A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011."— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011

2 Probabilidade Condicional
Probabilidade condicional e teorema do produto: Probabilidade condicional – sejam dois eventos A e B com P(B)>0. A probabilidade de ocorrência do evento A, dado que o evento B ocorreu é calculada pela seguinte expressão: É a probabilidade de A dado que B ocorreu ou é a probabilidade de ocorrer A quando se sabe que o resultado pertence a B.

3 Teorema do produto Teorema do produto – temos que: , observe também
Logo o Teorema do produto é: Para eventos independentes temos:

4 Exemplos 5- Os dados, a seguir, representam o sumário de um dia de observação em um posto de qualidade, em que se avalia o peso dos pacotes de leite produzidos num laticínio. Condição de peso Tipo do leite B (B) C (C) UHT (U) Total dentro das especif. 500 4500 1500 6500 fora das especif. 30 270 50 350 530 4770 1550 6850 Retira-se, ao acaso, um pacote de leite da população de 6850 unidades. Sejam D e F os eventos que representam se o pacote retirado está dentro ou fora das especificações, respectivamente. Da mesma forma, B, C e U são eventos que representam o tipo de leite. Qual a probabilidade de o pacote de leite retirado estar fora das especificações, sabendo-se que é do tipo UHT?

5 Exemplos 6- Em uma caixa com 11 peças, quatro delas são defeituosas. São selecionadas 2 peças ao acaso, sem reposição. Obtenha a probabilidade de as duas peças serem defeituosas; Obtenha a probabilidade de ambas as peças não serem defeituosas. Eventos independentes: São jogados uma moeda e um dado. Obtenha a probabilidade de sair cara e depois um 6.

6 Probabilidade total e teorema de Bayes
Probabilidade Total - é a soma das probabilidades conjuntas sobre todos os valores possíveis. Eventos mutuamente exclusivos Probabilidade condicional

7 exemplos 1- Um piloto de fórmula 1 tem 50% de probabilidade de vencer determinada corrida, quando esta se realiza sob chuva. Caso não chova durante a corrida, sua probabilidade de vitória é de 25%. Se o serviço de meteorologia estimar em 30% a probabilidade de que chova durante a corrida, qual é a probabilidade deste piloto ganhar esta corrida? 2- Considere 3 fábricas A, B e C, que produzem um determinado produto em lotes de 100, 200 e 300 peças, respectivamente. Um lote de cada fábrica é selecionado e as peças são misturadas. Suponha que a probabilidade de se encontrar peças defeituosas em cada uma das fábricas seja respectivamente de 10%, 5% e 1%. Selecionando-se uma peça ao acaso, calcule a probabilidade dela ser defeituosa.

8 Probabilidade total e teorema de Bayes
Teorema de Bayes – está intimamente relacionado ao teorema da probabilidade total. Supõem-se as mesmas condições (eventos Ai mutuamente exclusivos e exautivos e um evento B qualquer). Basicamente, o teorema de Bayes permite obter a probabilidade de que um dos eventos Ai ocorra, sabendo-se que o evento B ocorreu.

9 Exemplos 2- Considere 3 fábricas A, B e C, que produzem um determinado produto em lotes de 100, 200 e 300 peças, respectivamente. Um lote de cada fábrica é selecionado e as peças são misturadas. Suponha que a probabilidade de se encontrar peças defeituosas em cada uma das fábricas seja respectivamente de 10%, 5% e 1%. Selecionando-se uma peça ao acaso, calcule a probabilidade de ser da fábrica A, sabendo que a peça é defeituosa. 14- Uma rede local de computadores é composta por um servidor e três clientes (A, B e C). Registros anteriores indicam que os pedidos de determinado tipo de processamento, realizados através de uma consulta, cerca de 20% vêm do cliente A, 35% do B, e 45% do C. Se o pedido não for feito de forma adequada, o processamento apresentará erro. Usualmente, ocorrem os seguintes percentuais de pedidos inadequados: 2% do cliente A, 1% do cliente B e 8% do cliente C. Defina os eventos e identifique cada uma das probabilidades dadas no enunciado; Determine a probabilidade de que o processo tenha sido pedido pelo cliente C, sabendo-se que apresentou erro; Qual a probabilidade de o sistema apresentar erro?

