A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO"— Transcrição da apresentação:

1 A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO
OU A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO CONTEÚDO  PASSAGEM DA VIDA CORPORAL À ESPIRITUAL  PENALIDADES E RECOMPENSAS FUTURAS (Céu, Inferno e Purgatório)  ANJOS E DEMÔNIOS  CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA  EXEMPLOS (SITUAÇÃO DA ALMA) 1/AGOSTO/1865

2 1 ATUALIDADES vida eterna ao lado de Deus ? 2. 10 % 3. 20 % 4. 80 %
PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS (FONTE: REVISTA TIME) PERGUNTA: Você acredita no Paraíso, onde as pessoas têm vida eterna ao lado de Deus ? Quantos disseram SIM ? % % % % Esta constatação surpreendente ainda indica que 61% esperam alcançar o Paraíso depois da morte.

3 2 ATUALIDADES Pergunta : vida eterna ao lado de Deus ?
PESQUISA NO BRASIL (FONTE: INSTITUTO VOX POPULI) Pergunta : Você acredita no Paraíso, onde as pessoas têm vida eterna ao lado de Deus ? Comparados aos americanos, qual foi o resultados dos brasileiros ? 1. Igual 2. Maior 3. Menor 4. Impossível comparar 80% 69% Os brasileiros não são tão crédulos em relação ao Céu. No entanto, ele continua vivo na fé da maioria. Acredi- tam, ainda, que ele fica mesmo acima de nós e está povoado de anjos. Seu caminho até lá, porém, é mais longo. Apenas 32% dos brasileiros têm a esperança de alcançar o paraíso logo após a morte, contra 61%.

4 Apenas 1% acredita que irá para o inferno
ATUALIDADES 3 PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS (FONTE: REVISTA TIME) Pergunta: Você acredita no Inferno, onde as pessoas têm punição eterna depois da morte ? Quantos disseram SIM ? % % % % Apenas 1% acredita que irá para o inferno após a morte.

5 4 ATUALIDADES Pergunta : punição eterna depois da morte ?
PESQUISA NO BRASIL (FONTE: INSTITUTO VOX POPULI) Pergunta : Você acredita no Inferno, onde as pessoas têm punição eterna depois da morte ? Comparados aos americanos, qual foi o resultados dos brasileiros ? 1. Igual 2. Maior 3. Menor 4. Impossível comparar 63% 44% Sobre o inferno a divergência é ainda mais gritante. Essa diferença tem explicações. Enquanto o além dos ameri- canos foi moldado sobre a rocha áspera do puritanismo protestante, o dos brasileiros tem um pedestal romano.

6 O HOMEM É QUASE SEMPRE O OBREIRO DA SUA PRÓPRIA INFELICIDADE
FELICIDADE COMPLETA  NA TERRA, AINDA NÃO  VIDA DE PROVA OU EXPIAÇÃO  SÓ QUANDO A HUMANIDADE ESTIVER TRANSFORMADA FELICIDADE RELATIVA  PRATICANDO A LEI DE DEUS  CONSCIENTE DE SEU DESTINO FUTURO O HOMEM É QUASE SEMPRE O OBREIRO DA SUA PRÓPRIA INFELICIDADE

7 5 DEPOIS DA MORTE 2. O céu ou o inferno eternos 3. A vida 4. A dúvida
PARA ONDE VAMOS? QUE SEREMOS? EXISTIREMOS OU NÃO? ESTAREMOS MELHOR OU PIOR? SER OU NÃO SER, TAL A ALTERNATIVA O que nos espera depois da morte ? 1. O nada 2. O céu ou o inferno eternos 3. A vida 4. A dúvida “A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. Ela é a continuação da vida terrena.” (Allan Kardec - CI-1ª-II,10)

8 6 EM RELAÇÃO AO PORVIR 2. Pela fatalidade 3. Pelos bons espíritos
TRÊS ALTERNATIVAS PARA O HOMEM: MATERIALISMO O NADA PANTEÍSMO ABSORÇÃO PELO TODO UNIVERSAL RELIGIÕES INDIVIDUALIDADE DA ALMA De acordo com a Doutrina Espírita, após a morte, a felicidade ou infelicidade da alma será decidida : 1. Pela fé 2. Pela fatalidade 3. Pelos bons espíritos 4. Pela religião

9 (Allan Kardec - CI-1ª-I,10)
“E se a lógica nos conduz à individualidade da alma, também nos aponta esta outra conseqüência: A sorte de cada alma deve depender das suas qualidades pessoais, pois seria irracional admitir que a alma atrasada do selvagem, como a do homem perverso, estivesse no nível da do sábio, do homem de bem.”

