A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faço prevenção do uso indevido de drogas!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faço prevenção do uso indevido de drogas!"— Transcrição da apresentação:

1 Faço prevenção do uso indevido de drogas!
Não sou CARETA: Faço prevenção do uso indevido de drogas!

2 HISTÓRICO MUNDIAL DAS DROGAS
NA ATUALIDADE

3 ADOLESCÊNCIA PROBLEMÁTICA
Um período de riscos… ADOLESCÊNCIA NORMAL X ADOLESCÊNCIA PROBLEMÁTICA Muitas vezes o uso de drogas é apenas um sinalizador de que algo saiu do curso normal

4 Drogas: Ida: Uma opção... Retorno???

5 O QUE SERÁ QUE TORNA DIFÍCIL ADMITIR A DEPENDÊNCIA DE DROGAS?
VERGONHA NEGAÇÃO PRECONCEITO A PRESENÇA DE SENTIMENTOS COMO:

6 Drogas Produtos Químicos “psicotrópicos ou psicoativos, de origem natural ou de laboratório que produzem efeitos, sentidos como prazerosos, pelo SNC. (Sistema Nervoso Central).

7 Drogas A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO DOS ORGANISMOS VIVOS, RESULTANDO EM MUDANÇAS FISIOLÓGICAS OU DE COMPORTAMENTO.

8 Tipos de Drogas Lícitas: Álcool, Cigarros de Tabaco, Medicamentos, Inalantes (Como por exemplo a Cola de Sapateiro). Ilícitas: Maconha, Cocaína, Crack, Alucionógenos e derivados do Ópio (Que vem da papoula) como a Heroína.

9 OMS - Drogas A Organização Mundial da Saúde tem um Código Internacional de Doenças para classificá-las. Dentro desta classificação, designou o código CID-10 e preconiza que a Dependência Química é uma enfermidade Incurável e Progressiva, apesar de poder ser Estacionada pela Abstinência.

10 Aspectos da Dependência
Compulsão Forte desejo de consumir uma substância. Necessidade de doses cada vez maiores da substância para alcançar efeitos inicialmente conseguidos com doses menores. Tolerância Síndrome de abstinência É o aparecimento de sintomas desagradáveis quando se pára o uso de uma substância.

11 Tenha a atitude de aprender sempre
Acabe com a Arrogância A arrogância de achar que sabe tudo, que é “o bom”, que não precisa acatar criticas, não tem mais vez. Cuidado ! A arrogância é o começo do fim de uma pessoa. Pratique a humildade. Tenha a atitude de aprender sempre Procure não perder nenhuma oportunidade de crescer, aperfeiçoar-se com a experiência alheia, troquem idéias, e procurem aprender a cada momento de suas vidas.

12 DESESPERO: para quê?

13 ÁLCOOL É uma Doença Crônica, tratável, como as demais doenças e muito comum que se caracteriza pelo uso descontrolado do álcool trazendo uma série de prejuízos para a vida da pessoa.

14 Algumas Características do Álcool
É uma Droga. É uma substância que age no cérebro e modifica o estado mental.

15 Dados da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego afirmam que 35% dos acidentes de trânsito com vitimas são causados pelo álcool e 75% dos acidentes tem relação direta com a embriaguez.

16 AMIGO QUE DIRIGE NÃO BEBE
NÃO DEIXE SEU MELHOR AMIGO DIRIGIR BÊBADO.

17 A cada ano, o uso abusivo de Drogas, como álcool, maconha, anfetaminas, calmantes e cocaína custam ao Brasil, 8% do PIB – em tratamento médico, perda de produtividade e acidentes, isso significa 50 BILHÕES DE DÓLARES. 10% de qualquer contingente populacional esta envolvido com a problemática da Dependência Química. Neste percentual não esta incluído o uso eventual visto que não há registro. Em considerando o Tabaco, esse numero sobe para 20%.

18 O dependente é um escravo da falta de opção, fica nas mãos da ignorância.
A falta de opção é a negação do livre-arbítrio. O poder de decisão nos torna livres...

19 ABUSO DEPENDÊNCIA PROGRESSÃO USO FREQÜÊNTE
NÃO USO EXPERIMENTAÇÃO USO REGULAR USO FREQÜÊNTE ABUSO DEPENDÊNCIA Quanto antes se aborda a questão, melhor será o desfecho

20 Tipos de Usuários de Drogas
Experimentador: experimenta uma ou várias substâncias sem dar continuidade ao uso; Usuário casual: utiliza uma ou várias substâncias sem rupturas nas relações afetivas, sociais ou profissionais; Usuário habitual ou “funcional”: já apresenta sinais de ruptura; Usuário dependente ou “disfuncional” (dependente químico, toxicômano, drogadito): vive da droga e para a droga com rupturas de seus vínculos sociais.

