A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos"— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos
Currículos e Programas em Educação Profissional, no Ensino Médio e na EJA CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos Pesquisa na escola

2 Proeja – Decreto 5.840/2006 “As funções reparadora e equalizadora (Parecer n°11/2000) associam-se à terceira função: a qualificadora.” Norteia a organização curricular: “ A integração curricular visando à qualificação social e profissional articulada à elevação da escolaridade, é construída a partir de processo democrático e participativo de discussão coletiva.”

3 Organização curricular
“superação de modelos curriculares tradicionais, disciplinares e rígidos [...]. Essa concepção permite a abordagem de conteúdos e práticas inter e transdisciplinares, a utilização de metodologias dinâmicas...” (DOCUMENTO BASE PROEJA, 2006, p.45)

4 Tipos de composição curricular
MULTIDISCIPLINARIDADE – consiste em trabalhar mesmo objeto de estudo nas diversas disciplinas, sem haver relação entre elas. O compartilhamento de informações é mínimo. Bastante comum nas escolas. Ex. Projeto multidisciplinar na escola, para todos os professores falarem em suas disciplinas sobre um tema.

5 MULTIDISCIPLINARIDADE Definição de alguns autores:
Para Japiassu (1976) a multidisciplinaridade evoca uma justaposição de várias disciplinas em função da realização de um determinado trabalho, sem implicar coordenação ou um relacionamento mais profundo entre as mesmas. É o estudo de um objeto sob diversos ângulos, mas sem pressupor um acordo ou um rompimento de fronteiras entre disciplinas. JAPIASSU, H. A interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. Segundo Almeida Filho (1997) seria a justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro do seu saber para o estudo do elemento em questão. Cada professor cooperará com o estudo dentro da sua própria ótica; um estudo sob diversos ângulos, mas sem existir um rompimento entre as fronteiras das disciplinas. ALMEIDA FILHO, N. Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. II, 1997.

6 PLURIDISCIPLINAR - quando disciplinas de áreas afins formam áreas de estudo com conteúdos integrados entre si para compreensão. Por exemplo: Disciplinas História, Literatura, Artes reunem-se para um trabalho referente a compreensão de um determinado objeto de estudo que tem repercussão nas áreas.

7 PLURIDISCIPLINARIDADE
Definição de alguns autores: Para Andrade (2010) “quando se justapõem disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento, formando-se áreas de estudo com conteúdos afins ou coordenação de área, com menor fragmentação: por exemplo: Anatomia, fisiologia”. ANDRADE, Rosamaria Calaes de. Interdisciplinaridade - Um novo paradigma curricular. Disponível em: < Acesso em: 07 abri 2010.

8 INTERDISCIPLINARIDADE – quando os conteúdos de várias disciplinas se relacionam proporcionando a ampla compreensão de um objeto estudado, não se restringe a áreas afins. Deve permitir ao aluno fazer as ligações, inferências, conexões entre os saberes, recorrendo aos conhecimentos das várias disciplinas para a compreensão do objeto de estudo, independente do número de áreas envolvidas. Parte de planejamento de um professor sozinho ou muitos coletivamente, para promover a integração de conhecimentos, que pode ser organizado por assuntos ou por problemas da realidade, etc.

9 Definição de alguns autores:
Do ponto de vista epistemológico, consiste no método de pesquisa e de ensino voltado para a interação em uma, de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento (Dra. Francisca S. Gonçalves – USP, apud BORDONI, 2011). BORDONI, T. C. Uma Postura Interdisciplinar, Fórum Educação :Pedagogia e Educação: Disponível em: <htt:// Acesso em: 09 abri 2011. Lembre-se que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho (CAVALCANTE, 2004) CAVALCANTE, Meire. Interdisciplinaridade: um avanço na educação. Revista Nova Escola, Agosto 2004.

10 Definição de alguns autores:
Bochniak (1992) afirma que a interdisciplinaridade é a forma correta de se superar a fragmentação do saber instituída no currículo formal. Através desta visão ocorrem interações recíprocas entre as disciplinas. Estas geram a troca de dados, resultados, informações e métodos.Esta perspectiva transcende a justaposição das disciplinas, é um processo de co-participação, reciprocidade, mutualidade, diálogo que caracterizam não somente as disciplinas, mas todos os envolvidos no processo educativo. BOCHNIAK, Regina. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. São Paulo: Loyola, 1992. 

11 Definição de alguns autores:
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. (PCNs, 2000). A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa” (Japiassú,1976). Para a interdisciplinaridade é preciso organizar os conhecimentos escolares com uma proposta diferente: a dos Projetos de Trabalho, uma nova fase de organização do estudo sobre o campo do currículo como centro do trabalho (NOGUEIRA, 2004). NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos – Uma jornada interdisciplinar Rumo ao Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. 5. ed. São Paulo: Editora Érica, 2004.

12 Tipos de composição curricular:
Na proposta de reforma curricular do PROEJA, a interdisciplinaridade deve ser compreendida a partir de uma abordagem relacional. A integração dos diferentes conhecimentos pode criar as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora, na medida em que ofereça maior liberdade aos professores e alunos para a seleção de conteúdos mais diretamente relacionados aos assuntos ou problemas que dizem respeito à vida da comunidade.(BRASIL, 2007)

13 TRANSDISCIPLINAR: que articula as linguagens, a Filosofia, as ciências naturais, ciências humanas e as tecnologias, sem a tradicional divisão em disciplinas e com infinitas possibilidades de trânsito de um campo do conhecimento para outro.

14 Tipos de composição curricular:
Através da organização curricular por áreas e da compreensão da concepção transdisciplinar, que articula as linguagens, a Filosofia, as ciências naturais, ciências humanas e as tecnologias, pretende-se contribuir para que, gradativamente, seja superando o tratamento estanque, compartimentalizado, que caracteriza o conhecimento escolar.

15 Definição de alguns autores:
Na transdisciplinaridade as fronteiras das disciplinas são praticamente inexistentes. Há uma sobreposição tal que é impossível identificar onde um começa e onde ela termina. (PIAGET1970). PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns.Tradução Maria Barros. Paris: Bertrand, 1970. A Transdisciplinaridade diz respeito ao que se encontra entre as disciplinas, através das disciplinas e para além de toda a disciplina. (NICOLESCU, 2001). NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2001.

16 Definição de alguns autores:
“Transdisciplinaridade: quando há coordenação de todas as disciplinas num sistema lógico de conhecimentos, com livre trânsito de um campo de saber para outro. A transdisciplinaridade é uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. Essa prática somente será viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento.” (ANDRADE, 2010) ANDRADE, Rosamaria Calaes de. Interdisciplinaridade - Um novo paradigma curricular. Disponível em: < Acesso em: 07 abri 2010.

17 COMO A ESCOLA PODE TORNAR-SE TRANSDISCIPLINAR?
O primeiro passo rumo à nova proposta é a mudança do paradigma de escola e da postura dos professores e gestores. O segundo passo é a operacionalização de um currículo integrado, por meio de administração e metodologia participativa.

18 Organização curricular
(BRASIL, 2007, p.40)

19 Fundamentos político-pedagógicos
(BRASIL, 2007, p.49)

20 (BRASIL, 2007, p.49)

21 (BRASIL, 2007, p.50)

22 (BRASIL, 2007, p.50)

23 (BRASIL, 2007, p.50)

24 (BRASIL, 2007, p.51)

25 (BRASIL, 2007, p.51)

26 (BRASIL, 2007, p.42)


Carregar ppt "CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google