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LAR E FAMÍLIA CASAMENTO IMPORTANTE FINALIDADE DO CASAMENTO

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Apresentação em tema: "LAR E FAMÍLIA CASAMENTO IMPORTANTE FINALIDADE DO CASAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 LAR E FAMÍLIA CASAMENTO IMPORTANTE FINALIDADE DO CASAMENTO
A MAIORIA É DO TIPO PROVACIONAL OU EXPIATÓRIO RAROS SE APOIAM NA AFINIDADE VERDADEIRA QUASE SEMPRE RECEBEMOS COMO CÔNJUGE QUEM MUITO PREJUDICAMOS NO PASSADO IMPORTANTE FINALIDADE DO CASAMENTO TRANSFORMAR AS AVERSÕES EM AMIZADE, E, SE POSSÍVEL, EM AMOR ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

2 ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO )
LAR - É O EDUCANDÁRIO DOMÉSTICO - É UMA CONQUISTA DO CASAL - NÃO HÁ LAR ONDE NÃO HAJAM MENTES UNIDAS TRABALHANDO EM RUMOS E OBJETIVOS IGUAIS O LAR EXIGE CONCESSÃO RENÚNCIA TOLERÂNCIA FRATERNIDADE ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO )

3 FAMÍLIA É REUNIÃO DE ALMAS EM PROCESSO DE
EVOLUÇÃO, REAJUSTE E APERFEIÇOAMENTO. (“NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE” - ANDRÉ LUIZ É UM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS REPARADORAS. É ESCOLA DE APRENDIZAGEM E REDENÇÃO. (“S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANNA DE ÂNGELIS)

4 CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA
IRMÃOS QUE SE AMAM OU SE DETESTAM GENITORES QUE DESTACAM UNS FILHOS DOS OUTROS PAIS QUE SE DIGLADIAM FILHOS QUE AGRIDEM OU AMPARAM PAIS SÃO ESPÍRITOS EM EVOLUÇÃO, RETORNANDO À VIDA FÍSICA PARA SE REDIMIREM DOS FRA- CASSOS DO PASSADO. ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO )

5 ALERTA ! QUAL A ORIGEM ? A DIFICULDADE DE CONVIVÊNCIA PODE
NÃO DECORRER DE PASSADAS DIVERGÊNCIAS. QUAL A ORIGEM ? - NOSSA INCAPACIDADE DE CONVIVER EM HARMONIA - FALTA DE EDUCAÇÃO ( “NÃO PISE NA BOLA” - RICHARD SIMONETTI

6 (“S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANNA DE ÂNGELIS)
SINAIS DE ALARME ! SILÊNCIOS INJUSTIFICÁVEIS TÉDIO INEXPLICÁVEL IRA DISFARÇADA PERDA DO GOSTO DE CONVERSAR IRRITABILIDADE CONSTANTE DESINTERESSE PELOS PROBLEMAS DO OUTRO FALTA DE INTERCÂMBIO DE OPINIÕES ATRITOS CONTÍNUOS AGRESSÃO (“S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANNA DE ÂNGELIS)

7 CONSEQÜÊNCIAS ATITUDES PREVENTIVAS
DIFICULDADES ABREM DISTÂNCIAS OS ESPINHOS DA INCOMPREENSÃO PRODUZEM FERIDAS ATITUDES PREVENTIVAS EXAME DAS OCORRÊNCIAS ABRIR O CORAÇÃO UM PARA COM O OUTRO PROVIDÊNCIAS PARA SANAR OS MALES (“S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANNA DE ÂNGELIS)

8 COMO ? MELHORES DEFESAS “ EDUCANDO-SE E DOMINANDO A SUA VONTADE,
SUPERANDO AS SUAS DEFICIÊNCIAS ESPIRITUAIS, EMPENHANDO-SE NO ESFORÇO PRÓPRIO. ” MELHORES DEFESAS PRECE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL CULTIVO DOS IDEAIS NOBILITANTES (“S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANNA DE ÂNGELIS) (“FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO)

9 REFLEXÃO “ O LAR É SEMELHANTE A UMA EMBARCAÇÃO
LANÇADA AO MAR DA VIDA, ENFRENTANDO TORMENTAS E CALMARIAS, CONVOCANDO O CASAL AO ENTENDIMENTO MÚTUO, NESSA LONGA VIAGEM. ” (“FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO)

