A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SÃO TECIDOS? Os tecidos são grupos de células com determinado tipo de especialização que organizam-se em grupos. Podem ser classificados em quatro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SÃO TECIDOS? Os tecidos são grupos de células com determinado tipo de especialização que organizam-se em grupos. Podem ser classificados em quatro."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SÃO TECIDOS? Os tecidos são grupos de células com determinado tipo de especialização que organizam-se em grupos. Podem ser classificados em quatro categorias: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso

2 Tecido epitelial . Funções: proteção, absorção, secreção, percepção de sensações. São classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares

3 Epitélios de revestimento
Podem ser: Uniestratificados (simples): formados só por uma camada de células. Estratificados: formados por mais de uma camada de células. Pseudo-estratificados: formados por uma única camada de células mas de tamanhos diferentes.

4 Quanto à forma podem ser:
Pavimentosos: quando as células são achatadas como ladrilhos; Cúbicos: quando as células têm forma de cubo Prismáticos: quando as células são alongadas, em forma de coluna.

5 LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS TIPOS DE EPITÉLIOS DE REVESTIMENTO
Esquerda: 1-Epitélio pseudo-estratificado, 2-Epitélio cúbico simples, 3-Epitélio colunar. Direita: Epitélio pavimentoso estratificado, 2-Epitélio pavimentoso simples, 3-Epitélio prismático simples

6 ESPECIALIZAÇÃO DAS CÉLULAS EPITELIAIS
Desmossomos: pode ser comparado a um botão de pressão, estando uma metade localizado na membrana de uma célula, e a outra na célula vizinha. Zona de oclusão:é uma espécie de cinturão adesivo situado junto a borda livre das células. Impede a passagem de moléculas entre as células.

7 Linha basal:espécie de tapete de moléculas de proteínas ao qual as células se ligam.
Hemidesmossomos:estruturas celulares especiais que aderem as células epiteliais à lâmina basal.

8 ESQUERDA: ZONA DE OCLUSÃO DIREITA: DESMOSSOMO

9 Exemplos de epitélios de revestimento
Epiderme: camada mais superficial da nossa pele, é um epitélio estratificado que exerce função de proteção. Está em constante multiplicação e sempre se soltando nas camadas mais superficiais. Epitélio de revestimento intestinal: reveste internamente o intestino. Tem a função de absorção de nutrientes, devido às microvilosidades.

10 Epitélio dos túbulos renais: tem a função de reabsorção das substâncias úteis da urina, possui grande número de invaginações. Epitélio olfativo: especializada em receber estímulos externos, reveste internamente o nariz e é responsável pelo olfato.

11 Epitélios glandulares
Ficam no interior das glândulas e são especializadas na produção e eliminação de secreções. Podem ser: exócrinas e endócrinas.

12 GLÂNDULAS EXÓCRINAS Eliminam suas secreções para cavidades internas dos orgãos (glândulas salivares) ou para fora do corpo (glândulas sudoríparas).

13 Quanto a forma da poção secretora podem ser:
Tubulosas: porção secretora tubular. Ex.: glândulas da mucosa estomacal. Acinosa ou alveolar: porção secretora arredondada. Ex.: glândulas sebáceas da pele. Túbulo-acinosa ou túbulo-alveolar: dutos tubulares com porções secretoras arredondadas. Ex.: glândulas mamárias

14 Quanto a forma do duto podem ser:
Simples: Duto sem ramificação. Ex.: glândulas sudoríparas. Composta: Duto ramificado. Ex.: porção exócrina do pâncreas.

15 Respectivamente, simples tubulosa, simples acinosa, composta túbulo-acinosa

16 Quanto ao modo de secretar podem ser:
Merócrina: células secretoras eliminam apenas as secreções, sem perda citoplasmática. Ex.: glândulas salivares Holócrina: células secretoras eliminam todo o citoplasma junto com as secreções. Ex.: glândulas sebáceas. Apócrina: células secretoras eliminam parte do citoplasma junto com as secreções. Ex.: glândulas mamárias.

17 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS Eliminam suas secreções, genericamente denominadas homônios, diretamente no sangue.

