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Prof. Jair Souza Modelos de Gestão

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Apresentação em tema: "Prof. Jair Souza Modelos de Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jair Souza Modelos de Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Jair Souza Modelos de Gestão

2 ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica Autor: Peter Drücker (1954)
Ênfase: Nos objetivos e resultados organizacionais Administração por Objetivos ( A.P.O)

3 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - A . P. O.
“Visa os resultados organizacionais através do uso de objetivos previamente traçados e acordados em todos os níveis da organização, ou seja, do nível estratégico ao operacional” (Peter Drücker)

4 “Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de
eficácia e de eficiência, simultaneamente” (Peter Drücker)

5 EFICÁCIA alcance de resultados
capacidade de satisfazer as necessidades da sociedade preocupa-se com os fins concentra-se no sucesso quanto ao alcance dos objetivos voltada para os aspectos externos da organização EFICIÊNCIA otimização da utilização de recursos disponíveis melhor maneira/método de execução das tarefas (aplicação dos recursos de forma mais racional possível) concentra-se nas operações (meios e procedimentos) voltada para os aspectos internos da organização Ex: Ganhar a partida Ex: Jogar com arte

6 ESTRATÉGIA Origem militar.
A palavra grega: “estratégos”= Arte do General, quem tem a visão do todo. Expoente: Napoleão

7 PLANEJAMENTO??? “Para onde você vai ? Não sei...Bom! Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve !” (Conto de fadas: Alice no País das Maravilhas)

8 “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer !”
PLANEJAMENTO??? “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer !” (Geraldo Vandré)

9 PLANEJAMENTO??? “Ninguém faz check-up por que vai morrer amanhã é para viver mais anos !” (Daniel Hakin)

10 MEGATENDÊNCIAS ? ? ? Mundo de incertezas; Crise financeira mundial;
Efeito da Globalização : 80% do que compramos é de multinacionais; População cada vez mais idosa; Tecnologia: A cada 18 meses avança 4 vezes sem custos; Lucro não é Receita – Despesa (visão contábil) mas, sustentabilidade “Top of mind” – Michael Porter; Atualmente o mais rápido vence o mais lento e não o maior vence o menor;

11 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
QUEM SOU EU ? ONDE ESTAMOS ? QUAIS SÃO MINHAS VANTAGENS COMPETITIVAS ? ONDE QUEREMOS CHEGAR ? O QUE DEVEMOS FAZER PARA CHEGAR LÁ? Criatividade

12 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
O QUE CLIENTES, FORNECEDORES, FUNCIONÁRIOS, OS SÓCIOS, O MUNDO PENSAM DE MIM ? EMPRESA

13 FATORES CRÍTICOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ego : Achar que é bom, o máximo Sucessão : Sai o Presidente entra um Estagiário Plano centrado no Topo Planos muito teóricos, complexos SIG : Sistema de Informações Gerenciais para monitoramento e feedback Conhecer suas Qualidades (Sustentabilidade) e não Qualidades (Sombras)

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitam um aumento da competitividade da empresa.

15 ETAPAS DA ANÁLISE ESTRATÉGICA
Negócio Princípios / Valores Missão Visão Cenários (Ameaças e Oportunidades) Forças e Fraquezas Objetivos estratégicos

16 Negócio É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente Aquilo que a empresa explora para atender as necessidades do cliente Visão estreita ou ampliada do Negócio : O fundador da Nike afirma que não vende tênis, que seu negócio é ... O negócio dos chocolates KOPENHAGEM é ... O negócio do Mac Donalds é

17 Negócio VISÃO ESTREITA VISÃO AMPLIADA EMPRESAS NEGÓCIO MÍOPE
NEGÓCIO ESTRATÉGICO Harley - Davidson motocicleta Estilo de vida BMW automóveis Prazer em dirigir Kopenhagen chocolat es Presentes Nike tênis Atitude Revlon cosméticos Beleza Petrobras petróleo Energia Amil assistência médica Saúde Santa Casa Médico hospitalar Xerox copiadoras Digitalização de documentos Coca Cola refrigerantes Bebidas comerciais Tintas Renner tintas Mercado de revestimentos Lojas Homem Vende roupas Moda masculina

