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A importância da Tecnologia Industrial Básica (TIB) para o crescimento do Brasil Instituto Euvaldo Lodi.

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Apresentação em tema: "A importância da Tecnologia Industrial Básica (TIB) para o crescimento do Brasil Instituto Euvaldo Lodi."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Tecnologia Industrial Básica (TIB) para o crescimento do Brasil
Instituto Euvaldo Lodi

2 Será???? A Qualidade virou modismo!!!
Isto é coisa do século passado!!! Caiu no “ lugar comum” e foi sendo esquecida. Critério de enquadramento Micro - até R$ 700 mil Pequena - até R$ mil Média - até R$ 35 milhões Trajetória decrescente da TJLP Dez/ ,06% Dez/ ,50% Dez/00 - 9,75% Abril a jun /01 - 9,25% Será????

3 Vamos relembrar algumas definições???
“Qualidade é a conformidade do produto às especificações.” (Crosby) “Qualidade é a adequação ao uso.” (Juran) “Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente.” (Deming) Critério de enquadramento Micro - até R$ 700 mil Pequena - até R$ mil Média - até R$ 35 milhões Trajetória decrescente da TJLP Dez/ ,06% Dez/ ,50% Dez/00 - 9,75% Abril a jun /01 - 9,25%

4 Conclusão A Qualidade hoje é uma ação empresarial estratégica e regulamentar, focando a gestão e o produto para garantia e satisfação do consumidor nas relações comerciais internas e internacionais. Critério de enquadramento Micro - até R$ 700 mil Pequena - até R$ mil Média - até R$ 35 milhões Trajetória decrescente da TJLP Dez/ ,06% Dez/ ,50% Dez/00 - 9,75% Abril a jun /01 - 9,25%

5 Evidências Qualidade e as relações de consumo internas Código de Defesa do Consumidor Seção IV – Artigo 39 – Inciso VIII Qualidade e comércio exterior – Barreiras Técnicas OMC – Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio Critério de enquadramento Micro - até R$ 700 mil Pequena - até R$ mil Média - até R$ 35 milhões Trajetória decrescente da TJLP Dez/ ,06% Dez/ ,50% Dez/00 - 9,75% Abril a jun /01 - 9,25%

6 Cenário Globalização Grande concorrência (número de empresas)
Setor Industrial Qde. Fabricação de produtos alimentícios e bebidas 19.625 Confecção de artigos do vestuário e acessórios 19.524 Edição, impressão e reprodução de gravações 7.818 Fabricação de Produtos Químicos 5.149 Fabricação de móveis e industrias diversas 12.247 Fonte: IBGE: Dados Gerais referente às empresas do setor Industrial por grupo de atividade – Brasil

7 Como sobreviver? Custo Redução de desperdício na fabricação
Otimização do tempo Organização empresarial Diferenciação Maior qualidade Vantagens Adicionais Valores

8 O que fazer Tecnologia Industrial Básica – TIB
Tecnologia: Aplicação sistematizada do conhecimento técnico-científico; Industrial: Atividade de transformação na produção de bens e serviços; Básica: Pré-condições para incorporar os requisitos de qualidade e eficácia nos processos produtivos.

9 Importância São instrumentos base para o desenvolvimento econômico, por fornecerem os meios necessários para: desenvolvimento e disseminação da tecnologia; a sua demonstração; a sua consolidação; a confiança nas relações de mercado; e a comunicação entre os agentes econômicos

10 TIB É a maneira de organizar as atividades pela criação e utilização de regras ou normas, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma Nação Fundação CERTI É toda informação ou conhecimento de caráter tecnológico ou não que contribui para a mudança e o aperfeiçoamento de serviço, processo ou produto industrial, em todo o processo produtivo Normalização É um exame sistemático do grau de atendimento por parte de um produto, processo ou serviço aos requisitos especificados. Conjunto de conhecimentos científicos e tecnológicos abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. Avaliação da Conformidade É a atividade criativa do ser humano, de caráter intelectual, passível de agregar valores e que necessita de proteção jurídica perante terceiros. Metrologia Propriedade Intelectual Informação Tecnológica

11 Normalização - Benefícios
otimizar recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra); disciplinar a produção, padronizando a execução das atividades; facilitar o treinamento e melhorar o nível técnico da mão-de-obra; registrar o conhecimento tecnológico; aumentar a segurança do pessoal e dos equipamentos; melhorar a comunicação das interfaces dos processos; reduzir o consumo e o desperdício (gestão de materiais); padronizar componentes e equipamentos; reduzir as variedades de produtos; aumentar a produtividade; melhorar a qualidade de produtos e serviços; controlar produtos e processos.