21 O organismo reage cada vez menos ao produto... Aumento da dose...
Overdose

22 O que leva uma pessoa ao uso da Droga

23 Motivações para o uso de Drogas
Alívio da dor. Busca do prazer, novas sensações. Busca da transcendência. Desconhecimento da finalidade da vida.

24 SEGUNDO A OMS, ESTÁ MAIS SUJEITO A USAR DROGAS QUEM:
NÃO TEM INFORMAÇÕES ADEQUADAS SOBRE OS EFEITOS DAS DROGAS; INSATISFEITO COM SUA QUALIDADE DE VIDA (FALTA OU EXCESSO), CURIOSIDADE; É POUCO INTEGRADO NA FAMÍLIA, E NA SOCIEDADE; COM FÁCIL ACESSO ÀS DROGAS.

25 O Tabaco Coquetel de aproximadamente 4000 substâncias - quase todas nocivas, 40 a 60 têm efeito cancerígeno - é mais consumido por causa da dor que causa na ausência do que pelo prazer que proporciona na freqüência. As primeiras tragadas são, em geral, acompanhadas de náusea, tontura e ânsia de vômito (o mesmo ocorre na crise de abstinência).

26 Instalado o vício, nenhum fumante jura sentir-se mais vivaz, diligente, tranqüilo ou moderado à mesa, por obra do cigarro. Mas se não fumar, o dependente fica zonzo, ansioso, negligente e glutão. Para manter o equilíbrio emocional, o fumante se intoxica com substâncias como o monóxido de carbono, mesma substância presente no escapamento dos carros e na fumaça do cigarro.

27 A nicotina estreita os vasos sangüíneos e libera hormônios que aumentam a pressão arterial - uma das causas do infarto. O alcatrão se acumula nos pulmões e causa enfisema, uma doença grave e incurável.

28 A nicotina produz taquicardia e elevação da pressão sanguínea
através de sua ação no sistema nervoso simpático ou no sistema de “luta e fuga”.

29 O tabaco não altera o estado mental
O tabaco não altera o estado mental. A partir da tragada, em 7s a nicotina chega ao cérebro através da circulação, entrando em contato com os receptores das células nervosas. Neste estado a nicotina “engana” a célula nervosa onde há a liberação de dopanina e acaba estimulando a duração de bem estar.

30 Por suas ações nos músculos esqueléticos e diafragma, a nicotina produz paralisia e asfixia.

31 Malefícios do Cigarro 25% dos casos de infarto do miocárdio;
75% dos casos de bronquite; 25% dos casos de infarto do miocárdio; 100 a 800% de risco de aumento de contrair infecções respiratórias - bacterianas e virais; Câncer da boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, pulmão, rins, bexiga e colo do útero; Aumento de rugas e celulite; Dificuldade de cicatrização; Cigarro + anticoncepcional = 8X mais chance de infarto.

32 PARE DE FUMAR ANTES DE SER FUMADO

33 Outro dado importante da OMS é que o cigarro é a principal causa de doenças e mortes em todo o mundo, supera a soma dos óbitos causados por AIDS, Cocaína, Heroína, Álcool, Incêndios, Acidentes de Automóvel e Suicídios.

34 Cocaína Efeitos Fisiológicos Provoca forte dependência psíquica.
Diminui a circulação da mucosa local; Irritação da mucosa, pode perfurar o septo; Dores no peito; Aumento da freqüência respiratória; Taquicarda; Falta de ar; Hipertensão arterial; Eliminação de sangue pela tosse.

35 Consumo Habitual Perturbações de memória; Perda da capacidade mental;
Apatia; Delírios de perseguição e alucinações; Agressividade; Atos anti-sociais graves.

36 Crack É a cocaína transformada com o uso de soda cáustica ou bicarbonato de sódio para se tornar própria para o fumo, cocaína solidificada e fumada na forma de cristais ou pedras. É cinco vezes mais potente do que a cocaína. Vicia rapidamente e mata de forma fulminante.

37 Conseqüências do uso de Crack
Euforia; Desinibição; Agitação psicomotora; Taquicardia; Dilatação da pupila; Aumento da transpiração; Alucinações visuais ou táteis; Diminui a fome.

