A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 Dengue Conhecer para prevenir

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 Dengue Conhecer para prevenir"— Transcrição da apresentação:

1 2 Dengue Conhecer para prevenir
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Dengue Conhecer para prevenir 2 Danislei Bertoni DEB-SEED/PR

2

3 DENGUE “A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONFRONTO/DIÁLOGO ENTRE OS CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS E OS CONHECIMENTOS DO COTIDIANO POPULAR”.

4 DENGUE “Sabe-se que campanhas educativas centradas apenas na divulgação de informações não são capazes de estimular mudanças de comportamento, apesar de gerarem conhecimentos à população”.

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
DENGUE CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS mais estáveis CONTEÚDOS ESPECÍFICOS menos estáveis e estabelece diálogo (especificidade + regional/local) com conhecimentos que se apresentam em função do movimento histórico e das atuais relações socioculturais.

6 PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINARIDADE
DENGUE PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINARIDADE Relações conceituais CONTEXTUALIZAÇÃO A inserção do conhecimento disciplinar em uma realidade plena de vivências

7 DENGUE Cada sujeito já tem definido o seu papel social , as funções que tem que desempenhar, de acordo com o grupo social?

8 DENGUE A sociedade está organizada de acordo com uma estrutura que define o papel social de cada um, cabendo aos sujeitos “se encontrarem” nas responsabilidades?

9 DENGUE Formação de sujeitos históricos que ao se apropriarem do conhecimento compreendem que as estruturas sociais são históricas, contraditórias e abertas.

10 Os sujeitos constroem sentidos múltiplos em relação à dengue.
Fazer escolhas e agir em favor de mudanças. Conscientização

11 POR QUE TEM AUMENTADO NO MUNDO?
DENGUE POR QUE TEM AUMENTADO NO MUNDO?  - rápido crescimento e urbanização desordenada das populações nas áreas tropicais. - alta densidade populacional nas área metropolitanas. - ausência de infraestrutura básica de saneamento, levando as pessoas a armazenarem água para utilização doméstica.

12 DENGUE - coleta de lixo inadequada ou ausente acarretando um aumento dos criadouros do mosquito. - aumento da produção de descartáveis. - maior frequência de viagens facilitando o movimento migratório e a disseminação do vírus pelas pessoas infectadas. - intensificação das trocas comerciais entre países.

13 DENGUE - maior rapidez dos meios de transporte levando à dispersão do Aedes aegypti para lugares cada vez mais distantes. - pouco conhecimento da doença e seus meios de prevenção por parte da população. - insuficiência de recursos para os programas de combate ao mosquito, principalmente na fase de manutenção.

14 DENGUE - insuficiência de recursos humanos para o desempenho das atividades de combate ao mosquito. - surgimento de resistência dos mosquitos aos inseticidas. Referência: Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica 1998. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde.

15 DENGUE “Para o pesquisador Teixeira (1999), a dengue é uma doença relacionada às condições sociais e econômicas das populações independente do seu grau de desenvolvimento. Isto significa que tanto famílias com condições inadequadas de saneamento básico quanto as que possuem toda uma infraestrutura para coleta de lixo, tratamento de água, entre outros, contribuem para a proliferação da doença”.

16 DENGUE - Quais são estas “condições sociais e econômicas de uma população”? - A dengue pode-se apresentar nos diferentes níveis sociais? - Por que ocorre a disseminação da dengue tanto em áreas com falta de saneamento básico quanto em áreas que possuem infraestrutura adequada? TEIXEIRA M. da G.; BARRETO, M. L.; GUERRA, Z. Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue. Informe Epidemiológico do SUS. Brasília: 1999, 8(4): 5-33.


Carregar ppt "2 Dengue Conhecer para prevenir"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google