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José Salomão Schwartzman

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Apresentação em tema: "José Salomão Schwartzman"— Transcrição da apresentação:

1 José Salomão Schwartzman

2 TRANSTORNOS globais do Desenvolvimento
José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie José Salomão Schwartzman

3 Desafio lingüístico Pervasive: Invasivo: penetrante, infiltrador
difundido, espalhado universal Invasivo: relativo à invasão tendente a invadir, hostil, agressivo que tende a se alastrar (por um organismo, terreno etc.) José Salomão Schwartzman

4 Desafio lingüístico Pervasive: Global penetrante, infiltrador
difundido, espalhado universal Global que é tomado ou considerado no todo, por inteiro, que se aplica a um conjunto a que nada falta, integral, completo José Salomão Schwartzman

5 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA PERVASIVE DISORDERS
DSM-III-R (APA, 1989) DSM-IV (APA, 1991) distúrbios abrangentes do desenvolvimento DSM-IV-TR (APA, 1994) transtornos globais do desenvolvimento CID-10 (OMS) transtornos invasivos do desenvolvimento (1993) transtornos globais do desenvolvimento (2000) José Salomão Schwartzman

6 Critérios Diagnósticos
José Salomão Schwartzman Critérios Diagnósticos CID-10 (1994) Transtornos do desenvolvimento psicológico T. específico do desenvolvimento da fala e da linguagem T. específicos do desenvolvimento das habilidades escolares T. específico do desenvolvimento motor T. específicos mistos do desenvolvimento Transtornos globais do desenvolvimento Outros T. do desenvolvimento psicológico T. do desenvolvimento psicológico não especificado

7 Critérios Diagnósticos
José Salomão Schwartzman Critérios Diagnósticos DSM-4R (2000) Transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência Retardo mental T. da aprendizagem T. das habilidades motoras T. das comunicações Transtornos globais do desenvolvimento T. de déficit de atenção e disruptivos T. de alimentação da primeira infância T. de tique T. de excreção Outros T. da infância e adolescência

8 Critérios Diagnósticos
José Salomão Schwartzman Critérios Diagnósticos CID-10 DSM-4R Autismo Infantil Autismo Atípico (psicose infantil atípica, retardo mental com características autísticas) Síndrome de Rett Outro Transtorno Desintegrativo da Infância Transtorno de Hiperatividade associado a retardo mental e movimentos estereotipados Síndrome de Asperger Outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Não Especificado. Transtorno Autista Transtorno de Rett Transtorno Desintegrativo da Infância (síndrome de Heller, demência infantil ou psicose desintegrativa) Transtorno de Asperger Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

9 interação social comportamento comunicação José Salomão Schwartzman

10 Autismo pode ser considerado distúrbio do desenvolvimento caracterizado por quadro comportamental peculiar e que envolve sempre as áreas da interação social, da comunicação e do comportamento em graus variáveis de severidade; estes quadros são, possivelmente, inespecíficos e representariam formas particulares de reação do sistema nervoso central frente a uma grande variedade de insultos que podem afetar, de forma similar, determinadas estruturas do sistema nervoso central em períodos precoces do seu desenvolvimento Schwartzman, 1997 José Salomão Schwartzman

11 Diagnóstico clínico instrumentos anamnese avaliação direta
exames complementares Avaliação neuropsicológica Questionários ASQ ABC CARS ADOS CHAT Vineland Varredura visual Outros José Salomão Schwartzman

12 Diagnóstico padrão ouro clínico multidisciplinar
José Salomão Schwartzman

13 transtornos invasivos
autismo Asperger desintegrativo TISOE Síndrome semântico- pragmática DANV José Salomão Schwartzman

14 TISOE autismo Asperger transtornos do espectro autista
José Salomão Schwartzman

15 Espectro das desordens autísticas (Lorna Wing)
inviabilidade fetal retardo grave + autismo autismo autismo alto funcionamento Asperger TID SOE José Salomão Schwartzman

16 Autismo infantil: nomenclatura
autismo primário autismo idiopático autismo secundário autismo sintomático autismo sindrômico autismo não sindrômico autismo regressivo = psicose desintegrativa? José Salomão Schwartzman

17 TGD: epídemiologia incidência de 4 a 5: (1:1000?) (1:350??) (160!!!) ocorrência em irmãos estimada em 2%-3% (4,5%!) : 50 a 100 vezes maior do que na população geral José Salomão Schwartzman

18 Padrão peculiar do desenvolvimento encefálico em crianças com desordem autística (Courchesne et al., Neurology 2001) estudados 60 meninos autistas e 52 controles (idades entre 2 e 16 anos) o perímetro cefálico mostrava-se normal ao nascimento nas crianças autistas entre 2 e 4 anos, 90% dos meninos autistas apresentavam volume cerebral acima da média, e 37% preenchiam o critério para diagnóstico de macrocrania hiperplasia foi observada na substância cinzenta e branca autistas mais velhos não apresentavam esta alteração José Salomão Schwartzman