38 Anfetaminas ou Bolinhas
Drogas sintéticas que agem de maneira ampla. Muito usadas durante a II Guerra Mundial a fim de fazer os soldados resistirem à fadiga e à fome.

39 Anfetaminas : Riscos São usados em moderadores de apetite.
Devido ao risco de tolerância e de dependência só podem ser vendidos sob receita médica. São usadas ilegalmente para obter excitação ou reduzir a fadiga e o sono antes das provas ou de competições atléticas (dopping).

40 Anabolizantes Esteróides anabolizantes são derivados síntéticos da testosterona. Não há estudos que comprovem aumento da força física e potência musculares.

41 Efeitos colaterais dos Anabolizantes em ambos os sexos
CÉREBRO: 1.     Dores de cabeça 2.     Tonturas 3.     Aumento da agressividade 4.     Irritação 5.     Alteração do humor 6.     Comportamento anti-social 7.     Paranóia 8.     Depressão 9.     Excitação e insônia

42 CORAÇÃO: Aumento do músculo cardíaco, que pode levar a infarto em jovens FÍGADO E SISTEMA DIGESTIVO: 1. Aumento da produção da enzima transaminase, responsável pelo metabolismo das substâncias. O órgão passa a trabalhar demais. Foram registrados casos de tumor, cirrose, icterícia, tumor e peliosis hepatis (cistos cheios de sangue que podem levar a hemorragias). 2. Náuseas e vômitos.

43 AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO
ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO NÃO CONTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ DESCOBRIU O QUE ESTÁ ACONTECENDO; AGUARDE ATÉ VOCÊ SABER COM O QUE ESTÁ LIDANDO PARA ENTÃO COMEÇAR A AJUDÁ-LA. SAIBA QUE DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UMA DOENÇA, SEJA ELA ÁLCOOL, MACONHA, COCAÍNA, CIGARRO ETC.

44 AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO
ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO Para cada tipo de dependência existe uma forma diferente de tratamento, mas todas se baseiam em um só princípio. ABANDONAR A DROGA. Leia a respeito das Drogas. Cuidado com as informações obtidas, nem todas são VERDADEIRAS.

45 AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO
ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO Nunca se CULPE ou o CULPE por essa situação, isso é uma doença. Você já culpou alguém por ser diabético?

46 AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO
ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO ESCOLHA A PESSOA CERTA PARA FALAR, NÃO FALE COM QUEM NÃO SABE NADA A RESPEITO, PROCURE A EXPERIÊNCIA.

47 AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO
ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR O DEPENDENTE QUÍMICO TRATE-O COMO UM AMIGO E NÃO COMO ALGUÉM QUE PRECISA DE AJUDA, LEMBRE-SE QUE QUEM ESTÁ NO MUNDO DAS DROGAS ESTÁ FORA DA REALIDADE, ENTÃO NA CABEÇA DELE NÃO PRECISA DE AJUDA.

48 COMO SER DIFERENTE ENTRE TANTOS IGUAIS?
ONDE ESTÁ A DIFERENÇA?

49 SOU CARETA MESMO! NÃO USO DROGAS
EM VOCÊ MESMO SOU CARETA MESMO! NÃO USO DROGAS

50 NA QUALIDADE DE VIDA COMO?

51 Alimentado-se adequadamente

52 Jogar Futebol Pedalar ATIVIDADES DE LAZER Correr Caminhar Dançar Nadar

53 Fazendo Pesquisas Escolares
Freqüentando a Escola Dormindo OUTRAS ATIVIDADES Brincando Paquerendo Fazendo Pesquisas Escolares

54 SE LIGANDO A DEUS

55 TENDO AUTO ESTIMA! SENDO OTIMISTA O TEMPO TODO
TRABALHANDO O AUTO-CONHECIMENTO TENDO AUTO ESTIMA! CONHECENDO A SI MESMO! SENDO OTIMISTA O TEMPO TODO

56 Cultive Seus Amigos Legais Escolha bem seus amigos
TODOS OS SERES HUMANOS Cultive Seus Amigos Legais Escolha bem seus amigos Saiba Viver Bem

57 DÚVIDAS

58 Fim!!! “Se não houver frutos, Valeu a beleza das flores...
Se não houver flores, Valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, Valeu a intenção da semente.”(Heinfil)

59 Com certeza um dia nos encontraremos!
Fim... Fim, não... Até o próximo encontro! Boa Sorte e Sucesso! Com certeza um dia nos encontraremos! Nelson Mendes

60


Carregar ppt "Faço prevenção do uso indevido de drogas!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google