A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE

2 PUBERDADE: MUDANÇAS NO CORPO
                            Meninas e meninos, antes da puberdade, podem ser muito parecidos.                                                                 

3 PUBERDADE: MUDANÇAS NO CORPO
Quando somos crianças nosso corpo parece não ter diferença de menino para menina; a única diferença que percebemos nessa idade são os órgãos genitais, que na maioria das vezes chamamos por outros nomes. Na adolescência nosso corpo começa a mudar, e muitas vezes ficamos preocupados/as com essas mudanças. Não sabemos muito bem o que está acontecendo. As mudanças não acontecem só no nosso corpo, muita coisa muda!!! A fase de criança começa a se despedir quando percebemos nosso corpo esta mudando, crescemos muito, ficamos desengonçados, os pelos começam a aparecer, e sem sabermos porque, sentimos vergonha de muitas dessas mudanças...

4 Mas, por que todas essas mudanças acontecem?
Essas mudanças acontecem por causa dos hormônios, substâncias que temos em nosso corpo, que são "mensageiros químicos" que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Assim, como são muito importantes os hormônios tanto o do crescimento, como os hormônios sexuais (o estrógeno e a progesterona), produzidos pelo ovário na mulher, e a testosterona, produzido no testículo, no homem. Além disso, outras partes do nosso corpo produzem outros hormônios e estão também envolvidos com essa transformação. Por exemplo, a hipófise, que é uma pequena região do nosso cérebro, produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para os ovários na mulher e para os testículos no homem para que eles comecem a produzir os hormônios sexuais e assim amadurecer os óvulos e a produzir espermatozóides. Todos esses hormônios e substâncias vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar.

5 As mudanças no menino acontecem mais ou menos nesta seqüência:

6 Crescem os testículos Crescem os pelos pubianos Cresce o pênis (em diâmetro e comprimento) Crescem os pelos do rosto (barba) e das axilas Mais ou menos entre os 13 e 14 anos pode acontecer a primeira ejaculação; mas lembre-se cada adolecsente tem o seu tempo!!! Crescimento da laringe também acontece nessa época. Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chama-se "estirão do crescimento").

7 As mudanças na menina acontecem mais ou menos nesta seqüência:

8 As mamas começam a crescer entre os 8 e 13 anos;
A forma do corpo começa a mudar, a cintura fica mais fina, os quadris se alargam; Crescem os pelos das axilas e da região pubiana; O crescimento em altura se acelera e logo depois acontece à primeira menstruação (chama-se "menarca") que nas adolescentes brasileiras acontece em média entre os 12 e 13 anos, podendo variar de adolescente para adolescente; Os órgãos genitais também mudam: a vagina fica com a parede mais espessa, o útero aumenta de tamanho, aumenta a irrigação sanguínea do clitóris; A bacia óssea se desenvolve.

9                                                            


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google