A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valorização Humana e Empreendedora da Mulher

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valorização Humana e Empreendedora da Mulher"— Transcrição da apresentação:

1 Valorização Humana e Empreendedora da Mulher
Rogerio Andrade Mulinari

2 Eventos Marcantes para a Mulher
Votar no Brasil (1932) II Guerra Mundial (1945) Controle da Natalidade (1960) Constituição (1988) Direitos não discriminatórios (1999) Licença maternidade de 6 meses (2009)

3 A família-modelo dos Anos Dourados
Homens tinham autoridade e poder sobre mulheres eram responsáveis pelo sustento de esposa e filhos. A mulher ideal era definida a partir dos papéis femininos tradicionais: as ocupações domésticas, o cuidado com os filhos e o cuidado com o marido e da feminilidade: instinto maternal, pureza, resignação e doçura. Del Priori, 2006

4 Interesses femininos Beleza Família e o Lar Filhos Marido

5 A beleza precisa ser cultivada
Se tivéssemos bastante cuidado com nossa aparência, acharíamos minutos dentro das horas do dia para aprimorar nossa figura. A mulher pode perfeitamente modelar sua beleza, mesmo que seu tempo seja muito pouco e seus recursos não sejam grandes. Clarice Lispector, 1960

6 Tudo a seu alcance A vida hoje é prática: cada mulher escolhe como quer ser e, com um pouquinho de força de vontade, tempo e dinheiro pode se transformar fisicamente. Para quem não teve a sorte de nascer com um corpo de deusa, nenhum problema: uma dieta e três horas por dia de musculação transformam qualquer ruína ambulante na maior das gatas. Danusa Leão, 2006

7 Dirigir um lar O lar é o lugar onde devemos encontrar a nossa paz de espírito num ambiente limpo, sadio e agradável e cabe à mulher providenciar isso. Clarice Lispector, 1960

8 O Valor da Governanta Quando a patroa se levanta, o aquecedor já está ligado e é só abrir a torneira e tomar seu banho. Quando chega à sala, as almofadas do sofá já foram refrescadas, os botões de rosa já estão na jarra e não há um só grão de poeira na estante. Danusa Leão, 2007

9 Orientação aos filhos Será de grande vantagem para a criança que os pais lhe dêem atenção. Clarice Lispector, 1960

10 A mãe ideal Toda mãe tem vontade de telefonar para o filho pelo menos duas vezes por dia. Meu conselho: não telefone. Danusa Leão, 2004

11 Qual o marido ideal? O que importa saber é que tipo de homem uma mulher elegeria como o marido ideal. 1 2 3 4... Clarice Lispector, 1960

12 O que nós queremos deles?
Mas, afinal, o que querem as mulheres de um homem? O que nós queremos deles? 1 2 3 4... Danusa Leão, 2006

13 Compreenda seu marido A mulher, pelo seu temperamento mais afetivo e predisposto ao perdão, esquece com facilidade as más palavras surgidas numa discussão. Clarice Lispector, 1959

14 A doce sina da espera Faz parte da natureza feminina ter paciência, dar colo, compreensão, e esperar – quem não sabe disso? Danusa Leão, 2005

15 E então... nada mudou em 50 anos?

16 Interesses na mídia: 1960 novela moda receitas idéias para decoração
conselhos de beleza cuidado com os filhos

17 Novos interesses na mídia: 2010
Todos os anteriores e mais consultas jurídicas saúde orçamento doméstico sexo turismo vida profissional vida cultural

18 Os Tempos Modernos Quebra de modelos e paradigmas
Flexibilização das relações e dos parâmetros sócio-culturais “Chefe de família” em extinção Dissolução do casamento

19 Fatores de Indução de Valorização da Mulher
Queda da taxa de fecundidade Aumento da escolaridade  >  Demanda por renda complementar Necessidade e disponibilidade Participação na força de trabalho

20 Fatores de Segregação Tarefas domésticas Trabalho ligado a gênero
Dupla jornada Trabalho ligado a gênero

21 Fatores de Segregação Tarefas domésticas Trabalho ligado a gênero
Ramos de atividade Ramo de Atividade 1999  %  % Agricultura 27 21 Indústria 26 10 Comércio 13 14 Serviços 29 Sociais 4 17

