A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARQUITETURA DE COMPUTADORES"— Transcrição da apresentação:

1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES
exercícios Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho

2 1) Sobre Memória Primária e Endereços de Memória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Sem uma memória da qual os processadores possam ler e na qual possam gravar, ou escrever informações, não haveria computadores digitais com programas armazenados. II. A unidade básica de memória é o digito binário, denominado bit. III. Há poucos anos, praticamente todos os fabricantes de computadores padronizaram células de 32 bits. IV. Memórias consistem em uma quantidade de células (ou endereços). Cada célula tem um número, denominando seu endereço, pelo qual os programas podem se referir a ela. a) Apenas I. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

3 2) Sobre Memória Cache, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A ideia básica de uma memória Cache simples é: as palavras de memórias usadas com maior frequência são mantidas na cache. II. A localização lógica da cache é entre a CPU e a memória principal. III. Usando o princípio da localidade como guia, memórias principais e cache são divididas em blocos de tamanhos variáveis. IV. O projeto de cache é uma questão de importância cada vez maior para CPUs de alto desempenho. Embora quanto maior a cachê, maior o custo. a) Apenas I. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

4 3) Assinale a alternativa que, de forma usual, NÃO condiz com uma característica da Memória Principal (MP) de um computador: a) Tempo de acesso mais rápido que o dos discos rígidos. b) Capacidade menor que a dos discos rígidos. c) É composta, predominantemente, de memória volátil. d) Armazena a instrução que será acessada pela UCP. e) Armazena as informações de forma permanente, podendo estas serem recuperadas após a interrupção da alimentação de energia elétrica.

5 4) O que é fragmentação? a) Menor unidade de armazenamento da memória. b) Maior unidade de armazenamento da memória. c) São espaços da memória impedidos de serem utilizados em outros processos.. d) Parte da memória secundaria usada como memória principal. e) nra.

6 5) Assinale a opção correta a respeito de Raid 0?
a) é a divisão de uma HD em vários HD's. b) agrupa os HD's transformando várias partes físicas em apenas um hd lógico. c) Raid 0 usa a redundância para armazenar os dados. d) Raid 0 traz vantagens na velocidade de trasmição, graças ao agrupamento redundante.

7 6) Assinale a opção incorreta a respeito de Raid 1?
a) a capacidade total de armazenamento do Raid 1 é a soma de todos hd's. b) Raid 1 faz redundância transparente para o usuário. c) Raid 1 usa a redundância para armazenar os dados. d) Raid 1 é o espelhamento de 2 HD's de mesma capacidade.

8 7) Uma memória cache... A.geralmente é mais barata que uma memória comum B.agiliza o processo de busca de dados na memória C.envia o endereço do barramento a CPU para iniciar um processo de busca de dados D.sempre contem o dado procurado pela CPU E.Nenhuma das alternativas .

9 8) Qual função dos módulos de E/S está relacionada ao compartilhamento de recursos, tais como o barramento e a memória principal, pelas várias atividades que são realizadas por um sistema? a) Armazenamento temporário dos dados b) Comunicação com dispositivos c) Comunicação com o processador d) Detecção de erros e) Temporização .

10 9) Nas questões abaixo, assinale a opção correta.
a) O controlador de E/S possui memória e registradores próprios utilizados na execução de instruções enviadas pelo device driver. b) O registrador de DMA é um programa que pode fazer parte do registrador e ser um dispositivo independente. c) O controlador de E/S possui device driver próprio utilizado na execução de instruções enviadas pela memória e pelos registradores. d) O acionador de DPMA é um dispositivo de hardware que não pode fazer parte da execução. e) O controlador de DBA é um dispositivo de software que pode fazer parte do controlador ou ser um dispositivo dependente. .

11 10) Acerca de Módulo de Entrada e Saída Programada, marque a alternativa CORRETA:
a) Nela, a CPU tem controle indireto da operação de Entrada e Saída. b) Nela, a CPU indica que as entradas e saídas programadas sejam cronometradas digitalmente para evitar atrasos no controle dos processos. c) Nela, a CPU aguarda até que a operação de Entrada e Saída enviada seja finalizada. d) Nela, a finalização é indicada pela mudança dos bytes de situação do módulo de Entrada e Saída, que é consultada pela CPU.. .

12 11) DMA consiste em uma forma de transferência direta de dados entre a memória ROM do computador e os dispositivos de entrada e saída, funcionando, assim, como uma unidade de disco, sem passar pela CPU. Certo Errado. .

13 12) Em um computador, as operações de entrada e saída podem ser de três tipos: entrada e saída programadas, entrada e saída dirigidas por interrupção e acesso direto à memória (DMA). Certo Errado .

