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A nova realidade para a Logística de Serviços
Sua Empresa Mais Forte! A nova realidade para a Logística de Serviços Como podemos atender o Cliente nas suas necessidades? Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Logística de Serviços / Produtos
Consumidor / Cliente Final Cultura da Logística de Serviços Canais e Distribuição Física Pilares da Gestão Aplicada Desenvolvimento e Captação do Capital Intelectual Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Por que se perde um Cliente?
01% - por falecimento 05% - por mudanças 05% - por amizades comerciais 10% - por maiores vantagens em outras organizações 14% - por reclamações não atendidas 65% - por indiferença do pessoal Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Consumidor / Cliente Final
Atingir os resultados esperados Identificar as necessidades Entender como se fazem escolhas Conhecer o perfil do cliente Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Cultura da Logística de Serviços / Produtos
Pensar Global e Agir no Local Qualidade dos Serviços + Produtos Tecnologia da Informação Gestão Participativa + Equipe Multifuncional Liderança Situacional Responsabilidade Social + Ambiental Sustentabilidade dos Negócios Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS CONCEITO DE LOGÍSTICA
É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. (CLM, 2010) Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ...
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ... ATÉ UM PONTO DE CONSUMO DESDE UM PONTO DE ORIGEM ... FLUXO E ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS WIPs PRODUTOS ACABADOS INFORMAÇÕES CONFORME AS NECESSIDADES DOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE E ECONÔMICA Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS NATUREZA DOS CANAIS Níveis de Canais
Consumidores Fabricante Consumidor Varejista Outros Intermediários Atacadista Fabricante Atacadista Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Intermediários Estoque Produtos Acabados
Fábricas Consumidores Finais Centros de Distribuição Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS A logística de serviços pode ser equiparada à seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS ************************************************************* Administração de materiais: Fornecedor de Matéria Prima Estoque / Linha Controle de Produção: Estoque da Matéria Prima Produto final Distribuição Física Produto Final Cliente Final (Incluindo reciclagem) Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Fluxo Básico de Distribuição
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Fluxo Básico de Distribuição Carga Completa Entregas Diretas Entregas Fracionadas Retornos Retrabalho Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVICOS PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM
CLIENTE PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS As atividades de apoio oferecem suporte às atividades primárias. São elas: Armazenagem (na entrada) Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção Obtenção (aquisição) Programação Manutenção de Informações Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Integração das Funções
Nível de Serviço Processamento de pedidos Manutenção de estoques Programação do pedido obtenção Armazenagem Manutenção de informações Transportes manuseio de materiais Embalagem de proteção Dr. ALBERTOPOSSETTI
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È um conjunto de atividades, cuja principal
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Definição de Serviço È um conjunto de atividades, cuja principal produção é intangível : Ajudando, consertando e agregando valor . Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Transporte, Comunicação Comércio em geral
Finanças, Contabilidade Restaurantes, Hotéis Logística Assistência técnica em geral Oficina mecânica Instalações hidráulicas Redes elétricas e telefones Estradas Atendimento receptivo Atitudes pró-ativas Recompensas inesperadas Fast Food em domicílio Entregas com pontualidade Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Introdução ao Gerenciamento da Cadeia de Supri-mentos - Supply Chain Management Relacionamento com os Clientes Desenvolvimento de novos Produtos Administração da Demanda Atendimento de Pedidos Administração do Fluxo da Produção Compras / Suprimentos Serviços aos Clientes Processos - chave da Cadeia de Suprimentos Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Eficiência Logística
Organização Ambiente Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS O Triângulo de Serviços A Estratégia de Serviços
O Cliente As pessoas Os Sistemas de Serviços Dr. ALBERTOPOSSETTI
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SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS AMBIENTE EMPRESARIAL SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CORREIOS IMOBILIÁRIAS ASSOCIAÇÕES COMÉRCIO EM GERAL SERVIÇOS PÚBLICOS RESTAURANTES HOTÉIS SUPERMERCADOS OFICINAS MECÂNICAS TRANSPORTADORAS Dr. ALBERTOPOSSETTI
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PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO QUANTIDADE OUTPUTS PREÇOS VARIEDADE PRAZO QUALIDADE Dr. ALBERTOPOSSETTI
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PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO S O E Ç R I V OUTPUTS Dr. ALBERTOPOSSETTI
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TÉCNICO- ORGANIZACIONAL
Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS SOCIAIS POLÍTICAS ECOLÓGICAS SISTEMA LOGÍSTICO SANITÁRIAS RELIGIOSAS FINANCEIRAS JURÍDICAS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE Dr. ALBERTOPOSSETTI
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EXIGÊNCIAS TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS
Capacidade de Reação Flexibilidade Dinâmica do Rendimento SISTEMA PRODUTIVO Estabilidade Ambiente Confiabilidade Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Avaliação do Desempenho
Para se mensurar a eficiência, e mesmo a eficácia, dos sistemas logísticos é necessário que se proceda a avaliação do desempenho de cada um dos subsistemas logísticos. Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Avaliação do Desempenho
Partes Componentes do Sistema Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS – Metodologias para Avaliação do
Desempenho 1 Indicadores Chave de Performance 2 Diagrama de Árvore 3 Cartão de Escore Balanceado Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS -Indicadores chave de performance