12 Níveis de Normalização
Internacional - Normas resultantes da cooperação e acordos entre grande número de nações independentes, com interesses comuns e visando emprego mundial. Citar o conceito de Organização Internacional – aquela cuja participação é feita numa base de delegações únicas nacionais, e aberta à participação de todos os países do mundo Regional - Normas que representam os interesses que beneficiam várias nações independentes, de um mesmo continente ou por uma associação regional de normas. Esclarecer a idéia de regiões geográficas com vários países – blocos econômicos. Nacional - Normas adotadas por um Organismo Nacional de Normalização, reconhecido como autoridade para torná-las públicas, após alcançar-se o consenso entre os interesses do governo, indústrias, consumidores e comunidade científica de um país. Empresarial - Normas estabelecidas por uma empresa ou grupo de empresas, com a finalidade de orientar compras, fabricação, vendas e outras operações. Mencionar a grande disseminação decorrente das ISO 9000; Mencionar ainda o caso das normas de associação, referindo em particular o caso dos EUA, mas destacando que não se trata de normas nacionais e que o seu valor decorre apenas da sua aceitação pelo mercado.

13 Normalização Abrange NORMAS e regulamentos
Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

14 Instituições A ABNT - é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Possui Comitês Técnicos específicos de vários setores. Exemplos: CB – 17 – Têxteis e do vestuário CB – 18 – Cimento, concreto e agregados CB – 23 – Embalagem e acondicionamento CB – 45 – Pneus e Aros

15 Normalização Abrange normas e REGULAMENTOS
Documento que contém regras de caráter obrigatório e que é adotado por uma autoridade, o qual estabelece requisitos técnicos, seja diretamente, seja pela referência ou incorporação do conteúdo de uma norma, de uma especificação técnica ou de um código de prática. Em geral, regulamentos técnicos visam assegurar aspectos relativos à saúde, segurança ou meio ambiente.

16 Instituições Inmetro Anvisa
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é vinculado ao MDIC, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Sua missão é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade. Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma autarquia que foi criada com a finalidade de promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.

17 Avaliação da Conformidade
Quando se compra alguma coisa, o comprador quer saber se o que recebeu é o que foi pedido. Isto pode ser feito comparando-se o recebido com a especificação do que foi pedido. O ato de fazer esta verificação é a avaliação da conformidade.

18 Organismo Independente Audita e certifica o fornecedor
Como assegurar a conformidade? Organismo Independente 3ª Parte Audita e certifica o fornecedor Provê confiança Fornecedor 1ª Parte Necessidades e interesses próprios Auditoria de 2a Parte Comprador 2ª Parte Necessidades e expectativas Relação Comercial Declaração do Fornecedor

19 Certificação Certificação
Procedimento pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados; De produtos: enfoque no produto De sistemas de gestão: enfoque na organização e na forma como é gerenciada Vantagens Melhoria das relações comerciais; Melhoria da imagem da empresa; Qualificação da empresa (clientes).

