A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assessoria Organizacional e RP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assessoria Organizacional e RP"— Transcrição da apresentação:

1 Assessoria Organizacional e RP
Profª. Patrícia Nascimento

2 NÍVEIS DE ANÁLISE NA COMUNICAÇÃO
Na organização a comunicação assume muitas formas: algumas são totalmente pessoais e interpessoais outras dizem respeito a assuntos internos da organização e outras, ainda se voltam para os vínculos entre a organização e seus ambientes.

3 Intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico
Essas várias formas de comunicação devem ser observadas através dos níveis de análise: Intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico

4 Intrapessoal? (Fonte / Receptor)
É o que se processa dentro do indivíduo. É a capacidade de operar internamente a comunicação (codificar / decodificar). Depende da capacidade , suscetibilidade e do universo cognitivo de cada um. Condições pessoais – físicas e psicológicas Dificuldades e problemas de natureza sensorial Problemas de fala Capacidade de entendimento / raciocínio Fluidez de pensamento e expressão

5 Intrapessoal? Para melhorar...
Mente aberta Ter habilidades no trato da palavra escrita e falada. Habilidades de raciocínio. Alta capacidade de leitura e audição. Boa interpretação.

6 Interpessoal? (Bilateral)
É quando se analisa comunicação entre indivíduos. A relação uma com as outras. É a comunicação entre dois ou mais interlocutores. É a comunicação direta, bilateral, recíproca Como as pessoas se afetam mutuamente Como as pessoas se regulam e se controlam umas com as outras. Elementos inibidores são prejudiciais neste nível.

7 Organizacional? (Grupal)
São as redes e sistemas de dados e fluxos que ligam entre si os membros da organização e esta com o meio ambiente. É a relação da organização com os grupos sociais. Consiste na organização enquanto sistema, comunicar-se com outros sistemas.

8 Tecnológico? Recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos. Os programas formais para gerar, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações. Preocupação se dirige ao equipamento. Questões de linguagens de canais, especificidade técnica são estudadas neste nível.

9 FLUXOS COMUNICATIVOS Os fluxos conduzem as mais diferentes comunicações dentro de uma organização, nas mais variadas direções. São eles: Descendentes ou verticais Ascendentes Horizontais ou laterais Diagonal

10 Comunicação descendente ou vertical
É o processo de informações da cúpula diretiva para os subalternos. De cima para baixo. Traduz as normas, filosofia e as diretrizes. Caracteriza-se sobretudo como comunicação administrativa oficial.

11 Comunicação ascendente
O processo é o contrário. São as pessoas situadas no nível inferior que enviam informações para a cúpula. De baixo para cima. Normalmente por meios planejados como: caixa de sugestões, reuniões com trabalhadores, pesquisa de clima organizacional, consultas.

12 Comunicação horizontal ou lateral
A comunicação ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas em posições hierárquicas semelhantes. Entre departamentos, seções, unidades. Se bem conduzida é muito favorável para otimização de recursos e do desempenho organizacional. Favorece a sistematização e uniformização de ideias e informações.

13 Comunicação diagonal Fluxo em todas as direções, nas mais variadas posições da estrutura organizacional. São mensagens trocadas entre um superior e um subordinado localizado em outra área. Comuns em organizações mais abertas, menos burocráticas. Pode provocar ruídos como by pass ou baipassar.

14 REDE FORMAL E INFORMAL O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes que convivem simultaneamente: Formal e informal.

15 Rede formal + informal Os planos e as políticas formais não resolvem todos os problemas existentes em uma situação dinâmica. Estes são preestabelecidos e inflexíveis. Algumas exigências são melhor atendidas através de relações informais, mais flexíveis e espontâneas.

16 A rede formal de uma organização é o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada. É uma comunicação formalizada. Vem da estrutura organizacional propriamente dita. É chamada também de comunicação administrativa. Emana pelos mais diferentes veículos impressos, visuais e/ou eletrônicos, levando informes, comunicados, ordens, discursos, portarias. Rege o comportamento, os objetivos, as estratégias e conduz as responsabilidades dos membros da organização.

17 Com o tempo é adicionado por uma rede informal, também importante, que se baseia nas relações sociais intra-organizativas sendo uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis. É por onde flui informações, aconselhamentos e inclusive, ordens. Por ser mais tática e ágil, a comunicação informal pode vir alterar a formal. É também conhecida como rede de rumores.

18 Comunicação informal Emerge das relações sociais entre as pessoas. (Líderes e comissões ) Não é requerida e nem contratada pela organização. Pode-se reconhecê-la como efetivamente presente e utilizá-la, quanto ignorá-la ou desestimulá-la. Ela veio para ficar, é parte normal da organização e oferece benefícios.

19 Comunicação informal Os membros tem a necessidade de receber informações sobre a empresa e como elas afetarão suas vidas. Elas esperam por informações confiáveis e seguras, que nem sempre estão presentes nos canais formais de modo a satisfazer suas curiosidades. Buscam fontes alternativas ou clandestinas.

20 Comunicação informal Um dos produtos da rede de rumores é o boato, decorrente da ansiedade, insegurança e falta de informação. Exemplos de rede de rumores: Boato, conversas, livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da administração. Deve ser aproveitada para se obter respostas ágeis para as inquietações, facilitar o convívio e a gestão das pessoas (participativa)

21 Rede de rumores Livre pra fluir em qualquer direção, passar por cima dos níveis de autoridade, pode satisfazer as necessidades sociais dos membros dos grupos, bem como facilitar a execução de tarefas.

22

23

24

25

26

27 Ler e Ler… Texto 2: Comunicação formal x comunicação informal


Carregar ppt "Assessoria Organizacional e RP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google