10 EDUCAÇÃO DOS FILHOS INFÂNCIA
MISSÃO DOS PAIS PREPARAR OS FILHOS VIDA MATERIAL VIDA ESPIRITUAL INFÂNCIA - A IDADE INFANTIL OS TORNA BRANDOS, ACESSÍVEIS AOS CONSELHOS. - É O PERÍODO IDEAL PARA SE REALIZAR A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO REENCARNANTE. - NÃO É O ÚNICO PERÍODO, PROSSEGUE NA ADOLESCÊNCIA. ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

11 PALAVRAS DE EMMANUEL EDUCAÇÃO DOS FILHOS PONTOS IMPORTANTES
“A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ONDE A CRIATURA DEVE RECEBER AS BASES DO SENTIMENTO E DO CARÁTER.” EDUCAÇÃO DOS FILHOS PONTOS IMPORTANTES 1. AMOR E CARINHO AMOR E CARINHO SÃO OS MAIS PODEROSOS RECURSOS PARA EDUCAR, QUANDO USADOS DE FORMA ADEQUADA. OS QUE RECEBEM OS QUE NÃO RECEBEM SÃO MAIS EQUILIBRADOS E FELIZES TORNAM-SE CARENTES AGRESSIVOS REVOLTADOS ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

12 INFÂNCIA COMENTÁRIO DE EMMANUEL PASSADA A FASE INFANTIL, OS PRO-
CESSOS DE EDUCAÇÃO MORAL QUE FORMAM O CARÁTER, TORNAM-SE MAIS DIFÍCEIS. ATINGIDA A MAIORI- DADE, SE A EDUCAÇÃO NÃO SE HOU- VER FEITA NO LAR, SÓ O PROCESSO VIOLENTO DAS PROVAS RUDES PODE RENOVAR O PENSAMENTO E A COM- CEPÇÃO DAS CRIATURAS. ( “O CONSOLADOR” )

13 ALERTA ! NÃO SÓ AS CRIANÇAS NECESSITAM DE
AMOR, CARINHO E ATENÇÃO - OS JOVENS TAMBÉM PRECISAM. 2. DIÁLOGO E ORIENTAÇÃO - AS PALAVRAS AGRESSIVAS FICAM GRAVADAS E EXERCEM INFLUÊNCIA NEGATIVA. - UTILIZAR ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E LINGUA- GEM ACESSÍVEL À IDADE E AO ENTENDIMENTO. - OS PAIS PRECISAM DE TER PACIÊNCIA PARA OUVIR OS FILHOS. ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

14 3. ENERGIA E CASTIGO - ÀS VEZES, MESMO EM PREGANDO O AMOR E O
DIÁLOGO, OS PAIS TÊM QUE AGIR COM ENERGIA. RECURSOS QUE DÃO BONS RESULTADOS : - FAZER ASSUMIR AS CONSEQÜÊNCIAS - RESTRINGIR PASSEIOS, DIVERSÕES - OS CASTIGOS CORPORAIS DEVEM SER EVITADOS, POIS CRIAM : - TRAUMAS DESEQUILÍBRIOS - REVOLTAS INIBIÇÃO - AGRESSIVIDADE INSEGURANÇA ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

15 4. MOTIVAÇÃO E PRÊMIOS RESULTADOS
- MUITOS PAIS SE OMITEM, QUANDO AS CRIANÇAS CUMPREM BEM OS SEUS DEVERES, DEIXANDO DE ESTIMULÁ-LAS. - MOTIVAR E PREMIAR FUNCIONAM MUITO MELHOR DO QUE CENSURAR E CASTIGAR. - ENSINAR AS CRIANÇAS QUE AS ALTERNATIVAS DE LAZER CONSTITUEM PRÊMIOS, MAS QUE PODEM SER RETIRADAS. - AGINDO ASSIM OS PAIS NÃO ESTÃO PUNINDO, MAS DEIXANDO DE PREMIAR. - BEM MELHORES - NÃO GERAM REVOLTAS RESULTADOS ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