18 PRINCÍPIOS OU VALORES São as crenças e conceitos básicos numa organização, elas formam o coração da cultura, definem o sucesso em termos concretos para os empregados, e estabelecem padrões a serem alcançados na organização. Exemplos 1.     Responsabilidade social 2.     Competência interpessoal 3.     Humanismo 4.     Valorização do ser humano 5.     Ética 6.     Preservação ambiental 7.     Integridade 8.     Entusiasmo 9.     Cidadania 10. Pioneirismo e Tecnologia 11. História 12. Eqüidade

19 PRINCÍPIOS OU VALORES Benefícios da definição dos Princípios ou Valores 1)      Balizam o processo decisório 2)    Orientam o comportamento 3)    Balizam as Estratégias 4)    Criam diferencial competitivo 5)    Direcionam a forma como são tratadas todas as partes interessadas

20 Crenças e Valores do HEMOSC
Credibilidade Responsabilidade Qualidade Competência Comprometimento Ética e Moral Trabalho em equipe Valorização pessoal

21 VALORES ACCOR Valorizar o Homem Ser Líder Empreender Ter Qualidade
Ter Confiabilidade Ter Sinergia Ser Voltada para Resultados

22 Missão As Organizações são criadas para fazer alguma coisa, tem uma Missão a cumprir; Missão: Razão de existir da empresa no seu negócio Tem que ser: Objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora O direito de ter Visão ou Sonhos só é possível se você cumprir sua Missão Benefícios da definição da Missão Atrai, motiva e retém talentos Orienta a formulação dos objetivos Funciona com farol alto Orienta o desenvolvimento e a capacitação da força de trabalho

23 MISSÃO “A ABRIL está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país”.

24 Missão da Revista VEJA “Veja existe para que os leitores entendam melhor o mundo em que vivemos.”

25 Missão da General Motors
“O propósito fundamental da General Motors é fornecer produtos e serviços de qualidade tal que nossos clientes recebam um valor superior, nossos funcionários e parceiros partilhem de nosso sucesso e nossos acionistas recebam um retorno sustentado e superior sobre seus investimentos”.

26 MISSÃO Mc Donald´s “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.

27 MISSÃO PETROBRAS REPAR “Ser uma unidade de negócio rentável nos segmentos de derivados de petróleo e energia, respeitando as pessoas e o meio ambiente.” Hospital das Clínicas de SP “Salvar vidas” Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre “Desenvolver e proporcionar ações de saúde para todos, com qualidade e Responsabilidade Social”

28 VISÃO                                                                                  

29 VISÃO Aponta objetivos a serem alcançados a longo prazo. É essencial para transmitir valores e crenças de modo claro a todos os empregados. Visão é o estado que a organização deseja atingir no futuro. A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma organização. Se a empresa não cumpre sua Missão não vai ter uma Visão mas uma ilusão, uma fantasia. A declaração da visão deve ser inspiradora. Benefícios da definição da VISÃO Motiva e inspira a equipe Orienta os investimentos Orienta o planejamento de longo prazo Orienta os objetivos Tira a empresa da zona de conforto

30 VISÃO Exemplos ser a empresa aérea mais bem sucedida do mundo; ser a melhor instituição financeira no mercado de ações da América Latina; ALCOA: ser a melhor companhia de alumínio do mundo, e líder em outros negócios os quais escolhermos para competir. REPAP: A Repar será reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus resultados.

31 Exemplos de VISÃO Hospital Santa Casa de Porto Alegre : “Instituição de referência em Saúde integrada a Sociedade” AMBEV - BRAHMA : “Ser a cervejaria nº 1 do mundo”

32 DISNEY VISÃO DECLARAÇÃO DE VALORES Não ceticismo
Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes Preservação e controle da magia Disney MISSÃO Alegrar as pessoas. VISÃO Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

33 CENÁRIOS MEGATENDÊNCIAS
Concorrência globalizada Clientes mais exigentes Crescente consciência ambiental Crescente violência social Valorização das pessoas Valorização da qualidade de vida Cultura da tradição x cultura da mutação

34 ANÁLISE EXTERNA VARIÁVEIS
Governo Políticas Intervenção . . . Econômica Inflação Taxa de juros . . . Financiamento Mercado Tendências Produtos de sucesso Modismo Crescimento . . . Tecnológica Ambiental Cultural Social Comunidade Consumidores Concorrentes Fornecedores

35 ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES
É a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer a sua estratégia, desde que conhecida e aproveitada Fatores externos que facilitam o cumprimento da missão Situações do meio ambiente que a empresa pode aproveitar para aumentar sua competitividade