19 Autismo e cerebelo em 1985, Courchesne descreveu alterações cerebelares como uma característica comum do autismo infantil Uma década mais tarde, resultados de 16 autópsias e de estudos por ressonância nuclear magnética realizados em nove laboratórios (240 casos) confirmaram a presença de anormalidades cerebelares José Salomão Schwartzman

20 Autismo e cerebelo as alterações estão presentes desde a infância e muito provavelmente têm início no período pré ou perinatal hipoplasia ou hiperplasia do vermis cerebelar outras alterações descritas redução de volume do lobo parietal redução no tamanho da região do corpo caloso onde se concentram fibras de neurônios parietais José Salomão Schwartzman

21 vermis cerebelar

22 José Salomão Schwartzman

23 José Salomão Schwartzman
autista hiperplasia normal hipoplasia modificado de Courchesne et al. (1994) José Salomão Schwartzman

24 cerebelo IV ventrículo ventrículo lateral corpo amigdalóide
José Salomão Schwartzman

25 Autismo e corpo amigdalóide
disfunções que têm sido descritas em indivíduos com lesões do corpo amigdalóide: prejuízos no reconhecimento de determinadas expressões emocionais faciais, particularmente o medo prejuízos na memória para reconhecer faces dificuldades na identificação da direção do olhar José Salomão Schwartzman

26 Evidências neuroanatômicas e comportamentais do envolvimento da amígdala no autismo (Howard et al., 2000) foram estudados (RMf) 10 homens com autismo de alto rendimento com idades variando entre 15,8 e 40,3 anos e 10 controles adequadamente pareados aplicados testes de percepção social: os autistas fizeram mais erros do que os controles: no reconhecimento de faces expressando medo na percepção da direção do olhar em tarefa de memória de reconhecimento de faces José Salomão Schwartzman

27 José Salomão Schwartzman

28 Tgd comorbidades deficiência mental epilepsia síndrome do X-frágil
síndrome de West síndrome do X-frágil síndrome fetal alcoólica síndrome de Down síndrome de Cornélia de Lange esclerose tuberosa síndrome de Tourette síndrome de Joubert síndrome de Williams hipomelanose de Ito neurofibromatose fenilcetonúria não tratada síndrome da rubéola congênita hidrocefalia seqüência de Moebius distrofia muscular de Duchénne Distrofia muscular de Becker amaurose de Leber deficiência auditiva síndrome de Angelman José Salomão Schwartzman

29 180 indivíduos com síndrome de Down, idades entre 5 – 19 anos
instrumento questionário ASQ 15,6% TID (ASQ) 5,58% autismo: 8 masc. e 2 fem. 10,05% TID não autismo: 9 masc., 9 fem. de 21 TID-ASQ: 14 TID–clínico de 10 não TID–ASQ: 14 não TID e 2 TID-clínico José Salomão Schwartzman

30 29 sujeitos investigados instrumento questionário ASQ
Freqüência do fenótipo autista em uma amostra de crianças e jovens com cegueira congênita (Araújo e Schwartzman, 2007) 29 sujeitos investigados instrumento questionário ASQ autismo (maior ou igual a 22 pontos): 13 (44,8%) TID (maior ou igual a 15 pontos) 02 (6,7%) estes indivíduos passarão, a seguir, pelo especialista José Salomão Schwartzman

31 percepção de faces José Salomão Schwartzman

32 José Salomão Schwartzman
SULCO INTRAPARIETAL atenção espaço-dirigida CÓRTEX AUDITIVO percepção pré-léxica da fala AMÍGDALA, ÍNSULA, SISTEMA LÍMBICO processamento emocional, resposta emocional TEMPORAL ANTERIOR identidade pessoal, nome, informações biográficas SULCO TEMPORAL SUPERIOR aspectos variáveis das faces- percepção da direção do olhar, expressão e movimentos labiais GIRO OCCIPITAL INFERIOR percepção inicial das características faciais GIRO FUSIFORME LATERAL aspectos invariáveis das faces- percepção de identidade única SISTEMA CENTRAL: ANÁLISE VISUAL MODELO DE SISTEMA NEURAL PARA A ANÁLISE VISUAL DE FACES (HAXBY ET AL., 2000 SISTEMA ADICIONAL: PROCESSAMENTO ADICIONAL EM CONJUNTO COM OUTROS SISTEMAS NEURAIS

33 localização do giro fusiforme e do giro temporal inferior.
José Salomão Schwartzman

34 José Salomão Schwartzman
grupo controle 1 grupo controle 2 grupo com autismo faces objetos giro fusiforme giro temporal inferior E D José Salomão Schwartzman