16 5. LIBERDADE - AS CRIANÇAS TÊM DIREITO À LIBERDADE, MAS NÃO EXCESSIVA.
- OS PAIS PRECISAM SABER DOSÁ-LA. - A LIBERDADE CONCEDIDA SEM CRITÉRIOS PODE SER MUITO PREJUDICIAL. - AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE CHORAR. - IDENTIFICAR A CAUSA - SOLUCIONAR O PROBLEMA - NÃO DEVEM BATER - NO CASO DE MANHA : - DEIXÁ-LA CHORAR ATÉ DESISTIR - DOSAR A ATENÇÃO - A CRIANÇA TEM O DIREITO DE BRINCAR “AS CRIANÇAS PRECISAM DE LIBERDADE NO LAR.” ( RELACIONAMENTO ENTRE PÁIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

17 6. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO
( PESTALOZZI ) AMOR RELIGIÃO + - AMOR E RELIGIÃO CONSTITUEM A BASE DE TODA A EDUCAÇÃO. - DESENVOLVEM E FORTIFICAM AS FORÇAS DA NATU- REZA HUMANA. - SEM AMOR E SEM CRENÇA NÃO SE CONSEGUE O VERDADEIRO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA HUMA- NIDADE. (“PESTALOZZI, O GRANDE EDUCADOR” - Prof. Luciano Lopes )

18 ENTREVISTA ( CHICO XAVIER )
PERGUNTA: O QUE O SR. ENSINARIA A UM FILHO PARA QUE ELE PUDESSE VENCER ESPIRITUALMENTE NA VIDA ? RESPOSTA: RESPEITO À EXISTÊNCIA DE DEUS, RESPEITO À JUSTIÇA, AMOR AO TRABALHO E QUE ELE NÃO SERIA E NÃO SERÁ MELHOR DO QUE OS FILHOS DO OUTROS. ( ENTENDER CONVERSANDO - CHICO XAVIER/EMMANUEL, PÁG. 24 )

19 REFLEXÃO TEU FILHO “AMA-O E EDUCA-O, OFERECENDO-LHE O
MELHOR DA TUA ALMA, AINDA MESMO QUE O TEU FILHO NÃO POSSA COMPRE- ENDER A NOBREZA DO TEU SACRIFÍCIO E A EXCELSITUDE DA TUA ABNEGAÇÃO. RECEBERÁS DO PAI CELESTIAL A BÊNÇÃO DA ALEGRIA E DA PAZ. ( EMMANUEL - “FAMÍLIA” )

20 CRISES NA VIDA CONJUGAL CAUSAS
“QUASE TODOS OS CASAIS PASSAM POR MOMENTOS DIFÍCEIS, VERDADEIRAS CRISES, NA MAIORIA DAS VEZES PASSAGEIROS.” CAUSAS VARIADAS PROBLEMAS FINANCEIROS PROCESSO OBSESSIVO SÃO AS MAIS COMUNS ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

21 CONSEQÜÊNCIAS PODEM GERAR ESTÃO NO EVANGELHO DE JESUS INDIFERENÇA
AFETIVA ESFRIAMENTO DO CONVÍVIO PODEM GERAR DECISÕES PRECIPITADAS “ O CASAL DEVE ENFRENTAR ESSES MOMENTOS DE CRISE, PROCURANDO RESOLVER AS QUESTÕES SEM QUE A SITUAÇÃO CONJUGAL SEJA AFETADA DE FORMA IRREVERSÍVEL.” MEDIDAS PREVENTIVAS ESTÃO NO EVANGELHO DE JESUS ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

22 DEVE SER APOIADA NA CONFIANÇA MÚTUA NÃO SE IMPÕE CONQUISTA-SE
OUTRAS CAUSAS CIÚME UNIÃO CONJUGAL DEVE SER APOIADA NA CONFIANÇA MÚTUA CONFIANÇA NÃO SE IMPÕE CONQUISTA-SE ATITUDE DO CIUMENTO COBRANÇA EXAGERADA EXIGIR EXPLICAÇÕES DE TUDO VIGIAR SEMPRE ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

