A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento sobre Atendimento Fraterno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento sobre Atendimento Fraterno"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento sobre Atendimento Fraterno

2 Atendimento Fraterno através do Diálogo
CONTEÚDO REFLEXÕES O VERDADEIRO ESPÍRITA CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS PARA SER ENTREVISTADOR CONHECEMOS, RACIOCINADAMENTE POR OUTRO LADO, RECEBEMOS FAVORES CONSTANTES... ALAVANCA DA TRANSFORMAÇÃO DA HUMANIDADE ORIENTAÇÃO FINAL

3 1. Reflexões O que mudei com o conhecimento da Doutrina Espírita? Que benefícios ela me proporcionou? A Doutrina Espírita nos propõe o despertar da consciência, para que, com a consciência lúcida, não repitamos a nossa insensatez e os nossos erros, porque a vida real e legítima é a vida espiritual.

4 1. Reflexões 2. O relacionamento com os meus familiares mudou à medida que fui conhecendo o Espiritismo? Como? NO LAR: Esteja atento ao comportamento psicológico do seu familiar. Registrando algo de anormal na sua convivência com ele, induza-o a abrir o seu coração.

5 1. Reflexões 3. Como trato as pessoas com quem me relaciono no trabalho ou em outros lugares? Ouço os seus problemas ou prefiro não me envolver? NO TRABALHO: Não se isole... Se hoje Você ajuda, mais adiante poderá ser aquele que necessita ser ajudado. NA VIA PÚBLICA: Uma pessoa desconhecida pode ser alguém trazido à sua presença por Deus, a fim de que Você exercite a capacidade de amar ao próximo.

6 1. Reflexões 4. Como me comporto perante os conflitos? Como vejo as dificuldades dos outros? Quando alguém reage contra mim, problema dele; quando Eu reajo contra alguém, problema meu. (Só reagimos porque nos sentimos feridos, magoados, egoisticamente alcançados).

7 1. Reflexões 5. Quando procuro auxiliar e não vejo retorno de imediato, o que faço? A todos que têm problemas e nos buscam devemos atender com carinho, sem preferências, sem excepcionalidades e sem absorvermos os seus problemas, para que eles não se tornem pacientes nossos e não transfiram todos os seus desafios para nossa residência.

8 1. Reflexões A nossa vida é programada...
...Psiquismo Divino está dentro de nós. Ele se desenvolve, Ele se agiganta. A pessoa vem com muitas idéias que não correspondem à realidade; ou vem céptica e fala com certa indiferença, ou vem fascinada pela hipótese de ter o problema resolvido no primeiro encontro.

9 1. Reflexões 6. O que podemos oferecer às pessoas que buscam o Atendimento Fraterno através do Diálogo? Consolo. (Necessidade de fazer catarse) Erguer um homem de suas paixões, do desespero, resgatá-lo do suicídio, detê-lo talvez no limiar do crime, desviar os temas que o incidem nos vícios da queixa, da lamentação e da autopunição.

10 (“Ajuda-te, e o céu te ajudará!” – ESE, XXV:1)
1. Reflexões O paciente deve iniciar uma autoterapia (auto-iluminação); precisa estar receptivo. (“Ajuda-te, e o céu te ajudará!” – ESE, XXV:1)

11 2. O Verdadeiro Espírita Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral... Fazer uma análise íntima, observando esta transformação moral... (ESE, XVII:4)

12 2. O Verdadeiro Espírita E pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. Relatar quais são as más inclinações que estamos empenhando esforços para domar.

13 2. O Verdadeiro Espírita ...Todos tendes más tendências a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado para escalar o cume da montanha do progresso... Um sábio da Antigüidade já vo-lo disse: “Conhece-te a ti mesmo!” (Santo Agostinho – LE, questão 919) (Sábio da Antigüidade: Tales de Mileto – 640/546 a.C.) (A História da Civilização, Will Durant, vol. II, p. 110)

14 2. O Verdadeiro Espírita Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. “Vosso amor aos bens terrestres é um dos mais fortes entraves ao vosso adiantamento moral e espiritual; por esse apego à posse, suprimis vossas faculdades afetivas em as transportando todas sobre as coisas materiais...” (Pe. J.B.H. Lacordaire – ESE, XVI:14) (Constantina, Argélia, 1863)

15 3. Características Desejáveis para Ser Entrevistador
Ser Espírita Empatia Saber Ouvir Maturidade Responsabilidade Envolvimento com a Tarefa Desejo de Ajudar Ausência de Preconceito Concentração

16 3. Características Desejáveis para Ser Entrevistador
Confiança e Respeito Mútuo Senso de Observação Saber Falar Saber Orientar Manter Sigilo Absoluto Usar Bem o Tempo Ser Discreto Aparência Pessoal Jamais Aceitar Qualquer Tipo de Gratificação

17 4. ...Conhecemos, Raciocinadamente:
A vida além da morte; A responsabilidade compulsória da consciência de cada um, perante a lei de causa e efeito; A reencarnação; O problema das provas; O impositivo de esquecimento de todo o mal; A necessidade constante da prática do bem;

18 4. ...Conhecemos, Raciocinadamente:
A mediunidade, com os fatos que lhe são conseqüentes; O princípio das afinidades com os imperativos da sintonização fluídica; A obsessão visível e a obsessão oculta; O degrau em que cada criatura se coloca; e A diferença entre a cultura do cérebro e a direção do sentimento.

19 5. Por Outro Lado, Recebemos Favores Constantes, Como Sejam:
A interpretação clara das lições de Jesus; O consolo e a advertência de amigos domiciliados em planos superiores de evolução; O benefício da prece espontânea, sem o constrangimento de quaisquer preceitos convencionais; A intervenção fraternal no socorro aos Espíritos infelizes. (Emmanuel – Encontro Marcado, Francisco C.Xavier)

20 6. Alavanca da Transformação da Humanidade
“Somente o Espiritismo bem entendido e bem compreendido, pode remediar esse estado de coisas, conforme disseram os Espíritos: a grande alavanca da transformação da Humanidade.” (Kardec – Obras Póstumas, FEB)

21

22

23

24

25

26 7. Orientação Final Estudo Espírita Evangelização Infanto-Juvenil
Oração Evangelho no Lar Passe Transformação Moral Leitura Evangélica Caridade

27 7. Orientação Final Água Fluidificada Explanação Evangélica
Terapia Ocupacional Boas Vibrações Otimismo


Carregar ppt "Treinamento sobre Atendimento Fraterno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google