A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A COR DO DINHEIRO GRUPO "SEM" O USO DA COR NO MARKETING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A COR DO DINHEIRO GRUPO "SEM" O USO DA COR NO MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 A COR DO DINHEIRO GRUPO "SEM" O USO DA COR NO MARKETING

2 O Varejo e a cor "Cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando, assim, sua presença tanto na retina quanto na alma” (Goethe, em A Teoria das Cores)

3 Estágios do processamento de informações

4 Percepção de atenção e memorização das cores
Homens Mulheres Ambos Laranja 25% 17% 21% Vermelho 16% 19% Azul 18% 15% Preto 13% 14% Verde 10% Amarelo 12% Violeta 5% 6% Cinza 0% 1%

5 Compreensão Se ocupa da interpretação do estímulo. Um marketing de sucesso vai, não raro, depender do entendimento do significado que os consumidores dão a estímulos como preço, embalagem, marca e publicidade. Percebemos, inconscientemente, as cores como se tivessem peso. O peso aparente será maior para o preto, seguido pelo roxo, púrpura, cinza, e descendo em leveza para o azul, verde, amarelo e branco.

6 A cor e a cultura Entre os chineses o vermelho significa felicitações e o azul celeste é a cor fúnebre. O azul também é a cor fúnebre entre os iranianos. Verde é a cor nacional do Egito e da Síria, não sendo aceitável usá-la em embalagens. Branco é a cor fúnebre no Japão e, por isso, seu uso em produtos seria raro. Para os latino-americanos, o marrom e cinza estão mais intimamente ligados à idéia de morte.

7 A cor sob o prisma de marketing
A primeira coisa à qual as pessoas reagem ao avaliar um objeto é a sua cor, e sua resposta afetiva automática é quase 60% da aceitação do objeto. Quando algumas mulheres provaram quatro xícaras de café tiradas de recipientes marrom, azul, vermelho e amarelo (com o mesmo café em todos eles, embora elas não soubessem disso), 75% acharam que o café tirado do recipiente marrom era forte demais e quase 85% acharam que o café tirado do recipiente vermelho era mais saboroso”.

8 Cores como o vermelho estimulam a secreção de substâncias excitantes.
Podemos ser “ensinados” a esperar que determinadas categorias de produtos tenham uma determinada cor. As implicações podem ser simbólicas; sapatos pretos ou marrons – e trajes azuis ou cinza – expressam conservadorismo, enquanto cores brilhantes transmitem a idéia de audácia e vitalidade. A aceitação cromática também recebe influência sociais. Geralmente, classes de renda mais baixa tendem a preferir cores primárias, enquanto classes de mais alta renda parecem preferir cores mais complexas. Em um indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríplice: impressiona, expressa e constrói.

9 Amarelo Tendência a provocar um estado de ânimo impreciso. Dispersa a atenção e não é indutor de uma ação de resolução. O amarelo é a primeira cor percebida pelo olho humano. Pode estimular o raciocínio, e é a cor mais alegre do espectro. Amarelo esverdeado: muito usado para produtos ácidos. Cor de sucesso em moda jovem, lojas de artigos esportivos, surfshops e surfwear.

10 Azul Pesquisa Trends for the future”, 1998, Young & Rubican: o azul era então a cor preferida nos produtos “da virada de milênio”. Calmante, teria efeito de regenerador celular e, para os crédulos, “limparia a aura”. No marketing, o azul estaria suplantando o verde na associação com a natureza e batalhas a favor do meio ambiente. Conforme o tom escolhido, pode evocar desde paz aos tesouros do fundo do mar. iMac (logomarca Bondi Blue), Pepsi em lata, pager Motorola, M&Ms e Kraft

11 Branco Para nós, brasileiros, representa a pureza e a paz, enquanto é a cor de luto em muitos países orientais. Induz a aspectos como felicidade, pureza e misticismo.

12 Cinza Mobiliza o ânimo para atitudes neutras e diplomáticas. É a cor preferida dos que querem passar sem chamar muito a atenção. Em embalagens, pode sugerir, com o verde claro e azul claro, um produto salgado.

13 Laranja Presente em embalagens de produtos doces. Nos EUA, lembra produtos baratos.

14 Prata A cor prata tornou-se, em 2000, a cor da moda para muitos produtos. Antes relegada a alguns detalhes em móveis e automóveis, a cor prata passou a ser usada em eletroeletrônicos como celulares (Gradiente Chroma), televisores (Sony, Gradiente), interiores completos de residências (conforme a última edição da Casa Cor) e mesmo objetos da linha “branca”, como geladeiras (Brastemp). Cerca de 40% de todos os automóveis da marca FIAT vendidos no Brasil, em 1999, foram em tons cinza metálico.

15 Preto Embora pelas leis da física represente a ausência de cor, psicologicamente gera uma sensação de algo absoluto e definitivo. No filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, o diretor Kubrick representou o poder superior com a figura do monólito negro. Darth Vader. Tons escuros: podem sugerir tanto algo sólido quando compacto.

16 Rosa Rosa mais forte: alimentos e guloseimas muito doces. Rosa suave: sugere que o produto que o apresenta é sobremaneira cremoso. Pode ser utilizada com bons resultados nas áreas de atendimento a queixas do consumidor.

17 Verde Sua principal característica seria a de provocar uma sensação de imobilidade contemplativa e de repouso. Inspira simpatia, cordialidade e equilíbrio. Verde e azul claros: utilizados extensivamente em líquidos. Em embalagens, pode sugerir um produto salgado.

18 Vermelho Usado para alimentos apimentados. Universalmente, o vermelho é uma das cores consideradas quentes: é ligada à paixão, coragem, guerra e fogo em todas as culturas. Em 270 bandeiras uma vez pesquisadas, 195 continham o vermelho em sua composição. Alguns telefones públicos, pelo vermelho, estimulam uma conversa rápida, em locais de grande afluência de público. Usado nos fast- foods, não apenas lembra algo quente ou saboroso, como também algo “fast”.

19 Violeta Predispõe o ânimo para a tristeza e a reflexão, em uma atitude de introspecção. Induz a situações de mistério e misticismo. Em embalagens, pode sugerir um gosto amargo.

20 Cases Restaurantes Taco Bell Hospital Museu Jornais / Gestalt
Wienerschnitzel Color Marketing Group (CMG) As lojas Falks

21 Shopping Center Iguatemi
2 cores – 54% 3 cores – 27% 1 cor – 18% Branco – 16 citações / Preto – 12 citações / Vermelho – 11 Bege – 10 citações / Amarelo – 10 citações / Azul escuro – 9 citações Azul claro – 6 citações / Laranja – 5 citações / Marrom – 5 citações Tons pastéis – 4 citações / Rosa – 4 citações / Verde – 4 citações

22 Shopping Center Iguatemi
Motivos da escolha de cores “Por lembrar a logomarca da empresa” – 40 “Orientação do arquiteto / decorador” – 18 “Orientação do gerente / proprietário” – 9 “Orientação da agência de publicidade” – 1 “Orientação do franqueador” – 1 “Para dar mais luminosidade” – 1

23 QUE TAL TRABALHAR UM POUCO?


Carregar ppt "A COR DO DINHEIRO GRUPO "SEM" O USO DA COR NO MARKETING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google