23 CONSEQÜÊNCIAS O CIUMENTO
- FERE PROFUNDAMENTE O OUTRO - CONTRIBUI PARA ESFRIAR O RELACIONAMENTO CONJUGAL - DIFICULTA O RELACIONAMENTO SEXUAL - TEM SIDO CAUSA FREQÜENTE DE SEPARAÇÕES O CIUMENTO - VIVE INFELIZ - SOFRE POR CAUSA DA DESCONFIANÇA QUE ALIMENTA, FRUTO DE SUA INSEGURANÇA - NÃO CONSEGUE CULTIVAR A TRANQÜILIDADE INTERIOR AO INVÉS DO CIÚME BONDADE RESPEITO CONSIDERAÇÃO LEALDADE GARANTEM RESULTADOS MUITO MELHORES ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

24 INFIDELIDADE CONSEQÜÊNCIAS
CAUSAS CONCEPÇÃO MACHISTA TENDÊNCIA VALORIZAÇÃO EXCLUSIVA DA APARÊNCIA FÍSICA - FORMAÇÃO MORAL DEFICIENTE - CRISES CONJUGAIS - INFLUÊNCIAS DO MUNDO MODERNO - INFLUENCIAÇÃO DOS ESPÍRITOS OBSESSORES BRIGAS CONSTANTES INDIFERENÇA FALTA DE ROMANTISMO CONSEQÜÊNCIAS - LESÕES EMOCIONAIS - MUDANÇAS NO RELACIONAMENTO CONJUGAL - CONTAMINAÇÃO POR DOENÇAS VENÉREAS - AIDS - DÉBITO PERANTE A JUSTIÇA DIVINA ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

25 DEFEITOS ALTERNATIVA FINALIDADE DA REENCARNAÇÃO
TODAS AS PESSOAS APRESENTAM DEFEITOS E QUALIDADES FINALIDADE DA REENCARNAÇÃO CORRIGIR AS IMPERFEIÇÕES MORAIS CONQUISTAR O PROGRESSO INTELECTUAL OS DEFEITOS DAS PESSOAS QUE VIVEM MAIS PRÓXIMAS DE NÓS SÃO NOTADOS COM MAIS FREQÜÊNCIA. ALTERNATIVA ACEITAR A ESPOSA OU O ESPOSO COMO ELES SÃO. ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

26 COMO AJUDAR HÁBITOS NEGATIVOS CONSEQÜÊNCIA HUMILHA FERE NÃO AJUDA
COM MUITO CUIDADO LONGE DE OUTRAS PESSOAS DE FORMA AMIGA COM RESPEITO HÁBITOS NEGATIVOS CORRIGIR AS FALHAS EM PÚBLICO COMENTAR COM AMIGOS E PARENTES USAR PALAVRAS DEPRECIATIVAS CONSEQÜÊNCIA HUMILHA FERE NÃO AJUDA COMPROMETE O RELACIONAMENTO ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA )

27 HÁBITOS POSITIVOS PARA SUPERAR AS DIVERGÊNCIAS
EXALTAR AS QUALIDADES UM DO OUTRO PRESTAR ATENÇÃO NO LADO BOM PARA SUPERAR AS DIVERGÊNCIAS 1º PASSO VENCER O EGOÍSMO ( VIDA CONJUGAL - UMBERTO FERREIRA ) “ O EGOÍSMO, ESTA CHAGA DA HUMANIDADE, É O ALVO PARA O QUAL TODOS DEVEM APONTAR SUAS ARMAS, DIRIGIR SUAS FORÇAS, SUA CORAGEM; POIS É PRECISO MAIS CORAGEM PARA VENCER A SI MESMO, DO QUE PARA VENCER OS OUTROS. ” ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI )

28 REFLEXÃO OS CONFLITOS ENTRE OS CASAIS DENUNCIAM
A AUSÊNCIA DO EVANGELHO NO LAR. O EVANGELHO NOS DARÁ TOLERÂNCIA, MAIS COMPREENSÃO, RENÚNCIA, PIEDADE, CARI- DADE E FRATERNIDADE LEGÍTIMAS. ( FILHOS COMO EDUCÁ-LOS - ROQUE JACINTHO )

