGINA CRIAR UMA SUB-PASTA DE FIGURAS; No MICROSOFT FRONTPAGE, ELABORAR SUA PÁGINA COMO SERÁ MOSTRADO PELO PROFESSOR ALEXANDRE; VISUALIZAR SUA HOME-PAGE NO NAVEGADOR MICROSOFT INTERNET EXPLORER; PUBLICAR SUA HOME-PAGE UTILIZANDO O PROGRAMA WS_FTP95 SE; AVALIAR SEU PROGRAMA NA INTERNET. Professor! GRADUANDO AMIGO! AS ETAPAS SÃO: OBS: ALÉM DA ELABORAÇÃO DE UMA HOME-PAGE PADRÃO COMO MOSTRADA ACIMA, O PROFESSOR ALEXANDRE TAMBÉM IRÁ ENSINAR A TODOS VOCÊS A ELABORAR UMA HOME-PAGE COM RECURSOS DE MULTIMÍDIA JAVA FIM! Então vamos aprender esta novidade professor.


Carregar ppt "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 6 O SUBSTANTIVO E O ADJETIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google