A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceituação de Marca É um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceituação de Marca É um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou"— Transcrição da apresentação:

1 Conceituação de Marca É um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou
uma combinação dos mesmos, que identifique os bens e serviços de uma empresa e que tem a propriedade de diferenciá-los frente aos seus concorrentes.

2 A marca não existe isoladamente
Podemos identificá-la por meio do produto em si, a embalagem, o nome de marca, a publicidade...

3 Podemos , ainda, dizer que a marca é a síntese dos elementos físicos,
SIRVA COM IMAGINAÇÃO - SIRVA COM BAIXELAS TRAMONTINA Podemos , ainda, dizer que a marca é a síntese dos elementos físicos, racionais, emocionais e estéticos nela presentes e desenvolvidos através dos tempos.

4 Ao comprar um produto, o consumidor
não adquire apenas um bem, mas um conjunto de valores e atributos da marca. A relação é a bilateral: a marca tanto ganha quanto a empresa empresta um valor ao produto.

5 Fidelidade à Marca O objetivo maior de qualquer produto é ganhar a
fidelidade do consumidor. Essa fidelidade dos consumidores é responsável pela diminuição da ação dos concorrentes, que de certa forma sentem-se desencorajados em investir recursos para atrair consumidores leais e satisfeitos.

6 Conhecimento do nome de marca
Num mercado competitivo, as marcas conhecidas serão aquelas que terão a preferência do consumidor. Isto porque geralmente o consumidor dá preferência ao produto ou serviço que lhe é familiar.

7 Qualidade percebida A percepção global de qualidade associada a
uma marca pode possibilitar na influencia de decisão na compra, na escolha e na fidelidade à marca.

8 Associações com a marca
Personagens utilizados na publicidade que representam o produto ou seviço, testemunho de personalidades, características tangíveis; por exemplo: superioridade tecnológica, intangíveis; segurança, prestígio, status, entre muitos outros tipos de associações que podemos utilizar para agregar valor a marca. Cada vez mais a publicidade é considerada um dos elementos mais importantes da globalização.

9 VW. Você conhece. Você confia.

10 Você conhece. Você confia.

11 Você conhece. Você confia.

12 Sentir-se bem. “Na verdade, em inúmeros casos temos obtido sucesso utilizando a lei biológica de que as pessoas tendem a procurar situações nas quais se sintam bem.” Júlio Ribeiro

13 Manter a liderança Manter a liderança dentro do conceito depende da
capacidade de ser único e coeso, combatendo todas as possibilidades da segmentação pela concorrência. Quando se decide por um posicionamento, é preciso que a empresa realmente acredite e passe a operar em função dele. Exemplo: “Seguros para uma vida melhor.”

14 O negócio cresceu de zero a um bilhão de dólares em dez anos.
A especialização fortalece o conceito Exemplo: A DOMINO PIZZA (1982) nos Estados Unidos em sua estratégia tinha como promessa: entrega a domicílio em 30 minutos. O negócio cresceu de zero a um bilhão de dólares em dez anos.

15 O fator emocional da imagem.
Conforme Martins (1992), o posicionamento da marca deve começar no conceito emocional e posteriormente definir o conceitual e o físico, do que o contrário: Exemplo: se formos lançar um carro, o produto deve ser em função do espírito do usuário: Espírito: aventureiro Produto: um carro tipo jeep, robusto, off road, moderno...

16 NOSSA NOVA MONTANHA RUSSA
O fator emocional da imagem. BOOMERANG NOSSA NOVA MONTANHA RUSSA TE ANIMAS SUBIR?

17 O que é conceito? O desenvolvimento de uma boa idéia que seja apropriada para responder a um problema comercial, e essa idéia dure anos porque ela está bem formatada e está contida em palavras. Para que a cada peça publicitária que se faça, se acumule, um ao outro, no consumidor através dos anos, agregando valor a marca. Exemplos: Tabacow - uma base de carinho Petybom - o macarrão da mama Old Eight - o bom Whisky voce conhece no dia seguinte

18 Robustez e bom humor. Agência: Young&Rubicam Esta campanha para a Ford pick-up Courrier mostra dois rapazes estacionando o veículo numa praia deserta e fixam uma placa de sinalização, saindo da cena com ares de dever cumprido. Entra, então, a locução: “Nova Courrier, A pick-up para quem trabalha pensando no futuro...”. Na seqüência, o carro chega na mesma praia, agora lotada, onde há vaga apenas em frente à placa. Os espertinhos descem contentes, enquanto a câmera dá um close no aviso: “Estacionamento permitido para veículos de carga”. O locutor ainda completa: “No Sábado e no Domingo”.

19 Sensualidade e bom humor.
Este comercial trabalha o bom humor sem ferir a moral de quem participa ou quem o assiste. Tratando a questão do nudismo com naturalidade e beleza.

20 Sem fins lucrativos. A campanha criada para a RBS trabalha a questão ideológica. Procura passar uma idéia, não tem fins lucrativos. Procura a conscientização das pessoas.

21

22 Carência zero. “O ser humano move-se sempre por duas razões básicas;
uma é a necessidade e outra é o estímulo.” Júlio Ribeiro - TALENT

23 Promoção mês das mães. O comprador pode comprar por necessidade – sabonete ou estímulo – uma roupa para ir à festa ou pelos dois fatores combinados – um pacote com três sabonetes pelo preço de um.

24 Promoção microempresas.
“A compra do produto é feita por necessidade, mas a escolha da marca é feita, na maioria das vezes, por estímulo.” Estímulo DIRETO – é resultante de alguma característica física do produto: disponibilidade, preço, promoção, diferencial de qualidade, etc. Estímulo INDIRETO – são aqueles relacionados com a forma como a pessoa se sente ao escolher determinada marca.

25 Sensações. A marca é uma imagem, uma sugestão, uma emoção, um símbolo.
McLuhan – 1969 – afirma: “Os anúncios não são destinados a um consumo consciente. O seu destino é ocupar o lugar de pílulas subliminares para o subconsciente”. A marca é uma imagem, uma sugestão, uma emoção, um símbolo.


Carregar ppt "Conceituação de Marca É um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google