29 ADOLESCÊNCIA ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

30 CARACTERÍSTICAS FASE DAS MUDANÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS.
SURGE A INSTABILIDADE EMOCIONAL. PREDOMINA A INSEGURANÇA. INICIA-SE A LUTA PELA AUTO-AFIRMAÇÃO. MANIFESTA-SE AS VOCAÇÕES PELO INTERESSE SEXUAL. ESTRUTURA-SE A PERSONALIDADE. O RELACIONAMENTO COM OS PAIS PODE TORNAR-SE DIFÍCIL. ( ESCLARECENDO OS JOVENS - UMBERTO FERREIRA )

31 DIÁLOGO COM ADOLESCENTES
- O DIÁLOGO É O PRINCIPAL RECURSO PARA EDUCAR. - BATER E CASTIGAR SÃO RECURSOS INADEQUADOS. - DIZER UM NÃO BRUSCAMENTE NÃO É RECOMENDÁVEL. - O DIÁLOGO DEVE SER LÓGICO E CONVINCENTE - FORÇA DA ARGUMENTAÇÃO. - OS PAIS PRECISAM TER PACIÊNCIA PARA OUVIR OS FILHOS. ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

32 LIBERDADE PARA OS JOVENS
- DEVE SER CONCEDIDA COM CRITÉRIOS. TOTAL PERIGOSO RESTRINGIR DEMAIS REVOLTA - DEVE SER CONCEDIDA À MEDIDA QUE VÃO DEMONS- TRANDO RESPONSABILIDADE. - CONHECIMENTO E ACOMPANHAMENTO PERMITEM CON- CEDER A LIBERDADE. - CADA UM TEM O DEVER DE RESPEITAR O ESPAÇO DOS OUTROS. - MAIORES DE 20 ANOS TRATÁ-LOS E RESPEITÁ-LOS COMO ADULTOS. ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

33 RECOMENDAÇÕES AOS PAIS
1. ESTIMULEM AS CONFIDÊNCIAS DO SEU FILHO, MAS NÃO AS EXIJA. 2. EVITEM COMPARAÇÕES. 3. DÊEM BONS EXEMPLOS. 4. PROCUREM VÊ-LO COMO REALMENTE É. 5. NÃO TENTEM SER UM CAMARADA - SEJAM PAIS. 6. AJAM COM HARMONIA E COERÊNCIA. 7. APLIQUEM A DISCIPLINA PARA CORRIGIR, NÃO PARA PUNIR. 8. DEIXEM QUE O SEU FILHO PROCURE O SEU NÍVEL PRÓPRIO. 9. ANIMEM-O A REALIZAR AS SUAS AMBIÇÕES. ( RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - UMBERTO FERREIRA )

34 “ SEM ESTUDO E DISCIPLINA, TRABALHO E RESPONSABILIDADE É IMPOSSÍVEL
MENSAGEM AOS JOVENS (CHICO XAVIER) “ SEM ESTUDO E DISCIPLINA, TRABALHO E RESPONSABILIDADE É IMPOSSÍVEL CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR.” ( ENTENDER CONVERSANDO, CHICO XAVIER/EMMANUEL - PÁG. 127 )

35 RELACIONAMENTO CONJUGAL 1. DIÁLOGO SUCESSO DO DIÁLOGO
PONTOS IMPORTANTES 1. DIÁLOGO O CASAMENTO COMEÇA A CORRER RISCO QUANDO OS CÔNJUGES PERDEM A CAMARADAGEM E O GOSTO DE CONVERSAR ( “NOSSO LAR” - ANDRÉ LUIZ ) SUCESSO DO DIÁLOGO SABER OUVIR INTERESSAR-SE UM PELO OUTRO TOM DE VOZ AMBIENTE ADEQUADO ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA )

36 PALAVRAS DE JESUS CONDENA
BEM-AVENTURADOS OS BRANDOS E PACÍFICOS FAZ DA BRANDURA, DA MODERAÇÃO, DA AFABILIDADE E DA PACIÊNCIA, UMA LEI. CONDENA A VIOLÊNCIA A CÓLERA TODA EXPRESSÃO DESCORTÊS ( “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” - CAP. IX )

37 2. SABER CEDER O IDEAL A HARMONIA CONJUGAL
AMBOS TEM QUE CEDER UM POUCO. NENHUM PODE QUERER QUE A SUA VONTADE PREVALEÇA. NINGUÉM PODE TORNAR O OUTRO ESCRAVO DOS SEUS CAPRICHOS. NÃO PODEMOS ESTABELECER PADRÃO DE VIDA PARA OUTREM. NÃO HÁ COMO EXIGIR QUE UM TENHA OS MESMOS GOSTOS DO OUTRO. NENHUM PODE CERCEAR A LIBERDADE DO OUTRO. O IDEAL DECIDIR TUDO EM CONJUNTO, DIALOGANDO SEMPRE, CEDENDO NO QUE FOR POSSÍVEL.