10 Distribuições Discretas de Probabilidade
Distribuição de Probabilidade – enumera cada valor que a variável aleatória pode assumir, ao lado de sua probabilidade. Uma distribuição de probabilidade deve satisfazer às seguintes condições: Representam frequências relativas, portanto podem ser representadas através do histograma de frequência.

11 Exercícios 1- Determine se cada uma das distribuições é de probabilidade: x 1 2 3 4 P(x) 1/2 1/4 5/4 -1 x P(x) 1 0,16 2 0,22 3 0,28 4 0,2 5 0,14 x P(x) 5 0,28 6 0,21 7 0,43 8 0,15 x 1 2 3 4 P(x) 0,09 0,36 0,49 0,06

12 Média, variância, desvio padrão e valor esperado
É possível medir a tendência central de uma distribuição de probabilidade por meio de sua média e determinar a variabilidade por meio de sua variância e de seu desvio padrão. x P(x) 1 0,16 2 0,22 3 0,28 4 0,2 5 0,14 Exemplo: Obter a média, a variância e o desvio padrão da distribuição de probabilidade ao lado. X= dias de chuva; P(x)= probabilidade de chover.

13 Distribuição Binomial
Há muitos experimentos probabilísticos para os quais a conclusão de cada tentativa pode ser reduzida a dois resultados: sucesso ou fracasso. Quando um jogador de basquete tenta um lançamento livre, por exemplo, das duas, uma: ou ele faz a cesta ou não. Experimentos probabilísticos como esse são chamados de binomiais. n= número de vezes que uma tentativa é repetida; p=P(S)= probabilidade de sucesso em uma única tentativa; q=P(F)= probabilidade de fracasso em uma única tentativa; x= a variável aleatória representa a contagem do número de sucessos em n tentativas. X= 1, 2, 3, ..., n. (conta o número de tentativas com sucesso).

14 Exemplo 1- Qual a probabilidade de 3 caras em 5 lançamentos de uma moeda honesta? 2- Se a probabilidade de atingir um alvo num único disparo é 0,3, qual é a probabilidade de que em 4 disparos o alvo seja atingido no mínimo 3 vezes? 3- Um inspetor de qualidade extrai uma amostra de 10 tubos aleatoriamente de uma carga muito grande de tubos que se sabe que contém 20% de tubos defeituosos. Qual é a probabilidade de que não mais do que 2 dos tubos extraídos sejam defeituosos?

15 Média, variância e desvio padrão
1- No Sul do Brasil, 38% dos dias são ensolarados. Obtenha a média, a variância e o desvio padrão para o número de dias ensolarados durante o mês de junho (30 dias). 2- Minha filha convidou para seu aniversário 20 amigas da escola. Sabe-se que cada amiga virá com probabilidade 60% e independente das demais. Preparamos lembrancinhas em quantidade igual a 25% a mais do que o valor esperado do número de amigas que comparecerão. Qual a probabilidade de faltarem lembrancinhas?

16 Distribuição Normal de Probabilidade
É considerada a distribuição contínua de probabilidade mais importante em estatística. Seu gráfico é chamado de curva normal e é simétrico em torno da média. Exemplo: calcular

17 Distribuição Normal de Probabilidade
2) A média dos diâmetros internos de uma amostra de 200 arruelas produzidas por certa máquina é de 1,3 cm e desvio padrão 0,002 cm. A finalidade para qual estas arruelas são fabricadas permite a tolerância máxima de 1,298 a 1,302 cm; se isto não se verificar as arruelas serão consideradas defeituosas. Determine o percentual de arruelas defeituosas que serão produzidas pela máquina, admitindo-se que os diâmetros são distribuídos normalmente. 3) Dois estudantes, em concurso alcançaram os seguintes valores de Z: 0,8 e -0,4 respectivamente. Se suas notas foram 88 e 64, respectivamente, determine a média e o desvio padrão das notas deste concurso.

18 E entrega dos trabalhos.
PRÓXIMA AULA – REVISÃO E entrega dos trabalhos.


Carregar ppt "ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google