A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DED –Diretoria de Estudos Doutrinários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DED –Diretoria de Estudos Doutrinários"— Transcrição da apresentação:

1 DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
FASE 2D AULA 3 OBSESSÃO: CARACTERÍSTICAS DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote º Andar- Sala Telefone: -

2 Objetivos Conceituar obsessão simples, fascinação e subjugação;
Analisar casos de obsessão simples, fascinação e subjugação; Analisar à luz da doutrina espírita subjugação x possessão; Explicar o processo da possessão;

3 Características da Obsessão
Obsessão Simples: Neste caso, sempre há uma idéia fixa que conduz ao intercâmbio mental com um Espírito malfazejo, que se impõe a um médium, se imiscui a seu mau grado nas comunicações que ele recebe, se apresentando no lugar dos que são evocados. O médium sabe muito bem que se acha presa de um Espírito mentiroso e este não se disfarça; de nenhuma forma dissimula suas más intenções e o seu propósito de contrariar. O LIVRO DOS MÉDIUNS – 62a ed. – Allan Kardec (GUIA DOS MÉDIUNS E DOS EVOCADORES, pág.307 it.238).

4 Características da Obsessão
Fascinação: É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do ser e que, de certa forma, lhe paralisa o raciocínio. O fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A pessoa perde a noção do ridículo, acatando sugestões que incorporam, aceitando inspirações como diretrizes que a todos se apresentam como disparates e que a ela são perfeitamente lógicas. O LIVRO DOS MÉDIUNS – 62a ed. – Allan Kardec (GUIA DOS MÉDIUNS E DOS EVOCADORES, pág.307 it.239).

5 Características da Obsessão
Subjugação: A subjugação é uma constrição que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mau grado. O paciente fica sob um verdadeiro jugo.  A subjugação pode ser moral ou corporal.  No primeiro caso, o subjugado é constrangido a tomar resoluções muitas vezes absurdas e comprometedoras que, por uma espécie de ilusão, ele julga sensatas. No segundo caso, o Espírito atua sobre os órgãos materiais e provoca movimentos involuntários. O LIVRO DOS MÉDIUNS – 62a ed. – Allan Kardec (GUIA DOS MÉDIUNS E DOS EVOCADORES, pág.309 it.240)

6 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
Abr/1857 – O Livro dos Espíritos Q Pode um Espírito tomar temporariamente o invólucro corporal de uma pessoa viva, isto é, introduzir-se num corpo animado e obrar em lugar do outro que se acha encarnado neste corpo? “O Espírito não entra em um corpo como entras numa casa. Identifica-se com um Espírito encarnado, cujos defeitos e qualidades sejam os mesmos que os seus, a fim de obrar conjuntamente com ele. Mas, o encarnado é sempre quem atua, conforme quer, sobre a matéria de que se acha revestido. Um Espírito não pode substituir-se ao que está encarnado, por isso que este terá que permanecer ligado ao seu corpo até ao termo fixado para sua existência material.”

7 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
Q Desde que não há possessão propriamente dita, isto é, coabitação de dois Espíritos no mesmo corpo, pode a alma ficar na dependência de outro Espírito, de modo a se achar subjugada ou obsidiada ao ponto de a sua vontade vir a achar-se, de certa maneira, paralisada? “Sem dúvida, e são esses os verdadeiros possessos. Mas, é preciso saibas que essa dominação não se efetua nunca sem que aquele que a sofre o consinta, quer por sua fraqueza, quer por desejá-la. Muitos epilépticos ou loucos, que mais necessitavam de médico que de exorcismos, têm sido tomados por possessos”.

8 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
O vocábulo possesso, na sua acepção vulgar, supõe a existência de demônios, isto é, de uma categoria de seres maus por natureza, e a coabitação de um desses seres com a alma de um indivíduo, no seu corpo. Posto que, nesse sentido, não há demônios e que dois Espíritos não podem habitar simultaneamente o mesmo corpo, não há possessos na conformidade da idéia a que esta palavra se acha associada. O termo possesso só se deve admitir como exprimindo a dependência absoluta em que uma alma pode achar-se com relação a Espíritos imperfeitos que a subjuguem. Nessa circunstância, não há nenhuma margem para dúvidas de que não há mesmo possessão física, mas subjugação. E Kardec coloca por que não quer usar o termo possessão, já que poderiam relacioná-lo com demônios, que não existem para o Espiritismo, senão na figura de espíritos imperfeitos dedicados ao mal.