38 O ENTENDIMENTO SE TORNA FÁCIL OU SEJA EGOÍSMO
QUANDO UM PENSA MAIS NA FELICIDADE DO OUTRO DO QUE NA SUA. OU SEJA QUANDO AGEM DE FORMA CONTRÁRIA AO EGOÍSMO. ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA ) EGOÍSMO É O CAUSADOR DE TODAS AS MISÉRIAS DO MUNDO. É A NEGAÇÃO DA CARIDADE. É O MAIOR OBSTÁCULO À FELICIDADE. ( “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” - CAP. XI )

39 “TODA CRIATURA NECESSITA ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA )
3. ROMANTISMO “TODA CRIATURA NECESSITA DE AMAR E RECEBER AMOR”. NO INÍCIO O RELACIONAMENTO É BASTANTE ROMÂNTICO A MAIORIA DEIXA QUE O ROMANTISMO DIMINUA OU ACABE. RAROS O CONSERVAM A VIDA TODA. APÓS ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA )

40 ESFRIAMENTO DO ROMANTISMO CAUSAS COMO MANTER O ROMANTISMO ALERTA !
DESCUIDO DECEPÇÕES INDIFERENÇA DESPREZO FALTA DE DIÁLOGO EGOÍSMO GROSSERIA MAUS TRATOS INFIDELIDADE ETC. COMO MANTER O ROMANTISMO - PENSAR UM NO OUTRO COM TERNURA - TER PEQUENOS GESTOS DE ATENÇÃO - MANIFESTAR CARINHO E APREÇO - PROCURAR AGRADAR UM AO OUTRO ALERTA ! NÃO SE CONSEGUE CULTIVAR O ROMANTISMO U N I L A T E R A L M E N T E ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA )

41 ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA)
4. AMIZADE - SENTIMENTO MADURO - ELEVADO, MAIS ESPIRITUAL - LIGAÇÃO IDEAL “MATRIMÔNIO VEM DE DEUS E É SEMPRE UM AJUSTE ASSIM : UMA PAIXÃO QUE SE ACABA EM AMIZADE SEM FIM .” JOSÉ ALBANO - “FAMÍLIA” REFLEXÃO OS LARES QUE CULTIVAM O EVANGELHO EM CASA ENFRENTAM MUITO MENOS PROBLEMAS E TÊM MAIS HARMONIA E FELICIDADE. ( “VIDA CONJUGAL” - UMBERTO FERREIRA)

42 PROBLEMAS FAMILIARES 1. REJEIÇÃO
ESPÍRITOS QUE ENCARNAM NUMA MESMA FAMÍLIA GERALMENTE SÃO SIMPÁTICOS PODERÃO TER AVERSÃO UNS PELOS OUTROS O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - A. KARDEC - CAP. XIV

43 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - A. KARDEC - CAP. XIV
OS VERDADEIROS LAÇOS DE FAMÍLIA NÃO SÃO OS DA CONSAGÜINIDADE MAS OS DA SIMPATIA E DA COMUNHÃO DE PENSAMENTOS “O ESPÍRITO REENCARNADO VEM PARA EVOLUIR, SUPERAR CONFLITOS, AJUSTAR-SE AO NINHO DOMÉSTICO, NUM LONGO CURSO DE AMOR FRATERNAL.” O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - A. KARDEC - CAP. XIV

44 2. INGRATIDÃO DOS FILHOS POR QUE OS FILHOS INGRATOS ?
CONFLITO ENTRE O AMOR E RANCOR, PERDÃO E ÓDIO. REASCENDENDO O INSTINTO DE VINGANÇA SE SUPERAR HAVERÁ PAZ COM OS PAIS. SE DEIXAR ARRASTAR PELO RANCOR NÃO SE FARÁ AMIGO DA FAMÍLIA. PODERÁ TORNAR-SE INIMIGO. “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO

