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Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09

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Apresentação em tema: "Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09"— Transcrição da apresentação:

1 Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09
IIIº. Congresso Profissional de Administração e Ciências Contábeis da UFV EMPREENDEDORISMO Por: Batista Gigliotti Data: 19/09/09

2 APRESENTAÇÃO Batista Gigliotti: AGORA, VOCÊS ... Cel: 9910-5611
AGORA, VOCÊS ...

3 Recomendação Bibliográfica
INOVAÇAO E EMPREENDEDORISMO Autor:  BRESSANT, JOHN Editora: BOOKMAN COMPANHIA ED LIÇOES DE EMPREENDEDORISMO Autor:  HASHIMOTO, MARCOS Editora: MANOLE ESTRATEGIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Autor:  BIAGIO, ARNALDO e BATOCCHIO, ANTONIO A CONSTRUÇAO DO PLANO DE NEGOCIO Autor:  AJZENTAL, ALBERTO e RENATO, ANTONIO Editora: SARAIVA

4 CONCEITO

5 EXERCÍCIO Pense numa pessoa que você considera ser empreendedora e responda: Por que você a escolheu ? Quais as características do(a) escolhido(a) ? Você se parece com essa pessoa ? Em que ?

6 O EMPREENDEDOR Definição
Origem da palavra: francesa “ENTREPRENEUR" Significado simplificado: Histórico: Joseph Schumpeter, 1950: “criatividade e sucesso com inovações” K. Knight, 1967 e Peter Drucker, 1970: “assumir risco” “aquele que assume riscos e começa algo de novo” EMPREENDEDOR = INVENTOR ? VISIONÁRIO ?

7 O EMPREENDEDOR Características: Possui habilidades técnicas
Possui habilidades gerenciais Disciplinado Disposição para assumir riscos Inovador Ousado Persistente Visionário Ter iniciativa Corajoso Humilde Apaixonado pelo que faz

8 O EMPREENDEDOR Processo de Desenvolvimento Etapa 1: Auto-Conhecimento
Etapa 2: Perfil Etapa 3: Aumento da Criatividade Etapa 4: Processo Visionário (aprender a identificar oportunidades) Etapa 5: Network (rede de contatos) Etapa 6: Análise da Viabilidade Etapa 7: Plano de Implantação Etapa 8: Capacidade de Negociação e de Apresentação da Idéia

9 O INTRA-EMPREENDEDOR Definição:
“ Uma pessoa empreendedora, mas dentro da organização” Pinchot 1985

10 OS EMPREENDEDORES

11 COMO POSSO TORNAR-ME UM EMPREENDEDOR ?
1º. Necessidade de Realizar 2º. Disposição de Assumir Riscos 3º. “Capital Social” favorável 4º. Preparação (Educação, Conhecimento, Estímulos) 5º. Interesses convergentes 6º. Persistência 7º. Faça uso da Liberdade 8º. Auto-crítica com humildade 9º. O Objetivo é o Bem Comum 10º. Lidere os recursos

12 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
IDENTIFICANDO NECESSIDADES OBSERVAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS OBSERVAÇÃO DE TENDÊNCIAS PROCURA DE OUTRAS APLICAÇÕES BENCHMARKING

13 FORMAS DE EMPREENDER Montar um negócio do ponto “zero”
Comprar uma nova franquia: Nacional Estrangeira Antiga Lançamento Comprar um negócio “em marcha” Franquia Empresa Participação Abrir uma ONG

14 CUIDADOS ... Controle da ansiedade Grau de exigência/perfeição
Atitude profissional Escolha dos sócios Equilíbrio emocional (frustrações e exageros) Pensamento positivo, mas não irreal

15 ANÁLISE DE VIABILIDADE “Preparando o Projeto / Idéia”

16 Mortalidade de Empresas
62% 50% 46% 38% 27% (2008)

17 Mortalidade de Empresas

18 EXERCÍCIO Imagine que você pensou em abrir uma loja de artigos esportivos. Defina os cinco primeiros passos que você daria para a tomada de decisão se vai ou não seguir com o projeto