22 Fatores de Segregação Tarefas domésticas Trabalho ligado a gênero
Ramos de atividade Salário  : 2 =   Custo maior: gestação, creche, aposentadoria

23 Fatores de Segregação Tarefas domésticas Trabalho ligado a gênero
Ramos de atividade Salário Oportunidades de capacitação no emprego Perda de competitividade para progressão Vulnerabilidade na manutenção do emprego

24 Fatores de Segregação Tarefas domésticas Trabalho ligado a gênero
Ramos de atividade Salário Oportunidades de capacitação no emprego Atividades informais Atividades sem remuneração

25 Valorização da mulher Fatores de Indução Fatores de Segregação
Facilitadores Fatores de Segregação Desafios a enfrentar

26 Características Femininas
Facilidade para trabalho em equipe Persistência Cuidadosas com detalhes Valorizam cooperatividade Decisões com sentimentos Facilidade para atividades intelectuais Consideram o contexto na decisão

27 Liderança Feminina Flexibilidade Orientação para a ação Inovação
Integração Independência Brush & Bird, 1996

28 Atitudes e Comportamentos para Bem Empreender
Inovação Criatividade Risco Desconhecido Perigoso Ação Adaptabilidade Perseverança Responsabilidade sobre fracassos

29 Requisitos para Bem Empreender
Idéias Recursos financeiros Indivíduos Sonho Objetivos Estratégia para realizar

30 Características Empreendedoras
Trabalho em equipe Persistência Cuidados com detalhes Cooperatividade Capacidade Analítica

31 Características das Mulheres Empreendedoras
Intensidade Afetividade Aptidão para a Negociação Humildade Responsabilidade Alto Astral Excelente ouvinte Importância ao Autoconhecimento Organização Flexibilidade Wiesel G, 2010

32 Perfil da Empreendedora
Negócio próprio é estratégia de vida. Brasileira é a 6ª mais atuante no mundo 40% das empresas no Brasil Não é meramente ganhar a vida! Foco na Qualidade Lida bem com as demandas da Família e do Trabalho. Jonathan EG, 2002

33 Perfil da Empreendedora
Negócio próprio é estratégia de vida. Não é meramente ganhar a vida! Independência financeira Satisfação de necessidades Foco na Qualidade Lida bem com as demandas da Família e do Trabalho. Jonathan EG, 2002

34 Perfil da Empreendedora
Negócio próprio é estratégia de vida. Não é meramente ganhar a vida! Foco na Qualidade Não no Porte Lida bem com as demandas da Família e do Trabalho. Jonathan EG, 2002

35 Perfil da Empreendedora
Negócio próprio é estratégia de vida. Não é meramente ganhar a vida! Foco na Qualidade Lida bem com as demandas da Família e do Trabalho. Jonathan EG, 2002

36 Empreendedoras Paranaenses
30 anos Casadas Comércio Educação superior Experiência entre 1 e 6 anos Oportunidade no mercado Oliveira LS et al, 2009

37 Homens e Mulheres Homens foram os heróis da Era Industrial
agilidade e praticidade Mulheres serão as heroínas da Era dos Serviços facilidade de relacionamento com clientes e com comunidades

38 A Moça Tecelã Marina Colasanti
Tecia o Dia Tecia as Flores Tecia as Nuvens Tecia a Chuva Tecia o Sol Assim passava os dias... Nada lhe faltava.

39 Tecia peixes quando tinha fome,
Tecia leite quando tinha sede, Nada lhe faltava. Tecia e tecia, até sentir-se só! Sem demora, teceu um marido: chapéu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado e sapato engraxado.

40 O marido percebendo o poder do tear,
pediu à mulher uma casa melhor. Pronta, pediu um palácio. Ela teceu e teceu sem parar. Sem tempo para tecer o Sol, caía a neve. Tecia e entristecia, até que o palácio ficou pronto.

41 Trancada na mais alta torre
tecia sem descanso... Teceu até o tempo que sentiu-se só. Esperou a noite, sentou-se ao tear. Não escolheu linha alguma, segurou a lançadeira ao contrário e começou a desfazer o seu tecido...

42 Desteceu cavalos e carruagens.
Desteceu criados e palácio. Viu de novo a pequena casa e o jardim! Desteceu sapatos engraxados, peito aprumado e chapéu emplumado. Escolheu então linha clara e foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte.


Carregar ppt "Valorização Humana e Empreendedora da Mulher"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google