18 GLÂNDULA MISTA OU ANFÍCRINA: PÂNCREAS
Desempenha simultaneamente funções endócrinas e exócrinas.

19 Tecido conjuntivo Unem outros tecidos sustentando-os e dando conjunto ao corpo, daí o nome conjuntivo. Células separadas por material produzido e secretado por elas, que podem ser classificados em: frouxo, denso, cartilaginoso, ósseo e sangüíneo.

20 Tecido conjuntivo frouxo
Está presente em praticamente todos os órgãos. É constituído por: células de vários tipos, três tipos de fibras e substância fundamental ou amorfa, uma espécie de gelatina que envolve as células e fibras.

21 Tipos de fibras: Colágenas: grossas e resistentes. Dão resistência a nossa pele. Elásticas: dão elasticidade a nossa pele. Reticulares: são ramificadas e ligam o tecido conjuntivo aos outros tecidos vizinhos.

22 Tipos de células: Fibroblastos: forma estrelada e núcleo grande. Fabricam e secretam as proteínas que constituem as fibras e a substância amorfa. Macrófagos:deslocam-se continuamente entra as fibras à procura de bactérias e restos de células. Plasmócitos: alta capacidade de multiplicação e permitem a regeneração do tecido conjuntivo.

23 Tecido adiposo É um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo no qual existem células que acumulam grande quantidade de gordura.

24 Tecido conjuntivo denso
Abundância de fibras colágenas. Grande resistência. Tecido conjuntivo denso fibroso: fibras entrelaçadas, resistente e elástico . Forma cápsulas envoltórias nos órgãos. Tecido conjuntivo denso modelado: muito resistente e pouco elástico. Forma os tendões e os ligamentos.

25 Tecido cartilaginoso Forma o esqueleto de alguns animais vertebrados. Ex.: cações, raias e tubarões (peixes cartilaginosos). Porém, todos os vertebrados retêm cartilagem em algumas partes do corpo. Esse tecido é avascular. Componentes da cartilagem: fibras colágenas e condrina.

26 Tipos de cartilagem Hialina: é a mais comum. Poucas fibras coláginas. Ex.: laringe, traquéia, bronquios e nas extremidades de ossos que se articulam. Elástica: além das fibras coláginas, apresentam fibras elásticas. Ex.: septo nasal e epiglote da ovelha. Fibrosa: é a mais resistente, apresenta grande quantidade de fibras colágenas. Ex.:ossos pubianos da bacia e discos intervertebrais.

27 Estrutura do tecido ósseo

28 Tecido ósseo Formados por um tipo de tecido conjuntivo no qual as células secretam fibras colágenas e fosfato de cálcio. Inúmeras unidades chamdas de sistemas de Havers.

29 Tipos de células do osso
Jovens: osteoblastos Maduras: osteócitos Osteoclastos: destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso. Abre caminho para a regeneração do tecido pelos osteoblastos.

30 TIPOS DE OSSIFICAÇÃO Endocondral:ossificação dentro da cartilagem. Substituição gradativa do tecido cartilaginoso pelo tecido ósseo. Assim se forma a maior parte dos osso de nosso corpo Intramembranosa: formação de tecido ósseo no interior de uma membrana de tecido conjuntivo. Ex.: caixa craniana

31 Tecido sangüineo Função sangüínea: transporte de gases (oxigênio e carbônico), alimento e excreções e proteção. Matriz extracelular: plasma Plasma: sais minerais, proteínas e água. Soro: Plasma sem o fibrionogênio Eritrócitos ou hemácias (células vermelhas): as mais abundantes no sangue. Forma discoidal. Transportam gás oxigênio para os tecidos.

32 Leucócitos (células brancas): são esféricas, maiores que as hemácias.
Podem ser de dois tipos, granulosos (neutrófilos, oesinófilos e basófilos) e agranulosos (linfócitos e monócitos). Neutrófilos: fagocitam bactérias. Eosinófilos: protege contra substâncias estranhas. Basófilos: rações alérgicas a corpos ou substâncias estranhas.

33 Linfócitos (B e T): em conjunto são os responsáveis pela imunidade.
Monócitos: fagocitam microorganismos invasores, resíduos e células mortas. Plaquetas (trombócitos): coagulação do sangue.

