A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo

2 Histórico: As conferências mundiais sobre o meio ambiente:
Estocolmo (Suécia) 1972: decisão = Desen-volvimento Humano Sustentável; Proposta: desenvolver-se economicamente causando a menor degradação ambiental possível. Para a concretização do D.H.S. é necessário: justiça social, respeito às diversidades culturais e integridade ecológica.

3 Isto seria possível no modelo capitalista atual?

4 Rio 92 ou Eco – 92 (Brasil): decisão = Agenda 21;
Proposta: conjunto de medidas ambientais para o século XXI que visem colocar em prática o DHS;

5 Exemplos de práticas ambientalmente corretas

6 O fracasso da RIO + 10 em 2002 Rio + 10 (Johanesburgo – África do Sul): decisão = ?????????? RIO + 10 = ZERO;

7 Os grandes problemas ambientais

8 O fenômeno da desertificação
Um terço da superfície do planeta corre risco de desertificação. Especialistas reunidos na COP 8, alertam que apenas as ações conjuntas com comunidades locais poderão evitar catástrofes sociais

9 Falta de água: uma catástrofe anunciada
Segundo a ONU, em 2025, 2,7 bilhões de pessoas irão sofrer problemas de carência hídrica.

10 Aquecimento global O aumento no consumo dos combustíveis fósseis, as queimadas florestais e as atividades vulcânicas provocaram alterações nas concentrações dos gases estufas, como o Dióxido de Carbono, Metano e Óxido Nitroso, elevando a temperatura média da atmosfera do planeta.

11 O aumento da poluição atmosférica

12 Gases de estufa Principais causas Dióxido de Carbono (CO2) Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos. Clorofluor- carbono (CFC) São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrônica. Responsável pela destruição da camada de ozônio. É responsável por cerca de 10% do efeito estufa. O tempo de duração é de 50 a 1700 anos. Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa. Tem um tempo de duração de 15 anos. Ácido nítrico (HNO3) Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.

13

14 ILHAS DE CALOR

15

16 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

17 Possíveis conseqüências para o século XXI
Possibilidade de aumento na temperatura média do planeta em até 5,8ºC em 2100; Mudanças drásticas no clima global, com intenso derretimento das geleiras; Aumento médio de até 60cm no nível dos oceanos;

18 Quem são os maiores responsáveis?
Países (%) 1 EUA 36,1 2 Russia 17,4 3 Japão 8,5 4 Alemanha 7,4 5 Reino Unido 4,3 6 Canadá 3,3 7 Itália 3,1 8 Polônia 9 França 2,7 10 Austrália 2,1 Principais poluidores mundiais da atmosfera global

19 Total de emissões de CO‚ desde 1950 (EM BILHÕES DE TONELADAS)

20 Solução?  - O Protocolo de Quioto
1997: criação do Protocolo de Quioto ; 16/02/2005: entrada em vigor do protocolo após a adesão da Rússia países; Meta de Quioto: reduzir em 5,2% a emissão de gases de estufa entre 2008 e 2012 em relação aos índices de 1990;

21 ALERTA ATENÇÃO: segundo os cientistas, o ideal seria a redução de pelo menos 30% para evitar os impactos sobre o clima.

22 E o MDL? Seria uma boa alternativa?
O Mecanismo de Desenvolvimento limpo permitirá às nações em desenvolvimento venderem aos países industrializados toneladas de gás carbônico que deixaram de emitir – “créditos de carbono” – ou seja, uma flexibilização do Protocolo de Quioto, que em resumo, é pagar para continuar poluindo.

23 O BRASIL ESTÁ QUEIMANDO US$!

24 Nós podemos ressuscitar os animais extintos?
“Nós sabemos como reparar os buracos na camada de ozônio? Nós sabemos como salvar os peixes das águas poluídas? Nós podemos ressuscitar os animais extintos? Nós podemos recuperar as florestas que um dia existiram onde hoje é uma área desertificada? Nós conseguiremos reverter a intensificação do efeito estufa? Se nós não podemos recuperar nada disso, então por favor, paremos de destruir."


Carregar ppt "QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google