A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias Tributárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias Tributárias"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias Tributárias
Grupo: Charlene Moterle Eloá Rempel Jossimara S. Veronese Priscila Paese Rosana C. Benites Rosane Toledo

2 1) Todos os bens da empresa estão em nome da mesma?
R: Sim, todos constam em nome da empresa, são eles: imóvel (sede própria), veículo, maquinários entre outros. 2) A empresa declara pelo lucro real, presumido ou simples? R: A declaração é realizada pelo regime de tributação simples, pois a mesma se enquadra como empresa de pequeno porte.

3 3) Utiliza alguma estratégia ou realiza planejamento tributário a fim de reduzir ou minimizar a carga fiscal? R: A contabilidade é realizada por um contador que não é do quadro de funcionários da empresa, este realiza uma verificação dos tributos e impostos que são recolhidos e faz uma adequação a fim de reduzir os impostos a serem pagos. 4) Qual foi o índice de carga tributária da empresa no ano de 2006? R: Imposto Federal: 7,10% Imposto Municipal: 3,0% FGTS: 8,0% INSS: 8 á 11% valor variável de acordo com a renda de cada funcionário

4 5) Quais os impostos que a empresa paga regularmente?
R: IPI, ISS, FGTS, INSS, IPTU, IPVA, Alvará, Coleta de lixo. 6) Como é realizado o monitoramento tributário da empresa? R: Todas as movimentações são registradas para um melhor acompanhamento, além disso, são enviados mensalmente todos os documentos fiscais ao contador responsável.

5 7) De que forma se busca corrigir eventuais erros que possam ocorrer nas rotinas fiscais da empresa?
R: Regularmente o contador da empresa é consultado a fim de sanar dúvidas relacionadas às rotinas ficais e assim reduzir o número de erros ou ineficiência fiscal. 8) Possui alguma dedução das despesas com doações na declaração de IRPJ? R: Não 9) A empresa pode ser considerada eficiente do ponto de vista tributário? R: Sim, pois possui controles internos e ainda busca sempre escolher a melhor alternativa de tributação para a empresa, visando sempre minimizar o impacto dos tributos sobre sua situação financeira.

6 10) Qual é o número de funcionários que a empresa possui e quanto de imposto o registro dos mesmos gera para a empresa? R: 6 funcionários. Gera um percentual de 20% de imposto. 11) A empresa concilia o balancete mensalmente ou trimestralmente? R: Trimestralmente 12) A empresa recolhe o imposto ICMS? R: O ICMS é classificado como um tributo direto e estadual, a empresa não recolhe este imposto que por se enquadrar no regime tributário do simples nacional é isenta deste tributo.

7 13) A empresa recolhe o imposto IPI?
R: Sim. O IPI (imposto sobre produtos industrializados) é um tributo federal e o percentual fiscal incide conforme a classificação do produto. 14) A empresa recolhe ISS (imposto sobre serviços)? R: Sim 15) Qual é o percentual de carga tributária de ISS prestados? R: O percentual é de 8,21%, de acordo com a tabela do simples nacional.

8 16) Como a empresa se posiciona no que condiz a postergação do pagamento de tributos?
R: A empresa sempre planeja e efetiva o pagamento dos tributos nas devidas datas evitando assim problemas com adiantamento e retardamento de quitações. 17) A empresa está apurando e recolhendo os impostos de forma correta? R: Sim, para isto conta com um analista que possui entendimento de contabilidade e legislação tributária. 18) Qual é a Contribuição Social da empresa sobre o Lucro Liquido (CSLL)? R: A CSLL é uma contribuição cobrada sobre o lucro das pessoas jurídicas com a finalidade da seguridade social, o valor correspondente da empresa é de

9 19) Qual o percentual total de tributos recolhido sobre o lucro liquido no ano de 2006?
20) A empresa é isenta do IRPJ? Por quê? R: Sim, As microempresas optantes pelo Simples possuem isenção do IRPJ, para tanto é necessário que a receita bruta no ano calendário deve ser igual ou inferior a R$ ,00, além disso a empresa por ser optante do simples ainda têm direito a um regime diferenciado e simplificado de tributação dos demais impostos e contribuições.