19 Pré-Requisitos Para Iniciar Um Empreendimento
Conceito do negócio Levantamento de Informações: Dados do Mercado Recursos necessários Barreiras Oportunidades Expectativas Investimentos Recursos disponíveis Agentes facilitadores (ex: rede de contatos, habilidades existentes)

20 Visão Prática: Atributos
Qualificação (adjetivos) do Negócios, Produtos ou Serviços: Ex: durável, rápido, prático, caro/barato, conveniente, arrojado, novo, moderno, clássico, jovem, universal, flexível, complexo, leve/pesado, robusto, inovador, confiável, preciso, ético... Etc. Compare-os com os seus concorrentes. Seu negócio, produto ou serviço é diferenciado ?

21 ANÁLISE DE MERCADO Como posso crescer ? C 1 2 Você A B Mercado Concorr
1: Expansão da EMPRESA 2: Expansão do MERCADO C 1 2 Você A B Concorr Mercado A = Cliente não atendido B = Cliente do concorrente C = Novo mercado

22 Ferramentas de Avaliação
Preparação de um Plano de Negócio Avaliação dos resultados Análise de Riscos e de Cenários Estratégia Plano de Implantação Revisão e Re-Programação

23 ANÁLISE FINANCEIRA INVESTIMENTOS Número de Clientes - TC
Gasto por Transação - TM Custos Operacionais (+) ROP = LUCRO (-) CUSTOS ADMINISTRATIVOS (+) (PERCEPÇÃO DO) VALOR DA MARCA VALOR DA EMPRESA

24 Dados Necessários Para Tomada de Decisão
Objetivos Investimentos Resultados esperados Plano de crescimento da receita Dificuldades e facilidades Riscos e cenários

25 O Processo do Planejamento Estratégico
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (O e T ) Oportunidades e Ameaças Declaração de VISÃO e MISSÃO do negócio Formulação de METAS e OBJETIVOS Formulação de ESTRATÉGIAS IMPLEMENTAÇÃO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (S e W ) Forças e Fraquezas FEEDBACK e CONTROLE Modelo de KOTLER

26 IMPLANTANDO O PROJETO / IDÉIA “Fazendo Acontecer”

27 Atitude de Empreendedor
Auto-conhecimento Perfil do “eu” empreededor Aumento da criatividade Processo visionário Rede de relações Avaliação das condições para elaborar um plano Plano de Negócio Capacidade de negociar e apresentar uma idéia Compromisso com a implementação

28 EXERCÍCIO Considere que a loja de artigos esportivos é atrativa e que você já tomou a decisão de seguir em frente. Quais as principais barreiras que você vê, para sua implantação ? Como você pensa superá-las ?

29 SUPERANDO BARREIRAS PLANO DE NEGÓCIO (com análise de riscos e de cenários) TREINAMENTO GERENCIAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CHECAGEM DAS INFLUÊNCIAS DOS STAKEHOLDERS ESTUDO SETORIAL REAVALIAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO CRIAR METODOLOGIA DO PROCESSO CRIATIVO BUSCA DE RECURSOS DE INOVAÇÃO BENCHMARKING MAPEAMENTO DO MERCADO

30 Superando Barreiras Financeiras
Verificação do real valor necessário Definição de objetivos realistas Aplicação com retabilidade máxima Financiamentos pequenos Otimização dos financiamentos Controle do fluxo de caixa Início na época certa

31 Superando Barreiras Financeiras
Elevação rápida das vendas Planejamento pessimista Cuidado com as contas a receber Minimização dos custos fixos Proteção da margem Manutenção dos credores Controle da operação

32 Superando Barreiras Financeiras
Recursos existentes: Sociedade Financiamento Tradicional Mercado de Ações (IPO) Fundos de Investimentos Anjos Capital de Risco ONGs Arrendamento Provisões para Investimentos Franquias Programas de Fomento CUSTO DO RECURSO ???

33 Superando Barreiras Operacionais
Incubadoras Consultorias Círculos internos de discussões Centros de Empreendedorismo Empresas Júniores Instituições de Apoio (Fiesp, Sebrae, ABF)

34 SUCESSO !!!!!! Batista Gigliotti: Cel: 9910-5611


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