34 Glóbulos brancos (leucócitos) e hemácias

35

36 Tecido muscular Células longas com alta capacidade de contração.
A contração é responsável pela locomoção e pela movimentação dos órgãos internos. Os músculos podem ser: estriado, esquelético, estriado cardíaco e liso.

37 Tipos de tecidos muscular: respectivamente, tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e tecido muscular liso

38 Tecido muscular estriado esquelético.
Constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados. São chamados estriados porque o arranjo dos filamentos de actina e miosina nas fibras cria um padrão bem-definido de estrias. Células polinucleadas Contração rápida e voluntária.

39 Tecido muscular estriado cardíaco
Localização: coração Apresenta estrias transversais ramificadas e células com um ou dois núcleos. Discos intercalares: fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Contração espontânea e rápida.

40 Tecido muscular liso Presente em órgãos viscerais como estômago, intestino útero e vasos sangüíneos. Células uninucleadas Contração lenta e involuntária.

41 MECANISMO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR
Miofibrilas: actina (filamento fino) e miosina (filamento grosso). Miosina: forma de um taco de golfe. Unem-se umas às outras formando feixes. Unidade funcional: sarcômero. Contração: filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina.

42 Na contração as moléculas de miosina deslizam sobre as de actina, o que faz o sarcômero encurtar.De cima para baixo estágios sucessivos da contração de um sarcômero. À direita, desenhos de cortes transversais realizados em três diferentes regiões do sarcômero, mostrando o arranjo dos filamentos de actina e miosina.

43 O PAPEL DO CÁLCIO NA CONTRAÇÃO MUSCULAR.
Na presença de íons cálcio, moléculas de ATP reagem com as moléculas de miosina, fazendo com que suas “cabeças” se dobrem com força e rapidez. Isso faz com que as fibras de actina se desloquem sobre o feixe de miosina.

44 Tecido nervoso É responsável pela recepção e escolha da resposta adequada aos estímulos.

45 NEURÔNIO, A CÉLULA NERVOSA
São células alongadas podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 m. Três partes: corpo celular, dendritos e axônios. Corpo celular: núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi e ribossomos Dendritos:recebe os estímulos provenientes do meio. Axônio: conduz impulsos do corpo celular até alvos distantes.

46 Outras células do tecido nervoso
Células de Schwann: se enrolam em torno do axônio e formam uma capa chamada bainha de mielina, que aumenta a velocidade de propagação do impulso. Células da glia: astrócitos (suporte mecânico e alimento), aligodentrócitos (bainhas protetoras nos axônios dos neurônios do encéfalo e medula espinhal), micróglias (fagocitam detritos e restos celulares.

47

48 TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO
Os estímulos são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte. O impulso é de origem elétrica. A membrana das células nervosas é polarizada, isto é, existe uma diferença entre as cargas elétricas da superfície interna e da superfície externa, sendo o interior negativo em relação ao exterior.

49 O impulso nervoso se transmite como uma onda de inversão de polaridade na membrana do axônio. A velocidade de transmissão de impulso pode atingir mais de 300 km/h.

50 POTENCIAL DE AÇÃO Potencial de ação é a inversão momentânea da polaridade, ficando o exterior negativo em relação ao interior, em uma pequena região da membrana. A estimulação de um dendrito desencadeia um potencial que se transmite até a extremidade do axônio.

51 Sinapses nervosas e mediadores químicos
Espaço sinaptico é um pequeno espaço entre um axônio e os dendritos do neurônio seguinte. Os neurotransmissores ou mediadores químicos (acetilcolina e adrenalina) são substâncias que são liberadas na extremidade do axônio na região da sinapse que provocam alterações elétricas na membrana da célula seguinte.

52 VISÃO AMPLIADA DA REGIÃO SINÁPTICA MOSTRANDO A LIBERAÇÃO DE MEDIADORES QUÍMICOS.

53 Referências bibliográficas:
Amabis & Martho, Biologia das células-Vol. 1, 1995 Coleção objetivo, livro 2- Biologia Animal.


Carregar ppt "O QUE SÃO TECIDOS? Os tecidos são grupos de células com determinado tipo de especialização que organizam-se em grupos. Podem ser classificados em quatro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google