A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:"— Transcrição da apresentação:

1 SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:
Sinal, símbolo; [...] E. Ling. Unidade linguística que tem significante e significado; signo linguístico (...), o termo signo designa frequentemente a palavra. Semiol. Todo objeto, forma ou fenômeno que representa algo distinto de si mesmo: a cruz significando “cristianismo”; a cor vermelha significando “pare” (código de trânsito); uma pegada indicando a “passagem” de alguém; as palavras designando “coisas (ou classe de coisas)” do mundo real.

2 SIGNO “Propomos, destarte, definir como signo tudo aquilo quanto, à base de uma convenção social previamente aceita, possa ser entendido como algo que está no lugar de outra coisa.” Umberto Eco

3 Por exemplo: Quando falamos em signo linguístico, estamos nos referindo a uma representação da realidade por meio da palavra. Palavra e objeto não se confundem como uma coisa só, mas como realidades diferentes em que uma (a palavra) representa a outra (o objeto). livro

4 SIGNO VERBAL Signo linguístico (verbal) é a representação da realidade por meio de palavras.

5 SIGNO NÃO-VERBAL Signo não-verbal é a representação do real por gestos, desenhos, fotos, pinturas, cores (sem o uso da palavra).

6 Observe os signos abaixo:
Todas essas imagens apresentam uma relação de semelhança, de similaridade com o referente.

7 Você já ouviu falar que “onde há fumaça há fogo”?
Estas imagens apresentam uma relação de contiguidade com o referente, que deve ser entendida como proximidade na significação, como, por exemplo, uma relação de causa e efeito.

8 Você sabe que a cruz representam o Cristianismo?
Estes signos apresentam uma relação convencional com o referente, uma relação por contiguidade instituída. Apesar de ser convencional, o símbolo não é gratuito.

9 Você sabe por que a cruz representa o cristianismo?
Narra a lenda que Constantino, o Grande, imperador romano, no poder de 306 a 337, teria visto em sonhos, às vésperas de uma batalha decisiva para o controle do Império Romano, uma cruz no céu e ouvido alguém pronunciar a frase: “In hoc signo vinces” (Com este signo, vencerás).

10 SIGNO NÃO-VERBAL O que encontramos como definição no Aurélio para signo não-verbal (sinal, símbolo) pode ser dividido em três tipos, segundo estudos da Semiologia (ciência que estuda os signos), de acordo com o linguista norte-americano Peirce. ÍCONE (=IMAGEM)

11 SIGNO NÃO-VERBAL 2. ÍNDICE (=SINAL) 3. SÍMBOLO (=CONVENÇÃO)


Carregar ppt "SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google