A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS

2 Perguntas Custo Médio por Aluno/Escola ? Custo Médio por Aluno/RPA ? Custo de uma Unidade Escolar ? Custo de um Distrito Sanitário ? Custo da Administração Geral ? Custo de pessoal em Sala de Aula ? Custo da Merenda ? Como proceder para que as respostas a estas perguntas não sejam opiniões, impressões, ou uma ‘maratona’ de coleta de dados? Recife - RPA

3 Conceitos Desafio : Apropriar menos receita pública, ou seja,
Despesa - "é o valor que se paga, ou não, para se obter receita, ou determinado bem ou serviço. " Quando é dito se paga, ou não, é porque mesmo não havendo o desembolso a despesa pode existir. Exemplos : Consumo de água, energia elétrica, aquisição mobiliário. Custos - são "gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços". Exemplos: salários de professores, material utilizado na sala de aula, manutenção das escolas, aluguel. O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores. Desafio : Apropriar menos receita pública, ou seja, diminuir os gastos preservando a mesma qualidade.

4 Institucional Portaria Municipal Nº 1336 de 23 de maio de 2005 determina : Criação de um grupo de trabalho multidisciplinar; Implantação do Sistema de Mensuração de Custos ; A Secretaria de Educação como órgão piloto para sua implantação; A data de , para implantação do Sistema de Mensuração de Custos para toda a Administração.

5 Etapa Inicial Montagem do Modelo de Negócio
Contratação de uma consultoria, com comprovada experiência em Gestão Pública (PNAFM); Reuniões periódicas do grupo de trabalho; Definição do enfoque da apuração de custo a ser adotada; Identificação dos principais insumos consumidos; Modelo que estivesse integrado a execução da despesa. Criação de um “novo estágio da despesa”; Criação de uma codificação própria para o sistema de custos; Incorporação dos principais gestores dos insumos consumidos ao grupo de trabalho e as reuniões.

6 Etapa Inicial Montagem do Modelo de Negócio
Conhecimento do processo de utilização dos principais insumos e das tecnologias utilizadas; Adequação dos sistemas a serem integrados para utilizarem, no mínimo, os Centros de Custo; Desenvolvimento e Aquisição de sistemas utilizando a nova visão; Construção de um sistema de custos integrado a Execução da Despesa; Criação de funcionalidades no sistema de custos para receber e tratar os dados gerados pelos sistemas integrados ; Elaboração de Módulos para processar controles inconsistentes.

7 Integrações Recursos Humanos Consumo (Merenda/Farmácia/Almoxarifado)
Patrimônio SOFIN - Sistema Orçamentário Financeiro Estruturais (Manutenção)

8 Estrutura O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

9 Estrutura O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

10 Etapa Intermediária Implantação do Sistema de Apropriação de Custos
Disseminação conceitual; Definição das estruturas de custos de cada unidade; Treinamento dos usuários na utilização dos sistemas; Criação de um grupo gestor para custos; Reformulação de processos e sistemas;

11 Estrutura / Telefone O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

12 Apropriação do Custo O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

13 Apropriação do Custo Telefonia
O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

14 Dificuldades Internalização da nova abordagem; Resistência a mudanças;
Elaboração das estruturas de custo; Necessidade de contínua alteração da estrutura de custos; Viabilizar diversas integrações; Decisões Administrativas.

15 Benefícios Redução de gastos (despesas); Conhecimento de processos;
Transparência; Padronização de dados.

16 Conclusão Um sistema de apuração de custos é direcionado por muitos fatores interrelacionados e de forma complexa. Estamos trilhando o caminho que busca levantar quais são os fatores que efetivamente provocam os custos, integrando as visões orçamentárias, financeiras, processuais e tecnológicas, que reflitam de forma mais precisa a realidade.

17 Obrigada !


Carregar ppt "SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google