20 Certificação Voluntária Certificação Compulsória
Quanto à obrigatoriedade legal Certificação Voluntária Decisão exclusiva da empresa que fabrica produtos ou fornece serviços. Exemplos Certificação de um restaurante, com base na Norma NBR ISO 9001; Certificação de eletrodomésticos; Certificação de cimento Portland. Certificação Compulsória Estabelecida pelo governo para comercialização de produtos e serviços. Deve restringir-se a produtos e serviços nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. Exemplos Fios e cabos; Preservativos. Embalagens para Transporte de Produtos Perigosos

21 Ex.: Regulamento x Certificação
Portaria nº 10, de 24 de janeiro de 2006 do Inmetro Aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade para Embalagens Utilizadas no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Institui a Certificação Compulsória das embalagens para transporte terrestre de produtos perigosos, cuja massa líquida não exceda a 400 quilogramas ou cujo volume não exceda a 450 litros. A certificação compulsória das embalagens, objetivo desta Portaria, será feira consoante o estabelecido no Regulamento de Avaliação da Conformidade para Embalagens Utilizadas no Transporte Terrestre de produtos Perigosos.

22 Metrologia no dia-a-dia
Controle e medição de alimentos e produtos industrializados e comercializados. Medição da quantidade de combustível. Taxímetro: medição do valor da tarifa. Medição da hora. Medição do consumo de energia elétrica, ligações telefônicas, gás e água. Equipamentos e instrumentos utilizados na medição e controle da saúde do cidadão.

23 Benefícios Avaliar conformidade de produtos e processos
Assegurar relações comerciais justas Promover cidadania Assegurar reconhecimento nacional e internacional Medidas imprecisas acarretam desperdício, baixa qualidade e altos custos.

24 Propriedade Intelectual
É a atividade criativa do ser humano, de caráter intelectual, passível de agregar valores e que necessita de proteção jurídica perante terceiros. Benefícios Atenção aos produtos inovadores que podem gerar competitividade Meio capaz de atribuir títulos de propriedade sobre marcas e patentes Melhoria da Qualidade dos Produtos Modernização do Parque Tecnológico Nacional

25 Informação Tecnológica
É toda informação ou conhecimento de caráter tecnológico ou não que contribui para a mudança e o aperfeiçoamento de serviço, processo ou produto industrial, em todo o processo produtivo Características: Organização da IT Referencial Monitoramento Tecnológico Cadastral Resposta Técnica

26 Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Recursos Públicos Federais para TIB Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

27 Gerência da Qualidade Atua assessorando as organizações no desenvolvimento de sua Gestão Empresarial e os segmentos da indústria no aprimoramento das funções relacionadas à TIB, por meio de projetos especiais e personalizados. A busca da inovação e do aumento da qualidade e competitividade das indústrias mineiras são o alvo estratégico de seus serviços.

28 Produtos Sistemas da Qualidade e Tecnologia Industrial Básica – TIB
Desenvolve projetos especiais para a implementação de Sistemas de Gestão da TIB. Os projetos são compostos de diagnósticos, treinamentos e orientações presenciais, que tem por objetivo a melhoria da gestão da qualidade a partir da implementação de requisitos evidenciados em normas como ISO 9000, 17025, 22000, entre outras.

29 Produtos Benchmarking Industrial
É uma ferramenta de gestão capaz de medir a posição da empresa em relação aos líderes mundiais do setor, permitindo uma identificação precisa dos pontos que devem ser desenvolvidos ou melhorados pela organização com base em práticas de sucesso. Público alvo: indústrias de médio e grande porte, dos setores de alimentos, química, metal-mecânica, borrachas, plásticos, eletroeletrônicos, papel, petróleo, tecidos, vestuário, cerâmica, madeira e móveis.

30 Produtos Organização Empresarial
Consultorias personalizadas, compostas de diagnósticos, treinamentos e orientações presenciais. Objetivo: alinhar internamente as organizações às necessidades do mercado e às suas estratégias, a partir do mapeamento dos processos, estruturação funcional, definição de atividades, padronização com conseqüente organização.

31 Produtos Diagnóstico Empresarial
Levantamento da situação atual de determinada organização ou ambiente. Objetivo: avaliar a gestão empresarial de forma ampla ou aspectos relacionados às funções da TIB. Planejamento e Gestão Estratégica Elaboração de projetos para a definição da missão, visão, negócio, objetivos globais, diretrizes e metas estratégicas das organizações. É composto por workshops e consultorias empresariais.

32 Gerente da Qualidade IEL
Obrigada! Cláudia Araújo Gerente da Qualidade IEL (31)


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