Key Performance Indicators (KPI) Oriundo das práticas contábeis Normalmente, índices relativos Aplicável a vários aspectos lucro por ação; custo por unidade etc Permite comparação entre dados históricos (planejado x realizado) concorrentes melhores práticas (benchmarking) Desdobrado por todos os níveis do negócio Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Desdobrado por todos os níveis
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS - Indicadores-chave de performance 2 Inconvenientes: Dífícil avaliação integrada Proliferação de índices Normalmente aplicado a performance física A PIRÂMIDE Desdobramento de medida Desdobrado por todos os níveis Indicadores Direção Adequado a cada tipo de ação Coerente com a estratégia e entre si Indicadores Gerência Indicadores Supervisão Indicadores Execução Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS - Diagrama de Árvore
Elaborada para análises financeiras retorno sobre investimento retorno sobre capital empregado etc Aplicável a outros tipos de medidas Permite analisar influência de cada parcela no resultado Desdobrado conforme necessidade de detalhe Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS –
Diagrama de Árvore Permite acompanhar a influência dos fatores componentes Receita Operacional Lucro Operacional Custos Operacionais Resultado Antes do Imposto de Renda Custos de Capital Inconvenientes: Conforme desdobramento, causas podem não ficar transparentes (não ser realçadas) Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS - Cartão de Escore Balanceado
Balanced Scorecard Permite visualizar de forma integrada, a situação do negócio Sistematização da aplicação de índices Desenvolvido a partir da estratégia, missão, valores e visão da empresa Contempla várias óticas e dimensões Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS - Cartão de Escore Balanceado
Exemplo: Coerente com a estratégia: Medidas Possíveis Liderança em Custos Fidelidade do Cliente Inovação Retorno sobre Investimentos Retorno de P & D Aceitação de novos produtos Oferecimento de novos serviços Auto desenvolvimento Retorno sobre Vendas Receita por cliente Classificação frente concorrência Classificação de Confiabilidade Imagem dos empregados financeira Retorno sobre Ativos Percepção dos Preços Receita por empregado Custos de Atendimento Produtividade operacional Sob a ótica: do cliente da qualidade do serviço das pessoas Dr. ALBERTOPOSSETTI
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O Problema da Avaliação
Bases e ótica para avaliação do desempenho enfoque e dimensões da avaliação escolha das medidas Dr. ALBERTOPOSSETTI
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O Problema da Avaliação
Bases para a avaliação do desempenho As medições do desempenho características referência perspectiva enfoque Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Características das Medições
1.- Seletividade 2.- Simplicidade 3.- Estabilidade 4.- Valor de referência Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Referência das Medições
medições internas medições externas Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Perspectiva das Medições
Medições baseadas na atividade Medições baseadas no processo Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Enfoque para as Medições
Medições físicas Medições financeiras Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Escolha das medições em função:
do Sistema das tarefas do desempenho Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Ponto de partida para a Avaliação
Identificação da Estratégia Geral da Organização Determinação dos Objetivos do Sistema Logístico Estabelecer Partes Componentes do Sistema Logístico Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Possíveis medidas de desempenho em Sistemas Logísticos
disponibilidade confiabilidade custos Medidas de Utilização de capacidade Flexibilidade operacional Flexibilidade do processo Atendimento ao cliente Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Pontos de Medição no Sistema Logístico
Performance total Performance parcial Performance interna Performance da interface Performance externa Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Medidas aplicáveis ao Sistema Logístico
Giro Produção Giro Distribuição Giro Suprimentos Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Exemplos de Medidas ... 2 Indicadores financeiros -valor do inventário
em processo -custos de produção -valor do inventário de produtos acabados -valor do inventário de suprimento -custo do produtos X giro internos -custo dos materiais -índice de preços dos materiais comprados -custos de inventário -custos de transporte -custos de créditos da interface Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Exemplos de Medidas ... 3 Indicadores gerais (da logística integrada)
-resultado x orçamento -retorno sobre ativos -valor total do inventário -custo de capital -Ciclo logístico Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Padrões de comparação metas benchmarking do Serviço Logístico
do Processo Logístico do Fornecedor do Distribuidor Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Aspectos complementares
da Avaliação satisfação das exigências relacionamento dos padrões de referência com os fluxos logísticos Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS PLANEJAMENTO - Definição de Objetivos e Recursos
LIDERANÇA - Realização dos Planos CONTROLE - Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO - Disposição dos Recursos em uma Estrutura Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS CLIENTES FORNECEDORES RECEBIMENTO PRODUÇÃO
VENDAS EXPEDIÇÃO INFORMAÇÃO CADEIA DE VALOR - atividades Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS “A atividade deve agregar valor ao processo. ”
Conceito de Processos Desenvolvimento do Capital Intelectual Administração de conflitos Relacionamento com o cliente Equipes multifuncionais Tecnologia da informação Logística sistêmica Foco em prósperos resultados Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS Captação do Capital Intelectual
auto-estima, empatia e afetividade Projeto de vida pessoal e profissional Inteligência emocional x racional Confiança, iniciativa, criatividade, tomada de decisão, Liderança, lidar com diferenças, multifuncionalidade e trabalhar em equipe Dr. ALBERTOPOSSETTI
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LOGÍSTICA DE SERVIÇOS "ALEGRE-SE COM O CLIENTE!"
Não é fácil, nem rápido... Mas vale a pena tentar!!! “O CLIENTE É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE UM NEGÓCIO!” Sua Empresa Mais Forte! Dr. ALBERTOPOSSETTI
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Conclusões Processo de avaliação em três fases: realização de medições
determinação padrões referência comparação Necessidade de se estender o processo de avaliação do desempenho. Dr. ALBERTOPOSSETTI
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