A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação X Evangelização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação X Evangelização"— Transcrição da apresentação:

1 Educação X Evangelização
Rute Ribeiro

2 O que é educação? Segundo Comenius
“O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e para o amor a DEUS sobre todas as coisas.” O homem, como espírito imortal, deve ser educado para a eternidade, visto que sua educação transcenderá a realização terrena.

3 O que é educação? Para Comenius, todos os indivíduos são capazes de serem educados, indepen-dente do gênero, da classe social, ou de quaisquer outras diferenças. Para ele, as qualidades naturais do indivíduo precisam ser estimuladas e não sufocadas ou limitadas por uma postura inadequada do educador.

4 O que é educação? Segundo Pestalozzi
“O objetivo da Educação é conduzir a criança à verdadeira humanidade, favorecendo seu desenvolvimento integral.” A educação não é uma obra que se impõe do exterior, mas sim, do desenvolvimento interior da personalidade.

5 O que é educação? Enfatizava o desenvolvimento das faculdades humanas no processo educativo, ao contrário de muitos educadores, cuja ação reduzia-se simplesmente à transmissão do conhecimento.

6 O que é educação? - Segundo Wallon:
A atividade do homem é inconcebível sem o meio social, pois as sociedades não poderiam existir sem indivíduos que não possuam aptidões da linguagem. Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Característica básica da sua Teoria do Desenvolvimento.

7 Wallon e a Educação Concebe o homem como sendo genética e organicamente social e a sua existência se realiza entre as exigências da sociedade e as do organismo.

8 O que é educação? Segundo Piaget
A personalidade é formada através da socialização. Existência de duas morais: Dever, que representa um sentimento “primitivo” que tende a permanecer heterônimo pela pressão externa, principalmente do adulto; Bem, que resultante do respeito mútuo e das relações de cooperação, tende a tornar-se inteiramente autônomo.

9 O que é educação? Segundo Carl Rogers
Valorizar e favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo, levando-o à conquista de sua autonomia no mundo. A função desempenhada pelo professor e a forma de construção das relações que permeiam o ambiente educativo constituem elementos fundamentais ao alcance dos objetivos educacionais.

10 O que é educação? A ênfase no respeito ao educando e à sua autenticidade, conduz o educador à posição de facilitador do processo de auto-direção e auto-encontro

11 O que é educação? Segundo Paulo Freire
A educação é, essencialmente, um ato de conhecimento e de conscientização. Freire assinala que a educação tem como elemento fundamental o homem em permanente busca de superação das suas imperfeições e do seu saber relativo.

12 O que é Evangelização Espírita?
É a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus, apontado pelos Espíritos superiores que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade. Evangelizar (...) é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

13 Evangelização espírita é Sol nas almas(...) Amélia Rodrigues
“Evangelizar é trazer o Cristo de volta. A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor com expressiva bagagem de luz para toda a vida(...)” Amélia Rodrigues Evangelização espírita é Sol nas almas(...) Amélia Rodrigues “É através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa ao homem”. Guillon Ribeiro

14 Educação e Evangelização
O homem possui aptidões, é um espírito imortal; educar para a eternidade. O objetivo da educação é conduzir à verdadeira humanidade;desenvolver faculdades. O homem é biológico e social. Existência de duas morais: Dever e o Bem. Transmissão do Conhecimento Espírita e da moral evangélica. É preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho. Evangelizar é trazer o Cristo de volta.

15 6. Ato de conhecimento e conscientização.
5. Favorecer o desenvolvimento integral; conquista da autonomia. 6. Ato de conhecimento e conscientização. 7. Homem em perma-nente busca de supe-ração das suas imper-feições e do seu saber relativo. 4. Evangelização espírita é Sol nas almas(...) 5. Mais valioso progra-ma de assistência educativa ao homem. 6. Envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de amor aos semelhantes.

16 A evangelização espírita educa?
Educar,dentro da concepção Espírita, é não só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de consideração e amor aos semelhantes, de valorização das oportunidades recebidas,de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo,com o próximo e com Deus.

17 Educação ou Evangelização?
A educação prepara o ser humano para comportar-se e para enfrentar as diversas situações da vida. A Evangelização prepara-o para enfrentar a vida dentro dos postulados do Evangelho de Jesus.

18 Educação Espírita está mais voltada para as Escolas Espíritas de formação básica e fundamental. (Ney Lobo) Evangelização Espírita tem como foco principal a questão dos sentimentos, a formação de valores morais e tem como destino a perfeição de que é suscetível.(...)

19 Evangelizar a infância e a juventude é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

20 Quem instrui oferece meios para que a mente alargue a compreen-são das coisas e entenda a vida. Quem educa cria os valores ético-culturais para uma vivência nobre e ditosa. Quem evangeliza liberta para a Vida feliz.

21 Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina.
Eduque – e traçará linhas de caráter. Evangelizar é redimir. Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina. Mas quando você evangeliza, salva. Instruído, o homem conhece; educado, vence; evangelizado, serve sem cansaço, redimindo-se. AMÉLIA RODRIGUES

22 Bibliografia NARODOWSKI, M. (2001). Comenius & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica. RODRIGUES, W. L. (1996). Breve História de Pestalozzi. Franca/SP: Fundação Pestalozzi. LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. & DANTAS, H. (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon - Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus editorial, 13ª ed. ROGERS, C. (1997). Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 5ªed. FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 28ª ed (2003) O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987. KARDEC, Allan. Predições do Evangelho. A Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro, FEB, Item 58, p. 396.) O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 86 ed. Rio de Janeiro:FEB Prolegômenos, 14º parágrafo, Q..) PEDRO DE CAMARGO (VINÍCIUS) . O Mestre na Educação.8 ed.Rio de janeiro:FEB.2005


Carregar ppt "Educação X Evangelização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google