10 21) Conforme tabela, qual é a carga tributária prestada pela empresa?
22) Quais são os impostos recolhidos sobre os produtos? R: IRPJ, CSLL, COFINS, PIS, INSS 23) Quais são os tributos municipais que a empresa se enquadra? R: ISSQN, coleta de lixo, combate a incêndio, conservação e limpeza pública, controle e fiscalização ambiental, controle e fiscalização de produtos químicos, vigilância sanitária, alvará.

11 DIAGNÓSTICO Estão no caminho, pois tem boa orientação do contador.
O contador utilizada do planejamento tributário para que a empresa tenha uma boa gestão estratégica.

12 ANEXO ESTRATÉGIAS TRIBUTÁRIAS

13 Utilizar formas legais de pagamento de imposto.
Utilizar o planejamento tributário Escolher lucro real, presumido ou simples, pois, escolhendo a forma de economizar sobrará mais lucro, pagando menos impostos Aplicação contábil dos impostos Lucro simples ou presumido (não) pode depreciar os bens Lucro Real credita PIS e COFINS Juros sobre capital próprio Organizar as decisões das mais simples para as mais complexas

14 Quanto mais lucro tiver, optar pelo lucro presumido, quanto menos lucro tiver, partir para o lucro real Opção de criar outra empresa dentro da empresa Recolher a parte que não pagou e investir No caso de ter duas empresas com lucro real, tem a opção de fundi-las reavaliando-as Optar por fusão, cisão, abertura de empresa nova, incorporação ou transformação, buscar a melhor estratégias para pagar menos impostos Estratégia tributária de fazer LOBY e mudar as leis (Ex. impactos nos investimentos que reduz custos) Colocar mais custos em produtos que vende mais

15 Transparências nas ações facilitando o controle: simplificar para agilizar
Praticar Elisão Fiscal: pagar menos e melhor de forma legal; economia fiscal Descobrir os melhores meios de comunicação: fazer o melhor meio acontecer Praticar a eficiência (atingir objetivos) e eficácia (atingi-los da melhor maneira) Sempre trabalhar com bons profissionais Ter objetivos claros para saber aonde que chegar Manter a contabilidade interna com acessória externa, sempre que possível

16 Estabelecer custo benefício: começar executando planejamentos pequenos e partir para os maiores
Manter atualizada a documentação Manter sempre atualização dos dados nos sistemas e SOFTWARE Capitalizar pequenos valores, eliminando desperdício Manter o MARK UP dos produtos sempre atualizados para não perder dinheiro Reduzir a carga tributária demanda um acompanhamento para analisar o impacto fiscal das suas decisões empresariais, reduzindo a base imponível de tributação.

17 Analisar, apurar e compensar administrativamente os créditos com débitos vencidos ou vincendos
Apurar Crédito Presumido de IPI e Acumulados de ICMS seja por alíquotas diversificadas, Redução de Base de Cálculo ou Exportação e requisitar a homologação para compensação; Planejamento e pedido de parcelamento sobre os débitos constatados junto aos órgãos competentes; Administração do passivo tributário Utilizar despesas e provisões aceitas pelo fisco como dedutíveis da receita

18 A empresa está atenta ao que se enquadra: isenção; imunidade; não-incidência; redução condicionada; prorrogação de prazos; diferimento ou suspensão. O controller da empresa precisa estar atendo com as mudanças econômicas tributárias trabalhando com o presente, revendo o passado e analisando o futuro. Reduzir a carga tributária fazendo a migração na busca de um diferencial de alíquota de ICMS para estado com menor alíquota.


Carregar ppt "Estratégias Tributárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google