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Debate sobre Salvação pelo Senhorio

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Apresentação em tema: "Debate sobre Salvação pelo Senhorio"— Transcrição da apresentação:

1 Debate sobre Salvação pelo Senhorio
Seminário Bíblico Palavra da Vida TBNT 2 – 2010 Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto Clique para adicionar texto

2 A Questão Fundamental O que alguém precisa fazer para ser salvo?
Ou, de uma perspectiva mais teocêntrica, que condição (ou condições) Deus impõe para conceder a salvação a alguém? Clique para adicionar texto

3 Salvação pelo Senhorio de Cristo
A salvação inclui tanto fé quanto arrependimento, que são dois lados da mesma moeda. Arrependimento significa o abandono de todo pecado conhecido e a submissão a Cristo como Senhor da vida. Defensores: John MacArthur, Bruce Demarest, John Stott, R. C. Spoul, D. James Kennedy, reformados em geral. Clique para adicionar texto

4 Salvação pela Graça Livre
A salvação vem exclusivamente por meio da fé. O arrependimento implica mudança de atitude em relação a Deus e a Cristo, mas não envolve submissão ao senhorio de Cristo. Defensores: Zane Hodges, Charles Ryrie, outros dispensacionalistas. Clique para adicionar texto

5 Avaliação 1 Problemas com a Salvação pelo Senhorio:
Entende erradamente a palavra “Senhor” (kuvrio~). Em Romanos 10:9 “confessar a Cristo como Senhor” não significa submer-se ao Seu senhorio, mas afirmar que Ele é Deus encarnado (uma referência a Yahweh). Define erradamente o que seja arrependimento. Arrependimento é uma mudança de opinião e atitude em relação a Deus que, eventualmente, produzirá um abandono do pecado, que não é nem absoluto nem instantâneo. Coloca a santificação antes da conversão. Se alguém abandonasse todos os seus pecados antes de ser salvo, em última análise estaria absolutamente santificado antes de ser salvo. Trata-se de algo que nem mesmo o mais famoso dos cristãos, Paulo, reivindicou para si (Fp 3.12). Se a submissão completa ao senhorio de Cristo é necessária à experiência da salvação, é necessária à manutenção da salvação, o que indica algum grau de sinergismo. 1 Pedro 3.15 exorta crentes a santificarem a Cristo como Senhor. Romanos 12.1 exorta crentes a se apresentarem a Deus como “sacrifícios vivos”, o que presume que os leitores ainda não estavam totalmente submissos ao senhorio de Cristo. Clique para adicionar texto

6 Avaliação 2 Problemas com o Salvação pela Graça Livre
Pode diminuir a severidade do pecado e a necessidade da pregação da justiça de Deus. A convicção do pecado é fundamental para que pessoas percebam sua necessidade de salvação. Na prática, este é mais um problema na comunicação do que na natureza da mensagem. Pode minar a importância do arrependimento. A fé bíblica é com frequência associada ao arrependimento (Lc 24.47; At 20.21), que é uma percepção individual da pecaminosidade e um reconhecimento da rebeldia pessoal contra Deus. Quando Deus ilumina nosso coração quanto à fé, também nos convence de nossa necessidade (i.e., nosso pecado). Uma vez mais, não é um problema com a natureza, mas com a comunicação da mensagem. Pode menosprezar a relação entre a justificação e a santificação. A salvação não termina com a justificação, mas engloba a transformação progressiva à semelhança de Cristo. O resultado esperado, mas não automático, da fé salvadora é o fruto da justiça (Fp 1.11). Deus, no entanto, é o único capaz de determinar a condição do indivíduo. Clique para adicionar texto

7 O Que a Bíblia Diz? O que é preciso fazer para ser salvo (At 16.31)?
Reconhecer que é pecador (rebelde contra Deus em natureza e ação) necessitado de um Salvador. Confiar em Jesus Cristo para o eterno perdão de seus pecados. Reconhecer que Ele é Deus encarnado. Reconhecer que Ele morreu como seu substituto penal (1Pe 3.18) e ressuscitou para sua justificação (Rm 4.25). Clique para adicionar texto


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