A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentação Teórica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentação Teórica"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentação Teórica
Base teórica sobre o tema. Conhecer um pouco do assunto antes de elaborar uma proposta de trabalho acerca deste assunto. Você precisa estar familiarizado com o tratamento que os pesquisadores vêm dando ao tema para poder estabelecer seu próprio caminho de trabalho, sua própria estratégia. Serve para orientar seu trabalho. Ao estudar os trabalhos de pesquisadores sobre um assunto, é comum que você realize um texto, apresentando os aspectos mais importantes que você observou das leituras destes trabalhos.

2 Fundamentação Teórica
A história de como os pesquisadores vêm pesquisando o assunto, suas dificuldades, acertos e principais resultados. Deverá servir de base para que você defina seu próprio caminho, evidentemente, seguindo as sugestões mais importantes e evitando os erros apontados nos trabalhos já realizados.

3 Fundamentação Teórica
Será o resultado de leituras em fontes bibliográficas com origens diferentes. Estas leituras podem iniciar-se pelos livros mais elementares sobre o assunto, depois evoluir aos relatórios técnicos, dissertações e artigos científicos em revistas especializadas. O tipo de texto que você vai procurar dependerá da disponibilidade e de seu interesse. Mas, o mais importante é que você realize leituras e busque fazer fichamentos destas leituras para, posteriormente, escrever seu próprio texto.

4 Fundamentação Teórica
Muitas pessoas pensam que o texto da fundamentação teórica contém a descrição de cada bibliografia, ou simplesmente um parágrafo escolhido aqui e ali, ou ainda, os mais preguiçosos acham que basta copiar um pedaço do texto e modificar um pouquinho. Nada disto é uma fundamentação teórica ! Você precisará compreender o que o autor quis dizer, explicar com suas próprias palavras o que ele quis dizer; Comparar as conclusões que o autor apresenta com as conclusões que outros autores apresentam em trabalhos semelhantes e; Muito, muito importante, discutir as diferenças e avaliar porque você concorda com esse, ou com aquele; Porque estes ou aqueles resultados são mais confiáveis; E quais os problemas que você pensa que não foram adequadamente considerados por este ou aquele autor.

5 Fundamentação Teórica
Não é uma tarefa braçal. É uma atividade intelectual que exige grande dedicação. Na primeira vez que você tenta fazer uma fundamentação teórica, certamente o resultado não ficará de seu agrado. Todavia, à medida que você continua realizando leituras, tentando estabelecer pontos de vista e comparações, o resultado vai melhorando. Não existe uma receita; as sugestões acima são apenas indicações.

6 Por Onde Iniciar a Fundamentação Teórica?
Costuma-se partir das palavras chave e dos temas principais que estão estabelecidos nos objetivos do trabalho. É um início provisório, porque mesmo os objetivos poderão ser alterados após a revisão de bibliografia. Afinal, esta revisão serve para auxiliar-nos a melhorar nossa visão sobre próprio trabalho. Procurar um livro que trate do assunto é um bom começo, servindo para que possamos compreender as principais questões relacionadas com o tema.

7 Por Onde Iniciar a Fundamentação Teórica?
Depois de estabelecida uma base conceitual introdutória ao tema, precisamos avançar, aprofundar o tema, conhecer os aspectos que estão sendo atualmente priorizados pelos pesquisadores. Para isto, melhor que um livro é uma revista científica ou um livro de trabalho apresentados em reuniões científicas, como congressos e simpósios. Por quê ? Por que os artigos científicos discutem trabalhos em andamento ou já concluídos. Nos artigos encontramos questões específicas sendo discutidas e não apresentações gerais como existem nos livros. E geralmente as questões específicas são de maior interesse para uma fundamentação teórica. Ao ler artigos científicos, muitas vezes preciso conhecer um pouco mais da base teórica que os próprios autores empregam em seus trabalhos. Então, também busca-se conhecer os autores citados na bibliografia do artigo e, às vezes, retrocedo mais um pouco. Busca-se conhecer os autores fundamentais.

8 Como Elaborar o Texto da Fundamentação Teórica?
Costuma-se elaborar por um histórico do tema: escreva os pontos mais significativos em cada período de interesse. Depois vá desdobrando este histórico, destacando os trabalhos dos autores que conduziram ao avanços do conhecimento sobre o tema. Procure também expor as interpretações que foram julgadas equivocadas e abandonadas posteriormente.


Carregar ppt "Fundamentação Teórica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google