36 Oportunidades são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de contribuir substancialmente para o cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro da organização Existência de investidores interessados em formação de parcerias. Existência de mercado potencial para produtos de maior valor agregado Incentivo fiscal liberado pelo governo Baixa taxa de juros Oportunidades são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de contribuir substancialmente para o cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro da organização Existência de investidores interessados em formação de parcerias. Existência de mercado potencial para produtos de maior valor agregado Incentivo fiscal liberado pelo governo Baixa taxa de juros

37 ANÁLISE EXTERNA AMEAÇAS
É a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada desde que conhecida em tempo hábil Fatores externos que dificultam o cumprimento da missão Situações do meio ambiente que colocam a empresa em risco

38 Ameaças são fenômenos ou condições externas, atuais ou potenciais, capazes de dificultar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização. Representam riscos de fracassos Maiores exigências da sociedade quanto aos impactos ambientais e desempenho dos produtos. Concorrência ofertando produtos com qualidade e preços diferenciados no mercado Liberação do mercado para importação de produtos concorrentes Alteração da legislação

39 ANÁLISE INTERNA PONTOS FORTES - QUALIDADES
É a situação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem no ambiente empresarial Características ou recursos disponíveis que facilitam o cumprimento da missão É uma característica competitiva da empresa que a coloca em vantagem frente ao concorrentes Variável controlável

40 Forças são fenômenos ou condições internas, atuais ou potenciais, capazes de facilitar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização no horizonte do Plano Estratégico. Representam as potencialidades da organização. Capacidade para abastecer o mercado regional Baixo custo operacional Capacitação dos empregados Processos certificados pela ISO 9002, e OHSAS 18001

41 ANÁLISE INTERNA PONTOS FRACOS - NÃO QUALIDADES
É a situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem no ambiente empresarial Características ou limitações de recursos que dificultam o cumprimento da missão É uma característica competitiva da empresa que a coloca em desvantagem frente aos concorrentes Variável controlável

42 Fraquezas são fenômenos ou condições internas, atuais ou potenciais, capazes de dificultar o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização, no horizonte do Plano Estratégico. Representam as debilidades da organização Baixa experiência para atuar em ambiente competitivo Deficiência do processo de capacitação profissional Deficiência de logística para o escoamento de derivados Baixo grau de satisfação das pessoas

43 Processo Estratégico Estabelecimento de Objetivos e metas a serem alcançados Objetivo = Resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo. Devem ser focalizados em resultado de médio e longo prazo. Meta = Objetivo de curto prazo (Máximo 1 ano, mesmo exercício).

44 Processo Estratégico Metas devem ser :
Mensuráveis, tangíveis, desafiadoras, alcançáveis, intervalo de tempo para execução, impacto sobre o resultado, históricas/benchmarking/necessidadedos clientes ELAS MOTIVAM ???

45 Processo Estratégico Desdobramento dos Objetivos:
Como cada pessoa dentro da Organização sabe o que precisa fazer para atingir os resultados ?

46 Processo Estratégico Exemplo de Objetivo (Estratégico):
“Ser um dos 3 melhores bancos atuando no Brasil” Exemplo de Metas (Tático): “Informatizar 100% das agências até 31/12/2008” – Responsável: Gerente de TI “Reduzir os custos operacionais em 10% até dezembro/2006” – Responsável: Gerente do Banco “Capacitar 100% dos recursos humanos em técnicas de negociação até dezembro/2008”

47 Processo Estratégico Exemplo de Metas (Tático):
“Capacitar 100% dos recursos humanos em técnicas de negociação até dezembro/2008” – Responsável: Gerente de RH “Alcançar 95% de satisfação dos cliente até dezembro/2008” – Responsável: Gerente de Marketing

48 Processo Estratégico Plano operacionais :
Reduzir o nº de cópias em 10% até Reduzir o consumo de energia elétrica em 10% Implantar software de Gestão de informações

49 Processo Estratégico Itens de controle : Planilhas; Gráficos;
Relatórios gerenciais; Pesquisas; Sistemas de gestão

50 Processo Estratégico Exercício:
Defina um objetivo e trace, no mínimo, três metas para cada um dos negócios abaixo: Uma Universidade; Uma fábrica de bebidas; Uma empresa de telefonia Ex.: 1 – Negócio: 2 – Objetivo: 3 – Meta: 4 - Prazo / Responsável: 5 – Item de controle:

51

52 Trabalhe em Equipe !                                                                                  


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