9 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
2) Jan/1861 – Livro dos Médiuns No capítulo XXIII, intitulado Da Obsessão, Kardec volta novamente ao assunto. 240. A subjugação é uma constrição que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mau grado. Numa palavra: o paciente fica sob um verdadeiro jugo. 241. Dava-se outrora o nome de possessão ao império exercido por maus Espíritos, quando a influência deles ia até à aberração das faculdades da vítima. A possessão seria, para nós, sinônimo da subjugação.

10 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
3) Dez/1863 – Revista Espírita Aqui Kardec muda de opinião, retificando o que havia dito anteriormente, após ter uma prova que há possessão física sim. Um caso de possessão - Senhorita Julie Dissemos que não havia possessos no sentido vulgar da palavra, mas subjugados; retornamos sobre esta afirmação muito absoluta, porque nos está demonstrado agora que pode ali haver possessão verdadeira, quer dizer, substituição, parcial no entanto, de um Espírito errante ao Espírito encarnado. Eis um primeiro fato que é a prova disto, e que apresenta o fenômeno em toda a sua simplicidade. (...)

11 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
4) Jan/1868 – A Gênese Essa questão volta agora em definitivo nesse livro, no capítulo XIV, Os Fluidos, quando, tratando das obsessões, Kardec diz: 47. - Na obsessão, o Espírito atua exteriormente, com a ajuda do seu perispírito, que ele identifica com o do encarnado, ficando este afinal enlaçado por uma como que teia e constrangido a proceder contra a sua vontade. Na possessão, em vez de agir exteriormente, o Espírito atuante se substitui, por assim dizer, ao Espírito encarnado; toma-lhe o corpo para domicílio, sem que este, no entanto, seja abandonado pelo seu dono, pois que isso só se pode dar pela morte.

12 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
Opinião de Léon Denis No capítulo XIX – Transes e Incorporação do livro No Invisível. (...) No corpo do médium, momentaneamente abandonado, pode dar-se uma substituição de Espírito. É o fenômeno das incorporações. A alma de um desencarnado, mesmo a alma de um vivo adormecido, pode tomar o lugar do médium e servir-se de seu organismo material, para se comunicar pela palavra e pelo gesto com as pessoas presentes.

13 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?
Nos Domínios da Mediunidade, Chico Xavier, ditado por André Luiz. “... Entretanto, adaptando-se ao organismo da mulher amada que passou a obsidiar, nela encontrou novo instrumento de sensação, vendo por seus olhos, ouvindo por seus ouvidos, muitas vezes falando por sua boca e vitalizando-se com os alimentos comuns por ela utilizados. Nessa simbiose vivem ambos, há quase cinco anos sucessivos, contudo, agora, a moça subnutrida e perturbada acusa desequilíbrios orgânicos de vulto”. (Cap. 9, pág. 54).

14 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?

15 Possessão - Há a Posse Física do Encarnado?

16 Referências Bibliográficas
ANDRADE, H.G., Espírito, Perispírito e Alma, São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002. DENIS, L., No Invisível, Rio de Janeiro: FEB, 1987. KARDEC, A. A Gênese, Araras – SP: IDE, 1993. _________ O Livro dos Espíritos, Araras – SP; IDE: 1987. _________ O Livro dos Médiuns, Araras – SP, IDE: 1993. _________ Revista Espírita, tomo XI, 1868, Araras – SP: IDE, 1993. _________ Revista Espírita, tomo XII, 1869, Araras – SP: IDE, 2001. XAVIER, F. C. Nos Domínios da Mediunidade, Rio de Janeiro: FEB, 1987.


Carregar ppt "DED –Diretoria de Estudos Doutrinários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google