35 Rastreamento visual nos TID
José Salomão Schwartzman Rastreamento visual nos TID

36 José Salomão Schwartzman

37 José Salomão Schwartzman

38 José Salomão Schwartzman

39 controle 13 anos José Salomão Schwartzman

40 paciente com autismo 13 anos
José Salomão Schwartzman

41 controle 18 anos José Salomão Schwartzman

42 paciente com autismo 18 anos
José Salomão Schwartzman

43 José Salomão Schwartzman

44 controle 13 anos José Salomão Schwartzman

45 paciente com autismo 13 anos
José Salomão Schwartzman

46 controle 18 anos José Salomão Schwartzman

47 paciente com autismo 18 anos
José Salomão Schwartzman

48 José Salomão Schwartzman

49 controle 13 anos José Salomão Schwartzman

50 paciente com autismo 13 anos
José Salomão Schwartzman

51 José Salomão Schwartzman

52 paciente com autismo 18 anos
José Salomão Schwartzman

53 José Salomão Schwartzman

54 controle 13 anos José Salomão Schwartzman

55 paciente com autismo com 13 anos
José Salomão Schwartzman

56 controle 18 anos José Salomão Schwartzman

57 paciente com autismo 18 anos
José Salomão Schwartzman

58 estímulo: 9 figuras sociais e 3 não sociais observadas por 5 segundos
Saccadic movements using eye-tracking technology in individuals with autism spectrum disorders Mercadante, Macedo, Baptista, Paula e Schwartzman, 2006 10 pacientes com TID com idades entre 4 e 41 e grupo controle pareado por idade estímulo: 9 figuras sociais e 3 não sociais observadas por 5 segundos computados os movimentos sacádicos e as fixações José Salomão Schwartzman

59 exemplo de figura social
José Salomão Schwartzman

60 exemplo de figura não social
José Salomão Schwartzman

61 José Salomão Schwartzman
fig. Comparação de movimentos sacádicos (fig sociais 1-9 e fig não sociais 10-12) Diferença entre PDD X CTRL pic 1 a 9 Diferença no CTRL entre pic 1 a 9 e 10-12 José Salomão Schwartzman

62 estímulo inusitado José Salomão Schwartzman

63 controle José Salomão Schwartzman

64 autismo José Salomão Schwartzman

65 controle José Salomão Schwartzman

66 autismo José Salomão Schwartzman

67 movimentos sacádicos frente a estímulos inusitados
José Salomão Schwartzman

68 Neurônios espelho e autismo
José Salomão Schwartzman Neurônios espelho e autismo

69 Neurônios espelho descritos por Giaccamo Rizzolatti (1988)
“mirror neurons” na área pré-motora ventral de macacos células que disparam quando o animal realiza uma ação específica com suas mãos: empurrar, puxar, agarrar e colocar um amendoim na boca as mesmas células disparam quando o animal observa alguém (o experimentador ou outro macaco) realizar a mesma ação José Salomão Schwartzman

70 córtex pré-motor ventral em macacos
córtex pré-motor ventral em humanos José Salomão Schwartzman

71 José Salomão Schwartzman
cópias eferentes do plano motor são enviados das áreas parietais e frontais de volta para o córtex temporal superior

72 sistema límbico José Salomão Schwartzman
giro cíngulo hipocampo giro para-hipocampal hipotálamo, amigdala etc conexões entre um setor do lobo da insula (campo disgranular) com o sistema límbico, córtex parietal posterior, frontal inferior e córtex temporal superior possibilitam passar à áreas límbicas a representação da ação que processam seu conteúdo emocional

73 cheira um odor nauseante: quando o individuo sente o cheiro (vermelho)
ativação cerebral de voluntários assistindo um filme em que um indivíduo cheira um odor nauseante: quando o individuo sente o cheiro (vermelho) e quando assiste o outro sentindo o cheiro (verde) José Salomão Schwartzman

74 Neurônios espelho imitação aprendizado empatia
José Salomão Schwartzman

75 José Salomão Schwartzman
inibição das ondas mu abrindo e fechando freqüência ondas antes movimento durante movimento em crianças autistas e controles crianças autistas controles realizando movimento observando movimento José Salomão Schwartzman

76 capacidade de imitação de bebês com 2 e 3 semanas (Meltzoff, 1977)
José Salomão Schwartzman

77 Teorias psicológicas teoria psicodinâmica teoria da mente
coerência central funções executivas José Salomão Schwartzman

78 autismo: teorias psicológicas teoria da mente (mindblindness)
teste da falsa-crença (teste de Anne/Sally) de Wimmer e Perner (1983) José Salomão Schwartzman

79 autista com 9 anos de idade: o que é isto?
José Salomão Schwartzman

80 é um quadrado José Salomão Schwartzman

81 o que é isso? José Salomão Schwartzman

82 alface José Salomão Schwartzman

83 o que é isso? José Salomão Schwartzman

84 um sino José Salomão Schwartzman

85 TGD controvérsias epidemia? um marcador biológico? dietas e TID?
vacinas múltiplas e TID? AGCML e TID? TID: forma extrema de cérebro masculino? José Salomão Schwartzman

86 José Salomão Schwartzman


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