14 13) Parte da definição da arquitetura de um computador é a especificação do seu sistema de entrada/saída. O esquema de E/S no qual a CPU gasta maior parte do seu tempo em loop, esperando o dispositivo ficar pronto é a E/S a) por interrupção. b) DMA. c) programada. d) através de canais. e) por prioridade. .

15 14) Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são, normalmente, mais lentos do que o processador. Para que o processador não fique esperando pelos dispositivos de E/S, os sistemas operacionais fazem uso de interrupções, que são sinais enviados do dispositivo de E/S ao processador. Certo Errado. .

16 15) qual das figuras abaixo indicam a transmissão paralela, quais suas vantagens e desvantagens? O barramento utiliza qual tipo de transmissão? . bit 1 bit 2 bit 3 bit 4 bit 5 bit 6 bit 7 bit 8 Destino Origem b8 b7 b6 b5 b4 b3 b2 b1 tempo

17 16) A imagem abaixo indica qual processo da arquitetura?
a) pipeline b) cache hit c) raid 1 d) memória virtual .

18 17) Um benchmark, no contexto da nossa disciplina, é um software para:
Escolher uma resposta. a. Encontrar erros nos programas. b. Compilar um programar. c. Mensurar a performance de um sistema computacional. d. Otimizar um computador. e. Avaliar o desempenho da rede. .

19 18) Considerando um processador com frequência de 1MHz e CPI igual a 2
18) Considerando um processador com frequência de 1MHz e CPI igual a 2. Qual o tempo de CPU para um programa com 5000 instruções: Escolher uma resposta. a. 1 ms. b. 100 ms. c. 20 ms. d. 10 ms. e. 2 ms. .

20 19) Considerando um processador com frequência de 2MHz e CPI igual a 2
19) Considerando um processador com frequência de 2MHz e CPI igual a 2. Qual o tempo de CPU para um programa com 5000 instruções: Escolher uma resposta. a. 25 ms. b. 50 ms. c. 2 ms. d. 5 ms. e. 100 ms. .

21 20) O desempenho é consequência de otimizações feitas em 3 dimensões do hardware, MENOS:
Escolher uma resposta. a. sistema operacional. b. arquitetura. c. tecnologia. d. organização. .

22 21) Além do hardware, o desempenho está estreitamente ligado a outro componente:
Escolher uma resposta. a. velocidade da rede. b. memória RAM. c. disco. d. compilador. .

23 22) Para um sistema com período do clock é 2ns, qual o tempo de CPU de um programa que gasta ciclos de clock: Escolher uma resposta. a. 10 ns. b. 1 ms. c. 20 ms. d. 20 ns. e. 10 ms. .

24 23) Para um sistema com período do clock é 4ns, qual o tempo de CPU de um programa que gasta ciclos de clock: Escolher uma resposta. a. 10 ms. b. 40 ns. c. 2 ms. d. 20 ns. e. 40 ms. .

25 24) O tempo real para executar um programa envolve alguns fatores, entre eles:
Escolher uma resposta. a. Overhead do SO. b. Quantidade de programas em execução. c. Atividades de I/O. d. Acesso a disco. e. Todas as demais alternativas. .

26 25) O throughput é uma medida de(o):
Escolher uma resposta. a. velocidade do clock da CPU. b. velocidade de acesso a disco. c. número de tarefas executada por unidade de tempo. d. Nenhuma das demais alternativas. e. tempo para executar um programa. .

27 26) São funções do Módulo de E/S, MENOS:
Escolher uma resposta. a. Comunicação com outros dispositivos b. Controle e temporização c. Armazenamento temporário de dados d. Comunicação com a CPU e. Detecção de falhas nos programas .

28 27) Caracteriza a E/S Programada:
Escolher uma resposta. a. Um controlador lida com a transferência de dados. b. CPU espera o módulo de E/S completar a operação. c. Nenhuma das demais alternativas. d. Módulo de E/S recebe os dados do periférico enquanto a CPU realiza outras instruções. .

29 28) Considerados o limiar entre o hardware e o software de uma máquina, os Modelos de Conjuntos de Instruções especificam a) as arquiteturas de computadores que diferem essencialmente quanto ao número de operandos de suas instruções. b) os conceitos relacionados a programação, como tipos abstratos de dados, instanciação de hierarquia de objetos e coleta automática de lixo. c) os modelos de execução de programas, cuja implementação em diferentes tipos de hardware pode não ser capaz de permitir a execução dos mesmos programas. d) os mecanismos de controle de fluxo a serem implementados no hardware da Unidade Aritmética e Lógica associada ao microprocessador. e) um conjunto de códigos de instrução e os comandos nativos implementados por um processador, microcontrolador ou UCP (Unidade Central de Processamento). .


Carregar ppt "ARQUITETURA DE COMPUTADORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google