45 “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO
OS PAIS DEVERÃO PROCURAR RESGATAR ESSE ESPÍRITO DO CLIMA DE AMARGURA, DO RANCOR, DO DESAMOR. O QUE FAZER ? COMO ? - NÃO REJEITANDO-O. - DEDICANDO-SE, DESDE CEDO, A AJUDÁ-LO A SUPERAR-SE. - COMBATENDO-LHE AS INCLINAÇÕES VICIOSAS. - ENSINANDO-O A AMAR E A BENDIZER A DEUS. - AJUDANDO-O, DENTRO DO POSSÍVEL, A AMAR E A BENDIZER O LAR. “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO

46 “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO
3. FILHOS REBELDES - QUASE INCORRIGÍVEIS. - COLOCAM-SE ACIMA DOS BONS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO. - SÃO DUROS DE SENTIMENTO. - SÃO RESISTENTES À DISCIPLINA. CARACTERÍSTICAS “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO

47 “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO
O QUE FAZER ? ? - MOVIMENTE TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS PARA DESPERTÁ-LOS PARA O BEM. - MOSTRE-LHES A REALIDADE DA EXISTÊNCIA E DA VIDA. - DÊ-LHES AMOR E CARINHO. - NÃO POUPE ENERGIA NECESSÁRIA PARA A REEDU- CAÇÃO. - NÃO SE CULPE PELAS ATITUDES QUE ELES PREFEREM. - SAIBA QUE ELES PODEM SE AUTO-CORRIGIR. - OREM POR ELES. “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO

48 E SE OS ESFORÇOS FOREM EM VÃO ?
- NÃO SE CULPE POR ISSO. - GUARDE TRANQÜILIDADE EM SEU CORAÇÃO. - CONFIE NA PROVIDÊNCIA DIVINA. - ENTREGUE-O AO PAI CELESTIAL, QUE DEVERÁ REEDUCÁ-LO ATRAVÉS DE PROVAÇÕES REDEN- TORAS. “PAIS, ABRAÇAI O FILHO QUE VOS CAUSA DESGOSTO, E DIZEI-VOS: UM DE NÓS DOIS FOI O CULPADO.” “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XIV

49 “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO
4. VÍCIOS USO DE DROGAS OCUPA LUGAR DE DESTAQUE. DESORGANIZA A ECONOMIA SOCIAL E MORAL DA TERRA. DOMINA AS GERAÇÕES NOVAS. ESTRANGULA AS ESPERANÇAS HUMANAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO

50 COMO PREVENIR ALERTA ! EDUCAÇÃO MORAL À LUZ DO EVANGELHO.
CONCIENTIZAÇÃO ESPIRITUAL. LIBERDADE E ORIENTAÇÃO COM BASES NA RESPONSA- BILIDADE. DISCIPLINA MORAL DESDE CEDO. VIGILÂNCIA CARINHOSA. CRIÁ-LOS COM MUITO AMOR E DIÁLOGO. MANTER AMBIENTE DE HARMONIA NO LAR. DAR BONS EXEMPLOS PARA SEREM SEGUIDOS. FAZER TUDO PARA QUE SEJAM CRIANÇAS E JOVENS FELIZES. ALERTA ! “O PROBLEMA, PORTANTO, É DE EDUCAÇÃO NA FAMÍLIA CRISTIA- NIZADA, NA ESCOLA ENOBRECI- DA, NA COMUNIDADE HONRADA.” “S.O.S. - FAMÍLIA” - JOANA DE ÂNGELIS “RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS” - UMBERTO FERREIRA

51 REFLEXÃO ! ESPÍRITO INDIVIDUAL, FUGINDO DA CON-
“EDUQUE, CADA FILHO COMO SENDO UM ESPÍRITO INDIVIDUAL, FUGINDO DA CON- DUTA DE QUEM QUER IGUALAR TODOS OS SEUS FILHOS ENTRE SI.” “CADA UM É CADA UM !” ( “FILHOS COMO EDUCÁ-LOS” - ROQUE JACINTHO)


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