10 CRENÇA INTUITIVA E MAIS GENE- RALIZADA DO QUE A DO NADA
TEMOR DA MORTE 7 IMORTALIDADE DA ALMA CRENÇA INTUITIVA E MAIS GENE- RALIZADA DO QUE A DO NADA O temor da morte exerce alguma influência sobre a Alma ? 1. Só prejudica 2. Pode ser útil 3. É desnecessário 4. Em nada influi

11 “Este temor é um efeito da sabedoria da Pro-
vidência e uma conseqüência do instinto de conservação, comum a todos os viventes. Ele é necessário enquanto não se está sufi- cientemente esclarecido sobre as condições da vida futura, como contrapeso à tendência que, sem esse freio, nos levaria a deixar prematuramente a vida e a negligenciar o trabalho terreno.” (Allan Kardec - CI-1ª-II,2)

12 8 O CÉU Onde está o céu ? 1. Nos confins do universo
IDÉIAS DO CÉU  OS ANTIGOS 7 CÉUS SUPERPOSTOS  MUÇULMANOS 9 CÉUS  PTOLOMEU (ASTRÔNOMO) 11 CÉUS  TEOLOGIA CRISTÃ 3 CÉUS Onde está o céu ? 1. Nos confins do universo 2. No espaço acima da Terra 3. No mundo espiritual 4. Em outros planetas “Das qualidades do indivíduo depende-lhe a felicidade, e não do estado material do meio em que se encontra, podendo a felicidade, portanto, existir em qualquer parte . Nenhum lugar lhe é circunscrito e assinalado no Universo.” (AK-CI-1ª-III, 15)

13 O INFERNO 9 De acordo com a Doutrina Espírita, inferno é: 1. Um estado d’alma 2. Um lugar determinado 3. Uma ilusão 4. Uma alucinação “Pode-se assim dizer que trazemos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso paraíso.” (Allan Kardec LE – 1017)

14 10 O INFERNO Existe o inferno como um local de muito sofrimento,
fogo, escuridão, lamentos, desespero ? 1. Só na imaginação 2. Só na Religião 3. Nas leis de Deus 4. Não existe “Os espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia.” - (LE –1012) “... Os gênios da impiedade lhes traçam diretrizes, enfileirado-as em comunidades extensas. (...) Organizam, assim, verdadeiras cidades, em que se refugiam falanges compactas de almas que fogem, envergonhadas de si mesmas...” André Luiz – LI-II

15 “... O inferno, como região de sofrimento, é perfeitamente cabível, representando um estabelecimento justo de filtragem do Espírito, a caminho da vida superior. Todos os lugares infernais surgem, vivem e desaparecem com a aprovação do Senhor...” (André Luiz – AR- I,18)

16 “À frente, numa distância de dezenas de quilômetros, sucediam-se furnas e abismos, qual imensa cratera de vulcão vivo, alimentado pela dor humana, porque, lá dentro, turbilhões de vozes explodiam, ininterruptos, parecendo estranha mistura de lamentos de homens e animais. Amontoam-se aqui, como se fossem lenhos secos, milhares de criaturas que abusaram de sagrados dons da vida.” (...) Não estamos contemplando senão a superfície de trevosos cárceres a se confundirem com os precipícios subcrostais.” (André Luiz – LI-VI)

17 O que é o purgatório, segundo o Espiritismo ?
11 O que é o purgatório, segundo o Espiritismo ? 1. Um lugar 2. Uma ilusão 3. Realidade 4. Uma ficção “O Espiritismo não nega, pois, antes confirma, a penalidade futura. O que ele destrói é o inferno localizado com suas fornalhas e penas irremissíveis. Não nega, outrossim, o purgatório, pois prova que nele nos achamos. (...) O purgatório, sim, é a realidade.” (Allan Kardec – CI-1ª-V,8)

18 Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório.”
“O purgatório é uma alegoria, devendo-se entender como tal, não um lugar determinado, porém, o estado dos espíritos imperfeitos que se acham em expiação.” Allan Kardec – LE-1013 Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório.” Allan Kardec – CI-1ª-V,8

