A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiosidade ferramenta de educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiosidade ferramenta de educação"— Transcrição da apresentação:

1 Religiosidade ferramenta de educação
“O homem é uma síntese de infinito e de finito...”

2 AÇÃO SOBRE A PERSONALIDADE
EDUCAÇÃO DOIS ASPECTOS: INSTRUÇÃO AÇÃO SOBRE A PERSONALIDADE

3 Especulação sobre assuntos a que o conhecimento exato não chegou.
FILOSOFIA Especulação sobre assuntos a que o conhecimento exato não chegou. CIÊNCIA Conhecimento definido por observação e experiência. desenvolve a inteligência; RELIGIÃO Sistema de crença na existência de forças sobrenaturais. Sem base racional, a crença pode gerar presunção, fanatismo e alienação. A reflexão que desdenha a razão leva à decadência. Ciência sem reflexão, gera orgulho e mau uso das descobertas.

4 Religião x Religiosidade

5 O EDUCANDO O QUE É ? QUEM É ? COMO É ? COMO EDUCÁ-LO ?

6 UM SER ESPIRITUAL EM ROMAGEM
QUE É O EDUCANDO ? UM SER ESPIRITUAL EM ROMAGEM Da PERFECTIBILIDADE para a PERFEIÇÃO, que pela EDUCAÇÃO conquistada e a conquistar atingirá o estado de PURO ESPÍRITO, isto é, de ser totalmente educado.

7 QUEM É O EDUCANDO ? Educandos são todos os Espíritos em qualquer situação, fase, estágio, grau ou nível em que se encontrem, ao longo de toda a vida imortal deles. EDUCANDO = SER ESPIRITUAL . EDUCAÇÃO PERMANENTE: “ O homem deve educar-se durante toda a vida porque a sua educação não tem por objetivo apenas o viver no mundo, mas ainda o preparar-se para a vida espiritual.” (Maria de Lourdes Anhaia Ferraz- Educação Espírita, n.3)

8 COMO É O EDUCANDO ? DISTINTAS CONCEPÇÕES:
1 - OTIMISMO ANTROPOLÓGICO = O homem é congenitamente bom. “ Tudo é certo em saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos do homem”. ( Rousseau - Emílio, ou da Educação) . Laissez-faire na educação 2 - PESSIMISMO ANTROPOLÓGICO = O homem é congenitamente mau “ O homem é um ‘ animal de rapina’ e o ódio é o mais legítimo de todos os sentimentos desse animal”. (Oswald Spengler) . Disciplina rígida, castigos severos, autoritarismo pedagógico

9 COMO É O EDUCANDO ? 3 - Realismo cristão = O homem tem uma ligeira inclinação para o mal “ A Igreja Católica ensina que [...] todos os homens, excetuando apenas a Virgem Maria, sofrem os efeitos do pecado original, mas a natureza humana do homem é tão redimida quanto decaída”. Equilibrado sistema de recompensas e castigos a nível pedagógico 4 - Empirismo gnosiológico = O homem é como uma “ tabula rasa”, ou como uma folha de papel em branco na qual nada está escrito. (John Locke) O conhecimento é resultado de experiências (empirismo) e das sensações

10 CONCEPÇÃO ESPÍRITA EDUCANDOS = Espíritos em progressão do ESTADO AÉTICO à PERFEIÇÃO ÉTICA ESTÁGIO ÉTICO INICIAL Espírito em embrião - nem bom nem mau - ESTADO AÉTICO ESTÁGIOS ÉTICOS INTERMEDIÁRIOS Espírito mau - mais (mau) do que bom - ESTADO DE DESEQUILÍBRIO ÉTICO NEG. Espírito neutro - tanto mau quanto bom - ESTADO DE EQUILÍBRIO ÉTICO Espírito bom - mais (bom) do que mau - ESTADO DE DESEQUILÍBRIO ÉTICO POS. Espírito superior - quase totalmente bom - ESTADO DE QUASE PERFEIÇÃO ÉTICA ESTÁGIO ÉTICO FINAL Espírito puro - totalmente bom - ESTADO DE PERFEIÇÃO ÉTICA

11 SOMOS ESPÍRITOS NEUTROS
EDUCANDOS POR EXCELÊNCIA TERRA = PLANETA EDUCANDÁRIO “ Cada criatura humana é para Ele [JESUS] um educando, um aluno matriculado na Escola da Terra. Assim, a Terra não é mais o paraíso dos privilegiados e o inferno dos condenados. É a grande escola em que todos aprendemos, em que todos nos educamos”. (Sérgio do Vale - Educação Espírita, n.3, p.39)

12 COMO EDUCÁ-LO ? Modelo educacional Espírita > o do SER INTEGRAL
Sem OTIMISMO ou PESSIMISMO pedagógico em virtude de: * reconhecer o poder da educação no aperfeiçoamento do homem; * não consagrar a idéia de fatalidade nos atos da vida moral. Com a concepção da educabilidade integral, progressiva e completa; Consciente dos limitadores da educabilidade.

13 Consciente de que o educando é um Espírito herdeiro de si mesmo
Consciente de que o educando é um Espírito herdeiro de si mesmo. (legado de si próprio, de suas lutas, vitórias e fracassos) O HOMEM NÃO DEVE PROCURAR ELEVAR-SE ACIMA DO HOMEM, MAS ACIMA DE SI MESMO.

14 FIM IMEDIATO INDIVIDUAL DESENVOLVIMENTO DA ESPIRITUALIDADE
FIM DA EDUCAÇÃO Proporcionar ao educando promoção da tomada de consciência quanto a: - sua origem divina; - sua natureza espiritual; sua condição de reencarnante. FIM IMEDIATO INDIVIDUAL DESENVOLVIMENTO DA ESPIRITUALIDADE “ O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual “. (LE - Q. 919)

15 FÉ – PRINCÍPIO ORGANIZADOR DOS SENTIMENTOS
Apoio para enfrentar dores e dificuldades Certeza de alcançar o fim. Lucidez para fixar a meta e alcançar os meios de atingi-la. FÉ – PRINCÍPIO ORGANIZADOR DOS SENTIMENTOS Paciência e esperança Sentido para a vida

16 O DESENVOLVIMENTO MORAL
EDUCAÇÃO MORAL PARALELA À EDUCAÇÃO INTELECTUAL CENTRISMO EGO DESCENTRAÇÃO ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA Respeito mútuo cooperação reciprocidade afetividade Falta de regras Respeito unilateral imposição coação

17 A educação baseada no desenvolvimento progressivo das potências do Espírito, através do apelo à razão e ao bom senso, gerando confiança própria, esclarecendo a mente, estimulando a vontade, auxiliará o Espírito a se tornar um ser que pensa, sente e age no bem. O desenvolvimento da razão o conduzirá a analisar, pensar e escolher o melhor. O desenvolvimento do sentimento despertará o amor, a bondade, o sentimento nobre que aproxima a criatura de Deus. Eis o processo da verdadeira educação, a educação do Espírito, que desenvolve as potências da alma, o “ germe da perfeição” que a criatura traz por herança do Pai.


Carregar ppt "Religiosidade ferramenta de educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google