A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.

2 Responsáveis pelo Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico
Alta Gerência Planejamento Estratégico Longo Prazo Definição: Atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão clara, bem como de objetivos e de estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos.

3 Responsáveis pelo Planejamento Tático
Alta Gerência Planejamento Estratégico Média Gerência Planejamento Tático Médio Prazo Definição: Envolve a criação de objetivos e estratégias destinados a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio

4 Responsáveis pelo Planejamento Operacional
Alta Gerência Planejamento Estratégico Média Gerência Planejamento Tático Baixa Gerência Planejamento Operacional Curto Prazo Definição: Criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo.

5 PLANEJAMENTO É PRESENTE
O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro. Não existem decisões futuras, decisões são sempre tomadas no presente.

6 EFEITO COMPROMETIMENTO
Quanto mais os planos atuais afetarem os comprometimentos futuros, maior deve ser o horizonte de planejamento. Em outras palavras, esse conceito afirma que os planos devem avançar no futuro o suficiente para não perderem de vista os compromissos assumidos no presente. Planejar para um período muito longo ou muito curto é ineficaz.

7 PLANEJAR É DECIDIR ANTECIPADAMENTE
O QUE? POR QUÊ? QUEM? COMO? ONDE? QUANDO? QUANTO? FAZER

8 O PLANEJAMENTO DEVE IDENTIFICAR ANTECIPADAMENTE
OS CUSTOS OS BENEFÍCIOS DO QUE VAI SER FEITO OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA SE FAZER O QUE

9 POR QUE PLANEJAR? Direção; Reduz o impacto da mudança;
Minimiza desperdício/redundância; Fixa padrão para facilitar o controle;

10 PLANO PROGRAMA PROJETO
É o produto resultante do processo de planejamento. O plano se desdobra normalmente em programas e estes, por sua vez, em projetos. PROGRAMA Parte de um plano, abrangendo desdobramentos específicos. PROJETO Parte de um programa, ou eventualmente, de um plano, cuja responsabilidade pela execução é claramente atribuída a uma empresa, unidade organizacional, ou grupos de unidades sob a liderança de determinado indivíduo.

11 CRÍTICAS AO PLANEJAMENTO
Cria rigidez; Não se pode planejar mudança em ambiente turbulento; Não substitui a intuição/criatividade; Concentra mais atenção na competição hoje; Gera condições que podem conduzir ao fracasso.

12 ETAPAS DO PLANEJAMENTO
Um planejamento eficaz compreende seis etapas: Definição dos objetivos Análise ambiental (diagnóstico) Cenários (prognóstico) Definição dos meios de se atingir os objetivos (estratégia) Implementação do plano Acompanhamento dos resultados


Carregar ppt "PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google