19 Como o espírito se liberta do purgatório ?
12 É A REALIDADE (CI-1ª-V,9) Como o espírito se liberta do purgatório ? 1. Pela reencarnação 2. Pela expiação 3. Pela oração 4. Pelo despojo das imperfeições “É, pois, nas sucessivas encarnações que a alma se despoja das suas imperfeições, que se purga, até que esteja bastante pura para deixar os mundos de expiação como a Terra...” Allan Kardec – CI-1ª-V,4

20 ANJOS E DEMÔNIOS ANJOS ALMAS DOS HOMENS EM ESTADO DE PERFEIÇÃO
“Os anjos são, pois, as almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta” (CI, 1a. Parte, cap. VIII, 13)

21 ANJOS E DEMÔNIOS DEMÔNIOS ALMAS DOS HOMENS EM ESTADO DE IGNORÂNCIA
E DE DESEJO DO MAL DEMÔNIOS “Segundo o Espiritismo, os demônios são espíritos imperfeitos, suscetíveis de regeneração.” (CI, 1a. Parte, cap. IX, 21)

22 13 PENAS ETERNAS Lei Geral: Toda falta terá punição; e terá
recompensa todo ato meritório. (CI-1ª-VII-12º) No mundo espiritual, qual é o pior sofrimento ? 1. O remorso 2. O arrependimento 3. Dores físicas e morais 4. Pensar que sofrerá eternamente “Não há descrição possível das torturas morais (...) Indubitavelmente, porém, a mais horrível consiste em pensarem que estão condenados sem remissão.” (LE-973)

23 “... Não sabeis o que sofro... É horrível!
(CI-2ª-VI – EXEMPLOS) JACQUES LATOUR “... Não sabeis o que sofro... É horrível! A guilhotina!... Que vale a guilhotina comparada a este sofrimento de agora? Nada! – É um instante. Este fogo que me devora, sim, é pior, porque é uma morte contínua, sem tréguas nem repouso... sem-fim!... E as minhas vítimas, ali estão ao redor, a mostrar-me os ferimentos, a perseguir-me com seus olhares...

24 14 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA O bem e o mal que fazemos decorrem das
qualidades que possuímos - (CI-1ª-VII-12º) Como a justiça de Deus considera os nossos pensamentos e ações? 1. Rigorosamente 2. Brandamente 3. Indiferentemente 4. Tolerantemente “Sendo infinita a justiça de Deus, o bem e o mal são rigorosamente considerados, não havendo uma só ação, um só pensamento mau que não tenha conseqüências fatais, como não há uma única ação meritória, um só bom movimento da alma que se perca, mesmo para os mais perversos, por isso que constituem tais ações um começo de progresso.” (CI-1ª-VII-8º)

25 15 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA O ARREPENDIMENTO (CI-1ª-VII-9º)
Toda falta cometida é uma dívida contraída. O que provoca o arrependimento sincero ? 1. Apaga a falta 2. Suaviza a falta 3. Apaga o sofrimento 4. Suaviza o sofrimento “O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.” “O arrependimento suaviza os traços da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; Só a reparação, contudo, pode anular o efeito des- truindo-lhe a causa.” (CI-1ª-VII-16º)

26 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA
1. Todos os espíritos partem do mesmo ponto: simplicidade e ignorância. 2. Não há penas eternas; Deus não repudia nenhum de seus filhos; Não há espírito incapaz de progredir; Não há espírito votado à eterna inferioridade 3. O bem e o mal são rigorosamente considerados (“A cada um segundo suas obras”) 4. A alma traz consigo o próprio prêmio ou castigo, onde quer que se encontre.

27 5.O céu ou o inferno estão por toda a parte,
CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA 5.O céu ou o inferno estão por toda a parte, onde existam almas felizes ou sofredoras. 6. A duração e a natureza das penas dependem: da gravidade da falta; do conhecimento do autor; das circunstâncias; da permanência no mal ou do arrependimento, seguido da expiação e da reparação.

28 7. Só o arrependimento não basta para apagar a falta. É preciso:
CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA 7. Só o arrependimento não basta para apagar a falta. É preciso: - expiar (cumprir a pena) e - reparar o mal (indenizar o credor) 8. Ninguém sofre por erros alheios (a menos que tenha dado causa ou impelido alguém ao erro).


Carregar ppt "A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google